As Feiras de Feira de Santana

Fluminense de Feira - 1969

Touro era campeão baiano há 50 anos

Está passando meio despercebido, mas outubro marca os 50 anos do último título de campeão baiano do Fluminense de Feira. Poucos que acompanharam – como testemunhas – aquelas memoráveis jornadas ainda estão vivos. Notícias da época apontam o Touro do Sertão como protagonista de uma campanha brilhante, sob a inspirada condução do atacante Freitas, que marcou o gol do título do tricolor feirense. Vice-campeão no ano anterior, o Fluminense atropelou Bahia e Vitória e se sagrou vencedor por antecipação. No dia 5 de outubro de 1969 houve rodada dupla na Fonte Nova: o Touro encarou o Vitória e o Bahia,

Desemprego em Feira de Santana

Desemprego permanece assombrando Feira

Nos oito primeiros meses de 2019 a Feira de Santana continuou perdendo postos formais de trabalho. Isso quando se considera o saldo entre contratações e dispensas. No intervalo entre janeiro e agosto houve 23.221 admissões e 23.573 demissões. No saldo, esfumaçaram-se mais 352 postos. Os dados são oficiais, do Ministério da Economia. Não dá, portanto, para contestarem a veracidade das informações, conforme virou moda nos últimos meses. A construção civil segue reduzindo seu estoque de mão-de-obra. No período, foram dispensados, no saldo, 134 serventes, o popular ajudante de pedreiro. Os pedreiros propriamente ditos foram um pouco menos afetados: perderam, também

Shopping da Cidade, em Teresina

O fulgurante Shopping da Cidade em Teresina

Em Teresina existe um imponente Shopping da Cidade. É um centro de comércio popular no qual se mercadeja, sobretudo, produtos importados da China. Dispõe de três pisos, praças, dezenas de corredores e quase dois mil boxes que abrigam uma variedade ampla de produtos. Fica muito bem localizado, na Praça da Bandeira, que abriga um terminal de ônibus e uma estação de trem. Basta atravessar a avenida Maranhão para se alcançar a orla do rio Parnaíba, encoberto por uma vegetação densa. Caso pretenda visitar o entreposto, o turista desatento não vai enfrentar dificuldade: qualquer cidadão indica – com a amabilidade habitual

4 rodas de samba em Feira

O final de semana do Samba em Feira de Santana

Feira de Santana tem vocação histórica para o samba, seja através das várias quixabeiras na Zona Rural da cidade, seja através das rodas de samba organizadas no espaço urbano do município. O final de semana que vai desta sexta (04 de outubro) até o domingo (06 de outubro) está recheado de eventos onde o samba é protagonista. Selecionamos pelo menos 4 sambas que ocorrerão na cidade neste período, para você se programar e curtir esse gênero musical genuinamente baiano, diretamente ligado às nossas ancestralidades. Confira: Sexta (04) – Samba Anchos O grupo feirense Audácia Pura vai se apresentar no Anchos

PDT - Feira de Santana

PDT feirense recebe três vereadores e um secretário municipal

Os vereadores Ron do Povo, Isaías de Diogo e Neinha Bastos, além do Secretário de Desenvolvimento Social e vereador licenciado, Pablo Roberto, filiaram-se ao PDT (Partido Democrático Trabalhista), na noite do dia 30. Pois é… O perfil do Instagram do PDT/Feira de Santana disponibiliza o link para o abaixo-assinado pela redução do subsídio do prefeito, vice e vereadores de Feira de Santana. A petição conta com 1.242 assinaturas. Será que os novos filiados assinaram ou são contra? Tem que ter serviços prestados! O ex-vereador Marialvo Barreto vai acionar o Ministério Público do Estado (MP-BA) para tentar invalidar a entrega dos

5 cuidados para ter uma pele mais jovem e bonita

Para ter uma pele jovem e bonita é preciso adotar alguns cuidados no dia a dia. Ter uma alimentação rica em vitaminas e minerais, ingerir bastante água e estar sempre longe do cigarro ajudam a cuidar da pele de dentro pra fora, mas seguir uma rotina de limpeza, tonificação e hidratação ao mesmo tempo é imprescindível para deixar a pele do rosto com um aparência saudável e cheia de vida.

