Rio Jacuípe

Alcina Dantas

Alcina Gomes Dantas: a primeira mulher radialista de Feira

É indiscutível a tradição do radiojornalismo em Feira de Santana, que há décadas leva entretenimento, informação e cultura aos feirenses através das diversas emissoras na cidade. Na história do rádio feirense, é fundamental destacar a importância de Alcina Gomes Dutra, a primeira mulher radialista de Feira de Santana. Nascida em Itaberaba, em 30 de setembro de 1895, Alcina aprendeu música e canto com o pai, Roberto Lídio Dantas. Tocava piano, violino e violão. Com sua veia artística, fundou o programa radiofônico “Brasil de Amanhã”, na Rádio Cultura, que objetivava descobrir talentos musicais adultos e infantis. A escritora Neuza de Brito

Feira Noise Festival 2018

A programação completa do Feira Noise Festival 2018

O Feira Noise Festival divulgou as atrações que se apresentarão em sua oitava edição. O evento acontece entre os dias 23 a 25 de novembro, no Centro de Cultura Amélio Amorim, em Feira de Santana (BA). Mais de 30 bandas e artistas estão confirmados, entre eles importantes nomes da música brasileira contemporânea como Attoxxa, Boogarins, Drik Barbosa, Eddie, Letrux e Scalene. Da cena local, se destacam nomes como Iorigun, Roça Sound e Clube de Patifes. “O Feira Noise é um sonho que a gente realiza por etapas, ano a ano vamos trazendo atrações que tem uma história mais longa na

Quixabeira da Matinha em Portugal

Quixabeira da Matinha realizará apresentação em Lisboa

O grupo cultural Quixabeira da Matinha estará entre os dias 25 e 27 de outubro, em Oeiras, divisão administrativa de Lisboa, Portugal, realizando apresentações no evento “Semana Cultural da Bahia”, organizado pela Associação Luso Afro Cultural Brasileira Muxima. Dentre as atividades previstas estão o show temático “Quilombo, luta e resistência”, a ser apresentado com cerca de 2 horas de duração, com repertório próprio e homenageando outros artistas da cultura popular. Além disso, os integrantes também realizarão oficinas de samba de roda e de percussão a fim de popularizar ao público português a identidade musical do samba rural. A Quixabeira da

O golpista da Kalilândia

O golpista da Kalilândia

Era noite de 8 de maio de 1964 em Feira de Santana, sexta-feira. Num dia comum, àquela hora, quase meia-noite, Raimundo já teria vestido o pijama listrado e colocado cuidadosamente os chinelos no centro da lateral direita da cama – parte do rigoroso método que cumpria antes de dormir. Naquela sexta, o entusiasmo permitia-lhe descumprir o costume e sentir o fervor da vitória, um passo veemente de Feira rumo à civilização. A comemoração de Raimundo consistia em limpar cuidadosamente o Smith & Wesson herdado do avô. Um ato fora de hora, extraordinário, já que o fazia diariamente pela manhã, antes do

Coreto da Praça Froes da Motta

Coreto da Froes da Motta vai completar 100 anos

Depois de construir o casarão que hoje abriga a Fundação Cultural Egberto Costa, em 1902, o intendente Agostinho Froes da Motta determinou, em 1919, a construção do coreto na atual praça Froes da Motta. Até hoje a construção subsiste, contracenando com as palmeiras imperiais que vão, aos poucos, morrendo, e com os oitizeiros frondosos que abrigam incontáveis pardais que chilreiam de maneira incessante nos inícios de manhã e fins de tarde. Ano que vem – vale ressaltar – o coreto completa um século. A descrição do equipamento está em publicação do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, o

8 jogos de videogame que os feirenses estão jogando

Feira de Santana possui uma movimentação muito grande da “cultura nerd”, incluindo o interesse por muitos jogos de videogame que fazem sucesso no Brasil e no mundo.

Para aferir um pouco como anda o gosto dos feirenses pelos games, fizemos uma consulta ampla e chegamos a 8 jogos que estão popularizados por aqui. Obviamente, a lista pode ser estendida, mas, para início de conversa, estas são as nossas indicações:

Batman: Arkham Knight

Batman: Arkham Knight

Batman: Arkham Knight leva o Cavaleiro das Trevas a enfrentar o vilão Scarecrow, que está no comando de vários inimigos tradicionais do Batman, incluindo Duas-Caras, Pinguim e Arlequina, todos dispostos a caçá-lo.

O destaque do jogo fica por conta da jogabilidade e da inclusão de uma versão exclusiva do Batmóvel, que pode ser dirigida pela primeira vez em toda a franquia.

Veja o trailer em português:

 

Consoles: Xbox One, PlayStation 4 e PC.

Quem joga: Julia Oliveira, Estudante de Engenharia Civil.

Magic 2015

Magic 2015

Magic 2015 é uma edição do famoso cardgame dos anos 90, Magic: The Gathering. Nesta aventura, você deverá escolher um herói que enfrentará todo tipo de criatura fantástica não em um universo, mas em multiversos. Isso significa que seu personagem transitará por muitos planos de existência, a fim de coletar experiência e tesouros.

