Rio Jacuípe

Avenida Presidente Dutra - Feira de Santana

Avenida Presidente Dutra em Feira: origens e modificações históricas

Existe um argumento de autoridade nas cidades brasileiras que sempre é evocado por pessoas que foram as primeiras a povoar determinada localidade. É comum encontrarmos pessoas que normalmente soltam um bom: “quando eu cheguei aqui era tudo mato!”. A frase mais do que nos mostrar que estamos diante de uma pessoa que acompanhou o desenvolvimento daquela rua, avenida, bairro, cidade desde os primórdios. Serve também para nos lembrar que o espaço urbano está em constante modificação: seja pela construção de novas edificações ou pela derrubada de prédios antigos, instalação de iluminação pública, construção de túneis, passarelas, viadutos etc. Sob qualquer

Casarão Froes da Mota

Casarão da Fróes da Motta tem inspiração alemã

Daquilo que ainda resta do rico patrimônio arquitetônico da Feira de Santana se destaca o casarão do intendente Eduardo Fróes da Motta. O imóvel fica na rua General Câmara, aquela que liga as praças Fróes da Motta e Nordestino, no centro da cidade. A construção é antiga e imponente: quem transita ali, pela rua estreita, não deixa de se impressionar com o porte, com os detalhes caprichados, com o padrão difícil de se ver no município, mesmo na primeira metade do século passado. Não é para menos: quem teve a iniciativa da construção foi Agostinho Fróes da Motta, em 1902.

Larissa Rodrigues

Entrevista com Larissa Rodrigues [Feirenses TV]

O debate sobre a representatividade das mulheres vem crescendo em diversos setores da sociedade, principalmente naqueles onde o homem manteve-se hegemônico ao longo da história (notadamente lugares de poder). Na política, por exemplo, o Brasil ostenta a marca de ter apenas 10,5% de mulheres no Congresso Nacional, mesmo tendo uma população 51% feminina. Nas artes o cenário não é diferente: segundo a professora de literatura e feminista feirense Larissa Rodrigues, de um total de publicações no mercado editorial brasileiro, apenas 30% obras são de autoras mulheres. É nesse contexto que surge o projeto “Leia Mulheres”, um projeto que tem como

Três anúncios para um crime

Cine Debate em Feira sobre “Três anúncios para um crime”

No próximo dia 15 de setembro os cinéfilos feirenses terão a oportunidade de participar de um Cine Debate sobre um dos filmes mais prestigiados do ano: “Três anúncios para um crime”, que conta a história de Mildred Hayes (Frances McDormand), que inconformada com a ineficácia da polícia em encontrar o culpado pelo brutal assassinato de sua filha decide chamar atenção para o caso não solucionado alugando três outdoors em uma estrada raramente usada. Veja o trailer do filme:   No Cine Debate, a discussão gira em torno de uma sociedade na qual as relações mostram-se cada vez mais fragilizadas pela vida acelerada, e explana sobre

Fervura Feira Noise

Fervura Feira Noise antecipa o maior Festival de Artes Integradas da Bahia

O Feira Noise – Festival de Artes Integradas, anunciou oficialmente as datas da sua oitava edição, que acontece entre os dias 23 a 25 de novembro, no Centro de Cultura Amélio Amorim, aqui em Feira. Apesar da programação do festival ainda não ter sido divulgada, o Feira Coletivo Cultural, produtora que assina o evento, realiza no próximo dia 7 de setembro a primeira edição do Fervura Feira Noise 2018, com a apresentação de grandes atrações a partir das 21h, no Jhonnie Club (Rua São Domingos). A banda feirense Sofie Jell se junta ao cantor e compositor Balaio, de Vitória da

5 cuidados para ter uma pele mais jovem e bonita

Para ter uma pele jovem e bonita é preciso adotar alguns cuidados no dia a dia. Ter uma alimentação rica em vitaminas e minerais, ingerir bastante água e estar sempre longe do cigarro ajudam a cuidar da pele de dentro pra fora, mas seguir uma rotina de limpeza, tonificação e hidratação ao mesmo tempo é imprescindível para deixar a pele do rosto com um aparência saudável e cheia de vida.

