As Feiras de Feira de Santana

Venezuelanos em Feira de Santana

A história de dois Venezuelanos em Feira de Santana

Quem tem andado pelas ruas de Feira de Santana nos últimos anos nota o aumento da quantidade de pedintes e vendedores informais nas sinaleiras da cidade – consequência óbvia do deserto econômico por que passa o país. Peregrinando entre os carros, na esperança de que um vidro se abra e uma mão se estenda, essas pessoas buscam o sustento básico da família, a ajuda para a compra de um remédio ou a fralda para um filho. Na cidade-entroncamento, não é de espantar que muitos desses habitantes das encruzilhadas sejam de fora do município, do estado e do país. É o

Casarão dos Olhos D'Água

Casarão Olhos D’Água será reformado

A Prefeitura Municipal de Feira de Santana irá reformar o Casarão Olhos D’Água, situado na Rua Dr. Araújo Pinho. O valor da reforma foi orçado em R$ 331.657,38 e a empresa contratada, através de dispensa de licitação, foi a CLAP Construtora Ltda (Diário Oficial de 17 de julho). Recomendação do MP-BA O Ministério Público Estadual, por meio da promotora de Justiça Luciana Machado dos Santos Maia, expediu em dezembro do ano passado, recomendação ao diretor-presidente da Fundação Municipal de Tecnologia, Telecomunicações e Cultura Egberto Tavares Costa (Funtitec), Antonio Carlos Daltro Coelho, para que promovesse as medidas emergenciais necessárias à manutenção,

Feira Hippie dos Olhos D'Água

UEFS receberá a II Feira Hippie dos Olhos D’Água

Criada em 2016, a Feira Hippie dos Olhos D’Água aconteceu pela primeira vez durante a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, realizada anualmente no mês outubro, na Biblioteca Central Julieta Carteado, no Campus da UEFS. Na ocasião, o evento principal tinha como tema Sustentabilidade e Meio Ambiente, e a Feira Hippie, idealizada por Paulo Fabrício Reis e Raquel Kuwer, surgiu como um adendo, estabelecendo uma relação direta com a temática, uma vez que foram priorizados expositores com trabalhos artesanais, ou que trabalhavam com esse enfoque. O nome da Feira Hippie é uma homenagem à cidade de Feira de Santana,

O pintor feirense Cesar Romero

O pintor feirense Cesar Romero

Quem acompanha o cenário das artes plásticas da Bahia certamente já ouviu falar ou já se deparou com alguma obra do pintor Cesar Romero. O que nem todos sabem é que o artista plástico autor das “Faixas Emblemáticas” é feirense, nascido em 1950. “Dois fatos foram determinados em minha formação de artista plástico: a convivência com as feiras livres, sempre às segundas-feiras, em companhia do meu pai, e a criação do Museu Regional de Feira de Santana. Se eu tivesse nascido em outra cidade, muito provavelmente não haveria o artista que sou, nem esta obstinada escolha de brasilidade. Feira de

Quanto custa a Câmara de Vereadores de Feira de Santana?

Quanto custa a Câmara de Vereadores de Feira?

A Câmara de Vereadores é uma instituição importantíssima para qualquer município. Suas cadeiras são ocupadas pelos representantes políticos mais próximos à comunidade: os vereadores, eleitos principalmente pela capacidade de interlocução e liderança em determinados bairros e comunidades. Além de levar demandas da comunidade ao Poder Executivo, mantendo diálogo permanente com secretários, superintendentes e outros gestores, o vereador deve cumprir o papel fiscalizador das ações e decisões emanadas do Prefeito. Sem falar no papel de legislador e promotor de debates sobre temas de interesse da comunidade, fazendo com que os munícipes tenham participação ativa nas políticas públicas. Quanto mais os vereadores

Uma trilha de bicicleta para iniciantes no Mountain Bike em Feira de Santana

O povoado de São Roque, pertencente ao Distrito de Jaíba, é um dos locais da zona rural feirense com povoação muito antiga – por lá há construções que remontam ao século XIX. Além do valor histórico, o lugarejo é bastante conhecido como uma das principais rotas para trilhas entre os ciclistas da cidade. Na chamada Trilha da Mata de São Roque você vai se divertir muito, e ter contato com paisagens belíssimas.

