As Feiras de Feira de Santana

Centro de Abastecimento de Feira de Santana

O Centro de Abastecimento vai ser privatizado?

De acordo com o líder do governo na Câmara Municipal, vereador Marcos Lima (Patriota), vários empresários querem administrar o Centro de Abastecimento de Feira de Santana. A informação foi repassada durante a sessão desta terça-feira (13), na Casa da Cidadania, ao responder acusações do vereador Roberto Tourinho.   Abandonado Tourinho disse que a situação do Centro de Abastecimento é de abandono, e elencou os seguintes problemas: lixo, mau cheiro, escuridão, tráfico de drogas, prostituição, lama e até homicídios ocorrem no local. Cheiro de Privatização De acordo com Tourinho, o poder público municipal não faz absolutamente nada, diante de tantos problemas:

Cantoras negras feirenses

Cantoras negras são destaque na música de Feira de Santana

Um olhar cuidadoso sobre as expressões musicais em Feira de Santana torna obrigatório reconhecer o fundamental protagonismo das mulheres em nossa música. Para começar, Feira de Santana é uma das poucas cidades do Brasil que tem seu hino composto por uma mulher: Georgina Erismann, no início do século XX, fez o “Hino a Feira”, numa época em que a mulher sequer tinha direito a voto. Uma das mais tradicionais expressões culturais de Feira de Santana, reconhecida internacionalmente, é capitaneada por uma mulher: Dona Chica do Pandeiro é a matriarca da Quixabeira da Matinha, exercendo um papel de liderança que remonta

OzÉbrios

Grupo feirense OzÉbrios estreia no projeto “Samba da Tarde”

Feira de Santana ganha, a partir deste sábado (10) mais um espaço de apreciação do samba: o Container Mall, com o projeto “Samba da Tarde”. Promovido pela Cervejaria Sertões, a iniciativa apresentará o grupo de samba OzÉbrios, comandado pelo cantor e compositor Rafael Damasceno. O projeto visar ocupar as tardes de sábado do Container Mall com o mais puro ritmo do samba raiz. O grupo OzÉbrios receberá convidados celebrando a junção do melhor do samba, dos sabores (dos petiscos) e das cervejas (artesanais), como elementos de entretenimento e opção de lazer na cidade. Além da Cervejaria Sertões, e o Container

Amanda Magalhães - The Voice - Feira

Amanda Magalhães, a feirense que está no The Voice Brasil 2019

Feira de Santana está mais uma vez no The Voice Brasil. Após o sucesso da feirense Paula Sanffer, que participou do programa global em 2015, e hoje é vocalista da Timbalada, é a vez da cantora Amanda Magalhães, que foi selecionada para o time da cantora IZA. Além de cantora, Amanda Magalhães é atriz (atuou no filme feirense “Porque eu te amei“), e desde cedo se dedicou ao serviço na Igreja por meio das artes. Participante do elenco de uma companhia de teatro musical cristã, a jovem de 25 anos se descobriu como cantora através dos personagens que interpretou ao

A Nova Lei feirense sobre apreensão de veículos

A Câmara Municipal de Feira de Santana promulgou nesta terça-feira, 06, a Lei Nº 346/2019, de autoria do vereador  Marcos Antonio dos Santos Lima, que dispõe sobre a apreensão de veículos automotores de duas e quatro rodas nas sextas-feiras, sábados, domingos, feriados e no último dia útil que anteceder a feriados em Feira de Santana. Nestes dias, a diária do pátio terá início no primeiro dia útil subsequente. Retirada de itens pessoais A lei ainda dispõe que ao proprietário(a) do veículo automotor comprovado com documento de identificação oficial com foto será permitido retirar os itens pessoais a qualquer momento após

A Rede Sustentabilidade em Feira de Santana

As eleições de 2014 foram marcadas pelo trágico acidente do então candidato à Presidência da República, Eduardo Campos (PSB-PE), morto na queda do avião que utilizava nas atividades da campanha eleitoral. Com a morte de Eduardo, a vice da chapa assumiu a candidatura, Marina Silva, Ex-Ministra do Meio Ambiente e Ex-Senadora pelo Acre. Antes das eleições, e antes de anunciar a aliança com Eduardo Campos, Marina tentou, sem sucesso, fundar a Rede Sustentabilidade, partido que só foi formalizado em setembro de 2015, embora tenha sido concebido ideologicamente em 2013, ano em que ocorreram as primeiras manifestações de rua recentes (aquelas do Passe Livre).

A Rede, principalmente através dos dicursos e debates onde Marina Silva tem participado, vem proclamando nacionalmente a necessidade de uma “nova política”, esplicada por Marina no vídeo abaixo, em debate com Luciana Genro no debate das eleições 2014:

 

Após alcançar a condição legal para participar da política eleitoral, a Rede passou a expandir suas representações estaduais e municipais, e, como segunda maior cidade da Bahia, Feira de Santana está entre as localidades onde a Rede Sustentabilidade começa a atuar.

Para entendermos um pouco da proposta da Rede para Feira de Santana, conversamos com a porta-voz do partido em Feira, Katy Anne Freitas, e Gilvan de Jesus, 3º Vogal (uma espécie de suplente e auxiliar funcional no partido). Katy tem 41 anos, é bacharel em Direito e servidora do Tribunal de Justiça da Bahia. Gilvan é técnico de informática e tem 46 anos.

