As Feiras de Feira de Santana

Venezuelanos em Feira de Santana

A história de dois Venezuelanos em Feira de Santana

Quem tem andado pelas ruas de Feira de Santana nos últimos anos nota o aumento da quantidade de pedintes e vendedores informais nas sinaleiras da cidade – consequência óbvia do deserto econômico por que passa o país. Peregrinando entre os carros, na esperança de que um vidro se abra e uma mão se estenda, essas pessoas buscam o sustento básico da família, a ajuda para a compra de um remédio ou a fralda para um filho. Na cidade-entroncamento, não é de espantar que muitos desses habitantes das encruzilhadas sejam de fora do município, do estado e do país. É o

Casarão dos Olhos D'Água

Casarão Olhos D’Água será reformado

A Prefeitura Municipal de Feira de Santana irá reformar o Casarão Olhos D’Água, situado na Rua Dr. Araújo Pinho. O valor da reforma foi orçado em R$ 331.657,38 e a empresa contratada, através de dispensa de licitação, foi a CLAP Construtora Ltda (Diário Oficial de 17 de julho). Recomendação do MP-BA O Ministério Público Estadual, por meio da promotora de Justiça Luciana Machado dos Santos Maia, expediu em dezembro do ano passado, recomendação ao diretor-presidente da Fundação Municipal de Tecnologia, Telecomunicações e Cultura Egberto Tavares Costa (Funtitec), Antonio Carlos Daltro Coelho, para que promovesse as medidas emergenciais necessárias à manutenção,

Feira Hippie dos Olhos D'Água

UEFS receberá a II Feira Hippie dos Olhos D’Água

Criada em 2016, a Feira Hippie dos Olhos D’Água aconteceu pela primeira vez durante a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, realizada anualmente no mês outubro, na Biblioteca Central Julieta Carteado, no Campus da UEFS. Na ocasião, o evento principal tinha como tema Sustentabilidade e Meio Ambiente, e a Feira Hippie, idealizada por Paulo Fabrício Reis e Raquel Kuwer, surgiu como um adendo, estabelecendo uma relação direta com a temática, uma vez que foram priorizados expositores com trabalhos artesanais, ou que trabalhavam com esse enfoque. O nome da Feira Hippie é uma homenagem à cidade de Feira de Santana,

O pintor feirense Cesar Romero

O pintor feirense Cesar Romero

Quem acompanha o cenário das artes plásticas da Bahia certamente já ouviu falar ou já se deparou com alguma obra do pintor Cesar Romero. O que nem todos sabem é que o artista plástico autor das “Faixas Emblemáticas” é feirense, nascido em 1950. “Dois fatos foram determinados em minha formação de artista plástico: a convivência com as feiras livres, sempre às segundas-feiras, em companhia do meu pai, e a criação do Museu Regional de Feira de Santana. Se eu tivesse nascido em outra cidade, muito provavelmente não haveria o artista que sou, nem esta obstinada escolha de brasilidade. Feira de

Quanto custa a Câmara de Vereadores de Feira de Santana?

Quanto custa a Câmara de Vereadores de Feira?

A Câmara de Vereadores é uma instituição importantíssima para qualquer município. Suas cadeiras são ocupadas pelos representantes políticos mais próximos à comunidade: os vereadores, eleitos principalmente pela capacidade de interlocução e liderança em determinados bairros e comunidades. Além de levar demandas da comunidade ao Poder Executivo, mantendo diálogo permanente com secretários, superintendentes e outros gestores, o vereador deve cumprir o papel fiscalizador das ações e decisões emanadas do Prefeito. Sem falar no papel de legislador e promotor de debates sobre temas de interesse da comunidade, fazendo com que os munícipes tenham participação ativa nas políticas públicas. Quanto mais os vereadores

Os potenciais candidatos a Prefeito de Feira em 2016

Ainda falta mais de um ano para as próximas eleições municipais em Feira de Santana, mas os rumores sobre os possíveis candidatos já fazem parte das rodas de cafezinho no shopping, dos jogos de dominó na praça da Matriz, dos bastidores da Câmara Municipal, dos bate-papos no Centro de Abastecimento e também dos estúdios das emissoras de rádio.

Para que o leitor do Feirenses tenha uma noção do vai-e-vem político em torno do executivo municipal, fizemos um breve apontamento dos possíveis candidatos à Prefeitura Municipal em 2016, tomando como referência todos esses rumores:

José Ronaldo (DEM)

José Ronaldo

Foto: Facebook/José Ronaldo

O atual prefeito José Ronaldo de Carvalho, do partido Democratas, é nome certo para concorrer à reeleição, dependendo, contudo, da tramitação no Congresso Federal da Reforma Política – com quase nenhuma chance de negar-lhe o direito à reeleição. A grande aposta do candidato é a implementação do Bus Rapid Transit, Transporte Rápido por Ônibus, ou, se preferirem, o famoso BRT. Trata-se de um sistema de transporte coletivo que propõe a mobilidade coletiva e urbana de forma rápida. Mas o projeto tem gerado controvérsias, principalmente por causa da derrubada de cerca 165 árvores da Avenida Getúlio Vargas.