Com um percurso médio de cerca de 30 km partindo e chegando na Avenida Nóide Cerqueira, o ciclista que está começando irá se deparar com um pouco de cada tipo de emoção que a prática de Moutain Bike pode apresentar: ladeiras bem cascudas de subir, como a ladeira da Diretoria, são um grande desafio para quem está começando, por isso não se sinta triste se você sentir necessidade de descer da bike e empurrar (até os mais experientes sofrem nela). Mas após subir as ladeiras dessa trilha vem a recompensa. Basta olhar para trás e se encantar com o visual fantástico que se tem da Princesa do Sertão.

Uma das rotas possíveis na trilha da Mata de São Roque

Uma das rotas possíveis na trilha da Mata de São Roque

A Mata de São Roque é uma reserva legal de uma fazenda, e embora desconhecida pela maioria dos feirenses, é um dos lugares mais lindos da cidade. Lá é possível ouvir o canto dos pássaros, entrar em locais de mata fechada e sentir a brisa bater no rosto, tudo isso num single track (modalidade de mountain bike praticada em terrenos de terra, acidentados com montanhas e trilhas) super empolgante.

No retorno para casa, temos uma descida alucinante e técnica, com muita pedra solta e buracos. Por isso os novatos no mundo das duas rodas devem descer com cautela. No fim, a chegada no povoado do São Roque, onde muitos ciclistas param em uma das mercearias da região para se hidratar e descansar um pouco, até pegar o resto do percurso de volta à Nóide Cerqueira ou à Avenida Artêmia Pires.

Trilha da Mata de São Roque

Trilha da Mata de São Roque

Mountain Bike na Mata de São Roque

Existem muitos grupos de ciclistas que fazem trilhas em grupo na Mata de São Roque. Vale a pena buscar acompanhantes que já conheçam as idas e vindas dessa maravilhosa opção de lazer e bem estar.

Algumas dicas para trilheiros iniciantes

É bastante comum os iniciantes no ciclismo, que querem praticar Mountain Bike, terem dúvidas sobre as reais necessidades para fazer trilhas. Aqui vai uma lista de equipamentos e dicas que sugerimos para você pedalar sem transtornos (a segurança é indispensável num esporte radical):

  • Kit de reparo para pneu
  • Bomba de encher pneu
  • Jogo de chaves canivete
  • Capacete
  • Luvas
  • Bermuda ou calça para bike
  • Camisa para bike
  • Tênis ou sapatilha
  • Caramanhola ou mochila de hidratação

Não esqueça de levar bastante água, lanches leves, usar protetor solar e buscar camisas que já possuem proteção UV.  É fundamental manter sua bike revisada para não ter surpresas.

Quanto à bike…. É importante adquirir uma adequada a sua estatura e medidas. O ideal é realizar um bike fit (teste onde vai se avaliar qual é o tamanho da bike adequado e o ajuste das regulagens). As lojas especializadas irão lhe ajudar nesse sentido.

Boa pedalada!

Oferecimento: Sports Truck

Sports Truck

A Sports Truck é uma loja móvel de artigos esportivos especializada em equipamentos para esportes de aventura, corrida e Montain Bike. Mobilidade e qualidade são o nosso diferencial.

A inauguração da Sports Truck irá ocorrer no dia 15 de Dezembro às 19h30 na lanchonete Batata Palha, BAMBUÍ, situado na Avenida Nóide Cerqueira. O evento vai contar com DJ, muro de escalada e a tradicional mesa de frutas para os ciclistas e corredores da noite feirense.

A Sports Truck funcionará todas as terças e quintas das 06h às 08h30 na Avenida Nóide Cerqueira (em frente ao Bambuí) e das 18h às 20h30 na Avenida Fraga Maia (em frente à Motopel ). Nos domingos pela manhã funcionaremos das 06h às 10h30 na Avenida Nóide Cerqueira. Além desses horários, a Sports Truck estará à disposição através do (75) 99117-8963 (Whatsapp) ou pelo instagram @sports.truck.

Nossos clientes, além de contar com toda linha de acessórios para bike e corrida, também contarão com o serviço delivery de manutenção e lavagem de bikes. Basta mandar sua localização pelo Whatsapp que vamos até você e buscamos sua bike.

Siga a Sports Truck no Instagram!


Sobre o (a) autor (a):