As Feiras de Feira de Santana

Fluminense de Feira - 1969

Touro era campeão baiano há 50 anos

Está passando meio despercebido, mas outubro marca os 50 anos do último título de campeão baiano do Fluminense de Feira. Poucos que acompanharam – como testemunhas – aquelas memoráveis jornadas ainda estão vivos. Notícias da época apontam o Touro do Sertão como protagonista de uma campanha brilhante, sob a inspirada condução do atacante Freitas, que marcou o gol do título do tricolor feirense. Vice-campeão no ano anterior, o Fluminense atropelou Bahia e Vitória e se sagrou vencedor por antecipação. No dia 5 de outubro de 1969 houve rodada dupla na Fonte Nova: o Touro encarou o Vitória e o Bahia,

Desemprego em Feira de Santana

Desemprego permanece assombrando Feira

Nos oito primeiros meses de 2019 a Feira de Santana continuou perdendo postos formais de trabalho. Isso quando se considera o saldo entre contratações e dispensas. No intervalo entre janeiro e agosto houve 23.221 admissões e 23.573 demissões. No saldo, esfumaçaram-se mais 352 postos. Os dados são oficiais, do Ministério da Economia. Não dá, portanto, para contestarem a veracidade das informações, conforme virou moda nos últimos meses. A construção civil segue reduzindo seu estoque de mão-de-obra. No período, foram dispensados, no saldo, 134 serventes, o popular ajudante de pedreiro. Os pedreiros propriamente ditos foram um pouco menos afetados: perderam, também

Shopping da Cidade, em Teresina

O fulgurante Shopping da Cidade em Teresina

Em Teresina existe um imponente Shopping da Cidade. É um centro de comércio popular no qual se mercadeja, sobretudo, produtos importados da China. Dispõe de três pisos, praças, dezenas de corredores e quase dois mil boxes que abrigam uma variedade ampla de produtos. Fica muito bem localizado, na Praça da Bandeira, que abriga um terminal de ônibus e uma estação de trem. Basta atravessar a avenida Maranhão para se alcançar a orla do rio Parnaíba, encoberto por uma vegetação densa. Caso pretenda visitar o entreposto, o turista desatento não vai enfrentar dificuldade: qualquer cidadão indica – com a amabilidade habitual

4 rodas de samba em Feira

O final de semana do Samba em Feira de Santana

Feira de Santana tem vocação histórica para o samba, seja através das várias quixabeiras na Zona Rural da cidade, seja através das rodas de samba organizadas no espaço urbano do município. O final de semana que vai desta sexta (04 de outubro) até o domingo (06 de outubro) está recheado de eventos onde o samba é protagonista. Selecionamos pelo menos 4 sambas que ocorrerão na cidade neste período, para você se programar e curtir esse gênero musical genuinamente baiano, diretamente ligado às nossas ancestralidades. Confira: Sexta (04) – Samba Anchos O grupo feirense Audácia Pura vai se apresentar no Anchos

PDT - Feira de Santana

PDT feirense recebe três vereadores e um secretário municipal

Os vereadores Ron do Povo, Isaías de Diogo e Neinha Bastos, além do Secretário de Desenvolvimento Social e vereador licenciado, Pablo Roberto, filiaram-se ao PDT (Partido Democrático Trabalhista), na noite do dia 30. Pois é… O perfil do Instagram do PDT/Feira de Santana disponibiliza o link para o abaixo-assinado pela redução do subsídio do prefeito, vice e vereadores de Feira de Santana. A petição conta com 1.242 assinaturas. Será que os novos filiados assinaram ou são contra? Tem que ter serviços prestados! O ex-vereador Marialvo Barreto vai acionar o Ministério Público do Estado (MP-BA) para tentar invalidar a entrega dos

Aprenda uma maquiagem básica em 7 passos para sair em Feira à noite ou durante o dia

Nós, mulheres, já nascemos vaidosas. Basta observar as meninas ainda quando estão começando a dar os primeiros passos: já querem usar os sapatos de salto das mães, seus vestidos e suas maquiagens. Com o avanço tecnológico, as maquiagens também tiveram grandes progressos e estão cada vez menos agressivas à pele, desmistificando a crença de que são prejudiciais.

