As Feiras de Feira de Santana

Fotógrafas feirenses

3 mulheres fotógrafas feirenses que você precisa conhecer

O Brasil é o país onde uma mulher é vítima de estupro a cada 9 minutos. A cada 2 minutos uma mulher registra um caso de agressão tipificado na Lei Maria da Penha. Na política, a representatividade das mulheres brasileiras é ínfima: apenas 11,2% dos cargos parlamentares são ocupados por mulheres. No Afeganistão, a taxa é de 27,4%. Apenas esses dados são suficientes para afirmar que vivemos em uma sociedade machista, que reserva às mulheres um lugar marginal em seus diversos setores. Se considerarmos os estereótipos e as construções simbólicas em torno da mulher, e de seu corpo, teremos uma

O melodrama do BRT de Feira

O melodrama do BRT de Feira

Em discurso na Câmara Municipal de Feira de Santana, na manhã da última terça-feira (20), o vereador Roberto Tourinho (PV), disse que o BRT ganhou mais um novo capítulo. “O capítulo do melodrama BRT, que mais se parece com novelas mexicanas que se começa mais não sabe-se como termina”. Recuperação Judicial A Via Engenharia, responsável pelas obras do BRT, entrou com pedido de recuperação judicial em agosto de 2019. Mas não é apenas a Via que entrou com esse pedido. A empresa de ônibus São João, uma das empresas que vai operar o Sistema, já havia entrado com o pedido

10 bares com música ao vivo em Feira de Santana

10 bares para curtir música ao vivo em Feira de Santana

Em Feira de Santana circula o mito de que “não há nada para fazer” na cidade. Por isso costumamos trazer dicas e sugestões de atividades artístico-culturais que demonstram justamente o contrário: Feira é uma cidade intensa, com variada agenda cultural, principalmente nos finais de semana. Neste post trazemos a sugestão de 10 bares com música ao vivo em Feira de Santana, uma lista introdutória, que está muito longe de demarcar todas as possibilidades e opções musicais da cidade. Num levantamento modesto, podemos afirmar que Feira de Santana tem mais de 50 shows musicais por semana. Selecionamos apenas os bares que

Centro de Abastecimento de Feira de Santana

O Centro de Abastecimento vai ser privatizado?

De acordo com o líder do governo na Câmara Municipal, vereador Marcos Lima (Patriota), vários empresários querem administrar o Centro de Abastecimento de Feira de Santana. A informação foi repassada durante a sessão desta terça-feira (13), na Casa da Cidadania, ao responder acusações do vereador Roberto Tourinho.   Abandonado Tourinho disse que a situação do Centro de Abastecimento é de abandono, e elencou os seguintes problemas: lixo, mau cheiro, escuridão, tráfico de drogas, prostituição, lama e até homicídios ocorrem no local. Cheiro de Privatização De acordo com Tourinho, o poder público municipal não faz absolutamente nada, diante de tantos problemas:

Cantoras negras feirenses

Cantoras negras são destaque na música de Feira de Santana

Um olhar cuidadoso sobre as expressões musicais em Feira de Santana torna obrigatório reconhecer o fundamental protagonismo das mulheres em nossa música. Para começar, Feira de Santana é uma das poucas cidades do Brasil que tem seu hino composto por uma mulher: Georgina Erismann, no início do século XX, fez o “Hino a Feira”, numa época em que a mulher sequer tinha direito a voto. Uma das mais tradicionais expressões culturais de Feira de Santana, reconhecida internacionalmente, é capitaneada por uma mulher: Dona Chica do Pandeiro é a matriarca da Quixabeira da Matinha, exercendo um papel de liderança que remonta

Quem é Paula Sanffer

Feira de Santana tem uma representante no programa The Voice Brasil. É Ana Paula Santos Ferreira, mais conhecida como Paula Sanffer. Paula tem 36 anos, é nascida em Feira (radicada no bairro Rua Nova), e começou sua incursão musical aos sete anos de idade, cantando na Igreja de Cristo Pentecostal no Brasil, a qual sua mãe, Paula Santos Ferreira, que tem quase o mesmo nome da filha, congregava. Já nessa época Paula surpreendia, por sua afinação e ritmo para uma criança de tão pouca idade.

Por volta dos 12 anos começou a se dedicar com mais afinco à música, inspirada pela irmã, Célia Santos, que cantava no segmento da música gospel.

A partir daí, realizou muitas atividades de trabalho vocal. Sempre viveu de música, trabalhando em estúdios de produções publicitárias fazendo diversas campanhas de grandes empresas de Feira de Santana e como back vocal para muitos artistas baianos, até se firmar e assumir uma carreira com nome e estilo próprios.

Surge Paula Sanffer

Paula Sanffer

O nome de batismo deu lugar a uma nova etapa, surgindo o nome artístico de Paula Sanffer. E não foi só o nome que havia mudado – a vertente escolhida para servir de identidade musical referencial por Sanffer foi o “AfroPop”. Autodidata, Paula toca bateria, teclado e violão. É também a grande responsável pelas canções que toca, já que começou a compor ainda adolescente.

Sempre contou com uma fiel escudeira. Alguém que sempre confiou em seu talento e que não teve medo de investir seu tempo, dinheiro e conhecimento. Larissa Reis, amiga de Paula há mais de dez anos, viu nela um talento excepcional e incomum. Produtora musical, Larissa investiu tudo que tinha na carreira artística de Paula.

Com o apoio de Larissa, Paula Sanffer tem participações em Festivais e eventos de destaque na Bahia, entre eles o Festival Vozes da Terra (premiada como melhor intérprete feminina), Projeto Jovens Divas Feirenses, o Natal Encantado de Feira e o Madre Verão, em Madre de Deus-BA.

Discografia

Paula Sanffer no The Voice

A discografia de Paula já é vasta. Com 29 anos de carreira, entre os trabalhos gravados contabiliza-se cinco CDs acústicos com composições autorais e releituras, e ainda dois trabalhados gravados no segmento gospel com canções também autorais.

É com o ritmo da Bahia, com o turbante de rainha negra, com a voz cristalina de um perfeito coral de anjos, que Paula Sanffer vem emocionando e vai continuar espalhando o seu brilho por todo o Brasil. Que o The Voice Brasil seja apenas o início de uma longa caminhada de sucesso!

Fotos: Facebook/Paula Sanffer.


Sobre o (a) autor (a):