Rio Jacuípe

Cooperativa de Badameiros de Feira de Santana

A Cooperativa de Badameiros feirense, comandada por mulheres

Em 1777, o grande químico francês Antoine Lavoisier enunciou a Lei da Conservação das Massas, que tornou conhecida a célebre frase: “Na Natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. De fato, o Planeta Terra tem uma capacidade própria (Biocapacidade) de renovar e transformar seus recursos naturais para que sejam novamente reutilizados pelos seres humanos. Dessa forma, a Natureza se torna fonte primária (por isso, o nome matéria prima) de extração de recursos para os seres humanos produzirem seus alimentos, ferramentas, máquinas, carros, casa, móveis, computadores, livros etc. O grande problema ocorre quando os materiais gerados por conta

Dito Leopardo

Dito Leopardo: artista, boêmio e humano

Ao homem, é imperativo decidir o lugar que quer ocupar no mundo. Deixar de escolher não é uma alternativa. Fora da caixa, de riso frouxo e deboche contumaz, Dito Leopardo é um artista feirense que você deveria conhecer. Nascido em 1952, na cidade de Serrinha, Expedito Francisco Rocha, ou melhor, Dito, erradicou-se em Feira de Santana e aqui construiu, junto ao grupo musical Os Leopardos, uma intensa e memorável carreira como cantor. Nos tempos da brilhantina e dos bailes realizados em clubes sociais, era Dito quem orquestrava noites dançantes e proporcionava galanteios desvairados. Fez do Feira Tênis Clube e da

Futebol para cegos em Feira de Santana

Time feirense de futebol para cegos é destaque nacional

O futebol de Feira de Santana não é representado apenas pelo Fluminense de Feira e pelo Bahia de Feira, clubes locais que mobilizam os apaixonados pelo esporte na cidade. Por aqui há uma equipe que disputará o Campeonato Brasileiro da série A na sua categoria – além de ser finalista do Campeonato do Nordeste. O desempenho invejável é da equipe de Futebol de 5 da União Baiana de Cegos, a UBC, de Feira de Santana, que desde 2011 participa de competições oficiais na Bahia e fora do estado. A equipe é composta por pessoas cegas, que se orientam no campo

As feiras de Feira de Santana

As feiras de Feira de Santana

A palavra “organização” vem do grego “organon”, que significa “organismo” ou “instrumento” de trabalho. Assim, o filósofo grego Aristóteles tem o conjunto de suas obras lógicas chamadas de Órganon, já que, para a Filosofia, a Lógica é o instrumento crucial de seu funcionamento. Nesse sentido, as feiras também são o Órganon de Feira de Santana: o instrumento de trabalho e sobrevivência de milhares de feirenses e regionais, que transitam pelas feiras da cidade comercializando seus frutos, verduras, raízes, roupas, sucata e o que mais for possível. Mas, como o leitor deve saber, as feiras desse entroncamento não obedecem ao rigor lógico

O Feirenses vai voltar!

O Feirenses vai voltar!

Desde quando iniciamos, em maio de 2015, sabíamos que fazer o Feirenses seria desafiador. Uma iniciativa completamente independente, sem vínculos com quaisquer organizações (públicas ou privadas) e ambiciosa: criatividade, inovação, profundidade, originalidade, democracia e coletividade foram algumas palavras-chave que os/as fundadores/as entusiasticamente pronunciavam em cada conversa pré e pós-produção dos conteúdos. Três anos após a primeira publicação, podemos dizer com orgulho que contribuímos para o ambiente de publicações em Feira de Santana, e que tudo estaria bem se continuássemos hibernando – como ocorre há quase um ano. Importante dizer que essa suspensão das atividades do Feirenses deu-se pela própria natureza

Uma trilha de bicicleta para iniciantes no Mountain Bike em Feira de Santana

O povoado de São Roque, pertencente ao Distrito de Jaíba, é um dos locais da zona rural feirense com povoação muito antiga – por lá há construções que remontam ao século XIX. Além do valor histórico, o lugarejo é bastante conhecido como uma das principais rotas para trilhas entre os ciclistas da cidade. Na chamada Trilha da Mata de São Roque você vai se divertir muito, e ter contato com paisagens belíssimas.

