As Feiras de Feira de Santana

Cooperativas em Feira de Santana

Cooperativas com os dias contados em Feira de Santana

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e o Ministério Público da Bahia (MP-BA) exigiram que a Prefeitura Municipal de Feira de Santana não faça mais contratações de servidores através de cooperativas. Novas Contratações Colbert Martins disse ao Acorda Cidade que as contratações só poderão ocorrer via Organização Social (OS), seleção pública (Reda) ou concurso público. Ao atender essa recomendação, é provável que aumente o número de processos seletivos para contrações temporárias. Fim das indicações políticas Infelizmente, com o fim das contratações via cooperativas, não é certo de que acabem também as indicações políticas. A contratação de Organização Social permite

Vai ter Feira Noise Festival em 2020

O Feira Coletivo Cultural e a Banana Atômica realizaram no último final de semana, em Feira de Santana (BA), uma edição histórica em comemoração aos 10 anos de existência do Feira Noise Festival. O evento aconteceu entre os dias 22 a 24, no Ária Hall, reforçando sua importância para a consolidação da cena local, além de manter Feira de Santana na rota de circulação de bandas e artistas independentes. Ao todo, 33 atrações se revezaram entre os palcos Banana Atômica e Budweiser, sendo 13 delas de Feira de Santana. Importantes nomes da música brasileira contemporânea como Supercombo, Francisco El Hombre, Black Pantera, Potyguara Bardo,

O fenômeno flamenguista em Feira de Santana

Na manhã dessa segunda-feira, a Praça da Bandeira foi a arena onde se discutiu sobre o mais importante e popular time de futebol brasileiro. — É óbvio que o Bahia é de mais importância. O Brasil nasceu onde? Se é aqui o início do Brasil, o Bahia é o time do nosso povo, defendia Papinho, torcedor patológico do Bahia. — O Flamengo, companheiro, é o time das massas, o time rubro, castanho, caboclo, representando os índios, e negro, quilombola, africano, representando o povo escravizado, proclamava Seu Teófilo, tomando caldo de cana para curar a ressaca da comemoração dos dois títulos

Roça Sound

“Tabaréu Moderno”, o novo álbum do Roça Sound

“Tabaréu Moderno” é o terceiro disco do grupo Roça Sound. Lançado no último dia 15 de novembro, o novo álbum estava sendo esperado pelo público que acompanha o trabalho dos feirenses desde “Você Aguenta Quantos Rounds?”, de 2014. Formado por NickAmaro (DJ/ MC), Paulo Bala (MC), Dom Maths (MC) e o dançarino Edy Murphy, o Roça Sound explora sonoridades que vão desde a Cultura Nordestina, Rap, Dembow, Reggae, e o DanceHall, tendo o suingue como sua marca principal. Em “Tabaréu Moderno”, trazem nove faixas autorais e inéditas, com as participações da Orquestra Reggae de Cachoeira, Quixabeira da Matinha, Bel da

Precisamos louvar o Feira Noise

É preciso louvar com entusiasmo a edição de 10 anos do Feira Noise Festival, que ocorre nesse final de semana em Feira de Santana. Nem precisa gostar de rock ou de qualquer gênero musical, banda ou artista que se apresenta nos palcos do evento para reconhecer a capacidade inacreditável de um grupo de entusiastas de determinada cena cultural em manter de pé, em Feira de Santana, um festival que chama a atenção para além das fronteiras baianas. São mais de 30 atrações, de várias partes do Brasil, distribuídas em três dias no Ária Hall, o mais elegante e bem estruturado

O que a FGV diz sobre o bem-estar dos idosos em Feira de Santana

Aferir bem-estar e qualidade de vida sempre é correr o risco de ser parcial, dados os diversos fatores envolvidos na equação que torna uma cidade mais ou menos agradável. Mas existem estudos sérios e amplos que se propõem a pesquisar as condições de vida em um município, a exemplo do recém-publicado Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade, feito em parceria entre o Instituto de Longevidade Mongeral Aegon e a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV/EAESP).

O Índice revela as atuais condições de 498 cidades brasileiras, tendo em vista sua capacidade de atender às necessidades básicas de vida, destacadamente dos adultos mais idosos. A seguir, as variáveis analisadas pela pesquisa, e o peso de cada uma delas, de acordo com o que representam para cada faixa etária em termos de qualidade de vida:

Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade

De acordo com a pesquisa, Feira de Santana não vai bem em termos de bem-estar para as pessoas idosas: das 150 grandes cidades pesquisadas, o município fica na posição 132 para o índice de 60 a 75 anos e na posição 138 para o índice de 75 anos ou mais. No agregado, Feira de Santana é a 137ª cidade entre as 150 analisadas pelo estudo.

O interessante da pesquisa é que considera fatores bem diversos: número de cinemas, acesso à internet fixa, casos de hipertensão, números de suicídio, PIB, número de agências bancárias, carga tributária, índice de homicídios, e por aí vai.

Comparação com outros municípios baianos

Os maiores municípios baianos não bem no ranking do Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade. No agregado, as classificações são as seguintes, em relação aos 150 municípios brasileiros analisados:

  1. Salvador (93ª posição)
  2. Itabuna (127ª posição)
  3. Vitória da Conquista (135ª posição)
  4. Feira de Santana (137ª posição)
  5. Juazeiro (144ª posição)
  6. Camaçari (145ª posição)

De acordo com o estudo, a cidade grande com o melhor Índice do Brasil é Santos-SP, e a pior Marabá, em São Paulo.

O que leva Feira às últimas posições

De acordo com o estudo da FGV, Feira está entre as últimas posições principalmente por conta das notas nas variáveis Educação e Trabalho (141ª posição), Cultura e Engajamento (131ª posição) e Bem-Estar (122ª posição):

Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade

A seguir, gráficos que comparam os índices alcançados por Feira em cada área, em comparação com a média dos 150 maiores municípios brasileiros e com a nota do primeiro colocado em cada área:

Desenvolvimento Urbano para Longevidade de Feira de Santana

 

Para saber mais, acesse o site do Instituto Mongeral Aegon. Veja aqui o detalhamento das notas de Feira de Santana nas diversas variáveis.

Tags:

Sobre o (a) autor (a):