As Feiras de Feira de Santana

3 Peças de Teatro em setembro

3 peças teatrais imperdíveis que estarão em Feira em setembro

A cena teatral em Feira de Santana é intensa e fértil, com a produção de muitos espetáculos de repercussão e visibilidade nacional, além da recepção de peças de outras partes do país que encontram na cidade acolhimento para suas apresentações. Só para tomar um exemplo, em Feira ocorre um dos maiores festivais de teatro infantil do Brasil – o FENATIFS, que já está organizando sua 12ª edição para 2019. Nesse mês de setembro de 2019, o feirense terá a oportunidade de preencher sua programação com três espetáculos de muita qualidade, abordando a vida de figuras de relevância histórica: a pintora

Augusto Aras e Feira de Santana

A relação do Procurador de Bolsonaro com Feira de Santana

Quem acompanha o noticiário político nacional tem visto o debate em torno da indicação de Antônio Augusto Brandão de Aras para o cargo de Procurador Geral da República, feita pelo presidente Jair Bolsonaro. O que poucos feirenses sabem, entretanto, é que Augusto Aras tem íntima relação com Feira de Santana. Augusto é filho do ex-vereador Roque Aras, que exerceu o mandato na Câmara Municipal feirense entre 1971 e 1975 pelo MDB – partido que fazia oposição ao Regime Militar à época. Roque Aras foi também Deputado Estadual (1975-1979) e Deputado Federal (1979-1983). De acordo com o jornalista Dimas Oliveira, Augusto

Podcast para quem merece

O irreverente “Podcast para quem merece”

É crescente a quantidade de pessoas que consome conteúdo em áudio, no Brasil e no exterior. Dos áudiolivros aos podcasts, muitos usuários aproveitam os momentos de ócio em filas, no transporte ou mesmo nas tarefas domésticas para ouvir notícias, debates, aulas etc. A Rede Globo, por exemplo, percebeu a tendência, e lançou recentemente vários podcasts para sua audiência. Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde o usuário quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio,

Escola Municipal Maria Andiara Silva Souza

A (falta de) estrutura de uma escola em Jaguara

A diretora da APLB/Feira, professora Marlede Oliveira, visitou na última quarta-feira (4), a Escola Municipal Maria Andiara Silva Souza que fica localizada no Povoado da Barra no Distrito de Jaguara. Na escola foi constatado que: A Escola funciona com apenas duas salas de aula e uma professora para lecionar Infantil, 1° ano, 2° ano, 3° ano, 4º ano e o 5° ano; A professora não tem Reserva de 1/3 da Carga Horária; A Escola não tem Internet nem Coordenador Pedagógico. Metas do IDEB Desde 2011, Feira não atinge as metas do Ideb para os anos iniciais do Ensino Fundamental. O

“não é pressa, é saudade dela”

“Não é pressa, é saudade dela”

No auge da minha adolescência – nem faz muito tempo assim – eu tinha uma vontade: viajar por aí de caminhão. Pegar umas caronas com os caminhoneiros e partir sem um rumo certo. Apenas vivendo um momento de cada vez, em cada rodovia e estrada desse nosso tão grande país. Mas a vida adulta chega trazendo responsabilidades e os anseios por aventuras adormecem um pouco. Enquanto lembrava disso, percebi que a figura do caminhoneiro é um tanto fascinante… Observe que todos os meus anseios da adolescência é algo rotineiro para eles. Os caras não param, vivem o momento seja lá

Os potenciais candidatos a Prefeito de Feira em 2016

Ainda falta mais de um ano para as próximas eleições municipais em Feira de Santana, mas os rumores sobre os possíveis candidatos já fazem parte das rodas de cafezinho no shopping, dos jogos de dominó na praça da Matriz, dos bastidores da Câmara Municipal, dos bate-papos no Centro de Abastecimento e também dos estúdios das emissoras de rádio.

Para que o leitor do Feirenses tenha uma noção do vai-e-vem político em torno do executivo municipal, fizemos um breve apontamento dos possíveis candidatos à Prefeitura Municipal em 2016, tomando como referência todos esses rumores:

José Ronaldo (DEM)

José Ronaldo

Foto: Facebook/José Ronaldo

O atual prefeito José Ronaldo de Carvalho, do partido Democratas, é nome certo para concorrer à reeleição, dependendo, contudo, da tramitação no Congresso Federal da Reforma Política – com quase nenhuma chance de negar-lhe o direito à reeleição. A grande aposta do candidato é a implementação do Bus Rapid Transit, Transporte Rápido por Ônibus, ou, se preferirem, o famoso BRT. Trata-se de um sistema de transporte coletivo que propõe a mobilidade coletiva e urbana de forma rápida. Mas o projeto tem gerado controvérsias, principalmente por causa da derrubada de cerca 165 árvores da Avenida Getúlio Vargas.

