Rio Jacuípe

Jogo de Nonô

O jogo de Nonô

“Tira a mão do ovo, Nonô!”, protesta Toinho Cabeção quando o coroa de 86 anos chega para almoçar. É assim todo início de mês: Nonô chega na lanchonete do Centro Mandacaru apoiando uma mão na bengala e a outra oscilando entre o bolso e algumas coçadinhas no meio da calça. Ele não terceiriza o saque da aposentadoria, tanto por vigilância orçamentária quanto por deleite ritualístico: após ir ao banco, compra os remédios do mês, apara o cabelo que lhe resta e arrisca tornar-se milionário nos seis números da mega. “Jogar na mega pra onde, Nonô? Vai gastar esse milhão com

Colbert e Targino

Targino e Colbert trocam farpas

Sem informação Após a população do Conjunto Viveiros realizar uma manifestação por conta da falta de médico no Posto de Saúde da localidade, o prefeito Colbert Martins disse o seguinte: “não tinha informação que o posto médico do Viveiros estava tanto tempo (cerca de sete meses) sem médico”. Targino cobra afastamento da Secretária de Saúde e do Procurador do município O Deputado Estadual Targino Machado (DEM), durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa da Bahia, nesta terça-feira, 21, cobrou do prefeito de Feira de Santana, o afastamento da Secretária Municipal de Saúde, Denise Mascarenhas, e do Procurador do município, Cleudson

Roberto Mendes

Roberto Mendes faz show na Cidade da Cultura

Um dos maiores artistas que a Bahia produziu estará em Feira de Santana na próxima quinta-feira: o cantor, compositor e ativista santamarense Roberto Mendes faz show na Cidade da Cultura, um dos principais espaços culturais de Feira de Santana. Mendes apresentará um show com tema caro a Feira de Santana: “A chula do Recôncavo com o Canto do Sertão”. Situada entre o Recôncavo e o Sertão, Feira tem a oportunidade de se reconhecer na apresentação de um notável defensor do Samba da Bahia, e do Samba antes do Samba, como ele diz, se referindo à Chula. Ele caracteriza a Chula

Os protestos em Feira de Santana

Os protestos em Feira de Santana

Os protestos em Feira de Santana Milhares de manifestantes foram às ruas do centro de Feira de Santana, protestar contra os cortes de verbas da educação, anunciados pelo MEC. Bolsonaro, Rui Costa e Colbert também foram alvos das críticas. Os três chefes do executivo estavam em viagem oficial Bolsonaro nos Estados Unidos, Rui, na China e Colbert, novamente, em Brasília, para tratar de diversos assuntos, dentre os quais o Hospital da Mulher, onde em menos de uma semana 03 bebês morreram devido à grande demanda e a falta de leitos nas maternidades do município. Professores da UEFS contra os cortes

Desemprego em Feira

Emprego formal se reduz no primeiro trimestre em Feira

No primeiro trimestre de 2019 o desemprego voltou a mostrar as suas garras aqui na Feira de Santana. Foram, no saldo, 480 empregos a menos, no saldo entre admissões (8,7 mil) e demissões (9,1 mil). Os mais penalizados foram os comerciários: no saldo, enxugaram-se 162 oportunidades para esses profissionais. Alguém mais otimista pode enxergar, aí, aquele movimento natural de dispensa do excedente que foi contratado para as festas de final de ano. O preocupante, porém, é que a redução de empregos alcançou atividades que não se relacionam diretamente ao vaivém natural do comércio. É o caso da construção civil, que

Sticker Art em Feira de Santana: atenção para este movimento!

Tradicionalmente os artistas plásticos buscam a aceitação de suas obras por galerias de arte e museus para terem seu trabalho reconhecido e exposto. Com o surgimento da arte urbana essa lógica foi modificada, e muitos artistas contemporâneos dispensam a função do curador para suas artes, expondo no próprio espaço urbano, para os milhões de pessoas que utilizam as vias públicas – é o caso dos grafiteiros, por exemplo.

Entre as modalidades de arte urbana, está ganhando força o Sticker Art, que utiliza adesivos como material para a aplicação de desenhos e pinturas. A “brincadeira” começou em 1990, quando o norte americano Shepard Fairey começou a colar nos espaços públicos da Carolina do Sul a imagem estilizada do lutador André Roussinof, mais conhecido como Andre the Giant, a mensagem OBEY, que traduzido do inglês, significa “obedeça”.

O objetivo de Roussinof era fazer com que as pessoas refletissem acerca da sociedade vigente. A mensagem clara e direta, OBEY, utilizava um recurso próprio da publicidade e ao mesmo tempo ironizava uma sociedade marcada pelo consumo e obediência das leis. Nos dias que se seguiram, OBEY tornou-se o marco inicial da Sticker Art:

Obey - Stick Art

Se você nunca tinha visto “OBEY”, talvez reconheça a obra abaixo, chamada de Obama Hope (Obama Esperança) do mesmo autor, “fundador” da Sticker Art, que foi espalhada por várias cidades norte-americanas durante a campanha presidencial de Barack Obama:

"Hope"

No vídeo a seguir você pode compreender bem didaticamente o que é o Sticker Art:

 

Sticker Art em Feira de Santana

Em Feira essa expressão da arte urbana já tem representantes organizados, através do grupo “Cola Neles“, que se denominam como “um grupo de intervenção urbana que busca mudar a imagem da cidade com muita arte!”.

Cola Neles

À frente do grupo está o design e tatuador Lucas Got, de 18 anos, que começou a fazer Sticker Art porque não encontrava um jeito de seus desenhos serem vistos na cidade. Ele se relaciona com outros artistas de várias partes do mundo, trocando stickers e técnicas de trabalho. Aliás, essa é uma característica marcante dos Stickers: a utilização das mídias sociais para interagir e fazer com que sua obra seja exposta em outras cidades e países mesmo nunca tendo visitado o lugar.

Sticker Art em Feira de Santana.

Sticker Art em Feira de Santana. Foto: Grupo Cola Neles

Para conseguir adesivos, Lucas e seus colegas procuram a rebarba de gráficas locais, e aproveitam adesivos que seriam jogados no lixo para fazer arte.

Em uma das oportunidades em que o “Cola Neles” fazia colagens em Feira de Santana, um vendedor de pastel passou e, ao observar o trabalho dos artistas, pediu que fizessem algumas colagens em sua bicicleta (foto no topo deste artigo). Como se vê, além de tantas inovações, o Sticker tem também o potencial para ser itinerante.

Exposição Sticker Art em Feira

Sticker Art em Feira de Santana

Sticker Art em Feira de Santana. Foto: Grupo Cola Neles

Em novembro ocorrerá a primeira exposição Sticker em Feira de Santana, organizada pelo Cola Neles. Os interessados devem enviar seus stickers até o dia 01 de outubro para o seguinte endereço (veja o evento no Facebook):

Cola Neles

Rua Santa Cruz , 426
Bairro Jardim Cruzeiro
Feira de Santana-Ba
CEP 44024-422
Brasil

Para participar do grupo Cola Neles e obter mais informação sobre a prática de Sticker em Feira de Santana, basta acessar a página deles no Facebook, ou entrar em contato direto por telefone com Lucas Got, que administra um grupo no WhatsApp com interessados em Sticker Art na cidade. O número é o 75 – 8276-8982.

 


 

Para saber mais sobre Sticker veja outros vídeos do canal NAKDEZ, e este artigo publicado pela Escola de Belas Artes do Paraná.


Sobre o (a) autor (a):