Rio Jacuípe

Rua Marechal em mão única

Feira (A)notada: Marechal em mão única e novidade na Câmara

Lulinha entrega o cargo de Líder do Governo Após alguns colegas vereadores manifestarem a insatisfação com o líder do governo na Câmara Municipal de Feira de Santana, o vereador Luís Augusto (Lulinha), do DEM, entregou o cargo durante discurso na Sessão desta terça-feira (11). 10 anos do Museu Parque do Saber No próximo dia 15 de dezembro, o Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo estará completando uma década de existência. E, para comemorar, foi realizada na terça-feira (11) uma homenagem especial a todos os envolvidos com o projeto inicial. O evento contou com as presenças do prefeito Colbert

Tourinho Candidato

Tourinho candidato, cubanização de assessores e toma lá da cá

Tourinho Candidato Surgiu mais um nome interessado no Paço Municipal em 2020. O vereador Roberto Tourinho, atualmente filiado ao PV, confirmou ao site Acorda Cidade que tem discutido o assunto.  Com sete mandatos, Tourinho é um dos políticos mais respeitados de Feira de Santana e filho de um ex-prefeito, o advogado José Falcão da Silva, que morreu durante o exercício do mandato. Ele se junta a nomes como Fernando Torres, Zé Neto, Zé Chico, Colbert Filho, Angelo Almeida, Carlos Geilson e Targino Machado que também se movimentam para disputar a prefeitura feirense. Toma lá dá cá Ao colocar o cargo

O Rural Feirense

O rural feirense, segundo o último Censo Agropecuário (parte 1)

Foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) os números referentes ao Censo Agropecuário realizado em 2017. Os dados são essenciais para que os governos das três esferas – Federal, Estadual e Municipal – elaborem suas políticas, mas são também muito importantes para acadêmicos, estudiosos do tema, para a imprensa especializada e até mesmo para o cidadão que deseja se manter informado sobre o seu município. Uma leva de informações sobre a Feira de Santana já está disponível e pode ser consultada. Os pesquisadores, em suas andanças pelo rural feirense apuraram, por exemplo, que existem exatos 9.191 estabelecimentos

O sonho de Lucas

Escritor feirense publica romance “O sonho de Lucas”

O escritor feirense Marcelo Vinicius acaba de publicar o romance “O sonho de Lucas”, pela editora carioca Multifoco. Marcelo é pesquisador, cursa Psicologia e estuda Filosofia da Arte e Filosofia Contemporânea na UEFS. Além de escritor, é fotógrafo. A história do romance divide-se em duas partes. A primeira é uma narrativa em terceira pessoa; e a segunda é em primeira pessoa, na qual esta se passa por meio do olhar de um jovem chamado Lucas, estudante que sonha em cursar a faculdade de Medicina e cuja vida familiar está em decadência. Lucas fica arrasado quando sua mãe, Kátia Fernandes, separa-se de

Antiga Intendência de Feira de Santana

Antiga Intendência é impregnada de História

Poucas edificações em Feira de Santana são tão impregnadas de História quanto o prédio da Antiga Intendência. Ele se localiza na esquina da Avenida Senhor dos Passos com a Praça Joaquim Pedreira, a antiga Praça da Bandeira. O imóvel também fica nas cercanias de três construções emblemáticas do município: a Igreja Senhor dos Passos, que se localiza defronte e os tombados prédios da Prefeitura Municipal – que fica na esquina transversal – e do Mercado de Arte Popular, situado no quarteirão contíguo, na própria antiga Praça da Bandeira. Originalmente, o imóvel funcionou como fórum, abrigando a sede do Poder Judiciário

O que a FGV diz sobre o bem-estar dos idosos em Feira de Santana

Aferir bem-estar e qualidade de vida sempre é correr o risco de ser parcial, dados os diversos fatores envolvidos na equação que torna uma cidade mais ou menos agradável. Mas existem estudos sérios e amplos que se propõem a pesquisar as condições de vida em um município, a exemplo do recém-publicado Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade, feito em parceria entre o Instituto de Longevidade Mongeral Aegon e a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV/EAESP).

O Índice revela as atuais condições de 498 cidades brasileiras, tendo em vista sua capacidade de atender às necessidades básicas de vida, destacadamente dos adultos mais idosos. A seguir, as variáveis analisadas pela pesquisa, e o peso de cada uma delas, de acordo com o que representam para cada faixa etária em termos de qualidade de vida:

Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade

De acordo com a pesquisa, Feira de Santana não vai bem em termos de bem-estar para as pessoas idosas: das 150 grandes cidades pesquisadas, o município fica na posição 132 para o índice de 60 a 75 anos e na posição 138 para o índice de 75 anos ou mais. No agregado, Feira de Santana é a 137ª cidade entre as 150 analisadas pelo estudo.

O interessante da pesquisa é que considera fatores bem diversos: número de cinemas, acesso à internet fixa, casos de hipertensão, números de suicídio, PIB, número de agências bancárias, carga tributária, índice de homicídios, e por aí vai.

Comparação com outros municípios baianos

Os maiores municípios baianos não bem no ranking do Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade. No agregado, as classificações são as seguintes, em relação aos 150 municípios brasileiros analisados:

  1. Salvador (93ª posição)
  2. Itabuna (127ª posição)
  3. Vitória da Conquista (135ª posição)
  4. Feira de Santana (137ª posição)
  5. Juazeiro (144ª posição)
  6. Camaçari (145ª posição)

De acordo com o estudo, a cidade grande com o melhor Índice do Brasil é Santos-SP, e a pior Marabá, em São Paulo.

O que leva Feira às últimas posições

De acordo com o estudo da FGV, Feira está entre as últimas posições principalmente por conta das notas nas variáveis Educação e Trabalho (141ª posição), Cultura e Engajamento (131ª posição) e Bem-Estar (122ª posição):

Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade

A seguir, gráficos que comparam os índices alcançados por Feira em cada área, em comparação com a média dos 150 maiores municípios brasileiros e com a nota do primeiro colocado em cada área:

Desenvolvimento Urbano para Longevidade de Feira de Santana

 

Para saber mais, acesse o site do Instituto Mongeral Aegon. Veja aqui o detalhamento das notas de Feira de Santana nas diversas variáveis.

Tags:

Sobre o (a) autor (a):