Nesses últimos anos, pude conhecer mais de perto a necessidade da Mulher Feirense e percebi que existem aquelas que não são fãs de maquiagem ou até a curtem, mas não têm ideia de como começar a fazê-la. E, querendo ou não, em algum momento podemos precisar nos maquiar sozinhas. Nas minhas pesquisas, constatei que existem inúmeros tutoriais de maquiagens simples, mas com uso de muitos produtos que não correspondem à realidade de muitas mulheres. Isso sem contar que tempo é um fator determinante para a mulher contemporânea que assume muitos papéis.

Pensando nisso, listei 7 passos básicos que precisamos para fazer uma maquiagem “coringa” que pode ser usada em qualquer ocasião: ir ao trabalho, ao mercado, ao centro da cidade ou até mesmo numa festa, além de combinar com qualquer cor de batom.

Antes de começar a maquiagem, a pele deve estar limpa e, no caso de ser de dia, com o protetor solar.

Passo 1: Base

Maquiagem dia e noite

Maquiagem Feirenses

Usar a base líquida. Começamos a aplicar do centro do rosto para as laterais com pincel próprio para base líquida ou com os próprios dedos. Passar em todo o rosto, inclusive na área dos olhos, pálpebras móveis, alongando até próximo às sobrancelhas, deixando o rosto uniforme.

Passo 2: Pó Compacto

Pó Compacto

Aplicar o pó compacto em todo o rosto com um pincel próprio ou esponja cosmética, sempre do centro para as laterais.

Passo 3: Sombra

Sombra

Maquiagem - Sombra

Aplicar a sombra marrom por toda a pálpebra móvel com um pincel de sombra formando um “v” no canto externo do olho, esfumando no sentido da sobrancelha (sem pegar mais sombra) para dar um efeito de sombra mais clara.

Passo 4: Lápis de olho

Lápis de Olho

Usar o lápis de olho (na cor preta) na base dos cílios superiores como se fosse um delineador, puxando o canto externo do olho para facilitar a aplicação, começando o traço de fora para dentro. Depois, puxando a pálpebra inferior para baixo, aplicar o lápis na linha d’água do olho no mesmo sentido.

Passo 5: Máscara de cílios

Máscara de cílios

Passar a máscara de cílios preta nos cílios superiores, puxando o olho no canto externo e olhando para baixo para facilitar a aplicação. Aplicar com o próprio pincel da máscara da raiz dos cílios para a ponta, penteando-os.

Passo 6: Blush

Blush

Aplicar o blush abaixo das têmporas (ossos abaixo dos olhos) no sentido da orelha, com movimento de varrer do centro para fora várias vezes no mesmo lugar, para não ficar marcado.

Passo 7: Batom

Batom

Aplicar o batom de sua preferência nos lábios superiores e inferiores. Se quiser um look mais marcante, usar batons mais vibrantes, como vermelho e laranja.

***

Todos os materiais utilizados nessa maquiagem foram da Mary Kay:

  • Base Líquida TimeWise, acabamento Matte Beige 8;
  • Pó Mineral Compacto Beige 2;
  • Blush Mineral Golden Cooper;
  • Sombra Mineral Cinnabar;
  • Lápis Retrátil para os olhos Black;
  • Máscara para Cílios Lash Love à Prova D’água Preta;
  • Batom Cremoso Berry Kiss;
  • Pincel para Sombra;
  • Pincel para Base Líquida;
  • Pincel para Blush;
  • Pincel para Pó Facial.

Vejam abaixo o antes/depois:

Antes e Depois

Até mais…

 

Fotos: Ena Lélis.

Tags:

Sobre o (a) autor (a):