As Feiras de Feira de Santana

Fotógrafas feirenses

3 mulheres fotógrafas feirenses que você precisa conhecer

O Brasil é o país onde uma mulher é vítima de estupro a cada 9 minutos. A cada 2 minutos uma mulher registra um caso de agressão tipificado na Lei Maria da Penha. Na política, a representatividade das mulheres brasileiras é ínfima: apenas 11,2% dos cargos parlamentares são ocupados por mulheres. No Afeganistão, a taxa é de 27,4%. Apenas esses dados são suficientes para afirmar que vivemos em uma sociedade machista, que reserva às mulheres um lugar marginal em seus diversos setores. Se considerarmos os estereótipos e as construções simbólicas em torno da mulher, e de seu corpo, teremos uma

O melodrama do BRT de Feira

O melodrama do BRT de Feira

Em discurso na Câmara Municipal de Feira de Santana, na manhã da última terça-feira (20), o vereador Roberto Tourinho (PV), disse que o BRT ganhou mais um novo capítulo. “O capítulo do melodrama BRT, que mais se parece com novelas mexicanas que se começa mais não sabe-se como termina”. Recuperação Judicial A Via Engenharia, responsável pelas obras do BRT, entrou com pedido de recuperação judicial em agosto de 2019. Mas não é apenas a Via que entrou com esse pedido. A empresa de ônibus São João, uma das empresas que vai operar o Sistema, já havia entrado com o pedido

10 bares com música ao vivo em Feira de Santana

10 bares para curtir música ao vivo em Feira de Santana

Em Feira de Santana circula o mito de que “não há nada para fazer” na cidade. Por isso costumamos trazer dicas e sugestões de atividades artístico-culturais que demonstram justamente o contrário: Feira é uma cidade intensa, com variada agenda cultural, principalmente nos finais de semana. Neste post trazemos a sugestão de 10 bares com música ao vivo em Feira de Santana, uma lista introdutória, que está muito longe de demarcar todas as possibilidades e opções musicais da cidade. Num levantamento modesto, podemos afirmar que Feira de Santana tem mais de 50 shows musicais por semana. Selecionamos apenas os bares que

Centro de Abastecimento de Feira de Santana

O Centro de Abastecimento vai ser privatizado?

De acordo com o líder do governo na Câmara Municipal, vereador Marcos Lima (Patriota), vários empresários querem administrar o Centro de Abastecimento de Feira de Santana. A informação foi repassada durante a sessão desta terça-feira (13), na Casa da Cidadania, ao responder acusações do vereador Roberto Tourinho.   Abandonado Tourinho disse que a situação do Centro de Abastecimento é de abandono, e elencou os seguintes problemas: lixo, mau cheiro, escuridão, tráfico de drogas, prostituição, lama e até homicídios ocorrem no local. Cheiro de Privatização De acordo com Tourinho, o poder público municipal não faz absolutamente nada, diante de tantos problemas:

Cantoras negras feirenses

Cantoras negras são destaque na música de Feira de Santana

Um olhar cuidadoso sobre as expressões musicais em Feira de Santana torna obrigatório reconhecer o fundamental protagonismo das mulheres em nossa música. Para começar, Feira de Santana é uma das poucas cidades do Brasil que tem seu hino composto por uma mulher: Georgina Erismann, no início do século XX, fez o “Hino a Feira”, numa época em que a mulher sequer tinha direito a voto. Uma das mais tradicionais expressões culturais de Feira de Santana, reconhecida internacionalmente, é capitaneada por uma mulher: Dona Chica do Pandeiro é a matriarca da Quixabeira da Matinha, exercendo um papel de liderança que remonta

A prática do Rugby em Feira de Santana

Uma lenda bem difundida diz que o Rugby surgiu de uma jogada irregular do futebol, na qual um jogador do colégio de Rugby (situado na cidade inglesa com o mesmo nome), de nome William Webb Ellis, teria pego a bola do jogo com as mãos e seguido com ela até a linha de fundo adversária, em 1823. Além disso, sabe-se que várias formas de jogo com bola existiram pela Europa no século XIX, e que tanto o Rugby Football (o rugby atual) quanto o Football Association (o futebol atual) tiveram caminhos correlatos, sendo, portanto, dissidências de uma mesma forma de jogar futebol.

Segundo estudiosos do esporte, o inglês Charles Miller, ao trazer o futebol para o Brasil, também trouxe o Rugby, embora este último não tenha se popularizado no país como o futebol. Em 2016, o Rugby voltou a ser modalidade olímpica, para alegria dos mais de 300 equipes existentes no Brasil (na Bahia, são 8 equipes).

Veja a seguir um vídeo bem didático sobre o funcionamento do Rugby:

 

O Feira de Santana Rugby

Feira de Santana Rugby

Serginho Braz, natural de Santo André-SP, é o responsável por trazer o Rugby a Feira de Santana. Ele fundou a Associação Feira de Santana Rugby, que desde 2015 vem realizando atividades que relacionam a prática do Rugby a elementos sociais e ambientais.

“Mediante as pesquisas que fiz, vi que em Feira de Santana caberia muito bem uma equipe de Rugby, por ter faculdades, que tem a facilidade de conhecer o esporte. O Rugby universitário é muito forte no Brasil”. Ele lembra que o Rugby é o segundo esporte coletivo mais praticado em todo o mundo (ficando atrás apenas do futebol), e que uma equipe está sendo formada no município: “Vamos pensar em participar de competições estaduais e nacionais lá para 2018”, diz ele.

O Feira de Santana Rugby atua a partir de parcerias com organizações privadas, que colaboram com as atividades do projeto, como palestras e workshops com crianças de escolas públicas e privadas. Segundo Serginho, o esporte desenvolve os valores do trabalho em equipe, integração social, desenvolvimento de habilidades cognitivas e não cognitivas.

Como treinar Rugby em Feira de Santana

Feira de Santana Rugby

As atividades do Feira de Santana Rugby são completamente gratuitas, e tem como local de treinos a Arena Cecilhão (antigo campo do Boca Juniors), no Bairro Papagaio.

Veja a tabela de horários:

Terças – 16h30 às 18h30

Quintas – 22h às 00h

Sábados – 7h às 9h

São admitidos meninos e meninas de 5 a 15 anos e adultos, homens e mulheres, de qualquer idade (a partir dos 16 anos).

Para mais informações, basta enviar email para contato@feiradesantanarugby.com.br ou acessar a página do Feira de Santana Rugby no Facebook.


Sobre o (a) autor (a):