Apesar do estado de conservação do Rio Jacuípe, Feira de Santana possui muitos praticantes de pesca esportiva, uma modalidade de pesca que preza pelo convívio sadio com a natureza conservada, onde o chamado pesque-e-solte é prioridade, ficando dos peixes guardadas apenas as imagens. São dezenas de praticantes na cidade, boa parte deles integrantes do grupo “Cabras da Pesca” , que se dedicam ao esporte em Feira e região.

O médico Rodrigo Vieira é uma das principais lideranças do movimento da Pesca Esportiva em Feira, sendo Diretor Regional da ABAPE – Associação Baiana de Pesca Esportiva. Ele diz que a maior parte das pescarias do grupo são realizadas no Lago de Pedra do Cavalo, constituído pelos Rios Paraguaçu e Jacuípe. “A Pesca Esportiva é uma modalidade que cresce muito no Brasil, e tem como objetivo o prazer da ‘briga’ e captura do peixe, se caracterizando pela prática do ‘pesque e solte’. Como o próprio nome diz, ‘pesque e solte’ é o ato de pescar, capturar o peixe, admirá-lo, fotografá-lo e devolvê-lo à água zelando para que os impactos sofridos não comprometam sua sobrevivência”.

A pesca esportiva em Feira de Santana

Ele diz que a preservação ambiental é o centro da Pesca Esportiva: “uma das principais características de quem pratica a pesca esportiva é a preservação ambiental, sempre procurando zelar pelo peixe, ambiente em que vive e todo ecossistema envolvido”.

O I Torneio Cabras da Pesca

Pesca Esportiva

Com o crescimento da Pesca Esportiva em Feira de Santana, o grupo Cabras da Pesca realizará seu primeiro torneio, que marca a abertura do Circuito Baiano de Pesca Esportiva. O evento será realizado na Barragem de Pedra do Cavalo, no município de Santo Estêvão. A barragem tem mais de 160 km de espelho d’água, propício para a pesca, e tem ganhado popularidade entre os pescadores esportivos pela captura de grandes tucunarés da espécie Pinima (C. Pinima).

No Torneio, cada equipe sairá às 7h da manhã, retornando às 15h, podendo apresentar até 6 peixes para medição, sendo validados para contagem dos pontos os 3 maiores peixes. Os vencedores, do 1º ao 10º colocado serão premiados com troféus, medalhas e brindes, além dos prêmios principais (barcos, motores, caiaque e viagens de pescaria), que serão sorteados entre todos os participantes, independentemente da classificação.

Pesca Esportiva em Feira de Santana

Também será premiada a equipe que trouxer a maior quantidade de lixo do lago e suas margens. Além disso, o grupo realizará um trabalho com as crianças carentes dos municípios da região, promovendo um concurso de redação que terá como tema o Rio Paraguaçu, que forma o Lago de Pedra do Cavalo, e sua preservação.

Para mais informações (e inscrições), acesse o site www.cabrasdapesca.com.br.

Caso você tenha interesse em se iniciar no esporte, entre em contato com Digão – (75) 99216-5342, ou Jonathan (71) 99148-3938.

Recapitulando…

O QUÊ: I Torneio Cabras da Pesca
ONDE: Barragem Pedra do Cavalo (Santo Estevão)
QUANDO: 8 de abril

Publicado por Redação

Publicações feitas pela Redação do Feirenses foram construídas colaborativamente, fundindo estilos, visões e informações de várias fontes.