Rio Jacuípe

Dai Bastos, a AfroDai

Dai Bastos, a feirense precursora da estética negra no Brasil

Nos últimos anos o debate sobre racismo e discriminação à cultura e às pessoas negras tornou-se mais popular no Brasil, possibilitando avanços (mesmo que tímidos) na diminuição do preconceito racial. Entre as iniciativas mais importantes nesse sentido, está a valorização e fomento da autoestima das pessoas negras, que passa pelo reconhecimento e valorização dos atributos físicos e culturais da população afrodescendente. Uma das figuras históricas de grande importância nesse tipo de militância é uma feirense, que foi precursora na popularização de penteados Afro e da estética negra no Rio de Janeiro ainda nos anos 1970, quando o movimento negro tinha

Licitação suspensa em Feira

Licitação suspensa e desdobramentos da Operação Pityocampa – Feira (A)notada

Justiça suspende licitação de 73 milhões da Prefeitura O juiz Gustavo Hungria, da 2ª Vara da Fazenda Pública, suspendeu o pregão 177/2018 que estava programado para a última quarta-feira, 16, e tinha como objeto a contratação de empresa especializada em operação de logística integrada para prestação de serviço a diversas secretarias da Prefeitura de Feira de Santana. Chama a atenção o valor do contrato estimado em mais de R$ 73 milhões de reais. Operação Pityocampa I O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha, negou pedido de liminar para revogar a prisão temporária de um

IPTU em Feira de Santana

IPTU 2019 e Lixeira Improvisada no Tomba – Feira (A)notada

Nota Pública do PT de Feira “Milhares de mulheres, crianças, idosos, homens, necessitam todo mês de exames específicos e não conseguem, nos postos de saúde faltam equipamentos e até materiais de curativos”, diz parte da nota emitida pela Executiva Municipal do Partido dos Trabalhadores de Feira de Santana, sobre a denúncia do Ministério Público Estadual contra o ex-prefeito José Ronaldo, a Secretária Municipal de Saúde e o Procurador Municipal. Banco lixeira na Praça do Tomba Um cidadão encontrou uma lixeira improvisada por populares em um banco (quebrado) na Praça do Tomba. Segundo Rogério Leandro, autor da denúncia nas redes sociais,

José Ronaldo e Denise Mascarenhas

Justiça aceita denúncia contra Ex-Prefeito e Secretária de Saúde – Feira (A)notada

Governador Rui Costa em Feira O governador Rui Costa esteve na manhã desta sexta-feira, 11, em Feira de Santana para a assinatura da ordem de serviço para Construção do novo Hospital Geral Clériston Andrade – HGCA 2. Logo cedo concedeu entrevista coletiva à imprensa respondendo sobre diversos assuntos relacionados ao município. Embasa O governador garantiu um investimento em torno de 500 milhões de reais da Embasa no município para construção de uma nova estação de tratamento, uma nova adutora da barragem através de PPP (Parceria Público-Privada). Lagoa Grande O governador disse que a única coisa que falta para concluir a

Quixabeira da Matinha em Portugal

O novo CD ao vivo da Quixabeira da Matinha [2019]

Está no Youtube o novo CD da Quixabeira da Matinha, um trabalho promocional gravado na Associação cultural Coleirinho da Bahia no dia 25 de novembro, dia municipal do samba de roda: O disco da Quixabeira também está disponível para download no site “Sua Música”.

Passo-a-passo de uma maquiagem de Natal para as feirenses

Com a chegada do Natal, as feirenses começam a preocupação com cabelos, roupas e maquiagens… Por isso preparamos esse artigo com o passo-a-passo de uma maquiagem de Natal, além de várias dicas para você arrasar.

Por ser uma festa em família, o Natal pede uma maquiagem mais discreta, deixando o brilho e glamour para a festa Réveillon. Mas isso não significa que você não pode caprichar e fazer uma maquiagem de arrasar nesta noite!

O mais marcante nas maquiagens da noite de Natal é o batom. Todos os tons de vermelho são bem-vindos, porém, quem não quiser usar o tradicional vermelho pode apostar nos tons de coral e pink também.

Nesse Natal os olhos delineados estarão em alta, especialmente o famoso “olho gatinho” (que vocês irão aprender a fazer neste tutorial). Eles ficam muito bem com pouca ou nenhuma sombra e batons marcantes, que a data pede.

