As Feiras de Feira de Santana

Cooperativas em Feira de Santana

Cooperativas com os dias contados em Feira de Santana

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e o Ministério Público da Bahia (MP-BA) exigiram que a Prefeitura Municipal de Feira de Santana não faça mais contratações de servidores através de cooperativas. Novas Contratações Colbert Martins disse ao Acorda Cidade que as contratações só poderão ocorrer via Organização Social (OS), seleção pública (Reda) ou concurso público. Ao atender essa recomendação, é provável que aumente o número de processos seletivos para contrações temporárias. Fim das indicações políticas Infelizmente, com o fim das contratações via cooperativas, não é certo de que acabem também as indicações políticas. A contratação de Organização Social permite

Vai ter Feira Noise Festival em 2020

O Feira Coletivo Cultural e a Banana Atômica realizaram no último final de semana, em Feira de Santana (BA), uma edição histórica em comemoração aos 10 anos de existência do Feira Noise Festival. O evento aconteceu entre os dias 22 a 24, no Ária Hall, reforçando sua importância para a consolidação da cena local, além de manter Feira de Santana na rota de circulação de bandas e artistas independentes. Ao todo, 33 atrações se revezaram entre os palcos Banana Atômica e Budweiser, sendo 13 delas de Feira de Santana. Importantes nomes da música brasileira contemporânea como Supercombo, Francisco El Hombre, Black Pantera, Potyguara Bardo,

O fenômeno flamenguista em Feira de Santana

Na manhã dessa segunda-feira, a Praça da Bandeira foi a arena onde se discutiu sobre o mais importante e popular time de futebol brasileiro. — É óbvio que o Bahia é de mais importância. O Brasil nasceu onde? Se é aqui o início do Brasil, o Bahia é o time do nosso povo, defendia Papinho, torcedor patológico do Bahia. — O Flamengo, companheiro, é o time das massas, o time rubro, castanho, caboclo, representando os índios, e negro, quilombola, africano, representando o povo escravizado, proclamava Seu Teófilo, tomando caldo de cana para curar a ressaca da comemoração dos dois títulos

Roça Sound

“Tabaréu Moderno”, o novo álbum do Roça Sound

“Tabaréu Moderno” é o terceiro disco do grupo Roça Sound. Lançado no último dia 15 de novembro, o novo álbum estava sendo esperado pelo público que acompanha o trabalho dos feirenses desde “Você Aguenta Quantos Rounds?”, de 2014. Formado por NickAmaro (DJ/ MC), Paulo Bala (MC), Dom Maths (MC) e o dançarino Edy Murphy, o Roça Sound explora sonoridades que vão desde a Cultura Nordestina, Rap, Dembow, Reggae, e o DanceHall, tendo o suingue como sua marca principal. Em “Tabaréu Moderno”, trazem nove faixas autorais e inéditas, com as participações da Orquestra Reggae de Cachoeira, Quixabeira da Matinha, Bel da

Precisamos louvar o Feira Noise

É preciso louvar com entusiasmo a edição de 10 anos do Feira Noise Festival, que ocorre nesse final de semana em Feira de Santana. Nem precisa gostar de rock ou de qualquer gênero musical, banda ou artista que se apresenta nos palcos do evento para reconhecer a capacidade inacreditável de um grupo de entusiastas de determinada cena cultural em manter de pé, em Feira de Santana, um festival que chama a atenção para além das fronteiras baianas. São mais de 30 atrações, de várias partes do Brasil, distribuídas em três dias no Ária Hall, o mais elegante e bem estruturado

Os potenciais candidatos a Prefeito de Feira em 2016

Ainda falta mais de um ano para as próximas eleições municipais em Feira de Santana, mas os rumores sobre os possíveis candidatos já fazem parte das rodas de cafezinho no shopping, dos jogos de dominó na praça da Matriz, dos bastidores da Câmara Municipal, dos bate-papos no Centro de Abastecimento e também dos estúdios das emissoras de rádio.

Para que o leitor do Feirenses tenha uma noção do vai-e-vem político em torno do executivo municipal, fizemos um breve apontamento dos possíveis candidatos à Prefeitura Municipal em 2016, tomando como referência todos esses rumores:

José Ronaldo (DEM)

José Ronaldo

Foto: Facebook/José Ronaldo

O atual prefeito José Ronaldo de Carvalho, do partido Democratas, é nome certo para concorrer à reeleição, dependendo, contudo, da tramitação no Congresso Federal da Reforma Política – com quase nenhuma chance de negar-lhe o direito à reeleição. A grande aposta do candidato é a implementação do Bus Rapid Transit, Transporte Rápido por Ônibus, ou, se preferirem, o famoso BRT. Trata-se de um sistema de transporte coletivo que propõe a mobilidade coletiva e urbana de forma rápida. Mas o projeto tem gerado controvérsias, principalmente por causa da derrubada de cerca 165 árvores da Avenida Getúlio Vargas.

