Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/feirenses/www/wp-content/themes/magazine/options/php-po/php-po.php on line 187
Uma pegadinha criativa num elevador de Feira de Santana - Feirenses - Feira de Santana aprofundada
As Feiras de Feira de Santana

Uma pegadinha criativa num elevador de Feira de Santana

Quem nunca ouviu falar que “só aprendemos a dar valor a algo depois que perdemos”? Isso não só com bens materiais e pessoas, mas também com as faculdades do nosso próprio corpo. Você já imaginou como seria, por exemplo, ficar sem enxergar?

Uma boa experiência é assistir ao filme “Ensaio sobre a Cegueira”, dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles, baseado no livro de mesmo nome, do escritor José Saramago. Na trama, todas as pessoas de uma cidade perdem a visão, exceto uma personagem, que vivencia os desafios daquilo que está no famoso ditado: “em terra de cego, quem tem um olho é rei”.

Deixando de lado a ficção, é importante compreender o quanto a visão é um recurso fabuloso para a qualidade de vida de qualquer ser humano, embora nem sempre nos demos conta disso – faltando com a devida atenção aos nossos olhos.

Segundo o IBGE, existem no Brasil 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual. No mundo, de acordo a OMS, cerca de 40 a 45 milhões de pessoas são cegas e outros 135 milhões sofrem limitações severas de visão. Desse total, entretanto, de acordo ainda com a OMS, 80% seriam evitáveis caso houvesse um número maior de ações efetivas de prevenção e/ou tratamento.

É bom repetir esse dado: 80% das limitações de visão seriam evitáveis caso houvesse ações efetivas de prevenção e/ou tratamento. Por isso, o acesso ao atendimento médico oftalmológico é decisivo para alterar as condições de saúde ocular.

Uma “pegadinha” didática

Em Feira de Santana, uma ação muito criativa foi feita para mostrar a importância do cuidado com a visão. O HCOE – Hospital dos Olhos, especializado em tratamentos oftalmológicos em Feira de Santana, colocou adesivos que embaçaram os botões e o espelho do elevador do Shopping Boulevard.

A ideia era levar às pessoas a experiência de ter limitações na visão. O resultado foi muito interessante:

Cuidar da saúde é essencial em qualquer fase da vida. Tratando-se da visão, que nos permite desde a capacidade da leitura  até a contemplação de belas paisagens, essa preocupação é ainda mais importante.

Curta a página do HCOE no Facebook! Siga o HCOE no Instagram!

 


Sobre o (a) autor (a):