Uma dica especial é caprichar no preparo da pele. Ela tem que transmitir naturalidade, estar bem hidratada, corrigida e iluminada. Essa é a tendência do verão 2016.

Preparo da pele

Com a pele limpa e hidratada passa-se o primeiro fixador de maquiagem com os dedos, começando do centro do rosto para as laterais.

Em seguida passa-se o corretivo onde necessário (manchas, espinhas, olheiras etc.) para esconder as imperfeições:

Maquiagem para o Natal

Com a base líquida e um pincel, vai-se cobrindo o corretivo com batidinhas, e no restante do rosto pode passar o pincel normalmente, até a pele ficar uniforme.

Maquiagem para o Natal

Para dar acabamento à base, passa-se o pó compacto por todo o rosto com um pincel próprio para pó.

Preparando o olho

Agora vamos para o olho. Primeiro pega-se a sombra dourada com o pincel para sombra e vai depositando na pálpebra móvel, sem fazer o movimento de varrer. Do canto interno até metade da pálpebra.

Maquiagem de Natal

Com o mesmo pincel deposita-se a sombra metalizada no restante da pálpebra, finalizando misturando os dois tons.

Maquiagem para o Natal

Com um pincel para côncavo dos olhos pega-se a sombra marrom e faz um “V” no canto externo do olho, esfumando o côncavo do olho.

Maquiagem de Natal

Em seguida passe-se o lápis de olho preto abaixo da marca d’água do olho, rente aos cílios inferiores até pouco mais da metade do olho.

Maquiagem de Natal

Com um pincel de esfumar, esfuma-se o lápis de olho com movimento de vai e vem, começando do canto externo do olho em direção ao canto interno.

Maquiagem de Natal

Agora é a hora do delineador. Com um pincel chanfrado, pega-se uma pequena quantidade de delineador e vai passando rente aos cílios superiores, começando do meio para o canto externo, e com o restante do pincel puxa-se do meio em direção ao canto interno, fazendo um traço mais fino.

Maquiagem para o Natal

Para fazer o “gatinho” faz-se uma linha com o pincel chanfrado e delineador começando da linha d’água inferior, em direção ao final da sobrancelha.

Criando uma maquiagem para o Natal

E para finalizar o “gatinho” faz-se uma linha começando da ponta da linha que acabamos de fazer em direção ao canto externo dos cílios superiores, preenchendo o espaço que fica entre as duas linhas.

Make para o Natal

Para finalizar o olho passa-se máscara de cílios com movimentos de vai e vem da raiz dos cílios para cima, várias vezes, até conseguir o efeito desejado. Se desejar, pode passar nos cílios inferiores também.

Maquiagem para o Natal

Agora vamos dar acabamento à pele. Passa-se mais uma camadinha de pó compacto para tirar as sombras que tenham caído durante a execução do olho, depois, com um pincel de blush e um blush bronze, fazemos a marcação no ossinho abaixo dos olhos, com movimentos de varrer em direção à orelha.

Maquiagem para o Natal

Agora é a vez do iluminador. Com o pincel de blush aplica-se uma fina camada do pó iluminador no ossinho abaixo dos olhos, centro do nariz e queixo.

Maquiagem de Natal

E para levantar o olhar, com o pincel de esfumar aplica-se iluminador rente à raiz das sobrancelhas do meio até o canto externo.

Maquiagem para o Natal

Resultado do olho!!!

Maquiagem para o Natal

Agora é escolher o batom de sua preferência e estar pronta para arrasar neste Natal!!!

Maquiagem para o Natal

Todos os materiais utilizados nessa maquiagem foram da Mary Kay:

  • Base de Cobertura Média Beige 402;
  • Pó Iluminador Compacto;
  • Pó Mineral Compacto Beige 2;
  • Blush Mineral Golden Cooper;
  • Sombra Mineral Granite e Cinnabar;
  • Quinteto de Sombras Esmerald Noir (dourada);
  • Delineador em Gel para os Olhos Black;
  • Lápis Retrátil para os olhos Black;
  • Máscara para Cílios Lash Love Preta;
  • Batom Cremoso Pink Melon;
  • Batom Cremoso Red;
  • Pincel para Sombra;
  • Pincel para o Côncavo dos Olhos;
  • Pincel de Esfumar;
  • Pincel Duo Sobrancelha e Delineador;
  • Pincel para Base Líquida;
  • Pincel para Blush;
  • Pincel para Pó Facial.

Até mais!

Maquiagem para o Natal


Sobre o (a) autor (a):