As Feiras de Feira de Santana

Roça Sound

Roça Sound expõe a Feira de Santana clandestina

Saiu o novo clipe do Roça Sound, uma interpretação audiovisual apurada da música “Verde e Cinza”, que compõe o álbum “Tabaréu Moderno”, o mais recente do grupo. A música e o clipe integram uma das mais importantes obras contemporâneas de interpretação de Feira de Santana e sua cultura. “Verde e Cinza”, já no título, denuncia essa cidade contraditória, que vive entre uma tradição rural, feirante, e uma sanha modernizante expressa nas obras cheias de concreto e vazias de humanidade. Mas não para por aí, afinal, Clóvis Ramaiana já notou e denunciou isso há muito. A canção expõe a visceral clandestinidade

Cooperativas em Feira de Santana

Cooperativas com os dias contados em Feira de Santana

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e o Ministério Público da Bahia (MP-BA) exigiram que a Prefeitura Municipal de Feira de Santana não faça mais contratações de servidores através de cooperativas. Novas Contratações Colbert Martins disse ao Acorda Cidade que as contratações só poderão ocorrer via Organização Social (OS), seleção pública (Reda) ou concurso público. Ao atender essa recomendação, é provável que aumente o número de processos seletivos para contrações temporárias. Fim das indicações políticas Infelizmente, com o fim das contratações via cooperativas, não é certo de que acabem também as indicações políticas. A contratação de Organização Social permite

Vai ter Feira Noise Festival em 2020

O Feira Coletivo Cultural e a Banana Atômica realizaram no último final de semana, em Feira de Santana (BA), uma edição histórica em comemoração aos 10 anos de existência do Feira Noise Festival. O evento aconteceu entre os dias 22 a 24, no Ária Hall, reforçando sua importância para a consolidação da cena local, além de manter Feira de Santana na rota de circulação de bandas e artistas independentes. Ao todo, 33 atrações se revezaram entre os palcos Banana Atômica e Budweiser, sendo 13 delas de Feira de Santana. Importantes nomes da música brasileira contemporânea como Supercombo, Francisco El Hombre, Black Pantera, Potyguara Bardo,

O fenômeno flamenguista em Feira de Santana

Na manhã dessa segunda-feira, a Praça da Bandeira foi a arena onde se discutiu sobre o mais importante e popular time de futebol brasileiro. — É óbvio que o Bahia é de mais importância. O Brasil nasceu onde? Se é aqui o início do Brasil, o Bahia é o time do nosso povo, defendia Papinho, torcedor patológico do Bahia. — O Flamengo, companheiro, é o time das massas, o time rubro, castanho, caboclo, representando os índios, e negro, quilombola, africano, representando o povo escravizado, proclamava Seu Teófilo, tomando caldo de cana para curar a ressaca da comemoração dos dois títulos

Roça Sound

“Tabaréu Moderno”, o novo álbum do Roça Sound

“Tabaréu Moderno” é o terceiro disco do grupo Roça Sound. Lançado no último dia 15 de novembro, o novo álbum estava sendo esperado pelo público que acompanha o trabalho dos feirenses desde “Você Aguenta Quantos Rounds?”, de 2014. Formado por NickAmaro (DJ/ MC), Paulo Bala (MC), Dom Maths (MC) e o dançarino Edy Murphy, o Roça Sound explora sonoridades que vão desde a Cultura Nordestina, Rap, Dembow, Reggae, e o DanceHall, tendo o suingue como sua marca principal. Em “Tabaréu Moderno”, trazem nove faixas autorais e inéditas, com as participações da Orquestra Reggae de Cachoeira, Quixabeira da Matinha, Bel da

Feira recebe um dos maiores festivais de teatro infantil do Brasil

A Cooperativa de Teatro para a Infância e Juventude da Bahia – Cia. Cuca de Teatro promove a 9ª edição do Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana (Fenatifs), no período de 1º a 12 de outubro de 2016. Na semana da criança, grupos de todo o país realizarão mais de cinquenta apresentações de espetáculos teatrais, mostras e diversas expressões de linguagens voltadas para a infância e juventude, nos principais teatros da cidade de Feira de Santana, incluindo distritos, bairros e região metropolitana.

