As Feiras de Feira de Santana

Feirense no São João

Feirense improvisou para lucrar com festejos juninos

Foi grande a luta do feirense desempregado para garantir uns trocados no aguardado recesso junino. O movimento nos dias que antecederam os festejos foi vertiginoso. Quem prestou atenção viu de tudo: enxames de homens, mulheres, idosos, adolescentes, até crianças – quase todos, invariavelmente, negros ou pardos – se esforçando para vender qualquer coisa em qualquer lugar. As opções foram vastas: o milho assado, vermelho e fumegante nos fogareiros; licores multicoloridos sobre bancas engenhosas; montes imensos de amendoim caprichosamente equilibrados sobre carrinhos de mão; os fogos que fazem a alegria de crianças e adultos e que tornam belas as noites juninas;

Marcas de Feira

Marcas de Feira

Um dia desses, meu colega de faculdade apareceu com uma tatuagem nova lá na sala e a gente começou a viajar no desenho. Os traços eram estranhamente familiares. Mas nada de absurdo uma tattoo ser repetida por aí. A questão é que a tatuagem trazia uma sensação de pertencimento. Como se a visse diariamente em lugares muito próximos. Então percebi de onde vinha a sensação. Do Viaduto da João Durval. Mais especificamente de um grafite feito por um artista da terra: Kbça. O grafiteiro e tatuador reproduziu seus traços expostos nas ruas de Feira na pele do meu colega, e

Santini & Trio

Grupo feirense Santini & Trio se apresentará em Portugal

Os artistas de Feira de Santana continuam viajando pelo mundo para levar nossa música para outros continentes, depois do grupo Quixabeira da Matinha, Africania, Dionorina e da dupla Don Guto e Ícaro Oliveira, agora é a vez do grupo Santini & Trio embarcar para apresentações no exterior. O guitarrista e compositor Rony Santini, o contrabaixista Anderson Silva, o multi-instrumentista Rogério Ferrer e o baterista Flaviano Gallo estarão em Portugal de 30 de junho a 10 de julho mostrando o melhor da nossa música instrumental, juntamente com a produtora cultural Micheline Castro. Vencedores em 2017 do Prêmio Caymmi, um dos mais

Porque eu te amei

O que ‘Porque eu te amei’ tem a falar sobre Feira?

Já passado alguns meses do lançamento do filme feirense de Tiago Rocha, que gerou assunto durante um bom tempo e lotou praticamente todas as sessões enquanto esteve em exibição, o longa, embora já fora dos cinemas, ainda tem muito que falar. E não me refiro exclusivamente aos temas abordados no enredo. Como violência doméstica, abuso, estupro etc. Mas, também, sobre o nosso olhar sobre Feira. Porque eu te amei é uma espécie de grito da classe artística feirense. Uma produção independente, envolvendo profissionais e entusiastas da cidade, lançada por aqui de maneira honrada e reconhecida – principalmente por quem duvidou.

Irving São Paulo

O ator feirense Irving São Paulo

Provavelmente você conhece o rosto do ator Irving São Paulo, filho de um histórico cineasta brasileiro, Olney São Paulo. Irving, nascido em Feira de Santana, estrelou grandes novelas brasileiras, a exemplo de “Bebê a bordo”, “Mulheres de Areia”, “A Viagem” e “Torre de Babel”. Irving nasceu em 26 de outubro de 1964, em Feira, onde iniciou a atuar em peças de teatro. Faleceu precocemente, aos 41 anos de idade, vítima de pancreatite necro-hemorrágica. Recentemente o Vídeo Show dedicou uma edição do quadro “Memória Nacional” ao ator feirense, mostrando sua trajetória e múltiplos talentos (em especial a música):   A seguir,

O cenário do Skate em Feira de Santana

No dia 19 de junho ocorreu a segunda edição do Go Skate Day Fsa, um evento em referência ao dia mundial do skate – que foi comemorado no dia 21/06. O evento reuniu cerca de 600 skatistas, além de simpatizantes, apoiadores e praticantes de outros esportes.

