Rio Jacuípe

Improbidade Administrativa

Ex-Prefeito, Secretária e Procurador são acionados por Improbidade Administrativa

Ex-prefeito José Ronaldo é acionado pelo MP por improbidade administrativa O ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho; a secretária de Saúde, Denise Lima Mascarenhas; o ex-subprocurador do Município, Cleudson Santos Almeida; e o então presidente da comissão de licitação no Município, Antônio Rosa de Assis, foram acionados pelo Ministério Público estadual por dispensa indevida de licitação realizada no ano de 2013, quando José Ronaldo era prefeito. Suspensão dos direitos políticos De acordo com o MP, o ato de improbidade causou ao erário um dano de R$ 6.379.495,62. Na ação, o promotor de Justiça Tiago de Almeida Quadros

Roberto Tourinho

Roberto Tourinho na Oposição

Tourinho na Oposição Em entrevista ao programa Acorda Cidade, nesta terça-feira (05), o prefeito Colbert Martins, comentou que Roberto Tourinho se tornou um vereador de oposição, após cobrança para afastar envolvidos no caso da Coofsaúde e propor uma CPI. A quem responder? Em pronunciamento, na sessão ordinária da última quarta-feira (06), na Câmara Municipal de Feira de Santana, o vereador comentou sobre a entrevista do prefeito e disparou que estava em dúvida a quem deveria responder, se “ao prefeito que governa ou o do Pilão, que despacha na Pousada Acalanto e no Hotel Atmosfera”. “Se ao prefeito ou ao chefe”.

Fila no CADH de Feira

Fila longa para marcar consulta no CADH, em Feira – Feira (A)notada

Fila longa, demora no atendimento e lotação no CADH Uma longa fila foi observada na manhã da última terça-feira, 05, na Rua Boticário Moncorvo, Centro da cidade. Tratava-se de pacientes do Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso (CADH), esperando a vez para marcar uma consulta com médicos especialistas. O interior da unidade estava completamente lotado e o sistema de marcação toda hora saía do ar, enquanto as pessoas com diabetes e hipertensão permaneciam na fila. Somente quatro vereadores assinaram pedido de CPI O pedido para a formação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que pretende averiguar denúncias de irregularidades na

PSOL pede CPI na Câmara

PSOL protocola pedido de CPI na Câmara – Feira (A)notada

PSOL protocola pedido de CPI na Câmara Na manhã da última sexta-feira, 1º de fevereiro, no retorno das atividades na Câmara Municipal, o PSOL de Feira de Santana protocolou na Casa o pedido de CPI das fraudes na saúde do município, envolvendo contratos com as falsas cooperativas. O pedido foi entregue por Jhonatas Monteiro, ex-candidato a prefeito pelo partido, em mãos ao presidente da Câmara, vereador José Carneiro, que se comprometeu em apreciar o pedido no Plenário já na próxima segunda-feira, dia 4. Aprovados em concurso também querem CPI das cooperativas Trabalhadores da área de saúde, aprovados no concurso de

Novidades na Câmara Municipal

Novidades na Câmara Municipal de Feira de Santana – Feira (A)notada

Câmara reabre trabalhos legislativos A Câmara Municipal de Feira de Santana retomou as atividades na manhã desta sexta-feira (01). Em rito ordinário, foi realizada a leitura da ata da sessão anterior devidamente aprovada pelos edis presentes. O prefeito de Feira de Santana Colbert Martins da Silva Filho fez o pronunciamento e desejou bom retorno aos trabalhos. Estiveram presentes ainda o Procurador Geral do Município, Cleudson Almeida, secretários municipais, autoridades, representantes da sociedade civil e imprensa. Neinha deixa de ser suplente e assume a vaga deixada por Tom A vereadora Neinha (PTB), que estava no mandato como suplente, assume a vaga deixada

3 boas iniciativas voltadas para as crianças feirenses

A educação básica é considerada “direito universal e alicerce indispensável para a capacidade de exercer em plenitude o direto à cidadania. É o tempo, o espaço e o contexto em que o sujeito aprende a constituir e reconstituir a sua identidade, em meio a transformações corporais, afetivoemocionais, socioemocionais, cognitivas e socioculturais, respeitando e valorizando as diferenças”.

De acordo com as Diretrizes Nacionais da Educação Básica, essa fase da formação do indivíduo deve ser privilegiada “pela liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber”. Chegando ao início do mês em que se comemora o Dia das Crianças, Feira de Santana tem 3 bons motivos para acreditar em evoluções na educação básica (pública) em nossa cidade. Veja os detalhes de cada uma das iniciativas:

Projeto Música na Escola

Música na Escola

Aluno do programa Música na Escola. Foto: PMFS

O ensino de música nas escolas é obrigatório desde a sanção da Lei Federal 11.769/2008, mas nem todos os municípios e estados implementaram a medida até agora. Em Feira de Santana, a Prefeitura Municipal anunciou a participação de 7 mil alunos em 79 escolas municipais.

O programa é dividido em quatro atividades diferentes:

  1. Instrumenta, onde os alunos terão a oportunidade de aprender a tocar teclado, violão, flauta-doce e acordeom;
  2. Cantando na Escola, que oferece aulas de técnica vocal e resulta na formação de corais;
  3. Orquestra sinfônica infantojuvenil, com aulas de violinos e outros instrumentos menos conhecidos como o fagote, oboé e tímpano;
  4. Promoção de fanfarras, visando fortalecer esse traço cultural tradicional da região de Feira de Santana.

Ao todo foram adquiridos cerca de 400 instrumentos musicais para o Programa.

Aulas de empreendedorismo na escola

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) começou a implantação do Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) nas escolas municipais de Feira de Santana, através de convênio assinado com a Prefeitura Municipal. A ideia é incentivar o espírito empreendedor e a orientação para os negócios nas novas gerações.

As aulas para os alunos começarão no início do ano letivo de 2016, quando todos os professores já estiverem capacitados pelo SEBRAE. Essa capacitação tem duração de 28 horas, onde os docentes aprendem a ministrar, em oficinas lúdicas, noções sobre plano de negócios. Gradativamente, os conteúdos são aprofundados e novos temas são inseridos, como cultura da cooperação e da inovação, eco sustentabilidade, ética e cidadania.

A proposta é que o conteúdo seja transmitido a aproximadamente 1 mil estudantes do Ensino Fundamental em Feira de Santana no ano que vem.

FENATIFS

Entre os dias 1 e 12 de outubro Feira de Santana se tornará um pólo nacional do Teatro Infantil, com a participação de artistas de 13 estados no 8º Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana, o FENATIFS.

O evento conta com vasta programação, com o compromisso de movimentar, valorizar, debater e desenvolver o teatro para a infância e a juventude. Veja o que ocorrerá na abertura:

Programação FENATIFS

 

O FENATIFS é realizado pela Universidade Estadual de Feira de Santana, através da Cia CUCA de Teatro (Centro Universitário de Cultura e Arte). Saiba mais sobre o evento no site do CUCA!


Sobre o (a) autor (a):