Rio Jacuípe

IPTU em Feira de Santana

IPTU 2019 e Lixeira Improvisada no Tomba – Feira (A)notada

Nota Pública do PT de Feira “Milhares de mulheres, crianças, idosos, homens, necessitam todo mês de exames específicos e não conseguem, nos postos de saúde faltam equipamentos e até materiais de curativos”, diz parte da nota emitida pela Executiva Municipal do Partido dos Trabalhadores de Feira de Santana, sobre a denúncia do Ministério Público Estadual contra o ex-prefeito José Ronaldo, a Secretária Municipal de Saúde e o Procurador Municipal. Banco lixeira na Praça do Tomba Um cidadão encontrou uma lixeira improvisada por populares em um banco (quebrado) na Praça do Tomba. Segundo Rogério Leandro, autor da denúncia nas redes sociais,

José Ronaldo e Denise Mascarenhas

Justiça aceita denúncia contra Ex-Prefeito e Secretária de Saúde – Feira (A)notada

Governador Rui Costa em Feira O governador Rui Costa esteve na manhã desta sexta-feira, 11, em Feira de Santana para a assinatura da ordem de serviço para Construção do novo Hospital Geral Clériston Andrade – HGCA 2. Logo cedo concedeu entrevista coletiva à imprensa respondendo sobre diversos assuntos relacionados ao município. Embasa O governador garantiu um investimento em torno de 500 milhões de reais da Embasa no município para construção de uma nova estação de tratamento, uma nova adutora da barragem através de PPP (Parceria Público-Privada). Lagoa Grande O governador disse que a única coisa que falta para concluir a

Quixabeira da Matinha em Portugal

O novo CD ao vivo da Quixabeira da Matinha [2019]

Está no Youtube o novo CD da Quixabeira da Matinha, um trabalho promocional gravado na Associação cultural Coleirinho da Bahia no dia 25 de novembro, dia municipal do samba de roda: O disco da Quixabeira também está disponível para download no site “Sua Música”.

MP-BA denuncia superfaturamento na saúde de Feira

MP-BA denuncia superfaturamento na Saúde de Feira – Feira (A)notada

Operação Pityocampa: MP denuncia 11 pessoas por organização criminosa e lavagem de dinheiro O Ministério Público estadual denunciou onze pessoas por crimes de organização criminosa, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro cometida em um esquema fraudulento de licitações e superfaturamento de contratos celebrados pela Coofsaúde Cooperativa de Trabalho, com a Prefeitura de Feira de Santana. O esquema foi desarticulado pela “Operação Pityocampa”, realizada no último dia 18 de dezembro. A denúncia foi oferecida à Justiça no último dia 27. O MP também pediu a decretação de prisão preventiva dos denunciados, pedido acatado pela Justiça na mesma data. Superfaturamento Ainda conforme a

Um estranho no ninho

Um estranho no ninho…

Políticos na expectativa A demora para o anúncio do novo secretariado do Governador Rui Costa (PT) tem deixado muita gente apreensiva. Em Feira de Santana, a expectativa é sobre que espaço o deputado estadual – não reeleito – Carlos Geilson vai ocupar no Governo, já que o petista prometeu um “espaço do tamanho de Feira de Santana” ao seu mais novo aliado. Quem também aguarda uma definição é o deputado Angelo Almeida (PSB). Apesar da excelente votação, o socialista ficou na 2ª suplência e vive a expectativa do anúncio dos secretários para saber se continua ocupando uma cadeira na Assembleia

ProgramAda: mulheres programadoras se empoderam em Feira

Estudos mostram que, no Brasil, apenas 15,53% dos alunos de cursos relacionados à computação são mulheres; 79% das alunas dos cursos relacionados com Tecnologia da Informação desistem no primeiro ano e 41% das mulheres que trabalham com tecnologia acabam deixando a área, em comparação com apenas 17% dos homens.

Nesse cenário, nasce o ProgramAda, um grupo de Feira de Santana idealizado em 2014, a partir de uma iniciação científica de duas alunas de Engenharia de Computação da UEFS, com o objetivo de estudar a temática de mulheres na computação. Porém, só no meio do ano de 2016 que a iniciativa passou a se concretizar de fato. Começou com atividades voltadas à computação, normalmente grupo de estudos nas quartas-feiras à noite, em temas como linguagem de programação Python e Web.

Mulheres Programadoras

Hoje, o coletivo oferece oficinas, grupo de estudos e eventos lúdicos, entre outras atividades.  Tudo isso realizado gratuitamente e com o objetivo de atrair, manter e empoderar mulheres na área da computação e tecnologia.

Após alguns meses de preparação e organização o ProgramAda realizou no mês de maio, o primeiro Hackathon para garotas, uma competição/maratona durante pouco mais de 24 horas a fim de obter um projeto em Web ou Mobile com o tema “Violência Contra a Mulher”. O tema foi explanado horas antes do início da competição através de palestras, junto com palestras sobre a ferramenta a ser utilizada como base de criação do projeto, no caso, Web ou Mobile.

Empoderamento entre mulheres programadoras

A pretensão é que essa iniciativa chame a atenção para aquelas meninas que se interessam pela área mas não tem acesso a ela, além de fortalecer a permanência das que estão inseridas neste campo.

Uma curiosidade: o nome ProgramAda vem como homenagem a Ada Lovelace, matemática e escritora inglesa. Hoje é reconhecida principalmente por ter escrito o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina.

Saiba mais sobre o ProgramAda no Facebook!


Sobre o (a) autor (a):