As Feiras de Feira de Santana

Fartura & Ossos

“Fartura & Ossos” – O novo livro do poeta Silvério Duque

O músico, professor, crítico literário e poeta feirense Silvério Duque acaba de lançar seu novo livro: “Fartura & Ossos”, obra que o autor descreve como sua “lira dos quarent’anos”. O livro, que traz 25 sonetos compostos entre 31 de março de 2018 e 31 de março de 2019, é uma auto-homenagem aos 40 anos de vida do autor. Com desenho de capa do artista plástico Gabriel Ferreira, posfácio de Elpídio Dantas Fonseca e prefácio do próprio autor, com efeito, “Fartura e Ossos”, segundo Elpídio Fonseca, “remete a várias situações descritas em seus sonetos: a superabundância da vida vivida, da qual só

BRT de Feira cada vez mais longe

BRT cada vez mais longe

Com queda no número de passageiros, BRT fica mais longe de ser implantado em Feira Cerca de 10% da frota do transporte público de Feira de Santana deixou de circular, devido à queda no número de passageiros. Trabalhadores do setor também foram demitidos. Associação alertou a pouca demanda de passageiros para a implantação do BRT Em agosto de 2015, a Associação Feirense de Engenheiros (AFENG), apresentou parecer técnico sobre o resultado da análise do “Sistema BRT Feira de Santana” e alertou sobre o volume de passageiros no momento mais crítico do dia, cerca de 5 mil passageiros por hora/sentido. Mas

Banda Calafrio

“Hiato”, o novo single da banda feirense Calafrio

“Um estado de ceticismo quase que total, ausência de sentidos e porquês, um momento de niilismo. O pensamento vagueia pela morte mas em busca de vida”, descreve o guitarrista Pedro Patrocínio, se referindo à letra de “Hiato”, o segundo single de seu novo EP. “A existência dessa canção se dá num momento de reclusão, numa jornada solitária com um pouco de autodestruição e muito de autoconhecimento”, explica o músico. “Hiato” é uma das cinco faixas do EP homônimo que a banda irá lançar até o final deste ano. Em setembro, eles apresentaram ao público o single “Primitivos”, que também ganhou um videoclipe, disponível no

Ícaro Irvin

O novo Procurador do Município

Colbert indica o novo Procurador do Município Ícaro Ivvin, atual superintendente do Procon, foi indicado pelo prefeito Colbert Martins, para ocupar a Procuradoria Geral do Município, no lugar de Cleudson Almeida. O nome de Ícaro foi aprovado na última quarta-feira (23), em votação unânime, pela Câmara Municipal de Feira de Santana. E quem vai assumir o Procon? O prefeito informou que vai convidar Cleudson Almeida para assumir o Procon, quando retornar de Brasília. Vereadores criticam o presidente Jair Bolsonaro Em pronunciamento, na sessão ordinária da última quarta-feira (23), na Câmara Municipal de Feira de Santana, o edil Carlito do Peixe

A “meia década” perdida da Saúde em Feira

A “meia década” perdida da Saúde em Feira

Os repasses para a Saúde em Feira de Santana tiveram leve elevação em relação aos anos anteriores, nos primeiros nove meses de 2019. O problema é que a base anterior é modesta, decorrente da prolongada crise econômica que abalroou o País – e as contas públicas – a partir de meados de 2014. Desde janeiro, foram aportados R$ 144,5 milhões em transferências obrigatórias e voluntárias. Os dados são do Portal da Transparência e referem-se, em toda a análise, aos nove primeiros meses de cada ano. A correção ocorreu com base no Índice de Preço ao Consumidor Amplo, o IPCA. Ano

Os potenciais candidatos a Prefeito de Feira em 2016

Ainda falta mais de um ano para as próximas eleições municipais em Feira de Santana, mas os rumores sobre os possíveis candidatos já fazem parte das rodas de cafezinho no shopping, dos jogos de dominó na praça da Matriz, dos bastidores da Câmara Municipal, dos bate-papos no Centro de Abastecimento e também dos estúdios das emissoras de rádio.

Para que o leitor do Feirenses tenha uma noção do vai-e-vem político em torno do executivo municipal, fizemos um breve apontamento dos possíveis candidatos à Prefeitura Municipal em 2016, tomando como referência todos esses rumores:

José Ronaldo (DEM)

José Ronaldo

Foto: Facebook/José Ronaldo

O atual prefeito José Ronaldo de Carvalho, do partido Democratas, é nome certo para concorrer à reeleição, dependendo, contudo, da tramitação no Congresso Federal da Reforma Política – com quase nenhuma chance de negar-lhe o direito à reeleição. A grande aposta do candidato é a implementação do Bus Rapid Transit, Transporte Rápido por Ônibus, ou, se preferirem, o famoso BRT. Trata-se de um sistema de transporte coletivo que propõe a mobilidade coletiva e urbana de forma rápida. Mas o projeto tem gerado controvérsias, principalmente por causa da derrubada de cerca 165 árvores da Avenida Getúlio Vargas.

