As Feiras de Feira de Santana

Contratação sem licitação

Prefeitura contrata empresa sem licitação por quase R$ 16 milhões

A Prefeitura Municipal de Feira de Santana contratou a IMAP (Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Mutuípe), para prestar serviços profissionais na área de saúde para atender as unidades da rede própria do município. Dispensa de licitação A  IMAP foi contratada de forma emergencial por R$ 15.950.673,16 (quinze milhões, novecentos e cinquenta mil, seiscentos e setenta e três reais e dezesseis centavos). A assinatura do contrato ocorreu no dia 29 de agosto e seu extrato foi publicado no Diário Oficial Eletrônico do Município nesta quinta-feira, 12. Justiça determinou a contratação de concursados Em janeiro de 2019, o

3 Peças de Teatro em setembro

3 peças teatrais imperdíveis que estarão em Feira em setembro

A cena teatral em Feira de Santana é intensa e fértil, com a produção de muitos espetáculos de repercussão e visibilidade nacional, além da recepção de peças de outras partes do país que encontram na cidade acolhimento para suas apresentações. Só para tomar um exemplo, em Feira ocorre um dos maiores festivais de teatro infantil do Brasil – o FENATIFS, que já está organizando sua 12ª edição para 2019. Nesse mês de setembro de 2019, o feirense terá a oportunidade de preencher sua programação com três espetáculos de muita qualidade, abordando a vida de figuras de relevância histórica: a pintora

Augusto Aras e Feira de Santana

A relação do Procurador de Bolsonaro com Feira de Santana

Quem acompanha o noticiário político nacional tem visto o debate em torno da indicação de Antônio Augusto Brandão de Aras para o cargo de Procurador Geral da República, feita pelo presidente Jair Bolsonaro. O que poucos feirenses sabem, entretanto, é que Augusto Aras tem íntima relação com Feira de Santana. Augusto é filho do ex-vereador Roque Aras, que exerceu o mandato na Câmara Municipal feirense entre 1971 e 1975 pelo MDB – partido que fazia oposição ao Regime Militar à época. Roque Aras foi também Deputado Estadual (1975-1979) e Deputado Federal (1979-1983). De acordo com o jornalista Dimas Oliveira, Augusto

Podcast para quem merece

O irreverente “Podcast para quem merece”

É crescente a quantidade de pessoas que consome conteúdo em áudio, no Brasil e no exterior. Dos áudiolivros aos podcasts, muitos usuários aproveitam os momentos de ócio em filas, no transporte ou mesmo nas tarefas domésticas para ouvir notícias, debates, aulas etc. A Rede Globo, por exemplo, percebeu a tendência, e lançou recentemente vários podcasts para sua audiência. Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde o usuário quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio,

Escola Municipal Maria Andiara Silva Souza

A (falta de) estrutura de uma escola em Jaguara

A diretora da APLB/Feira, professora Marlede Oliveira, visitou na última quarta-feira (4), a Escola Municipal Maria Andiara Silva Souza que fica localizada no Povoado da Barra no Distrito de Jaguara. Na escola foi constatado que: A Escola funciona com apenas duas salas de aula e uma professora para lecionar Infantil, 1° ano, 2° ano, 3° ano, 4º ano e o 5° ano; A professora não tem Reserva de 1/3 da Carga Horária; A Escola não tem Internet nem Coordenador Pedagógico. Metas do IDEB Desde 2011, Feira não atinge as metas do Ideb para os anos iniciais do Ensino Fundamental. O

O cenário do Skate em Feira de Santana

No dia 19 de junho ocorreu a segunda edição do Go Skate Day Fsa, um evento em referência ao dia mundial do skate – que foi comemorado no dia 21/06. O evento reuniu cerca de 600 skatistas, além de simpatizantes, apoiadores e praticantes de outros esportes.

O dia mundial do Skate foi criado em 2004 pela IASC (International Association of Skateboards Companies) e já é celebrado em mais de 10 países. Em Feira de Santana o maior objetivo é fortalecer o cenário skateboarding por aqui: “o propósito do evento é fortalecer cada vez mais a cena do esporte na cidade, pois através dos diversos eventos que estão sendo promovidos, o skate e outros esportes radicais estão cada vez mais fortes”, nos contou Leandro Souza, organizador do Go Skate.

O skate em Feira de Santana

O Skate em Feira de Santana

O skate é um dos esportes mais praticados no mundo, e o sétimo mais praticado no Brasil. Em Feira a modalidade tem se mostrado bastante promissora. Skatistas como Jailson Santana, Enio Gomes, Thiago Nunes e Junior Huston carregam o nome de Feira por diversos campeonatos, inclusive algumas disputas de nível nacional.

Se houvesse um santuário do esporte na cidade, este seria a pista da Praça de Alimentação Gilson Pedreira, na Avenida Getúlio Vargas. Mas, segundo os próprios skatistas, a pista está muito aquém da qualidade de uma pista profissional, o que dificulta a consolidação do esporte no município.

As dificuldades acerca do cenário skateboarding feirense obrigam os skatistas a fazerem manobras dentro e fora das pistas. Os empecilhos vão desde a falta de uma pista adequada para a formação de esportistas de alto rendimento, até o preconceito e a falta de grandes patrocinadores que invistam no esporte. Algumas empresas e amigos sensibilizados com a causa contribuem no que podem para que a modalidade se mantenha viva e operante.

Perguntado sobre o cenário skateboarding na cidade, Leandro diz: “Sem dúvida nenhuma a realidade de hoje é o crescimento, Feira tem verdadeiros guerreiros e muitos bons atletas de nível internacional. Sem o apoio necessário e sem uma pista profissional já somos quatro vezes campeões baianos de skate. O skate ainda vai movimentar um mercado muito grande aqui na cidade, com grandes campeonatos, atletas se profissionalizando, vivendo do skate e o mais importante, praticantes utilizando o skate como uma poderosa ferramenta de transformação de vida”.

O Movimento #queremosoutrapista

O Skate em Feira

O “#queremosoutrapista” surgiu através de uma viagem de Leandro Santos, idealizador do movimento e um dos organizadores do Go Skate Day, à cidade de Santos (SP). Lá ele pôde observar a aplicação de toda uma política de investimentos públicos e privados em prol do skate.

A partir do que foi observado durante a viagem a Santos, foi criado um grupo no Facebook, que hoje reúne mais de 4.500 membros, mobilizados em prol da construção de uma pista profissional e da promoção de políticas que possibilitem um suporte maior para os praticantes do esporte em Feira de Santana.

As reuniões com o Poder Público e o projeto do Skate Park

Reunião com o Prefeito José Ronaldo

Em 2015 o Movimento teve sua primeira reunião oficial, com a presença dos secretários municipais Ildes Ferreira, Rafael Cordeiro e Carlos Brito, que ouviram as reivindicações dos atletas e propuseram soluções para a demanda.

Posteriormente, houve um encontro com o Prefeito José Ronaldo de Carvalho, onde se discutiu a construção de um Skate Park na cidade. Na reunião esteve presente o Engenheiro Ernesto Belote, especialista na construção de pistas de skates, sugerindo o Parque da Cidade para o local da nova pista. O Prefeito firmou o compromisso pela construção do Skate Park, mas, segundo membros do Movimento, alguns trâmites legais necessários, no processo licitatório, para a construção do equipamento estão impedindo o andamento do projeto.

Acesse o Grupo que reivindica no Facebook outra pista de skate na cidade!

Tags:

Sobre o (a) autor (a):