Rio Jacuípe

Dai Bastos, a AfroDai

Dai Bastos, a feirense precursora da estética negra no Brasil

Nos últimos anos o debate sobre racismo e discriminação à cultura e às pessoas negras tornou-se mais popular no Brasil, possibilitando avanços (mesmo que tímidos) na diminuição do preconceito racial. Entre as iniciativas mais importantes nesse sentido, está a valorização e fomento da autoestima das pessoas negras, que passa pelo reconhecimento e valorização dos atributos físicos e culturais da população afrodescendente. Uma das figuras históricas de grande importância nesse tipo de militância é uma feirense, que foi precursora na popularização de penteados Afro e da estética negra no Rio de Janeiro ainda nos anos 1970, quando o movimento negro tinha

Licitação suspensa em Feira

Licitação suspensa e desdobramentos da Operação Pityocampa – Feira (A)notada

Justiça suspende licitação de 73 milhões da Prefeitura O juiz Gustavo Hungria, da 2ª Vara da Fazenda Pública, suspendeu o pregão 177/2018 que estava programado para a última quarta-feira, 16, e tinha como objeto a contratação de empresa especializada em operação de logística integrada para prestação de serviço a diversas secretarias da Prefeitura de Feira de Santana. Chama a atenção o valor do contrato estimado em mais de R$ 73 milhões de reais. Operação Pityocampa I O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha, negou pedido de liminar para revogar a prisão temporária de um

IPTU em Feira de Santana

IPTU 2019 e Lixeira Improvisada no Tomba – Feira (A)notada

Nota Pública do PT de Feira “Milhares de mulheres, crianças, idosos, homens, necessitam todo mês de exames específicos e não conseguem, nos postos de saúde faltam equipamentos e até materiais de curativos”, diz parte da nota emitida pela Executiva Municipal do Partido dos Trabalhadores de Feira de Santana, sobre a denúncia do Ministério Público Estadual contra o ex-prefeito José Ronaldo, a Secretária Municipal de Saúde e o Procurador Municipal. Banco lixeira na Praça do Tomba Um cidadão encontrou uma lixeira improvisada por populares em um banco (quebrado) na Praça do Tomba. Segundo Rogério Leandro, autor da denúncia nas redes sociais,

José Ronaldo e Denise Mascarenhas

Justiça aceita denúncia contra Ex-Prefeito e Secretária de Saúde – Feira (A)notada

Governador Rui Costa em Feira O governador Rui Costa esteve na manhã desta sexta-feira, 11, em Feira de Santana para a assinatura da ordem de serviço para Construção do novo Hospital Geral Clériston Andrade – HGCA 2. Logo cedo concedeu entrevista coletiva à imprensa respondendo sobre diversos assuntos relacionados ao município. Embasa O governador garantiu um investimento em torno de 500 milhões de reais da Embasa no município para construção de uma nova estação de tratamento, uma nova adutora da barragem através de PPP (Parceria Público-Privada). Lagoa Grande O governador disse que a única coisa que falta para concluir a

Quixabeira da Matinha em Portugal

O novo CD ao vivo da Quixabeira da Matinha [2019]

Está no Youtube o novo CD da Quixabeira da Matinha, um trabalho promocional gravado na Associação cultural Coleirinho da Bahia no dia 25 de novembro, dia municipal do samba de roda: O disco da Quixabeira também está disponível para download no site “Sua Música”.

Um Baile Surrealista em Feira de Santana

Em 1972, uma socialite francesa chamada Marie-Hélène de Rothschild resolveu dar uma festa inusitada em sua casa, o Castelo de Ferrières. Marie fez um Baile Surrealista, uma festa inspirada no movimento artístico de vanguarda que tinha entre seus expoentes Salvador Dalí. Segundo contam, a anfitriã enviou um convite que fazia referência à obra de outro surrealista, Magritte, com nuvens e palavras escritas ao contrário, de forma que só era possível lê-lo se ele fosse segurado em frente a um espelho.

Também mandou que o castelo fosse banhado com intensos holofotes de luzes âmbar, destinadas a criar a ilusão de que o prédio estivesse em chamas. Além disso, a escadaria estava cheia de criados e empregados vestidos de gatos – todos em várias poses de sono. Ao chegarem, os convidados foram conduzidos a um labirinto. Quem se perdesse era socorrido por um dos “gatos” e levado até Marie-Hélène – que estava usando uma cabeça gigante de um cervo que chorava lágrimas de diamantes.

Baile Surrealista

Participantes do Baile Surrealista na França, em 1972.

O legal é que o coletivo feirense Diabo A4 Editora, composto por Henrique Sampaio, Will Fialho (Hum Bárbaro) e Larissa Rodrigues, está preparando um evento, no próximo sábado, que promete fazer uma releitura do Baile Surrealista. Antes de entender melhor o Baile Surrealista Feirense, assista ao vídeo de apresentação do Coletivo Diabo A4 Editora:

 

O Baile Surrealista feirense

O Baile Surrealista feirense será um evento de artes integradas, que pretende discutir as relações entre arte e misticismo através da música, artes plásticas, dança, oficina de tarô e poesia. Nessa primeira edição, inspirada nos trabalhos do poeta e cineasta chileno Alejandro Jodorowsky, vai acontecer o lançamento da Antologia Poética do Tarô: serão 170 páginas de bruxaria e lirismo escritas por autores da poesia contemporânea da Bahia, em suas meditações sobre os arcanos maiores do Tarô.

Haverá também exposição com jovens artistas plásticos, apresentação de dança, live paint, oficina de tarô e música (entre as atrações, está confirmada a banda Cine Íris) e o lançamento do livro Arcos de Mercúrio – Antologia Poética do Tarô. A ideia é reunir numa única noite diversas linguagens artísticas em obras que dialogam com disciplinas esotéricas, oferecendo ao público a oportunidade de conhecer segredos dos bastidores da existência nunca antes revelados em nossa cidade.

O evento é gratuito e acontecerá no dia 19 de dezembro (sábado), no Museu de Arte Contemporânea (MAC) a partir das 19h.

(Não precisa ir fantasiado!).

Recapitulando…

O quê: Baile Surrealista

Quando: 19 de dezembro (sábado), a partir das 19h

Onde: Museu de Arte Contemporânea (MAC)

Confirme sua presença no evento do Facebook!

 


Sobre o (a) autor (a):