As Feiras de Feira de Santana

Centro de Abastecimento de Feira de Santana

O Centro de Abastecimento vai ser privatizado?

De acordo com o líder do governo na Câmara Municipal, vereador Marcos Lima (Patriota), vários empresários querem administrar o Centro de Abastecimento de Feira de Santana. A informação foi repassada durante a sessão desta terça-feira (13), na Casa da Cidadania, ao responder acusações do vereador Roberto Tourinho.   Abandonado Tourinho disse que a situação do Centro de Abastecimento é de abandono, e elencou os seguintes problemas: lixo, mau cheiro, escuridão, tráfico de drogas, prostituição, lama e até homicídios ocorrem no local. Cheiro de Privatização De acordo com Tourinho, o poder público municipal não faz absolutamente nada, diante de tantos problemas:

Cantoras negras feirenses

Cantoras negras são destaque na música de Feira de Santana

Um olhar cuidadoso sobre as expressões musicais em Feira de Santana torna obrigatório reconhecer o fundamental protagonismo das mulheres em nossa música. Para começar, Feira de Santana é uma das poucas cidades do Brasil que tem seu hino composto por uma mulher: Georgina Erismann, no início do século XX, fez o “Hino a Feira”, numa época em que a mulher sequer tinha direito a voto. Uma das mais tradicionais expressões culturais de Feira de Santana, reconhecida internacionalmente, é capitaneada por uma mulher: Dona Chica do Pandeiro é a matriarca da Quixabeira da Matinha, exercendo um papel de liderança que remonta

OzÉbrios

Grupo feirense OzÉbrios estreia no projeto “Samba da Tarde”

Feira de Santana ganha, a partir deste sábado (10) mais um espaço de apreciação do samba: o Container Mall, com o projeto “Samba da Tarde”. Promovido pela Cervejaria Sertões, a iniciativa apresentará o grupo de samba OzÉbrios, comandado pelo cantor e compositor Rafael Damasceno. O projeto visar ocupar as tardes de sábado do Container Mall com o mais puro ritmo do samba raiz. O grupo OzÉbrios receberá convidados celebrando a junção do melhor do samba, dos sabores (dos petiscos) e das cervejas (artesanais), como elementos de entretenimento e opção de lazer na cidade. Além da Cervejaria Sertões, e o Container

Amanda Magalhães - The Voice - Feira

Amanda Magalhães, a feirense que está no The Voice Brasil 2019

Feira de Santana está mais uma vez no The Voice Brasil. Após o sucesso da feirense Paula Sanffer, que participou do programa global em 2015, e hoje é vocalista da Timbalada, é a vez da cantora Amanda Magalhães, que foi selecionada para o time da cantora IZA. Além de cantora, Amanda Magalhães é atriz (atuou no filme feirense “Porque eu te amei“), e desde cedo se dedicou ao serviço na Igreja por meio das artes. Participante do elenco de uma companhia de teatro musical cristã, a jovem de 25 anos se descobriu como cantora através dos personagens que interpretou ao

A Nova Lei feirense sobre apreensão de veículos

A Câmara Municipal de Feira de Santana promulgou nesta terça-feira, 06, a Lei Nº 346/2019, de autoria do vereador  Marcos Antonio dos Santos Lima, que dispõe sobre a apreensão de veículos automotores de duas e quatro rodas nas sextas-feiras, sábados, domingos, feriados e no último dia útil que anteceder a feriados em Feira de Santana. Nestes dias, a diária do pátio terá início no primeiro dia útil subsequente. Retirada de itens pessoais A lei ainda dispõe que ao proprietário(a) do veículo automotor comprovado com documento de identificação oficial com foto será permitido retirar os itens pessoais a qualquer momento após

A prática da Pesca Esportiva em Feira de Santana

Apesar do estado de conservação do Rio Jacuípe, Feira de Santana possui muitos praticantes de pesca esportiva, uma modalidade de pesca que preza pelo convívio sadio com a natureza conservada, onde o chamado pesque-e-solte é prioridade, ficando dos peixes guardadas apenas as imagens. São dezenas de praticantes na cidade, boa parte deles integrantes do grupo “Cabras da Pesca” , que se dedicam ao esporte em Feira e região.

O médico Rodrigo Vieira é uma das principais lideranças do movimento da Pesca Esportiva em Feira, sendo Diretor Regional da ABAPE – Associação Baiana de Pesca Esportiva. Ele diz que a maior parte das pescarias do grupo são realizadas no Lago de Pedra do Cavalo, constituído pelos Rios Paraguaçu e Jacuípe. “A Pesca Esportiva é uma modalidade que cresce muito no Brasil, e tem como objetivo o prazer da ‘briga’ e captura do peixe, se caracterizando pela prática do ‘pesque e solte’. Como o próprio nome diz, ‘pesque e solte’ é o ato de pescar, capturar o peixe, admirá-lo, fotografá-lo e devolvê-lo à água zelando para que os impactos sofridos não comprometam sua sobrevivência”.

A pesca esportiva em Feira de Santana

Ele diz que a preservação ambiental é o centro da Pesca Esportiva: “uma das principais características de quem pratica a pesca esportiva é a preservação ambiental, sempre procurando zelar pelo peixe, ambiente em que vive e todo ecossistema envolvido”.

O I Torneio Cabras da Pesca

Pesca Esportiva

Com o crescimento da Pesca Esportiva em Feira de Santana, o grupo Cabras da Pesca realizará seu primeiro torneio, que marca a abertura do Circuito Baiano de Pesca Esportiva. O evento será realizado na Barragem de Pedra do Cavalo, no município de Santo Estêvão. A barragem tem mais de 160 km de espelho d’água, propício para a pesca, e tem ganhado popularidade entre os pescadores esportivos pela captura de grandes tucunarés da espécie Pinima (C. Pinima).

No Torneio, cada equipe sairá às 7h da manhã, retornando às 15h, podendo apresentar até 6 peixes para medição, sendo validados para contagem dos pontos os 3 maiores peixes. Os vencedores, do 1º ao 10º colocado serão premiados com troféus, medalhas e brindes, além dos prêmios principais (barcos, motores, caiaque e viagens de pescaria), que serão sorteados entre todos os participantes, independentemente da classificação.

Pesca Esportiva em Feira de Santana

Também será premiada a equipe que trouxer a maior quantidade de lixo do lago e suas margens. Além disso, o grupo realizará um trabalho com as crianças carentes dos municípios da região, promovendo um concurso de redação que terá como tema o Rio Paraguaçu, que forma o Lago de Pedra do Cavalo, e sua preservação.

Para mais informações (e inscrições), acesse o site www.cabrasdapesca.com.br.

Caso você tenha interesse em se iniciar no esporte, entre em contato com Digão – (75) 99216-5342, ou Jonathan (71) 99148-3938.

Recapitulando…

O QUÊ: I Torneio Cabras da Pesca
ONDE: Barragem Pedra do Cavalo (Santo Estevão)
QUANDO: 8 de abril


Sobre o (a) autor (a):