As Feiras de Feira de Santana

10 bares com música ao vivo em Feira de Santana

10 bares para curtir música ao vivo em Feira de Santana

Em Feira de Santana circula o mito de que “não há nada para fazer” na cidade. Por isso costumamos trazer dicas e sugestões de atividades artístico-culturais que demonstram justamente o contrário: Feira é uma cidade intensa, com variada agenda cultural, principalmente nos finais de semana. Neste post trazemos a sugestão de 10 bares com música ao vivo em Feira de Santana, uma lista introdutória, que está muito longe de demarcar todas as possibilidades e opções musicais da cidade. Num levantamento modesto, podemos afirmar que Feira de Santana tem mais de 50 shows musicais por semana. Selecionamos apenas os bares que

Centro de Abastecimento de Feira de Santana

O Centro de Abastecimento vai ser privatizado?

De acordo com o líder do governo na Câmara Municipal, vereador Marcos Lima (Patriota), vários empresários querem administrar o Centro de Abastecimento de Feira de Santana. A informação foi repassada durante a sessão desta terça-feira (13), na Casa da Cidadania, ao responder acusações do vereador Roberto Tourinho.   Abandonado Tourinho disse que a situação do Centro de Abastecimento é de abandono, e elencou os seguintes problemas: lixo, mau cheiro, escuridão, tráfico de drogas, prostituição, lama e até homicídios ocorrem no local. Cheiro de Privatização De acordo com Tourinho, o poder público municipal não faz absolutamente nada, diante de tantos problemas:

Cantoras negras feirenses

Cantoras negras são destaque na música de Feira de Santana

Um olhar cuidadoso sobre as expressões musicais em Feira de Santana torna obrigatório reconhecer o fundamental protagonismo das mulheres em nossa música. Para começar, Feira de Santana é uma das poucas cidades do Brasil que tem seu hino composto por uma mulher: Georgina Erismann, no início do século XX, fez o “Hino a Feira”, numa época em que a mulher sequer tinha direito a voto. Uma das mais tradicionais expressões culturais de Feira de Santana, reconhecida internacionalmente, é capitaneada por uma mulher: Dona Chica do Pandeiro é a matriarca da Quixabeira da Matinha, exercendo um papel de liderança que remonta

OzÉbrios

Grupo feirense OzÉbrios estreia no projeto “Samba da Tarde”

Feira de Santana ganha, a partir deste sábado (10) mais um espaço de apreciação do samba: o Container Mall, com o projeto “Samba da Tarde”. Promovido pela Cervejaria Sertões, a iniciativa apresentará o grupo de samba OzÉbrios, comandado pelo cantor e compositor Rafael Damasceno. O projeto visar ocupar as tardes de sábado do Container Mall com o mais puro ritmo do samba raiz. O grupo OzÉbrios receberá convidados celebrando a junção do melhor do samba, dos sabores (dos petiscos) e das cervejas (artesanais), como elementos de entretenimento e opção de lazer na cidade. Além da Cervejaria Sertões, e o Container

Amanda Magalhães - The Voice - Feira

Amanda Magalhães, a feirense que está no The Voice Brasil 2019

Feira de Santana está mais uma vez no The Voice Brasil. Após o sucesso da feirense Paula Sanffer, que participou do programa global em 2015, e hoje é vocalista da Timbalada, é a vez da cantora Amanda Magalhães, que foi selecionada para o time da cantora IZA. Além de cantora, Amanda Magalhães é atriz (atuou no filme feirense “Porque eu te amei“), e desde cedo se dedicou ao serviço na Igreja por meio das artes. Participante do elenco de uma companhia de teatro musical cristã, a jovem de 25 anos se descobriu como cantora através dos personagens que interpretou ao

3 boas iniciativas voltadas para as crianças feirenses

A educação básica é considerada “direito universal e alicerce indispensável para a capacidade de exercer em plenitude o direto à cidadania. É o tempo, o espaço e o contexto em que o sujeito aprende a constituir e reconstituir a sua identidade, em meio a transformações corporais, afetivoemocionais, socioemocionais, cognitivas e socioculturais, respeitando e valorizando as diferenças”.

De acordo com as Diretrizes Nacionais da Educação Básica, essa fase da formação do indivíduo deve ser privilegiada “pela liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber”. Chegando ao início do mês em que se comemora o Dia das Crianças, Feira de Santana tem 3 bons motivos para acreditar em evoluções na educação básica (pública) em nossa cidade. Veja os detalhes de cada uma das iniciativas:

Projeto Música na Escola

Música na Escola

Aluno do programa Música na Escola. Foto: PMFS

O ensino de música nas escolas é obrigatório desde a sanção da Lei Federal 11.769/2008, mas nem todos os municípios e estados implementaram a medida até agora. Em Feira de Santana, a Prefeitura Municipal anunciou a participação de 7 mil alunos em 79 escolas municipais.

O programa é dividido em quatro atividades diferentes:

  1. Instrumenta, onde os alunos terão a oportunidade de aprender a tocar teclado, violão, flauta-doce e acordeom;
  2. Cantando na Escola, que oferece aulas de técnica vocal e resulta na formação de corais;
  3. Orquestra sinfônica infantojuvenil, com aulas de violinos e outros instrumentos menos conhecidos como o fagote, oboé e tímpano;
  4. Promoção de fanfarras, visando fortalecer esse traço cultural tradicional da região de Feira de Santana.

Ao todo foram adquiridos cerca de 400 instrumentos musicais para o Programa.

Aulas de empreendedorismo na escola

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) começou a implantação do Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) nas escolas municipais de Feira de Santana, através de convênio assinado com a Prefeitura Municipal. A ideia é incentivar o espírito empreendedor e a orientação para os negócios nas novas gerações.

As aulas para os alunos começarão no início do ano letivo de 2016, quando todos os professores já estiverem capacitados pelo SEBRAE. Essa capacitação tem duração de 28 horas, onde os docentes aprendem a ministrar, em oficinas lúdicas, noções sobre plano de negócios. Gradativamente, os conteúdos são aprofundados e novos temas são inseridos, como cultura da cooperação e da inovação, eco sustentabilidade, ética e cidadania.

A proposta é que o conteúdo seja transmitido a aproximadamente 1 mil estudantes do Ensino Fundamental em Feira de Santana no ano que vem.

FENATIFS

Entre os dias 1 e 12 de outubro Feira de Santana se tornará um pólo nacional do Teatro Infantil, com a participação de artistas de 13 estados no 8º Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana, o FENATIFS.

O evento conta com vasta programação, com o compromisso de movimentar, valorizar, debater e desenvolver o teatro para a infância e a juventude. Veja o que ocorrerá na abertura:

Programação FENATIFS

 

O FENATIFS é realizado pela Universidade Estadual de Feira de Santana, através da Cia CUCA de Teatro (Centro Universitário de Cultura e Arte). Saiba mais sobre o evento no site do CUCA!


Sobre o (a) autor (a):