Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/feirenses/www/wp-content/themes/magazine/options/php-po/php-po.php on line 187
5 cuidados para ter uma pele mais jovem e bonita - Feirenses - Feira de Santana aprofundada
As Feiras de Feira de Santana

5 cuidados para ter uma pele mais jovem e bonita

Para ter uma pele jovem e bonita é preciso adotar alguns cuidados no dia a dia. Ter uma alimentação rica em vitaminas e minerais, ingerir bastante água e estar sempre longe do cigarro ajudam a cuidar da pele de dentro pra fora, mas seguir uma rotina de limpeza, tonificação e hidratação ao mesmo tempo é imprescindível para deixar a pele do rosto com um aparência saudável e cheia de vida.

E para você, feirense, ter esse resultado terá que tornar alguns cuidados e torná-los hábitos diários, como: limpar, tonificar e hidratar a pele do rosto. Pode parecer simplório demais, mas esse pequeno “sacrifício” promove benefícios imediatos e duradouros. Além disso, é necessário esfoliar o rosto pelo menos uma vez na semana. Nos tópicos abaixo explicarei a importância desses cuidados.

1 – Limpar

Ao acordar, primeiramente devemos lavar o rosto com um sabonete facial adequado para seu tipo de pele. Primeiro molhe o rosto, coloque o sabonete nos cinco pontos do rosto (nariz, testa, bochechas e queixo), depois faça movimentos circulares espalhando o sabonete por todo o rosto. Em seguida, enxágue com água corrente. O principal benefício desse hábito é deixar sua pele mais clara, ganhando poros desobstruídos e oleosidade sob controle. Além disso, os tratamentos estéticos ficam mais eficientes quando a pele está limpa, pois os produtos penetram com mais facilidade. Mas lembre que não devemos lavar o rosto mais que três vezes ao dia.

2 – Tonificar

Depois do rosto limpo, é hora de tonificar. Com o rosto limpo e seco aplique o tônico num algodão e vá espalhando por todo o rosto, fazendo pequenas pressões. A tonificação da pele faz uma limpeza mais profunda, eliminando vestígios de maquiagem, gel de limpeza e células mortas. Além disso, a tonificação devolve o pH natural da pele, elimina toxinas, melhora a microcirculação, equilibra a flora bacteriana, regulariza a produção de sebo, suaviza, acalma e refresca, preparando-a para receber a hidratação.

3 – Hidratar

A pele já está limpa e tonificada. Agora é hora de hidratar. Não pense que, por ter uma pele oleosa, você não precisa hidratar. Mesmo as peles oleosas perdem água, e o hidratante é que repõe. Aplique o hidratante na ponta dos dedos e vá espalhando sempre do centro para fora e de baixo para cima, descendo até o colo (veja foto). É o hidratante que vai recuperar os danos causados à pele por agressores externos, como a poluição e o sol, e também intrínsecos, como rugas e falta de elasticidade. Uma pele hidratada mantém uma camada natural de proteção. A pele sem hidratação perde o brilho, o viço e torna-se suscetível a irritações. Uma vez desidratada ganha rugas e fica mais sensível e fragilizada. Para escolher qual o melhor hidratante, leve em consideração seu tipo de pele e sua idade. Quem tem pele oleosa deve procurar hidratantes livres de óleo, e as peles mais maduras já podem procurar os hidratantes com ação anti idade.

Limpeza de pele

4 – Proteção solar

Por fim, com a pele já hidratada, agora é hora de proteger. Passe o protetor solar de forma linear, sempre no mesmo sentido até total absorção. Use filtro solar sempre que sair de casa e não apenas quando vai à praia. A ação dos raios ultravioleta provoca profundas modificações cutâneas, envelhecendo a pele.

5 – Esfoliar

A esfoliação é outro hábito a ser incorporado à sua rotina. Esse processo ajuda na eliminação das células mortas, estimula a produção de colágeno e melhora a circulação local, reduzindo as manchas da pele. Após o processo de esfoliação você sentirá o rosto lisinho ao toque, além de deixar a pele mais receptiva a tratamentos e procedimentos estéticos. Os esfoliantes geralmente devem ser usados uma vez por semana. Após lavar o rosto com o sabonete facial, faz-se o uso do esfoliante em movimentos circulares e leves por uns 2 minutos, para não agredir a pele, e logo após segue o processo de tonificação, hidratação e protetor solar.

Dicas Extra

  • Coloque o sabonete facial no boxe próximo ao sabonete do corpo, assim não esquecerá de usar;
  • Para ser mais prático, escolha sabonetes faciais líquidos e que já venham com tônico;
  • Para escolha dos produtos certos para seu tipo de pele, procure orientação de profissionais que atuam com esses produtos, como consultoras de beleza, esteticistas e fisioterapeutas que trabalhem com pele ou médico dermatologista.

Seguir esses cuidados é importante para que a pele do rosto esteja saudável e bonita, livre de marcas e imperfeições.


Sobre o (a) autor (a):