As Feiras de Feira de Santana

Cooperativas em Feira de Santana

Cooperativas com os dias contados em Feira de Santana

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e o Ministério Público da Bahia (MP-BA) exigiram que a Prefeitura Municipal de Feira de Santana não faça mais contratações de servidores através de cooperativas. Novas Contratações Colbert Martins disse ao Acorda Cidade que as contratações só poderão ocorrer via Organização Social (OS), seleção pública (Reda) ou concurso público. Ao atender essa recomendação, é provável que aumente o número de processos seletivos para contrações temporárias. Fim das indicações políticas Infelizmente, com o fim das contratações via cooperativas, não é certo de que acabem também as indicações políticas. A contratação de Organização Social permite

Vai ter Feira Noise Festival em 2020

O Feira Coletivo Cultural e a Banana Atômica realizaram no último final de semana, em Feira de Santana (BA), uma edição histórica em comemoração aos 10 anos de existência do Feira Noise Festival. O evento aconteceu entre os dias 22 a 24, no Ária Hall, reforçando sua importância para a consolidação da cena local, além de manter Feira de Santana na rota de circulação de bandas e artistas independentes. Ao todo, 33 atrações se revezaram entre os palcos Banana Atômica e Budweiser, sendo 13 delas de Feira de Santana. Importantes nomes da música brasileira contemporânea como Supercombo, Francisco El Hombre, Black Pantera, Potyguara Bardo,

O fenômeno flamenguista em Feira de Santana

Na manhã dessa segunda-feira, a Praça da Bandeira foi a arena onde se discutiu sobre o mais importante e popular time de futebol brasileiro. — É óbvio que o Bahia é de mais importância. O Brasil nasceu onde? Se é aqui o início do Brasil, o Bahia é o time do nosso povo, defendia Papinho, torcedor patológico do Bahia. — O Flamengo, companheiro, é o time das massas, o time rubro, castanho, caboclo, representando os índios, e negro, quilombola, africano, representando o povo escravizado, proclamava Seu Teófilo, tomando caldo de cana para curar a ressaca da comemoração dos dois títulos

Roça Sound

“Tabaréu Moderno”, o novo álbum do Roça Sound

“Tabaréu Moderno” é o terceiro disco do grupo Roça Sound. Lançado no último dia 15 de novembro, o novo álbum estava sendo esperado pelo público que acompanha o trabalho dos feirenses desde “Você Aguenta Quantos Rounds?”, de 2014. Formado por NickAmaro (DJ/ MC), Paulo Bala (MC), Dom Maths (MC) e o dançarino Edy Murphy, o Roça Sound explora sonoridades que vão desde a Cultura Nordestina, Rap, Dembow, Reggae, e o DanceHall, tendo o suingue como sua marca principal. Em “Tabaréu Moderno”, trazem nove faixas autorais e inéditas, com as participações da Orquestra Reggae de Cachoeira, Quixabeira da Matinha, Bel da

Precisamos louvar o Feira Noise

É preciso louvar com entusiasmo a edição de 10 anos do Feira Noise Festival, que ocorre nesse final de semana em Feira de Santana. Nem precisa gostar de rock ou de qualquer gênero musical, banda ou artista que se apresenta nos palcos do evento para reconhecer a capacidade inacreditável de um grupo de entusiastas de determinada cena cultural em manter de pé, em Feira de Santana, um festival que chama a atenção para além das fronteiras baianas. São mais de 30 atrações, de várias partes do Brasil, distribuídas em três dias no Ária Hall, o mais elegante e bem estruturado

Sticker Art em Feira de Santana: atenção para este movimento!

Tradicionalmente os artistas plásticos buscam a aceitação de suas obras por galerias de arte e museus para terem seu trabalho reconhecido e exposto. Com o surgimento da arte urbana essa lógica foi modificada, e muitos artistas contemporâneos dispensam a função do curador para suas artes, expondo no próprio espaço urbano, para os milhões de pessoas que utilizam as vias públicas – é o caso dos grafiteiros, por exemplo.

Entre as modalidades de arte urbana, está ganhando força o Sticker Art, que utiliza adesivos como material para a aplicação de desenhos e pinturas. A “brincadeira” começou em 1990, quando o norte americano Shepard Fairey começou a colar nos espaços públicos da Carolina do Sul a imagem estilizada do lutador André Roussinof, mais conhecido como Andre the Giant, a mensagem OBEY, que traduzido do inglês, significa “obedeça”.

O objetivo de Roussinof era fazer com que as pessoas refletissem acerca da sociedade vigente. A mensagem clara e direta, OBEY, utilizava um recurso próprio da publicidade e ao mesmo tempo ironizava uma sociedade marcada pelo consumo e obediência das leis. Nos dias que se seguiram, OBEY tornou-se o marco inicial da Sticker Art:

Obey - Stick Art

Se você nunca tinha visto “OBEY”, talvez reconheça a obra abaixo, chamada de Obama Hope (Obama Esperança) do mesmo autor, “fundador” da Sticker Art, que foi espalhada por várias cidades norte-americanas durante a campanha presidencial de Barack Obama:

"Hope"

No vídeo a seguir você pode compreender bem didaticamente o que é o Sticker Art:

 

Sticker Art em Feira de Santana

Em Feira essa expressão da arte urbana já tem representantes organizados, através do grupo “Cola Neles“, que se denominam como “um grupo de intervenção urbana que busca mudar a imagem da cidade com muita arte!”.

Cola Neles

À frente do grupo está o design e tatuador Lucas Got, de 18 anos, que começou a fazer Sticker Art porque não encontrava um jeito de seus desenhos serem vistos na cidade. Ele se relaciona com outros artistas de várias partes do mundo, trocando stickers e técnicas de trabalho. Aliás, essa é uma característica marcante dos Stickers: a utilização das mídias sociais para interagir e fazer com que sua obra seja exposta em outras cidades e países mesmo nunca tendo visitado o lugar.

Sticker Art em Feira de Santana.

Sticker Art em Feira de Santana. Foto: Grupo Cola Neles

Para conseguir adesivos, Lucas e seus colegas procuram a rebarba de gráficas locais, e aproveitam adesivos que seriam jogados no lixo para fazer arte.

Em uma das oportunidades em que o “Cola Neles” fazia colagens em Feira de Santana, um vendedor de pastel passou e, ao observar o trabalho dos artistas, pediu que fizessem algumas colagens em sua bicicleta (foto no topo deste artigo). Como se vê, além de tantas inovações, o Sticker tem também o potencial para ser itinerante.

Exposição Sticker Art em Feira

Sticker Art em Feira de Santana

Sticker Art em Feira de Santana. Foto: Grupo Cola Neles

Em novembro ocorrerá a primeira exposição Sticker em Feira de Santana, organizada pelo Cola Neles. Os interessados devem enviar seus stickers até o dia 01 de outubro para o seguinte endereço (veja o evento no Facebook):

Cola Neles

Rua Santa Cruz , 426
Bairro Jardim Cruzeiro
Feira de Santana-Ba
CEP 44024-422
Brasil

Para participar do grupo Cola Neles e obter mais informação sobre a prática de Sticker em Feira de Santana, basta acessar a página deles no Facebook, ou entrar em contato direto por telefone com Lucas Got, que administra um grupo no WhatsApp com interessados em Sticker Art na cidade. O número é o 75 – 8276-8982.

 


 

Para saber mais sobre Sticker veja outros vídeos do canal NAKDEZ, e este artigo publicado pela Escola de Belas Artes do Paraná.


Sobre o (a) autor (a):