E para você, feirense, ter esse resultado terá que tornar alguns cuidados e torná-los hábitos diários, como: limpar, tonificar e hidratar a pele do rosto. Pode parecer simplório demais, mas esse pequeno “sacrifício” promove benefícios imediatos e duradouros. Além disso, é necessário esfoliar o rosto pelo menos uma vez na semana. Nos tópicos abaixo explicarei a importância desses cuidados.

1 – Limpar

Ao acordar, primeiramente devemos lavar o rosto com um sabonete facial adequado para seu tipo de pele. Primeiro molhe o rosto, coloque o sabonete nos cinco pontos do rosto (nariz, testa, bochechas e queixo), depois faça movimentos circulares espalhando o sabonete por todo o rosto. Em seguida, enxágue com água corrente. O principal benefício desse hábito é deixar sua pele mais clara, ganhando poros desobstruídos e oleosidade sob controle. Além disso, os tratamentos estéticos ficam mais eficientes quando a pele está limpa, pois os produtos penetram com mais facilidade. Mas lembre que não devemos lavar o rosto mais que três vezes ao dia.

2 – Tonificar

Depois do rosto limpo, é hora de tonificar. Com o rosto limpo e seco aplique o tônico num algodão e vá espalhando por todo o rosto, fazendo pequenas pressões. A tonificação da pele faz uma limpeza mais profunda, eliminando vestígios de maquiagem, gel de limpeza e células mortas. Além disso, a tonificação devolve o pH natural da pele, elimina toxinas, melhora a microcirculação, equilibra a flora bacteriana, regulariza a produção de sebo, suaviza, acalma e refresca, preparando-a para receber a hidratação.

3 – Hidratar

A pele já está limpa e tonificada. Agora é hora de hidratar. Não pense que, por ter uma pele oleosa, você não precisa hidratar. Mesmo as peles oleosas perdem água, e o hidratante é que repõe. Aplique o hidratante na ponta dos dedos e vá espalhando sempre do centro para fora e de baixo para cima, descendo até o colo (veja foto). É o hidratante que vai recuperar os danos causados à pele por agressores externos, como a poluição e o sol, e também intrínsecos, como rugas e falta de elasticidade. Uma pele hidratada mantém uma camada natural de proteção. A pele sem hidratação perde o brilho, o viço e torna-se suscetível a irritações. Uma vez desidratada ganha rugas e fica mais sensível e fragilizada. Para escolher qual o melhor hidratante, leve em consideração seu tipo de pele e sua idade. Quem tem pele oleosa deve procurar hidratantes livres de óleo, e as peles mais maduras já podem procurar os hidratantes com ação anti idade.

Limpeza de pele

4 – Proteção solar

Por fim, com a pele já hidratada, agora é hora de proteger. Passe o protetor solar de forma linear, sempre no mesmo sentido até total absorção. Use filtro solar sempre que sair de casa e não apenas quando vai à praia. A ação dos raios ultravioleta provoca profundas modificações cutâneas, envelhecendo a pele.

5 – Esfoliar

A esfoliação é outro hábito a ser incorporado à sua rotina. Esse processo ajuda na eliminação das células mortas, estimula a produção de colágeno e melhora a circulação local, reduzindo as manchas da pele. Após o processo de esfoliação você sentirá o rosto lisinho ao toque, além de deixar a pele mais receptiva a tratamentos e procedimentos estéticos. Os esfoliantes geralmente devem ser usados uma vez por semana. Após lavar o rosto com o sabonete facial, faz-se o uso do esfoliante em movimentos circulares e leves por uns 2 minutos, para não agredir a pele, e logo após segue o processo de tonificação, hidratação e protetor solar.

Dicas Extra

  • Coloque o sabonete facial no boxe próximo ao sabonete do corpo, assim não esquecerá de usar;
  • Para ser mais prático, escolha sabonetes faciais líquidos e que já venham com tônico;
  • Para escolha dos produtos certos para seu tipo de pele, procure orientação de profissionais que atuam com esses produtos, como consultoras de beleza, esteticistas e fisioterapeutas que trabalhem com pele ou médico dermatologista.

Seguir esses cuidados é importante para que a pele do rosto esteja saudável e bonita, livre de marcas e imperfeições.


Sobre o (a) autor (a):