As Feiras de Feira de Santana

Venezuelanos em Feira de Santana

A história de dois Venezuelanos em Feira de Santana

Quem tem andado pelas ruas de Feira de Santana nos últimos anos nota o aumento da quantidade de pedintes e vendedores informais nas sinaleiras da cidade – consequência óbvia do deserto econômico por que passa o país. Peregrinando entre os carros, na esperança de que um vidro se abra e uma mão se estenda, essas pessoas buscam o sustento básico da família, a ajuda para a compra de um remédio ou a fralda para um filho. Na cidade-entroncamento, não é de espantar que muitos desses habitantes das encruzilhadas sejam de fora do município, do estado e do país. É o

Casarão dos Olhos D'Água

Casarão Olhos D’Água será reformado

A Prefeitura Municipal de Feira de Santana irá reformar o Casarão Olhos D’Água, situado na Rua Dr. Araújo Pinho. O valor da reforma foi orçado em R$ 331.657,38 e a empresa contratada, através de dispensa de licitação, foi a CLAP Construtora Ltda (Diário Oficial de 17 de julho). Recomendação do MP-BA O Ministério Público Estadual, por meio da promotora de Justiça Luciana Machado dos Santos Maia, expediu em dezembro do ano passado, recomendação ao diretor-presidente da Fundação Municipal de Tecnologia, Telecomunicações e Cultura Egberto Tavares Costa (Funtitec), Antonio Carlos Daltro Coelho, para que promovesse as medidas emergenciais necessárias à manutenção,

Feira Hippie dos Olhos D'Água

UEFS receberá a II Feira Hippie dos Olhos D’Água

Criada em 2016, a Feira Hippie dos Olhos D’Água aconteceu pela primeira vez durante a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, realizada anualmente no mês outubro, na Biblioteca Central Julieta Carteado, no Campus da UEFS. Na ocasião, o evento principal tinha como tema Sustentabilidade e Meio Ambiente, e a Feira Hippie, idealizada por Paulo Fabrício Reis e Raquel Kuwer, surgiu como um adendo, estabelecendo uma relação direta com a temática, uma vez que foram priorizados expositores com trabalhos artesanais, ou que trabalhavam com esse enfoque. O nome da Feira Hippie é uma homenagem à cidade de Feira de Santana,

O pintor feirense Cesar Romero

O pintor feirense Cesar Romero

Quem acompanha o cenário das artes plásticas da Bahia certamente já ouviu falar ou já se deparou com alguma obra do pintor Cesar Romero. O que nem todos sabem é que o artista plástico autor das “Faixas Emblemáticas” é feirense, nascido em 1950. “Dois fatos foram determinados em minha formação de artista plástico: a convivência com as feiras livres, sempre às segundas-feiras, em companhia do meu pai, e a criação do Museu Regional de Feira de Santana. Se eu tivesse nascido em outra cidade, muito provavelmente não haveria o artista que sou, nem esta obstinada escolha de brasilidade. Feira de

Quanto custa a Câmara de Vereadores de Feira de Santana?

Quanto custa a Câmara de Vereadores de Feira?

A Câmara de Vereadores é uma instituição importantíssima para qualquer município. Suas cadeiras são ocupadas pelos representantes políticos mais próximos à comunidade: os vereadores, eleitos principalmente pela capacidade de interlocução e liderança em determinados bairros e comunidades. Além de levar demandas da comunidade ao Poder Executivo, mantendo diálogo permanente com secretários, superintendentes e outros gestores, o vereador deve cumprir o papel fiscalizador das ações e decisões emanadas do Prefeito. Sem falar no papel de legislador e promotor de debates sobre temas de interesse da comunidade, fazendo com que os munícipes tenham participação ativa nas políticas públicas. Quanto mais os vereadores

8 sites para ficar bem informado sobre Feira de Santana

Feira de Santana já possui grande presença na internet, com veículos tocados por jornalistas e comunicadores de tradição na cidade, boa parte deles atuando no rádio, em jornais impressos e em outras iniciativas de comunicação.

Para que o leitor do Feirenses tenha algumas referências de informação sobre Feira no ambiente virtual, podendo se informar sobre o cotidiano da cidade, selecionei 8 sites para que você fique bem informado sobre Feira de Santana.

Independentemente das orientações ideológicas e forma de abordagem do conteúdo que qualquer dessas mídias assumam, são todas boas leituras para entender/questionar e se aprofundar sobre a cidade:

Acorda Cidade

Acorda Cidade

O Acorda Cidade é, provavelmente, o site de notícias mais popular de Feira de Santana. Com várias atualizações diárias, o site é a versão WEB do programa de rádio Acorda Cidade, que tem como âncora o radialista Dilton Coutinho.

O “maestro” Dilton Coutinho alcançou tanta popularidade com suas iniciativas de mídia que vem sendo apontado como candidato viável à Prefeitura de Feira de Santana em 2016.

Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

O Tribuna Feirense é um dos mais tradicionais jornais de Feira de Santana. Fundado em 1999, possui uma versão impressa semanal e um site produzindo conteúdo jornalístico diariamente. Fazem parte da gestão do Jornal o médico César Oliveira e o jornalista Glauco Wanderley, nomes de referência na comunicação da cidade (principalmente no debate político).

O site do Tribuna foi reestruturado recentemente, e me parece um dos mais organizados da cidade. Leitura obrigatória para os feirenses.

Folha do Estado

Folha do Estado

O Jornal Folha do Estado é o único jornal impresso de grande circulação que mantém periodicidade diária em Feira de Santana. Ultimamente o Folha do Estado vem se tornando um portal com canais temáticos, como o de artes marciais e o “TV e famosos“.

Faz parte do Folha do Estado a TV Geral, que desenvolve conteúdo em vídeo exclusivamente sobre Feira de Santana.

Bom Dia Agora

Bom Dia Feira

Assim como o Acorda Cidade, o Bom Dia Feira é um site de notícias que possui a referência do rádio, com o experiente radialista Dilson Barbosa, da Princesa FM.

O site foi totalmente repaginado recentemente, garantindo uma leitura agradável ao usuário.

Blog da Feira

Blog da Feira

Natural do Rio Grande do Norte, mas radicado em Feira de Santana, o Ex-Secretário de Comunicação Jânio Rego mantém o Blog da Feira, um dos primeiros veículos de comunicação virtuais da cidade. O blog se destaca por se dedicar a temas da cultura popular, e questões dos bastidores políticos da cidade.

Blog do Velame

Blog do Velame

O jornalista Rafael Velame é quem comanda o Blog do Velame, comentando principalmente as relações do poder político em Feira de Santana. Destaque para os “Foguetinhos”, que geram polêmica e muito frisson em quem acompanha o dia-a-dia político da cidade.

Bahia na Política

Bahia na Política

O Bahia na Política é um dos veículos que mais publica conteúdo sobre os bastidores da política em Feira de Santana e região. Administrado pelo jornalista Jair Onofre, costuma ter várias atualizações diárias, às vezes também de temas de referência nacional.

Viva Feira

Viva Feira

Presidente da Academia Feirense de Letras, Emanoel Freitas é o administrador do Viva Feira, o site feirense que reúne informações e cobertura da maioria dos eventos culturais de Feira de Santana. A agenda cultural do Viva Feira é atualizada diariamente, e é fonte relevante para saber o que fazer todos os dias em Feira.

Para quem não sabe o que fazer na cidade, basta acessa a agenda do Viva Feira para descobrir.

***

Tem mais algum site que você usa para se informar sobre Feira de Santana? Deixe um comentário!


Sobre o (a) autor (a):