Uma lenda bem difundida diz que o Rugby surgiu de uma jogada irregular do futebol, na qual um jogador do colégio de Rugby (situado na cidade inglesa com o mesmo nome), de nome William Webb Ellis, teria pego a bola do jogo com as mãos e seguido com ela até a linha de fundo adversária, em 1823. Além disso, sabe-se que várias formas de jogo com bola existiram pela Europa no século XIX, e que tanto o Rugby Football (o rugby atual) quanto o Football Association (o futebol atual) tiveram caminhos correlatos, sendo, portanto, dissidências de uma mesma forma de jogar futebol.

Segundo estudiosos do esporte, o inglês Charles Miller, ao trazer o futebol para o Brasil, também trouxe o Rugby, embora este último não tenha se popularizado no país como o futebol. Em 2016, o Rugby voltou a ser modalidade olímpica, para alegria dos mais de 300 equipes existentes no Brasil (na Bahia, são 8 equipes).

Veja a seguir um vídeo bem didático sobre o funcionamento do Rugby:

 

O Feira de Santana Rugby

Feira de Santana Rugby

Serginho Braz, natural de Santo André-SP, é o responsável por trazer o Rugby a Feira de Santana. Ele fundou a Associação Feira de Santana Rugby, que desde 2015 vem realizando atividades que relacionam a prática do Rugby a elementos sociais e ambientais.

“Mediante as pesquisas que fiz, vi que em Feira de Santana caberia muito bem uma equipe de Rugby, por ter faculdades, que tem a facilidade de conhecer o esporte. O Rugby universitário é muito forte no Brasil”. Ele lembra que o Rugby é o segundo esporte coletivo mais praticado em todo o mundo (ficando atrás apenas do futebol), e que uma equipe está sendo formada no município: “Vamos pensar em participar de competições estaduais e nacionais lá para 2018”, diz ele.

O Feira de Santana Rugby atua a partir de parcerias com organizações privadas, que colaboram com as atividades do projeto, como palestras e workshops com crianças de escolas públicas e privadas. Segundo Serginho, o esporte desenvolve os valores do trabalho em equipe, integração social, desenvolvimento de habilidades cognitivas e não cognitivas.

Como treinar Rugby em Feira de Santana

Feira de Santana Rugby

As atividades do Feira de Santana Rugby são completamente gratuitas, e tem como local de treinos a Arena Cecilhão (antigo campo do Boca Juniors), no Bairro Papagaio.

Veja a tabela de horários:

Terças – 16h30 às 18h30

Quintas – 22h às 00h

Sábados – 7h às 9h

São admitidos meninos e meninas de 5 a 15 anos e adultos, homens e mulheres, de qualquer idade (a partir dos 16 anos).

Para mais informações, basta enviar email para contato@feiradesantanarugby.com.br ou acessar a página do Feira de Santana Rugby no Facebook.

Publicado por Redação

Publicações feitas pela Redação do Feirenses foram construídas colaborativamente, fundindo estilos, visões e informações de várias fontes.