E para você, feirense, ter esse resultado terá que tornar alguns cuidados e torná-los hábitos diários, como: limpar, tonificar e hidratar a pele do rosto. Pode parecer simplório demais, mas esse pequeno “sacrifício” promove benefícios imediatos e duradouros. Além disso, é necessário esfoliar o rosto pelo menos uma vez na semana. Nos tópicos abaixo explicarei a importância desses cuidados.

1 – Limpar

Ao acordar, primeiramente devemos lavar o rosto com um sabonete facial adequado para seu tipo de pele. Primeiro molhe o rosto, coloque o sabonete nos cinco pontos do rosto (nariz, testa, bochechas e queixo), depois faça movimentos circulares espalhando o sabonete por todo o rosto. Em seguida, enxágue com água corrente. O principal benefício desse hábito é deixar sua pele mais clara, ganhando poros desobstruídos e oleosidade sob controle. Além disso, os tratamentos estéticos ficam mais eficientes quando a pele está limpa, pois os produtos penetram com mais facilidade. Mas lembre que não devemos lavar o rosto mais que três vezes ao dia.

2 – Tonificar

Depois do rosto limpo, é hora de tonificar. Com o rosto limpo e seco aplique o tônico num algodão e vá espalhando por todo o rosto, fazendo pequenas pressões. A tonificação da pele faz uma limpeza mais profunda, eliminando vestígios de maquiagem, gel de limpeza e células mortas. Além disso, a tonificação devolve o pH natural da pele, elimina toxinas, melhora a microcirculação, equilibra a flora bacteriana, regulariza a produção de sebo, suaviza, acalma e refresca, preparando-a para receber a hidratação.

3 – Hidratar

A pele já está limpa e tonificada. Agora é hora de hidratar. Não pense que, por ter uma pele oleosa, você não precisa hidratar. Mesmo as peles oleosas perdem água, e o hidratante é que repõe. Aplique o hidratante na ponta dos dedos e vá espalhando sempre do centro para fora e de baixo para cima, descendo até o colo (veja foto). É o hidratante que vai recuperar os danos causados à pele por agressores externos, como a poluição e o sol, e também intrínsecos, como rugas e falta de elasticidade. Uma pele hidratada mantém uma camada natural de proteção. A pele sem hidratação perde o brilho, o viço e torna-se suscetível a irritações. Uma vez desidratada ganha rugas e fica mais sensível e fragilizada. Para escolher qual o melhor hidratante, leve em consideração seu tipo de pele e sua idade. Quem tem pele oleosa deve procurar hidratantes livres de óleo, e as peles mais maduras já podem procurar os hidratantes com ação anti idade.

Limpeza de pele

4 – Proteção solar

Por fim, com a pele já hidratada, agora é hora de proteger. Passe o protetor solar de forma linear, sempre no mesmo sentido até total absorção. Use filtro solar sempre que sair de casa e não apenas quando vai à praia. A ação dos raios ultravioleta provoca profundas modificações cutâneas, envelhecendo a pele.

5 – Esfoliar

A esfoliação é outro hábito a ser incorporado à sua rotina. Esse processo ajuda na eliminação das células mortas, estimula a produção de colágeno e melhora a circulação local, reduzindo as manchas da pele. Após o processo de esfoliação você sentirá o rosto lisinho ao toque, além de deixar a pele mais receptiva a tratamentos e procedimentos estéticos. Os esfoliantes geralmente devem ser usados uma vez por semana. Após lavar o rosto com o sabonete facial, faz-se o uso do esfoliante em movimentos circulares e leves por uns 2 minutos, para não agredir a pele, e logo após segue o processo de tonificação, hidratação e protetor solar.

Dicas Extra

  • Coloque o sabonete facial no boxe próximo ao sabonete do corpo, assim não esquecerá de usar;
  • Para ser mais prático, escolha sabonetes faciais líquidos e que já venham com tônico;
  • Para escolha dos produtos certos para seu tipo de pele, procure orientação de profissionais que atuam com esses produtos, como consultoras de beleza, esteticistas e fisioterapeutas que trabalhem com pele ou médico dermatologista.

Seguir esses cuidados é importante para que a pele do rosto esteja saudável e bonita, livre de marcas e imperfeições.


Sobre o (a) autor (a):