A Rede em Feira de Santana

Em Feira de Santana, a Rede começou a atuar em outubro de 2015, e hoje possui cerca de 50 filiados. Embora ainda não possua sede, já há um espaço à vista, no bairro CASEB. Por enquanto, as reuniões do partido são feitas no café Bayoma, no Shopping Milenium (Avenida Fraga Maia).

No momento, o partido está se organizando para realizar na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) um seminário discursivo com a participação de profissionais nas diversas áreas de interesse público, que servirá para elencar as prioridades da Rede em Feira de Santana. A ideia, segundo Katy Anne, é realizar o mesmo evento em outras instituições, como a UFRB, FTC, associações e organizações não governamentais.

Rede Sustentabilidade - Feira de Santana

Katy Anne Freitas e Gilvan de Jesus: dois fundadores da Rede em Feira

“O pré-requisito da Rede é contar com pessoas que queiram fazer uma política diferenciada, de não entrar em picuinhas, de não visar somente batalhas políticas. Nós buscamos uma política transparente, mais participativa. Visamos uma reforma ética, uma reforma moral. Queremos uma política sem conchavos, sem isso que a gente tem visto e que está patente que não tem dado certo”, diz Katy Anne sobre os propósitos da Rede em Feira de Santana.

“A Rede é um partido laico”, lembra Gilvan, se referindo à associação equivocada da orientação evangélica à imagem do partido, por ser a religião declarada por Marina Silva. “As pessoas gostam de criticar a Rede, querendo dizer que é um partido de evangélico. É bom a gente ressaltar que a Rede não é um partido de evangélico. É um partido que aceita toda e qualquer denominação. Temos pessoas que são do Candomblé, da Umbanda, ateus, católicos, espíritas etc”, afirma Katy Anne.

As eleições municipais de 2016

A Rede não possui entre seus filiados em Feira de Santana nenhum candidato com mandato, nem mesmo políticos que já foram eleitos em pleitos anteriores. “Nos últimos três meses a Rede Sustentabilidade barrou o registro de mais de 300 vereadores com mandato tentando se registrar na Rede na Bahia”, diz Gilvan, apontando para a tentativa de vereadores em busca de melhor ambiente partidário para alcançar a eleição em 2016.

Rede Feira

Hebert Santos (esquerda), um dos pré-candidatos a vereador da Rede. À direita, uma reunião no Shopping Milenium.

Segundo os membros do partido, a Rede terá candidatos a vereador nas próximas eleições, e neste momento está analisando a participação na eleição para Prefeito de Feira. Katy Anne explica: “É uma questão que a gente está terminando de fechar, mas o objetivo da Rede, a nível nacional, é de participar de candidaturas majoritárias nas maiores cidades, e Feira de Santana é a metrópole do interior da Bahia. Mas a gente quer fazer uma candidatura de impacto. Existem dois pólos políticos em Feira de Santana, mas existe uma abertura grande, porque o povo está precisando de nomes novos”.

Ela afirma que provavelmente a Rede não terá mais que 10 candidatos a vereador: “Nossa peneira é muito fina. Queremos algo de qualidade, que venha mostrar para a comunidade um perfil diferenciado do que a gente tem visto. A Rede não quer disputar o poder pelo poder”.

Sustentabilidade em Feira de Santana

A Rede tem como uma de suas prioridades aprofundar o debate sobre o meio ambiente em Feira de Santana, como afirma Katy Anne: “Discutir sustentabilidade ambiental hoje é questão de sobrevivência. É um tema que todos têm que tratar, pois está cientificamente comprovado que a degradação ambiental pode comprometer a nossa sobrevivência. É algo que deve estar no programa de todos os partidos, sobretudo da Rede.

“Precisamos tratar os mananciais, tratar as lagoas, replantar árvores. As pessoas, em Feira de Santana, reclamam sobre poucas opções de lazer, mas a gente vê que Feira de Santana é desprovida de locais para o contato direto com a natureza. Tem a Lagoa Grande, que está sendo tratada, e o Parque da Lagoa, na José Falcão, mas ainda não é suficiente”, conclui.

Organização diferenciada

Diferentemente dos demais partidos políticos, a Rede não possui a figura do presidente. Todas as instâncias partidárias (federal, estadual ou municipal) possui porta-vozes como referências institucionais. São sempre dois porta-vozes, um homem e uma mulher, geralmente com faixa etária bem distinta. A intenção é contemplar visões de mundo distintas na liderança do partido.

Marina Silva

Marina Silva, 1ª Porta Voz Nacional da Rede Sustentabilidade

“A gente busca muito a participação do jovem. Na comissão provisória da Rede em Feira de Santana, nossa secretária executiva tem 17 anos de idade. Nós buscamos trazer o máximo de diversidade possível. Nossa proposta é democratizar a democracia”, diz Katy Anne.

Outro ponto curioso é levantado por Gilvan: “na Rede, um membro só pode se eleger para o mesmo cargo público apenas duas vezes. A mesma lógica se aplica aos cargos do partido, que só podem ser ocupados pela mesma pessoa durante dois anos, o que diferencia muito a rede dos partidos tradicionais”.

Contato

Para conhecer os princípios e atuação da Rede Sustentabilidade acesse www.redesustentabilidade.org.br. A Rede Sustentabilidade de Feira de Santana está no Facebook.


Sobre o (a) autor (a):