Além do BRT, o prefeito aposta também na pavimentação de ruas de muitos bairros da cidade e na construção de praças e creches, além do projeto Zona Azul, para alavancar sua reeleição.

Zé Neto (PT)

Foto: Facebook/Zé Neto

Foto: Facebook/Zé Neto

Outro que deve entrar na disputa mais uma vez é o deputado estadual mais votado do Partido dos Trabalhadores no estado, Zé Neto. Famoso pelo temperamento forte, ele atua junto a várias categorias de trabalhadores, e tem sido a voz que anuncia os investimentos dos governos Federal e Estadual na cidade. Nos últimos anos, porém, sofreu alguns desgastes com relação às greves de servidores estaduais e dos embates entre “companheiros” de partido e desfiliados.

Jhonatas Monteiro (PSOL)

Jhonatas Monteiro

Foto: Facebook/Jhonatas Monteiro

De conversa firme, o rastaman e professor Jhonatas Monteiro foi a grande revelação da última eleição, em 2012, conquistando a simpatia de muitos eleitores na sua campanha corpo-a-corpo. Teve uma expressiva votação, passando à frente do ex-prefeito Tarcízio Pimenta, que se colocava à reeleição. Do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Jhonatas afirma a necessidade de mudar Feira pela raiz, tendo grande acesso entre membros do movimento social, acadêmicos, estudantes e muitos moradores do bairro Queimadinha, onde mora e é muito bem quisto. Contra o socialista os opositores alegam a falta de experiência em cargo político.

Irmão Lázaro (PSC)

Irmão Lázaro

Foto: Facebook/Irmão Lázaro

Nessa gama de possíveis candidatos ao Paço Municipal há também o Deputado Federal Irmão Lázaro. Cantor gospel e empresário no ramo de livrarias evangélicas em Feira de Santana, Lázaro é do Partido Social Cristão (PSC) e foi o terceiro deputado federal mais votado na Bahia na última eleição. Uma votação que surpreendeu muitos. Apesar de já ter declarado publicamente a possibilidade de ser candidato a prefeito, seu maior embaraço é alinhar essa vontade com os interesses de aliados, como o próprio prefeito José Ronaldo.

Fernando Torres (PSD)

Fernando Torres

Foto: Facebook/Fernando Torres

Outro que está na fila é Fernando Torres, Deputado Federal do Partido Social Democrático (PSD). Com uma postura combativa, durante o mandato anterior Torres viabilizou verbas federais para Feira de Santana. Ex-aliado de José Ronaldo, Torres é integrante de um partido que apoia o Governo Estadual, do PT, que provavelmente fará palanque para Zé Neto. O problema é que Zé Neto e Torres já demonstraram divergências publicamente em veículos de comunicação da cidade.

Dilton Coutinho

Dilton Coutinho

Foto: Acorda Cidade

Por falar em Fernando Torres, vale destacar que ele declarou recentemente que retira a pré-candidatura caso o radialista Dilton Coutinho se disponha a concorrer. O surgimento do nome de Dilton é uma surpresa, gerando muita simpatia, e também incômodo, em algumas figuras da política feirense. Um dos líderes de audiência do rádio, todas as manhãs ele apresenta o programa Acorda Cidade, que arrebata uma série de ouvintes e também se estende para um portal de notícias, um dos principais sites de informação e um dos mais acessados em Feira de Santana. Radialista há muitos anos, Dilton tem boa reputação junto ao público. Mas ele próprio disse (sem negar definitivamente a candidatura) que, no momento, essa não é a sua pretensão e que segue com o foco nas atividades de comunicação.

Carlos Geilson (PTN)

Carlos Geilson

Foto: Facebook/Carlos Geilson

Carlos Geilson é Deputado Estadual pelo Partido Trabalhista Nacional (PTN) e outro líder de audiência do rádio feirense. Ele também engrossa esse caldo da pré-candidatura a prefeito de Feira de Santana. Aliado da base de José Ronaldo de Carvalho, o partido de Geilson apoia, estadualmente, o governador Rui Costa (PT). Dizem que anda insatisfeito estadual e municipalmente.

***

Entre tantos nomes, há os favoritos, as surpresas, e, depois dessa largada, quem chegar por último, segundo o dito popular, “é mulher do padre”. A competição promete e o pódio do Paço Maria Quitéria vai se enfeitando e se ajustando até 2016.

Tem algum político ou personalidade que deveria entrar nessa lista? Deixe um comentário!


Sobre o (a) autor (a):