As Feiras de Feira de Santana

Fartura & Ossos

“Fartura & Ossos” – O novo livro do poeta Silvério Duque

O músico, professor, crítico literário e poeta feirense Silvério Duque acaba de lançar seu novo livro: “Fartura & Ossos”, obra que o autor descreve como sua “lira dos quarent’anos”. O livro, que traz 25 sonetos compostos entre 31 de março de 2018 e 31 de março de 2019, é uma auto-homenagem aos 40 anos de vida do autor. Com desenho de capa do artista plástico Gabriel Ferreira, posfácio de Elpídio Dantas Fonseca e prefácio do próprio autor, com efeito, “Fartura e Ossos”, segundo Elpídio Fonseca, “remete a várias situações descritas em seus sonetos: a superabundância da vida vivida, da qual só

BRT de Feira cada vez mais longe

BRT cada vez mais longe

Com queda no número de passageiros, BRT fica mais longe de ser implantado em Feira Cerca de 10% da frota do transporte público de Feira de Santana deixou de circular, devido à queda no número de passageiros. Trabalhadores do setor também foram demitidos. Associação alertou a pouca demanda de passageiros para a implantação do BRT Em agosto de 2015, a Associação Feirense de Engenheiros (AFENG), apresentou parecer técnico sobre o resultado da análise do “Sistema BRT Feira de Santana” e alertou sobre o volume de passageiros no momento mais crítico do dia, cerca de 5 mil passageiros por hora/sentido. Mas

Banda Calafrio

“Hiato”, o novo single da banda feirense Calafrio

“Um estado de ceticismo quase que total, ausência de sentidos e porquês, um momento de niilismo. O pensamento vagueia pela morte mas em busca de vida”, descreve o guitarrista Pedro Patrocínio, se referindo à letra de “Hiato”, o segundo single de seu novo EP. “A existência dessa canção se dá num momento de reclusão, numa jornada solitária com um pouco de autodestruição e muito de autoconhecimento”, explica o músico. “Hiato” é uma das cinco faixas do EP homônimo que a banda irá lançar até o final deste ano. Em setembro, eles apresentaram ao público o single “Primitivos”, que também ganhou um videoclipe, disponível no

Ícaro Irvin

O novo Procurador do Município

Colbert indica o novo Procurador do Município Ícaro Ivvin, atual superintendente do Procon, foi indicado pelo prefeito Colbert Martins, para ocupar a Procuradoria Geral do Município, no lugar de Cleudson Almeida. O nome de Ícaro foi aprovado na última quarta-feira (23), em votação unânime, pela Câmara Municipal de Feira de Santana. E quem vai assumir o Procon? O prefeito informou que vai convidar Cleudson Almeida para assumir o Procon, quando retornar de Brasília. Vereadores criticam o presidente Jair Bolsonaro Em pronunciamento, na sessão ordinária da última quarta-feira (23), na Câmara Municipal de Feira de Santana, o edil Carlito do Peixe

A “meia década” perdida da Saúde em Feira

A “meia década” perdida da Saúde em Feira

Os repasses para a Saúde em Feira de Santana tiveram leve elevação em relação aos anos anteriores, nos primeiros nove meses de 2019. O problema é que a base anterior é modesta, decorrente da prolongada crise econômica que abalroou o País – e as contas públicas – a partir de meados de 2014. Desde janeiro, foram aportados R$ 144,5 milhões em transferências obrigatórias e voluntárias. Os dados são do Portal da Transparência e referem-se, em toda a análise, aos nove primeiros meses de cada ano. A correção ocorreu com base no Índice de Preço ao Consumidor Amplo, o IPCA. Ano

Uma trilha de bicicleta para iniciantes no Mountain Bike em Feira de Santana

O povoado de São Roque, pertencente ao Distrito de Jaíba, é um dos locais da zona rural feirense com povoação muito antiga – por lá há construções que remontam ao século XIX. Além do valor histórico, o lugarejo é bastante conhecido como uma das principais rotas para trilhas entre os ciclistas da cidade. Na chamada Trilha da Mata de São Roque você vai se divertir muito, e ter contato com paisagens belíssimas.

