As Feiras de Feira de Santana

Roça Sound

Roça Sound expõe a Feira de Santana clandestina

Saiu o novo clipe do Roça Sound, uma interpretação audiovisual apurada da música “Verde e Cinza”, que compõe o álbum “Tabaréu Moderno”, o mais recente do grupo. A música e o clipe integram uma das mais importantes obras contemporâneas de interpretação de Feira de Santana e sua cultura. “Verde e Cinza”, já no título, denuncia essa cidade contraditória, que vive entre uma tradição rural, feirante, e uma sanha modernizante expressa nas obras cheias de concreto e vazias de humanidade. Mas não para por aí, afinal, Clóvis Ramaiana já notou e denunciou isso há muito. A canção expõe a visceral clandestinidade

Cooperativas em Feira de Santana

Cooperativas com os dias contados em Feira de Santana

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e o Ministério Público da Bahia (MP-BA) exigiram que a Prefeitura Municipal de Feira de Santana não faça mais contratações de servidores através de cooperativas. Novas Contratações Colbert Martins disse ao Acorda Cidade que as contratações só poderão ocorrer via Organização Social (OS), seleção pública (Reda) ou concurso público. Ao atender essa recomendação, é provável que aumente o número de processos seletivos para contrações temporárias. Fim das indicações políticas Infelizmente, com o fim das contratações via cooperativas, não é certo de que acabem também as indicações políticas. A contratação de Organização Social permite

Vai ter Feira Noise Festival em 2020

O Feira Coletivo Cultural e a Banana Atômica realizaram no último final de semana, em Feira de Santana (BA), uma edição histórica em comemoração aos 10 anos de existência do Feira Noise Festival. O evento aconteceu entre os dias 22 a 24, no Ária Hall, reforçando sua importância para a consolidação da cena local, além de manter Feira de Santana na rota de circulação de bandas e artistas independentes. Ao todo, 33 atrações se revezaram entre os palcos Banana Atômica e Budweiser, sendo 13 delas de Feira de Santana. Importantes nomes da música brasileira contemporânea como Supercombo, Francisco El Hombre, Black Pantera, Potyguara Bardo,

O fenômeno flamenguista em Feira de Santana

Na manhã dessa segunda-feira, a Praça da Bandeira foi a arena onde se discutiu sobre o mais importante e popular time de futebol brasileiro. — É óbvio que o Bahia é de mais importância. O Brasil nasceu onde? Se é aqui o início do Brasil, o Bahia é o time do nosso povo, defendia Papinho, torcedor patológico do Bahia. — O Flamengo, companheiro, é o time das massas, o time rubro, castanho, caboclo, representando os índios, e negro, quilombola, africano, representando o povo escravizado, proclamava Seu Teófilo, tomando caldo de cana para curar a ressaca da comemoração dos dois títulos

Roça Sound

“Tabaréu Moderno”, o novo álbum do Roça Sound

“Tabaréu Moderno” é o terceiro disco do grupo Roça Sound. Lançado no último dia 15 de novembro, o novo álbum estava sendo esperado pelo público que acompanha o trabalho dos feirenses desde “Você Aguenta Quantos Rounds?”, de 2014. Formado por NickAmaro (DJ/ MC), Paulo Bala (MC), Dom Maths (MC) e o dançarino Edy Murphy, o Roça Sound explora sonoridades que vão desde a Cultura Nordestina, Rap, Dembow, Reggae, e o DanceHall, tendo o suingue como sua marca principal. Em “Tabaréu Moderno”, trazem nove faixas autorais e inéditas, com as participações da Orquestra Reggae de Cachoeira, Quixabeira da Matinha, Bel da

O cenário do Skate em Feira de Santana

No dia 19 de junho ocorreu a segunda edição do Go Skate Day Fsa, um evento em referência ao dia mundial do skate – que foi comemorado no dia 21/06. O evento reuniu cerca de 600 skatistas, além de simpatizantes, apoiadores e praticantes de outros esportes.

