Rio Jacuípe

Improbidade Administrativa

Ex-Prefeito, Secretária e Procurador são acionados por Improbidade Administrativa

Ex-prefeito José Ronaldo é acionado pelo MP por improbidade administrativa O ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho; a secretária de Saúde, Denise Lima Mascarenhas; o ex-subprocurador do Município, Cleudson Santos Almeida; e o então presidente da comissão de licitação no Município, Antônio Rosa de Assis, foram acionados pelo Ministério Público estadual por dispensa indevida de licitação realizada no ano de 2013, quando José Ronaldo era prefeito. Suspensão dos direitos políticos De acordo com o MP, o ato de improbidade causou ao erário um dano de R$ 6.379.495,62. Na ação, o promotor de Justiça Tiago de Almeida Quadros

Roberto Tourinho

Roberto Tourinho na Oposição

Tourinho na Oposição Em entrevista ao programa Acorda Cidade, nesta terça-feira (05), o prefeito Colbert Martins, comentou que Roberto Tourinho se tornou um vereador de oposição, após cobrança para afastar envolvidos no caso da Coofsaúde e propor uma CPI. A quem responder? Em pronunciamento, na sessão ordinária da última quarta-feira (06), na Câmara Municipal de Feira de Santana, o vereador comentou sobre a entrevista do prefeito e disparou que estava em dúvida a quem deveria responder, se “ao prefeito que governa ou o do Pilão, que despacha na Pousada Acalanto e no Hotel Atmosfera”. “Se ao prefeito ou ao chefe”.

Fila no CADH de Feira

Fila longa para marcar consulta no CADH, em Feira – Feira (A)notada

Fila longa, demora no atendimento e lotação no CADH Uma longa fila foi observada na manhã da última terça-feira, 05, na Rua Boticário Moncorvo, Centro da cidade. Tratava-se de pacientes do Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso (CADH), esperando a vez para marcar uma consulta com médicos especialistas. O interior da unidade estava completamente lotado e o sistema de marcação toda hora saía do ar, enquanto as pessoas com diabetes e hipertensão permaneciam na fila. Somente quatro vereadores assinaram pedido de CPI O pedido para a formação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que pretende averiguar denúncias de irregularidades na

PSOL pede CPI na Câmara

PSOL protocola pedido de CPI na Câmara – Feira (A)notada

PSOL protocola pedido de CPI na Câmara Na manhã da última sexta-feira, 1º de fevereiro, no retorno das atividades na Câmara Municipal, o PSOL de Feira de Santana protocolou na Casa o pedido de CPI das fraudes na saúde do município, envolvendo contratos com as falsas cooperativas. O pedido foi entregue por Jhonatas Monteiro, ex-candidato a prefeito pelo partido, em mãos ao presidente da Câmara, vereador José Carneiro, que se comprometeu em apreciar o pedido no Plenário já na próxima segunda-feira, dia 4. Aprovados em concurso também querem CPI das cooperativas Trabalhadores da área de saúde, aprovados no concurso de

Novidades na Câmara Municipal

Novidades na Câmara Municipal de Feira de Santana – Feira (A)notada

Câmara reabre trabalhos legislativos A Câmara Municipal de Feira de Santana retomou as atividades na manhã desta sexta-feira (01). Em rito ordinário, foi realizada a leitura da ata da sessão anterior devidamente aprovada pelos edis presentes. O prefeito de Feira de Santana Colbert Martins da Silva Filho fez o pronunciamento e desejou bom retorno aos trabalhos. Estiveram presentes ainda o Procurador Geral do Município, Cleudson Almeida, secretários municipais, autoridades, representantes da sociedade civil e imprensa. Neinha deixa de ser suplente e assume a vaga deixada por Tom A vereadora Neinha (PTB), que estava no mandato como suplente, assume a vaga deixada

Uma pegadinha criativa num elevador de Feira de Santana

Quem nunca ouviu falar que “só aprendemos a dar valor a algo depois que perdemos”? Isso não só com bens materiais e pessoas, mas também com as faculdades do nosso próprio corpo. Você já imaginou como seria, por exemplo, ficar sem enxergar?

Uma boa experiência é assistir ao filme “Ensaio sobre a Cegueira”, dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles, baseado no livro de mesmo nome, do escritor José Saramago. Na trama, todas as pessoas de uma cidade perdem a visão, exceto uma personagem, que vivencia os desafios daquilo que está no famoso ditado: “em terra de cego, quem tem um olho é rei”.

Deixando de lado a ficção, é importante compreender o quanto a visão é um recurso fabuloso para a qualidade de vida de qualquer ser humano, embora nem sempre nos demos conta disso – faltando com a devida atenção aos nossos olhos.

Segundo o IBGE, existem no Brasil 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual. No mundo, de acordo a OMS, cerca de 40 a 45 milhões de pessoas são cegas e outros 135 milhões sofrem limitações severas de visão. Desse total, entretanto, de acordo ainda com a OMS, 80% seriam evitáveis caso houvesse um número maior de ações efetivas de prevenção e/ou tratamento.

É bom repetir esse dado: 80% das limitações de visão seriam evitáveis caso houvesse ações efetivas de prevenção e/ou tratamento. Por isso, o acesso ao atendimento médico oftalmológico é decisivo para alterar as condições de saúde ocular.

Uma “pegadinha” didática

Em Feira de Santana, uma ação muito criativa foi feita para mostrar a importância do cuidado com a visão. O HCOE – Hospital dos Olhos, especializado em tratamentos oftalmológicos em Feira de Santana, colocou adesivos que embaçaram os botões e o espelho do elevador do Shopping Boulevard.

A ideia era levar às pessoas a experiência de ter limitações na visão. O resultado foi muito interessante:

Cuidar da saúde é essencial em qualquer fase da vida. Tratando-se da visão, que nos permite desde a capacidade da leitura  até a contemplação de belas paisagens, essa preocupação é ainda mais importante.

Curta a página do HCOE no Facebook! Siga o HCOE no Instagram!

 


Sobre o (a) autor (a):