Com um percurso médio de cerca de 30 km partindo e chegando na Avenida Nóide Cerqueira, o ciclista que está começando irá se deparar com um pouco de cada tipo de emoção que a prática de Moutain Bike pode apresentar: ladeiras bem cascudas de subir, como a ladeira da Diretoria, são um grande desafio para quem está começando, por isso não se sinta triste se você sentir necessidade de descer da bike e empurrar (até os mais experientes sofrem nela). Mas após subir as ladeiras dessa trilha vem a recompensa. Basta olhar para trás e se encantar com o visual fantástico que se tem da Princesa do Sertão.

Uma das rotas possíveis na trilha da Mata de São Roque

Uma das rotas possíveis na trilha da Mata de São Roque

A Mata de São Roque é uma reserva legal de uma fazenda, e embora desconhecida pela maioria dos feirenses, é um dos lugares mais lindos da cidade. Lá é possível ouvir o canto dos pássaros, entrar em locais de mata fechada e sentir a brisa bater no rosto, tudo isso num single track (modalidade de mountain bike praticada em terrenos de terra, acidentados com montanhas e trilhas) super empolgante.

No retorno para casa, temos uma descida alucinante e técnica, com muita pedra solta e buracos. Por isso os novatos no mundo das duas rodas devem descer com cautela. No fim, a chegada no povoado do São Roque, onde muitos ciclistas param em uma das mercearias da região para se hidratar e descansar um pouco, até pegar o resto do percurso de volta à Nóide Cerqueira ou à Avenida Artêmia Pires.

Trilha da Mata de São Roque

Trilha da Mata de São Roque

Mountain Bike na Mata de São Roque

Existem muitos grupos de ciclistas que fazem trilhas em grupo na Mata de São Roque. Vale a pena buscar acompanhantes que já conheçam as idas e vindas dessa maravilhosa opção de lazer e bem estar.

Algumas dicas para trilheiros iniciantes

É bastante comum os iniciantes no ciclismo, que querem praticar Mountain Bike, terem dúvidas sobre as reais necessidades para fazer trilhas. Aqui vai uma lista de equipamentos e dicas que sugerimos para você pedalar sem transtornos (a segurança é indispensável num esporte radical):

  • Kit de reparo para pneu
  • Bomba de encher pneu
  • Jogo de chaves canivete
  • Capacete
  • Luvas
  • Bermuda ou calça para bike
  • Camisa para bike
  • Tênis ou sapatilha
  • Caramanhola ou mochila de hidratação

Não esqueça de levar bastante água, lanches leves, usar protetor solar e buscar camisas que já possuem proteção UV.  É fundamental manter sua bike revisada para não ter surpresas.

Quanto à bike…. É importante adquirir uma adequada a sua estatura e medidas. O ideal é realizar um bike fit (teste onde vai se avaliar qual é o tamanho da bike adequado e o ajuste das regulagens). As lojas especializadas irão lhe ajudar nesse sentido.

Boa pedalada!

Oferecimento: Sports Truck

Sports Truck

A Sports Truck é uma loja móvel de artigos esportivos especializada em equipamentos para esportes de aventura, corrida e Montain Bike. Mobilidade e qualidade são o nosso diferencial.

A inauguração da Sports Truck irá ocorrer no dia 15 de Dezembro às 19h30 na lanchonete Batata Palha, BAMBUÍ, situado na Avenida Nóide Cerqueira. O evento vai contar com DJ, muro de escalada e a tradicional mesa de frutas para os ciclistas e corredores da noite feirense.

A Sports Truck funcionará todas as terças e quintas das 06h às 08h30 na Avenida Nóide Cerqueira (em frente ao Bambuí) e das 18h às 20h30 na Avenida Fraga Maia (em frente à Motopel ). Nos domingos pela manhã funcionaremos das 06h às 10h30 na Avenida Nóide Cerqueira. Além desses horários, a Sports Truck estará à disposição através do (75) 99117-8963 (Whatsapp) ou pelo instagram @sports.truck.

Nossos clientes, além de contar com toda linha de acessórios para bike e corrida, também contarão com o serviço delivery de manutenção e lavagem de bikes. Basta mandar sua localização pelo Whatsapp que vamos até você e buscamos sua bike.

Siga a Sports Truck no Instagram!


Sobre o (a) autor (a):