O dia mundial do Skate foi criado em 2004 pela IASC (International Association of Skateboards Companies) e já é celebrado em mais de 10 países. Em Feira de Santana o maior objetivo é fortalecer o cenário skateboarding por aqui: “o propósito do evento é fortalecer cada vez mais a cena do esporte na cidade, pois através dos diversos eventos que estão sendo promovidos, o skate e outros esportes radicais estão cada vez mais fortes”, nos contou Leandro Souza, organizador do Go Skate.

O skate em Feira de Santana

O Skate em Feira de Santana

O skate é um dos esportes mais praticados no mundo, e o sétimo mais praticado no Brasil. Em Feira a modalidade tem se mostrado bastante promissora. Skatistas como Jailson Santana, Enio Gomes, Thiago Nunes e Junior Huston carregam o nome de Feira por diversos campeonatos, inclusive algumas disputas de nível nacional.

Se houvesse um santuário do esporte na cidade, este seria a pista da Praça de Alimentação Gilson Pedreira, na Avenida Getúlio Vargas. Mas, segundo os próprios skatistas, a pista está muito aquém da qualidade de uma pista profissional, o que dificulta a consolidação do esporte no município.

As dificuldades acerca do cenário skateboarding feirense obrigam os skatistas a fazerem manobras dentro e fora das pistas. Os empecilhos vão desde a falta de uma pista adequada para a formação de esportistas de alto rendimento, até o preconceito e a falta de grandes patrocinadores que invistam no esporte. Algumas empresas e amigos sensibilizados com a causa contribuem no que podem para que a modalidade se mantenha viva e operante.

Perguntado sobre o cenário skateboarding na cidade, Leandro diz: “Sem dúvida nenhuma a realidade de hoje é o crescimento, Feira tem verdadeiros guerreiros e muitos bons atletas de nível internacional. Sem o apoio necessário e sem uma pista profissional já somos quatro vezes campeões baianos de skate. O skate ainda vai movimentar um mercado muito grande aqui na cidade, com grandes campeonatos, atletas se profissionalizando, vivendo do skate e o mais importante, praticantes utilizando o skate como uma poderosa ferramenta de transformação de vida”.

O Movimento #queremosoutrapista

O Skate em Feira

O “#queremosoutrapista” surgiu através de uma viagem de Leandro Santos, idealizador do movimento e um dos organizadores do Go Skate Day, à cidade de Santos (SP). Lá ele pôde observar a aplicação de toda uma política de investimentos públicos e privados em prol do skate.

A partir do que foi observado durante a viagem a Santos, foi criado um grupo no Facebook, que hoje reúne mais de 4.500 membros, mobilizados em prol da construção de uma pista profissional e da promoção de políticas que possibilitem um suporte maior para os praticantes do esporte em Feira de Santana.

As reuniões com o Poder Público e o projeto do Skate Park

Reunião com o Prefeito José Ronaldo

Em 2015 o Movimento teve sua primeira reunião oficial, com a presença dos secretários municipais Ildes Ferreira, Rafael Cordeiro e Carlos Brito, que ouviram as reivindicações dos atletas e propuseram soluções para a demanda.

Posteriormente, houve um encontro com o Prefeito José Ronaldo de Carvalho, onde se discutiu a construção de um Skate Park na cidade. Na reunião esteve presente o Engenheiro Ernesto Belote, especialista na construção de pistas de skates, sugerindo o Parque da Cidade para o local da nova pista. O Prefeito firmou o compromisso pela construção do Skate Park, mas, segundo membros do Movimento, alguns trâmites legais necessários, no processo licitatório, para a construção do equipamento estão impedindo o andamento do projeto.

Acesse o Grupo que reivindica no Facebook outra pista de skate na cidade!

Tags:

Sobre o (a) autor (a):