Além do BRT, o prefeito aposta também na pavimentação de ruas de muitos bairros da cidade e na construção de praças e creches, além do projeto Zona Azul, para alavancar sua reeleição.

Zé Neto (PT)

Foto: Facebook/Zé Neto

Foto: Facebook/Zé Neto

Outro que deve entrar na disputa mais uma vez é o deputado estadual mais votado do Partido dos Trabalhadores no estado, Zé Neto. Famoso pelo temperamento forte, ele atua junto a várias categorias de trabalhadores, e tem sido a voz que anuncia os investimentos dos governos Federal e Estadual na cidade. Nos últimos anos, porém, sofreu alguns desgastes com relação às greves de servidores estaduais e dos embates entre “companheiros” de partido e desfiliados.

Jhonatas Monteiro (PSOL)

Jhonatas Monteiro

Foto: Facebook/Jhonatas Monteiro

De conversa firme, o rastaman e professor Jhonatas Monteiro foi a grande revelação da última eleição, em 2012, conquistando a simpatia de muitos eleitores na sua campanha corpo-a-corpo. Teve uma expressiva votação, passando à frente do ex-prefeito Tarcízio Pimenta, que se colocava à reeleição. Do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Jhonatas afirma a necessidade de mudar Feira pela raiz, tendo grande acesso entre membros do movimento social, acadêmicos, estudantes e muitos moradores do bairro Queimadinha, onde mora e é muito bem quisto. Contra o socialista os opositores alegam a falta de experiência em cargo político.

Irmão Lázaro (PSC)

Irmão Lázaro

Foto: Facebook/Irmão Lázaro

Nessa gama de possíveis candidatos ao Paço Municipal há também o Deputado Federal Irmão Lázaro. Cantor gospel e empresário no ramo de livrarias evangélicas em Feira de Santana, Lázaro é do Partido Social Cristão (PSC) e foi o terceiro deputado federal mais votado na Bahia na última eleição. Uma votação que surpreendeu muitos. Apesar de já ter declarado publicamente a possibilidade de ser candidato a prefeito, seu maior embaraço é alinhar essa vontade com os interesses de aliados, como o próprio prefeito José Ronaldo.

Fernando Torres (PSD)

Fernando Torres

Foto: Facebook/Fernando Torres

Outro que está na fila é Fernando Torres, Deputado Federal do Partido Social Democrático (PSD). Com uma postura combativa, durante o mandato anterior Torres viabilizou verbas federais para Feira de Santana. Ex-aliado de José Ronaldo, Torres é integrante de um partido que apoia o Governo Estadual, do PT, que provavelmente fará palanque para Zé Neto. O problema é que Zé Neto e Torres já demonstraram divergências publicamente em veículos de comunicação da cidade.

Dilton Coutinho

Dilton Coutinho

Foto: Acorda Cidade

Por falar em Fernando Torres, vale destacar que ele declarou recentemente que retira a pré-candidatura caso o radialista Dilton Coutinho se disponha a concorrer. O surgimento do nome de Dilton é uma surpresa, gerando muita simpatia, e também incômodo, em algumas figuras da política feirense. Um dos líderes de audiência do rádio, todas as manhãs ele apresenta o programa Acorda Cidade, que arrebata uma série de ouvintes e também se estende para um portal de notícias, um dos principais sites de informação e um dos mais acessados em Feira de Santana. Radialista há muitos anos, Dilton tem boa reputação junto ao público. Mas ele próprio disse (sem negar definitivamente a candidatura) que, no momento, essa não é a sua pretensão e que segue com o foco nas atividades de comunicação.

Carlos Geilson (PTN)

Carlos Geilson

Foto: Facebook/Carlos Geilson

Carlos Geilson é Deputado Estadual pelo Partido Trabalhista Nacional (PTN) e outro líder de audiência do rádio feirense. Ele também engrossa esse caldo da pré-candidatura a prefeito de Feira de Santana. Aliado da base de José Ronaldo de Carvalho, o partido de Geilson apoia, estadualmente, o governador Rui Costa (PT). Dizem que anda insatisfeito estadual e municipalmente.

***

Entre tantos nomes, há os favoritos, as surpresas, e, depois dessa largada, quem chegar por último, segundo o dito popular, “é mulher do padre”. A competição promete e o pódio do Paço Maria Quitéria vai se enfeitando e se ajustando até 2016.

Tem algum político ou personalidade que deveria entrar nessa lista? Deixe um comentário!


Sobre o (a) autor (a):