Com um percurso médio de cerca de 30 km partindo e chegando na Avenida Nóide Cerqueira, o ciclista que está começando irá se deparar com um pouco de cada tipo de emoção que a prática de Moutain Bike pode apresentar: ladeiras bem cascudas de subir, como a ladeira da Diretoria, são um grande desafio para quem está começando, por isso não se sinta triste se você sentir necessidade de descer da bike e empurrar (até os mais experientes sofrem nela). Mas após subir as ladeiras dessa trilha vem a recompensa. Basta olhar para trás e se encantar com o visual fantástico que se tem da Princesa do Sertão.

Uma das rotas possíveis na trilha da Mata de São Roque

Uma das rotas possíveis na trilha da Mata de São Roque

A Mata de São Roque é uma reserva legal de uma fazenda, e embora desconhecida pela maioria dos feirenses, é um dos lugares mais lindos da cidade. Lá é possível ouvir o canto dos pássaros, entrar em locais de mata fechada e sentir a brisa bater no rosto, tudo isso num single track (modalidade de mountain bike praticada em terrenos de terra, acidentados com montanhas e trilhas) super empolgante.

No retorno para casa, temos uma descida alucinante e técnica, com muita pedra solta e buracos. Por isso os novatos no mundo das duas rodas devem descer com cautela. No fim, a chegada no povoado do São Roque, onde muitos ciclistas param em uma das mercearias da região para se hidratar e descansar um pouco, até pegar o resto do percurso de volta à Nóide Cerqueira ou à Avenida Artêmia Pires.

Trilha da Mata de São Roque

Trilha da Mata de São Roque

Mountain Bike na Mata de São Roque

Existem muitos grupos de ciclistas que fazem trilhas em grupo na Mata de São Roque. Vale a pena buscar acompanhantes que já conheçam as idas e vindas dessa maravilhosa opção de lazer e bem estar.

Algumas dicas para trilheiros iniciantes

É bastante comum os iniciantes no ciclismo, que querem praticar Mountain Bike, terem dúvidas sobre as reais necessidades para fazer trilhas. Aqui vai uma lista de equipamentos e dicas que sugerimos para você pedalar sem transtornos (a segurança é indispensável num esporte radical):

  • Kit de reparo para pneu
  • Bomba de encher pneu
  • Jogo de chaves canivete
  • Capacete
  • Luvas
  • Bermuda ou calça para bike
  • Camisa para bike
  • Tênis ou sapatilha
  • Caramanhola ou mochila de hidratação

Não esqueça de levar bastante água, lanches leves, usar protetor solar e buscar camisas que já possuem proteção UV.  É fundamental manter sua bike revisada para não ter surpresas.

Quanto à bike…. É importante adquirir uma adequada a sua estatura e medidas. O ideal é realizar um bike fit (teste onde vai se avaliar qual é o tamanho da bike adequado e o ajuste das regulagens). As lojas especializadas irão lhe ajudar nesse sentido.

Boa pedalada!

Oferecimento: Sports Truck

Sports Truck

A Sports Truck é uma loja móvel de artigos esportivos especializada em equipamentos para esportes de aventura, corrida e Montain Bike. Mobilidade e qualidade são o nosso diferencial.

A inauguração da Sports Truck irá ocorrer no dia 15 de Dezembro às 19h30 na lanchonete Batata Palha, BAMBUÍ, situado na Avenida Nóide Cerqueira. O evento vai contar com DJ, muro de escalada e a tradicional mesa de frutas para os ciclistas e corredores da noite feirense.

A Sports Truck funcionará todas as terças e quintas das 06h às 08h30 na Avenida Nóide Cerqueira (em frente ao Bambuí) e das 18h às 20h30 na Avenida Fraga Maia (em frente à Motopel ). Nos domingos pela manhã funcionaremos das 06h às 10h30 na Avenida Nóide Cerqueira. Além desses horários, a Sports Truck estará à disposição através do (75) 99117-8963 (Whatsapp) ou pelo instagram @sports.truck.

Nossos clientes, além de contar com toda linha de acessórios para bike e corrida, também contarão com o serviço delivery de manutenção e lavagem de bikes. Basta mandar sua localização pelo Whatsapp que vamos até você e buscamos sua bike.

Siga a Sports Truck no Instagram!


Sobre o (a) autor (a):