Rio Jacuípe

Porque eu te amei

O que ‘Porque eu te amei’ tem a falar sobre Feira?

Já passado alguns meses do lançamento do filme feirense de Tiago Rocha, que gerou assunto durante um bom tempo e lotou praticamente todas as sessões enquanto esteve em exibição, o longa, embora já fora dos cinemas, ainda tem muito que falar. E não me refiro exclusivamente aos temas abordados no enredo. Como violência doméstica, abuso, estupro etc. Mas, também, sobre o nosso olhar sobre Feira. Porque eu te amei é uma espécie de grito da classe artística feirense. Uma produção independente, envolvendo profissionais e entusiastas da cidade, lançada por aqui de maneira honrada e reconhecida – principalmente por quem duvidou.

Irving São Paulo

O ator feirense Irving São Paulo

Provavelmente você conhece o rosto do ator Irving São Paulo, filho de um histórico cineasta brasileiro, Olney São Paulo. Irving, nascido em Feira de Santana, estrelou grandes novelas brasileiras, a exemplo de “Bebê a bordo”, “Mulheres de Areia”, “A Viagem” e “Torre de Babel”. Irving nasceu em 26 de outubro de 1964, em Feira, onde iniciou a atuar em peças de teatro. Faleceu precocemente, aos 41 anos de idade, vítima de pancreatite necro-hemorrágica. Recentemente o Vídeo Show dedicou uma edição do quadro “Memória Nacional” ao ator feirense, mostrando sua trajetória e múltiplos talentos (em especial a música):   A seguir,

Jogo de Nonô

O jogo de Nonô

“Tira a mão do ovo, Nonô!”, protesta Toinho Cabeção quando o coroa de 86 anos chega para almoçar. É assim todo início de mês: Nonô chega na lanchonete do Centro Mandacaru apoiando uma mão na bengala e a outra oscilando entre o bolso e algumas coçadinhas no meio da calça. Ele não terceiriza o saque da aposentadoria, tanto por vigilância orçamentária quanto por deleite ritualístico: após ir ao banco, compra os remédios do mês, apara o cabelo que lhe resta e arrisca tornar-se milionário nos seis números da mega. “Jogar na mega pra onde, Nonô? Vai gastar esse milhão com

Colbert e Targino

Targino e Colbert trocam farpas

Sem informação Após a população do Conjunto Viveiros realizar uma manifestação por conta da falta de médico no Posto de Saúde da localidade, o prefeito Colbert Martins disse o seguinte: “não tinha informação que o posto médico do Viveiros estava tanto tempo (cerca de sete meses) sem médico”. Targino cobra afastamento da Secretária de Saúde e do Procurador do município O Deputado Estadual Targino Machado (DEM), durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa da Bahia, nesta terça-feira, 21, cobrou do prefeito de Feira de Santana, o afastamento da Secretária Municipal de Saúde, Denise Mascarenhas, e do Procurador do município, Cleudson

Roberto Mendes

Roberto Mendes faz show na Cidade da Cultura

Um dos maiores artistas que a Bahia produziu estará em Feira de Santana na próxima quinta-feira: o cantor, compositor e ativista santamarense Roberto Mendes faz show na Cidade da Cultura, um dos principais espaços culturais de Feira de Santana. Mendes apresentará um show com tema caro a Feira de Santana: “A chula do Recôncavo com o Canto do Sertão”. Situada entre o Recôncavo e o Sertão, Feira tem a oportunidade de se reconhecer na apresentação de um notável defensor do Samba da Bahia, e do Samba antes do Samba, como ele diz, se referindo à Chula. Ele caracteriza a Chula

Fervura Feira Noise antecipa o maior Festival de Artes Integradas da Bahia

O Feira Noise – Festival de Artes Integradas, anunciou oficialmente as datas da sua oitava edição, que acontece entre os dias 23 a 25 de novembro, no Centro de Cultura Amélio Amorim, aqui em Feira.

Apesar da programação do festival ainda não ter sido divulgada, o Feira Coletivo Cultural, produtora que assina o evento, realiza no próximo dia 7 de setembro a primeira edição do Fervura Feira Noise 2018, com a apresentação de grandes atrações a partir das 21h, no Jhonnie Club (Rua São Domingos).

A banda feirense Sofie Jell se junta ao cantor e compositor Balaio, de Vitória da Conquista (BA) e às bandas Canto dos Malditos na Terra do Nunca (Salvador) e Plutão Já Foi Planeta (RN).

 

Natural de Natal, no Rio Grande do Norte, a Plutão Já Foi Planeta possui cinco anos de carreira, tendo participado de grandes festivais como Lollapalooza e Festivália e ganhado prêmios como o Troféu Cultura e o Prêmio Hangar de Música.

 

Em 2016, participaram do reality show Superstar, da Rede Globo, ficando com o segundo lugar da competição. O último álbum da banda, intitulado “A Última Palavra Feche a Porta”, teve a produção musical de Gustavo Ruiz (Tulipa Ruiz e Trupe Chá de Boldo) e as participações de Maria Gadú e Liniker.

Adquira online seu ingresso para o Fervura Feira Noise!

Edital para seleção de bandas e artistas

Feira Noise Festival 2017

Feira Noise Festival 2017. Foto: Divulgação.

Enquanto isso, estão abertas até o próximo dia 6 as inscrições para apresentações de bandas e artistas na oitava edição do Feira Noise.

De acordo com Joilson Santos, do Feira Coletivo Cultural, esta é uma forma da curadoria ter contato com uma vasta produção autoral nacional. “Tem muita gente boa fazendo disco, lançando clipe, mas nem tudo está na mídia especializada. O edital é uma forma de a gente conhecer e dar espaço para estes trabalhos”, afirma. “É uma pena que a gente não consegue ter um número maior de vagas e de dias de evento para ter mais espaços para estes artistas”.

O edital de bandas e artistas do Feira Noise é realizado desde o primeiro ano do evento. Só em 2017 foram cerca de 500 inscritos, representantes de todos os estados brasileiros, exceto o Acre.

As inscrições podem ser efetuadas por meio do site www.feiranoisefestival.com.br/edital. As informações serão analisadas e, ao longo do processo, as bandas e artistas selecionados terão presença confirmada através de um comunicado, acompanhado de um termo de responsabilidade e compromisso.


Sobre o (a) autor (a):