A (falta de) estrutura de uma escola em Jaguara

A diretora da APLB/Feira, professora Marlede Oliveira, visitou na última quarta-feira (4), a Escola Municipal Maria Andiara Silva Souza que fica localizada no Povoado da Barra no Distrito de Jaguara. Na escola foi constatado que: A Escola funciona com apenas duas salas de aula e uma professora para lecionar Infantil, 1° ano, 2° ano, 3° …

Mudança à vista na Secretaria de Educação

Vereadores da base governista criticam o Secretário Edson Borges Pablo Roberto, José Carneiro e João Bililiu criticaram publicamente o Secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Edson Borges, porque alguns artistas da terra ficaram de fora da Micareta deste ano. É isso que chamamos de fogo amigo! Por falar em festa, comemoraram aniversário… A Guarda Civil …

Mais UEFS por uma universidade inclusiva e autônoma

A comunidade acadêmica vai escolher o novo reitor da Uefs nas eleições programas para os dias 1 a 3 de abril. O movimento Mais Uefs participa do processo eleitoral apresentando um projeto que busca consolidar os avanços conquistados pela instituição ao longo dos últimos 12 anos e, ao mesmo tempo, avançar para atender às demandas …

Licitações na Educação começam só após o início do ano letivo

Ex-prefeito José Ronaldo é multado pelo TCM O Tribunal de Contas dos Municípios multou em R$3 mil o ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, em razão de irregularidades identificadas em 61 processos de dispensa e inexigibilidade de licitação realizados nos exercícios de 2016 e 2017 para contratação de profissionais do setor artístico …

Quem foi o feirense Edivaldo Boaventura

Faleceu nesta quarta (22 de agosto), aos 84 anos, o feirense Edivaldo Boaventura, um dos maiores intelectuais que Feira de Santana já produziu. Filho de Osvaldo Abreu Boaventura e Edith Machado Boaventura, Edivaldo nasceu em Feira em 10 de dezembro de 1933. Entre suas credenciais estão um bacharelado em Direito (1959) e em Ciências Sociais (1969). Doutorou-se e obteve a Livre Docência (1964) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e foi mestre (1980) e Ph.D. (1981) em Educação pela  The Pennsylvania State …

Escola sem partido, mas com religião

Quando criança, assisti às inevitáveis aulas de religião na escola. A professora era uma espécie de beata, muito afável e risonha, que frequentava a igreja católica ali do Alto do Cruzeiro, nas imediações do Sobradinho. Naqueles tempos, boa parte da população era católica. Eu próprio tive formação católica: assim, embora não me recorde mais do …

Julieta Carteado: a mulher que dá nome à maior biblioteca de Feira

Como sabemos, Feira de Santana é uma cidade construída por artífices oriundos(as) de diversas cidades da Bahia e do Brasil (para não falar de quem vem de fora do país, como os chineses que povoam o Feiraguay). Não é de se espantar, portanto, que a maior biblioteca de Feira tenha sido fundada com a colaboração central …

Por que os professores da rede pública feirense estão em greve

Desde o dia 15 de março que os professores da Rede Pública em Feira de Santana (estadual e municipal) estão em greve. Inicialmente, o centro reivindicatório do movimento apontava para a Reforma da Previdência e para a Reforma Trabalhista que está sendo discutida pelo Governo Federal, mas outras pautas locais estão em jogo. Ao Feirenses, …

Youtuber feirense fala sobre discriminação na infância por ser gay

O Youtuber feirense Jean Fontes fez um vídeo muito interessante sobre homofobia na infância e outras experiências por que passou em virtude da sua sexualidade. Um relato importante, a respeito de um debate que, infelizmente, ainda é preciso ser feito:   Inscreva-se no canal de Jean Fontes no youtube!

A evasão escolar em Feira de Santana e a relação com a violência

Considerando sua taxa de homicídios, o Brasil figura entre os países mais violentos do mundo: são cerca de 30 homicídios a cada 100 mil habitantes por ano. A OMS aponta o país como o 11º na quantidade de homicídios no mundo. Caso Feira de Santana fosse um país, estaríamos na terceira colocação, com os 62 homicídios …