O dia mundial do Skate foi criado em 2004 pela IASC (International Association of Skateboards Companies) e já é celebrado em mais de 10 países. Em Feira de Santana o maior objetivo é fortalecer o cenário skateboarding por aqui: “o propósito do evento é fortalecer cada vez mais a cena do esporte na cidade, pois através dos diversos eventos que estão sendo promovidos, o skate e outros esportes radicais estão cada vez mais fortes”, nos contou Leandro Souza, organizador do Go Skate.

O skate em Feira de Santana

O Skate em Feira de Santana

O skate é um dos esportes mais praticados no mundo, e o sétimo mais praticado no Brasil. Em Feira a modalidade tem se mostrado bastante promissora. Skatistas como Jailson Santana, Enio Gomes, Thiago Nunes e Junior Huston carregam o nome de Feira por diversos campeonatos, inclusive algumas disputas de nível nacional.

Se houvesse um santuário do esporte na cidade, este seria a pista da Praça de Alimentação Gilson Pedreira, na Avenida Getúlio Vargas. Mas, segundo os próprios skatistas, a pista está muito aquém da qualidade de uma pista profissional, o que dificulta a consolidação do esporte no município.

As dificuldades acerca do cenário skateboarding feirense obrigam os skatistas a fazerem manobras dentro e fora das pistas. Os empecilhos vão desde a falta de uma pista adequada para a formação de esportistas de alto rendimento, até o preconceito e a falta de grandes patrocinadores que invistam no esporte. Algumas empresas e amigos sensibilizados com a causa contribuem no que podem para que a modalidade se mantenha viva e operante.

Perguntado sobre o cenário skateboarding na cidade, Leandro diz: “Sem dúvida nenhuma a realidade de hoje é o crescimento, Feira tem verdadeiros guerreiros e muitos bons atletas de nível internacional. Sem o apoio necessário e sem uma pista profissional já somos quatro vezes campeões baianos de skate. O skate ainda vai movimentar um mercado muito grande aqui na cidade, com grandes campeonatos, atletas se profissionalizando, vivendo do skate e o mais importante, praticantes utilizando o skate como uma poderosa ferramenta de transformação de vida”.

O Movimento #queremosoutrapista

O Skate em Feira

O “#queremosoutrapista” surgiu através de uma viagem de Leandro Santos, idealizador do movimento e um dos organizadores do Go Skate Day, à cidade de Santos (SP). Lá ele pôde observar a aplicação de toda uma política de investimentos públicos e privados em prol do skate.

A partir do que foi observado durante a viagem a Santos, foi criado um grupo no Facebook, que hoje reúne mais de 4.500 membros, mobilizados em prol da construção de uma pista profissional e da promoção de políticas que possibilitem um suporte maior para os praticantes do esporte em Feira de Santana.

As reuniões com o Poder Público e o projeto do Skate Park

Reunião com o Prefeito José Ronaldo

Em 2015 o Movimento teve sua primeira reunião oficial, com a presença dos secretários municipais Ildes Ferreira, Rafael Cordeiro e Carlos Brito, que ouviram as reivindicações dos atletas e propuseram soluções para a demanda.

Posteriormente, houve um encontro com o Prefeito José Ronaldo de Carvalho, onde se discutiu a construção de um Skate Park na cidade. Na reunião esteve presente o Engenheiro Ernesto Belote, especialista na construção de pistas de skates, sugerindo o Parque da Cidade para o local da nova pista. O Prefeito firmou o compromisso pela construção do Skate Park, mas, segundo membros do Movimento, alguns trâmites legais necessários, no processo licitatório, para a construção do equipamento estão impedindo o andamento do projeto.

Acesse o Grupo que reivindica no Facebook outra pista de skate na cidade!

Tags:

Sobre o (a) autor (a):