Além do BRT, o prefeito aposta também na pavimentação de ruas de muitos bairros da cidade e na construção de praças e creches, além do projeto Zona Azul, para alavancar sua reeleição.

Zé Neto (PT)

Foto: Facebook/Zé Neto

Foto: Facebook/Zé Neto

Outro que deve entrar na disputa mais uma vez é o deputado estadual mais votado do Partido dos Trabalhadores no estado, Zé Neto. Famoso pelo temperamento forte, ele atua junto a várias categorias de trabalhadores, e tem sido a voz que anuncia os investimentos dos governos Federal e Estadual na cidade. Nos últimos anos, porém, sofreu alguns desgastes com relação às greves de servidores estaduais e dos embates entre “companheiros” de partido e desfiliados.

Jhonatas Monteiro (PSOL)

Jhonatas Monteiro

Foto: Facebook/Jhonatas Monteiro

De conversa firme, o rastaman e professor Jhonatas Monteiro foi a grande revelação da última eleição, em 2012, conquistando a simpatia de muitos eleitores na sua campanha corpo-a-corpo. Teve uma expressiva votação, passando à frente do ex-prefeito Tarcízio Pimenta, que se colocava à reeleição. Do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Jhonatas afirma a necessidade de mudar Feira pela raiz, tendo grande acesso entre membros do movimento social, acadêmicos, estudantes e muitos moradores do bairro Queimadinha, onde mora e é muito bem quisto. Contra o socialista os opositores alegam a falta de experiência em cargo político.

Irmão Lázaro (PSC)

Irmão Lázaro

Foto: Facebook/Irmão Lázaro

Nessa gama de possíveis candidatos ao Paço Municipal há também o Deputado Federal Irmão Lázaro. Cantor gospel e empresário no ramo de livrarias evangélicas em Feira de Santana, Lázaro é do Partido Social Cristão (PSC) e foi o terceiro deputado federal mais votado na Bahia na última eleição. Uma votação que surpreendeu muitos. Apesar de já ter declarado publicamente a possibilidade de ser candidato a prefeito, seu maior embaraço é alinhar essa vontade com os interesses de aliados, como o próprio prefeito José Ronaldo.

Fernando Torres (PSD)

Fernando Torres

Foto: Facebook/Fernando Torres

Outro que está na fila é Fernando Torres, Deputado Federal do Partido Social Democrático (PSD). Com uma postura combativa, durante o mandato anterior Torres viabilizou verbas federais para Feira de Santana. Ex-aliado de José Ronaldo, Torres é integrante de um partido que apoia o Governo Estadual, do PT, que provavelmente fará palanque para Zé Neto. O problema é que Zé Neto e Torres já demonstraram divergências publicamente em veículos de comunicação da cidade.

Dilton Coutinho

Dilton Coutinho

Foto: Acorda Cidade

Por falar em Fernando Torres, vale destacar que ele declarou recentemente que retira a pré-candidatura caso o radialista Dilton Coutinho se disponha a concorrer. O surgimento do nome de Dilton é uma surpresa, gerando muita simpatia, e também incômodo, em algumas figuras da política feirense. Um dos líderes de audiência do rádio, todas as manhãs ele apresenta o programa Acorda Cidade, que arrebata uma série de ouvintes e também se estende para um portal de notícias, um dos principais sites de informação e um dos mais acessados em Feira de Santana. Radialista há muitos anos, Dilton tem boa reputação junto ao público. Mas ele próprio disse (sem negar definitivamente a candidatura) que, no momento, essa não é a sua pretensão e que segue com o foco nas atividades de comunicação.

Carlos Geilson (PTN)

Carlos Geilson

Foto: Facebook/Carlos Geilson

Carlos Geilson é Deputado Estadual pelo Partido Trabalhista Nacional (PTN) e outro líder de audiência do rádio feirense. Ele também engrossa esse caldo da pré-candidatura a prefeito de Feira de Santana. Aliado da base de José Ronaldo de Carvalho, o partido de Geilson apoia, estadualmente, o governador Rui Costa (PT). Dizem que anda insatisfeito estadual e municipalmente.

***

Entre tantos nomes, há os favoritos, as surpresas, e, depois dessa largada, quem chegar por último, segundo o dito popular, “é mulher do padre”. A competição promete e o pódio do Paço Maria Quitéria vai se enfeitando e se ajustando até 2016.

Tem algum político ou personalidade que deveria entrar nessa lista? Deixe um comentário!


Sobre o (a) autor (a):