Além do BRT, o prefeito aposta também na pavimentação de ruas de muitos bairros da cidade e na construção de praças e creches, além do projeto Zona Azul, para alavancar sua reeleição.

Zé Neto (PT)

Foto: Facebook/Zé Neto

Foto: Facebook/Zé Neto

Outro que deve entrar na disputa mais uma vez é o deputado estadual mais votado do Partido dos Trabalhadores no estado, Zé Neto. Famoso pelo temperamento forte, ele atua junto a várias categorias de trabalhadores, e tem sido a voz que anuncia os investimentos dos governos Federal e Estadual na cidade. Nos últimos anos, porém, sofreu alguns desgastes com relação às greves de servidores estaduais e dos embates entre “companheiros” de partido e desfiliados.

Jhonatas Monteiro (PSOL)

Jhonatas Monteiro

Foto: Facebook/Jhonatas Monteiro

De conversa firme, o rastaman e professor Jhonatas Monteiro foi a grande revelação da última eleição, em 2012, conquistando a simpatia de muitos eleitores na sua campanha corpo-a-corpo. Teve uma expressiva votação, passando à frente do ex-prefeito Tarcízio Pimenta, que se colocava à reeleição. Do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Jhonatas afirma a necessidade de mudar Feira pela raiz, tendo grande acesso entre membros do movimento social, acadêmicos, estudantes e muitos moradores do bairro Queimadinha, onde mora e é muito bem quisto. Contra o socialista os opositores alegam a falta de experiência em cargo político.

Irmão Lázaro (PSC)

Irmão Lázaro

Foto: Facebook/Irmão Lázaro

Nessa gama de possíveis candidatos ao Paço Municipal há também o Deputado Federal Irmão Lázaro. Cantor gospel e empresário no ramo de livrarias evangélicas em Feira de Santana, Lázaro é do Partido Social Cristão (PSC) e foi o terceiro deputado federal mais votado na Bahia na última eleição. Uma votação que surpreendeu muitos. Apesar de já ter declarado publicamente a possibilidade de ser candidato a prefeito, seu maior embaraço é alinhar essa vontade com os interesses de aliados, como o próprio prefeito José Ronaldo.

Fernando Torres (PSD)

Fernando Torres

Foto: Facebook/Fernando Torres

Outro que está na fila é Fernando Torres, Deputado Federal do Partido Social Democrático (PSD). Com uma postura combativa, durante o mandato anterior Torres viabilizou verbas federais para Feira de Santana. Ex-aliado de José Ronaldo, Torres é integrante de um partido que apoia o Governo Estadual, do PT, que provavelmente fará palanque para Zé Neto. O problema é que Zé Neto e Torres já demonstraram divergências publicamente em veículos de comunicação da cidade.

Dilton Coutinho

Dilton Coutinho

Foto: Acorda Cidade

Por falar em Fernando Torres, vale destacar que ele declarou recentemente que retira a pré-candidatura caso o radialista Dilton Coutinho se disponha a concorrer. O surgimento do nome de Dilton é uma surpresa, gerando muita simpatia, e também incômodo, em algumas figuras da política feirense. Um dos líderes de audiência do rádio, todas as manhãs ele apresenta o programa Acorda Cidade, que arrebata uma série de ouvintes e também se estende para um portal de notícias, um dos principais sites de informação e um dos mais acessados em Feira de Santana. Radialista há muitos anos, Dilton tem boa reputação junto ao público. Mas ele próprio disse (sem negar definitivamente a candidatura) que, no momento, essa não é a sua pretensão e que segue com o foco nas atividades de comunicação.

Carlos Geilson (PTN)

Carlos Geilson

Foto: Facebook/Carlos Geilson

Carlos Geilson é Deputado Estadual pelo Partido Trabalhista Nacional (PTN) e outro líder de audiência do rádio feirense. Ele também engrossa esse caldo da pré-candidatura a prefeito de Feira de Santana. Aliado da base de José Ronaldo de Carvalho, o partido de Geilson apoia, estadualmente, o governador Rui Costa (PT). Dizem que anda insatisfeito estadual e municipalmente.

***

Entre tantos nomes, há os favoritos, as surpresas, e, depois dessa largada, quem chegar por último, segundo o dito popular, “é mulher do padre”. A competição promete e o pódio do Paço Maria Quitéria vai se enfeitando e se ajustando até 2016.

Tem algum político ou personalidade que deveria entrar nessa lista? Deixe um comentário!


Sobre o (a) autor (a):