As Feiras de Feira de Santana

Centro de Abastecimento de Feira de Santana

O Centro de Abastecimento vai ser privatizado?

De acordo com o líder do governo na Câmara Municipal, vereador Marcos Lima (Patriota), vários empresários querem administrar o Centro de Abastecimento de Feira de Santana. A informação foi repassada durante a sessão desta terça-feira (13), na Casa da Cidadania, ao responder acusações do vereador Roberto Tourinho.   Abandonado Tourinho disse que a situação do Centro de Abastecimento é de abandono, e elencou os seguintes problemas: lixo, mau cheiro, escuridão, tráfico de drogas, prostituição, lama e até homicídios ocorrem no local. Cheiro de Privatização De acordo com Tourinho, o poder público municipal não faz absolutamente nada, diante de tantos problemas:

Cantoras negras feirenses

Cantoras negras são destaque na música de Feira de Santana

Um olhar cuidadoso sobre as expressões musicais em Feira de Santana torna obrigatório reconhecer o fundamental protagonismo das mulheres em nossa música. Para começar, Feira de Santana é uma das poucas cidades do Brasil que tem seu hino composto por uma mulher: Georgina Erismann, no início do século XX, fez o “Hino a Feira”, numa época em que a mulher sequer tinha direito a voto. Uma das mais tradicionais expressões culturais de Feira de Santana, reconhecida internacionalmente, é capitaneada por uma mulher: Dona Chica do Pandeiro é a matriarca da Quixabeira da Matinha, exercendo um papel de liderança que remonta

OzÉbrios

Grupo feirense OzÉbrios estreia no projeto “Samba da Tarde”

Feira de Santana ganha, a partir deste sábado (10) mais um espaço de apreciação do samba: o Container Mall, com o projeto “Samba da Tarde”. Promovido pela Cervejaria Sertões, a iniciativa apresentará o grupo de samba OzÉbrios, comandado pelo cantor e compositor Rafael Damasceno. O projeto visar ocupar as tardes de sábado do Container Mall com o mais puro ritmo do samba raiz. O grupo OzÉbrios receberá convidados celebrando a junção do melhor do samba, dos sabores (dos petiscos) e das cervejas (artesanais), como elementos de entretenimento e opção de lazer na cidade. Além da Cervejaria Sertões, e o Container

Amanda Magalhães - The Voice - Feira

Amanda Magalhães, a feirense que está no The Voice Brasil 2019

Feira de Santana está mais uma vez no The Voice Brasil. Após o sucesso da feirense Paula Sanffer, que participou do programa global em 2015, e hoje é vocalista da Timbalada, é a vez da cantora Amanda Magalhães, que foi selecionada para o time da cantora IZA. Além de cantora, Amanda Magalhães é atriz (atuou no filme feirense “Porque eu te amei“), e desde cedo se dedicou ao serviço na Igreja por meio das artes. Participante do elenco de uma companhia de teatro musical cristã, a jovem de 25 anos se descobriu como cantora através dos personagens que interpretou ao

A Nova Lei feirense sobre apreensão de veículos

A Câmara Municipal de Feira de Santana promulgou nesta terça-feira, 06, a Lei Nº 346/2019, de autoria do vereador  Marcos Antonio dos Santos Lima, que dispõe sobre a apreensão de veículos automotores de duas e quatro rodas nas sextas-feiras, sábados, domingos, feriados e no último dia útil que anteceder a feriados em Feira de Santana. Nestes dias, a diária do pátio terá início no primeiro dia útil subsequente. Retirada de itens pessoais A lei ainda dispõe que ao proprietário(a) do veículo automotor comprovado com documento de identificação oficial com foto será permitido retirar os itens pessoais a qualquer momento após

15 vereadores faltaram à sessão da Câmara de Feira. O que acontece?

A sessão da Câmara de Vereadores da última quarta-feira, em Feira de Santana, foi suspensa por falta de quórum, ou seja, não havia vereadores suficientes para que o trabalho legislativo para o qual foram eleitos fosse realizado. Do total de 21 vereadores, apenas seis se fizeram presentes (Zé Carneiro, Ron Do Povo, Gerusa Sampaio, João Bililiu, Zé Filé e Isaías de Diogo). Neste caso, manda o Regimento Interno da Câmara que a sessão seja suspensa.

De acordo com a imprensa local, e vereadores que não faltaram ao trabalho, boa parte dos demais edis estava na inauguração de uma creche construída pelo Governo Municipal.

Com o episódio, muitos se perguntam que desdobramentos a “falta coletiva” pode ter, afinal, o Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Feira de Santana diz que é dever do vereador “comparecer à hora regimental nos dias designados para a abertura das Sessões, nelas permanecendo até o seu término” e “comunicar sua falta ou ausência quando tiver motivo justo para deixar de comparecer às sessões ou às reuniões de comissão”.

Para que isso seja fiscalizado, o mesmo regimento diz que o comparecimento dos vereadores deverá ser registrado “pela Mesa Diretora no Pequeno e Grande Expedientes e Ordem do Dia por lista de presença”.

Quando a falta é justificada

A Lei diz que a falta do vereador deve ser justificada por ofício fundamentado ao Presidente da Câmara. As faltas são justificáveis por conta do “desempenho de missões oficiais da Câmara Municipal, doença e nojo ou gala”.

Falta de Decoro

No caso do vereador que tiver faltas que somem a terça parte das sessões ordinárias realizadas no período legislativo, o edil será sancionado com a perda temporária do exercício do mandato, por falta de decoro parlamentar.

A responsabilidade por aplicar a pena (dando o direito de defesa do vereador) é a Mesa Diretora da Câmara, que contou apenas com a presença de dois, dos sete vereadores que a compõe nesta quarta.

Entenda melhor o caso no Acorda Cidade…

Leia o Regimento Interno da Câmara de Vereadores…


Sobre o (a) autor (a):