Para quem já conhece o modo de jogo de Magic: The Gathering, Magic 2015 funciona como um tabuleiro virtual. Nele, o jogador apresentará as cartas, fazendo o melhor uso possível delas, já que qualquer vacilo poderá resultar em uma aniquilação.

Veja o trailer:

 

Console: Android, iOS, PC.

Quem joga: Ludmilla Moreira, produtora de eventos e cosplayer.

The Witcher 3: Wild Hunt

The Witcher 3: Wild Hunt

The Witcher 3: Wild Hunt é o terceiro capítulo da saga de Geralt of Rivia, baseado no livro do famoso escritor polonês Andrzej Sapkowski. The Witcher 3 se passa logo após os fatos do segundo, onde Geralt já é um temido e conhecido guerreiro na terra de Nilfgaard.

Neste cenário ele é perseguido pela Wild Hunt, uma ordem de cavaleiros fantasmagóricos, que farão de tudo para abater o lendário Witcher. Para escapar desta ameaça, o jogador deve buscar aliados e conseguir novos poderes ao longo de sua jornada em um gigantesco mundo para ser explorado. O jogo apresenta um enorme mapa, maior do que os dois games anteriores combinados, com muitos personagens para interagir e criaturas maléficas para enfrentar.

Veja o trailer:

 

Consoles: Xbox One, PlayStation 4 e PC.

Quem joga: José Cordeiro, Guitarrista da Banda Novelta.

Fifa 15

Fifa 15

O futebol não poderia ficar de fora desta lista. O jogo da EA Sports é o indicado, destacando o visual de qualidade, maior simulação dentro do campo, melhor inteligência artificial para os jogadores e melhores simulações para os movimentos da bola. Em comparação com as outras versões do jogo, a inteligência artificial dos times adversários também foi melhorada.

Por questões de negociação de direito de imagem, nenhum clube brasileiro está presente no game, mas dá para jogar com a seleção e os craques brasileiros que jogam no exterior.

Veja o trailer:

 

Consoles: PC, Nintendo 3DS, Playstation 3, Playstation 4, Playstation Vita, Xbox 360, Xbox One, Wii, iOS e Android.

Quem joga: Murilo Lélis, jornalista (TV Novo Tempo).

League of Legends

League of Legends

League of Legends é simplesmente o jogo mais jogado do mundo. Em Feira de Santana não fica para trás. Trata-se de um jogo online competitivo onde duas equipes, cada uma com design e estilo único, lutam em diversos campos de batalha e modos de jogo.

Com um elenco de personagens em constante expansão, atualizações frequentes e uma cena competitiva exuberante, League of Legends oferece diversão incessante para jogadores de todos os níveis de habilidade.

Veja o trailer:

 

Console: PC.

Quem joga: Elyaldo Souza, funcionário da UEFS e colaborador do Feirenses.

Point Blank

Point Blank

Point Blank é um jogo online – de tiro em primeira pessoa. Assim como outros games do gênero, o jogador deve escolher entre uma das facções e resolver missões rápidas, com a melhor arma que puder carregar.

O jogo apresenta uma luta entre uma força especial de proteção e representantes rebeldes, em um conflito com mais de 70 tipos de armas diferentes disponíveis.

Veja o trailer:

 

Console: PC.

Quem joga: Vinícius Lima, estudante do ensino médio.

Super Mário World

Super Mario World

Quem não conhece o mais tradicional personagem dos videogames? Ainda há feirenses que se dedicam aos games antigos, como Super Mário World, lançado em 1993. O jogo possui 96 fases que podem ser concluídas em em vários caminhos possíveis.

Na história de Super Mario World, Mario está em Dinossaur Land e após libertar Yoshi, ele descobre que a ilha foi invadida por Bowser (Rei Koopa) e seus filhos. Cabe então a Mario e Luigi, derrotar Bowser, destruindo os castelos que ele e seus filhos construíram, salvar a princesa e recuperar a Dinossaur Land.

Veja um pequeno gameplay e relembre:

 

Console: Super Nintendo.

Quem joga: Ena Lélis, professora e colaboradora do Feirenses.

[Minha dica] Hearthstone: Heroes of Warcraft

Hearthstone

Hearthstone também é um jogo de cartas, criado pela Blizzard (o mesmo estúdio de Diablo, WoW e Starcraft). Depois de jogar e gostar de WoW e Diablo, experimentei Hearthstone e descobri um grande jogo. Além de poder ser jogado gratuitamente, Hearthstone tem a vantagem de poder ser instalado em qualquer dispositivo móvel Android ou iOS.

O jogo possui basicamente três modos. O primeiro é o game propriamente dito, onde o jogador enfrentará outros adversários em partidas de cartas online. No modo Treino, o jogador poderá enfrentar partidas para treinar, nessas partidas não há perdas de pontos. Por fim, há o modo aventura, onde você compra a aventura e ganha cards especiais após vencer alguns desafios.

Veja o trailer:

 

Console: PC, iOS e Android.


 

E você, o que está jogando?

😉


Sobre o (a) autor (a):