As Feiras de Feira de Santana

Festival de Cosplay em Feira de Santana

Fui ao espaço de eventos Spazio, na tarde do último domingo, para conferir o I-ML Cosplay Convention, um festival de Cosplay que teve a participação de cosplayers internacionais, além de participantes de outros estados e muitos de Salvador.

Antes de falar um pouco mais do evento, aqui vai uma explicação do que é Cosplay:

Existem muitas maneiras pelas quais os fãs têm demonstrado seu apoio e apreço às obras da cultura pop. Talvez uma das mais explicitas e populares nos dias atuais seja o cosplay. Contração das palavras em inglêscostume (traje/fantasia) e play/roleplay (brincadeira, interpretação), o cosplay é um hobby que consiste em fantasiar-se de personagens oriundos, em geral, de quadrinhos, games e desenhos animados japoneses. A prática do cosplay também engloba personagens pertencentes ao vasto universo do entretenimento, como filmes, séries de TV, livros e animações de outros países. Em menor escala há aqueles que caracterizam-se como figuras históricas ou de criações originais.

Uma das principais características do cosplay é que o praticante além de criar os trajes, também interpreta o personagem caracterizado, reproduzindo os traços de personalidade como postura, falas e poses típicas. O hobby costuma ser praticado em eventos que reúnem fãs desse universo, como convenções de anime e games.

Surpreendeu o tamanho do evento, que além de vários cosplayers desfilando e posando para fotos, tinha stands de artigos de cultura pop, principalmente ligados a animes japoneses (deu pra relembrar muita coisa de Cavaleiros do Zodíaco). Uma dupla de desenhistas rabiscavam ao vivo figuras orientais:

Desenhos orientais

O observador externo talvez entenda a prática do Cosplay como apenas um capricho infantil, mas não é isso que se percebe ao ter o mínimo de contato com esse universo. Há uma dedicação seríssima dos participantes em se tornar o personagem das suas fantasias. Ao pedir para fotografar uma cosplayer, ela negou porque estava sem a “tatuagem” da personagem. Só depois de fazer a pintura no braço (com pincel atômico), ela permitiu a fotografia.

As poses para as fotos simulam a perfomance do personagem. Caso se trate de um desenho animado onde dois ou mais personagens costumam estar juntos, os cosplayers fazem questão de serem fotografados em grupo.

Cosplay em Feira de Santana

Embora seja um hobbie praticado por pessoas de todas as idades, o público predominante é adolescente, o que garante que a prática do cosplay seja quase uma fuga da timidez e da retração característicos dessa idade.

Cosplay

Cosplay em Feira de Santana

Outro elemento levado muito a sério pelos colsplayers é a confecção das fantasias e da maquiagem. Eles buscam com afinco os melhores materiais e os métodos mais adequados para se aproximarem ao máximo da “realidade” do personagem.

Festival de Cosplay em Feira

Cosplay Convention

A I-ML Cosplay Convention, que ocorreu pela primeira vez na cidade, é só uma das muitas expressões que a cultura nerd possui em Feira de Santana. Vida longa ao evento!


Sobre o (a) autor (a):