Os ingressos são vendidos no valor de R$ 30,00 (inteira) e R$15,00 (meia promocional para todos). Gratuito, mediante agendamento, para a rede pública de ensino e instituições. Os contatos para agendamentos de grupos podem ser feitos pelo: fenatifs.agendamento@gmail.com e as inscrições para as atividades paralelas (palestra, oficinas, workshops) podem ser realizadas através do e-mail fenatifs.atividadesparalelas@gmail.com. Outras informações pelo site: www.ciacucadeteatro.com.br ou pelo telefone (75) 3491-8992.

O evento se diferencia por oferecer uma programação direcionada ao público infantil, além de viabilizar espaço e oportunidades para grupos de artistas que trabalham com espetáculos voltados ao público infanto-juvenil. “O Fenatifs é um espaço de oportunidades, que tem como objetivo movimentar, valorizar, debater e desenvolver o teatro para a infância e juventude.  No Brasil, são raros os festivais direcionados ao público infanto-juvenil. A iniciativa consolida a Bahia como polo de difusão e referência do teatro infantil brasileiro”, comenta Henrique Motté, diretor de produção do festival.

O 9º Fenatifs tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, através do Edital Eventos Calendarizados 2013 – 2015 (prorrogado para 2016 através da Portaria 220 de 24 de novembro de 2015 da Secult – BA) e apoio institucional da Universidade Estadual de Feira de Santana, através do Centro Universitário de Cultura e Arte – Cuca.

Início da programação – Palestra com Lydia Hortélio

Fenatifs 2016

Um convite ao resgate da criança interior, o Fenatifs inicia sua programação na semana da criança, no dia 1º de outubro, às 8 horas no Teatro do Cuca em Feira de Santana, com uma palestra da etnomusicóloga e educadora Lydia Hortélio – A Criança Nova… Criança Eterna… O evento vai apresentar imagens da cultura infantil através dos tempos, traçando paralelos com o Brasil contemporâneo.

Durante a palestra, Lydia Hortélio aborda a representação da criança na arte dos povos: pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, poemas, aforismas, cantigas, brinquedos e fotos de crianças brincando. “Percorremos os tempos através de um grande acervo, levantados em museus, de várias partes do mundo. Temos imagens de dois mil anos antes de Cristo, brinquedos de crianças na Pérsia. Não se sabe o que é criança. Hoje estamos acostumados a ver imagens de crianças na escola, como se elas fossem seres que precisam ser preenchidos, como uma tábua rasa. Estamos esquecidos da criança, a beleza, o encanto, a graça. O momento é uma reflexão sobre o que é infância, através da exposição de imagens da criança ainda nova”, comenta Lydia Hortélio.

Abertura Oficial

Um Cortejo de Artistas, com muito teatro, circo e samba de roda, marca a abertura oficial da 9ª edição do Fenatifs, no dia 03 de outubro, às 14 horas, com saída do Centro de Cultura Amélio Amorim. Artistas representando grupos de vários estados percorrerão, em trenzinhos, Mini Trio e veículos, a avenida Presidente Dutra com destino a Avenida Getúlio Vargas. Além da anfitriã do Fenatifs, a Cia. Cuca de Teatro (FSA), a Turma do Biribinha (AL), Cia Arte e Riso (Umarizal-RN), Cia Boto Vermelho (RJ), Grupo Estação de Teatro (RN), Palhaço Tziu (BA) e Grupo Quixabeira da Matinha (BA) são alguns dos grupos que participarão do evento.

A primeira parada no centro da cidade será na Praça J. Pedreira. No local, acontecerão apresentações da Cia Arte e Riso (RN) e do palhaço Tziu (BA). Na sequência, o cortejo seguirá para o Mercado de Arte Popular, onde será finalizado com as apresentações da Turma do Biribinha (AL), do Grupo Estação de Teatro (RN) e do samba de roda do Grupo Quixabeira da Matinha (BA), um momento de festa com a participação de toda a comunidade. Para fechar as atividades do dia 03, será realizado o 1º COFFEENATIFS. O encontro irá reunir grupos para uma troca de experiências e saberes sobre a produção cultural para crianças e adolescentes.

Recorde de Inscrições e Formato do Fenatifs

Esta edição do evento teve recorde de inscrições. Ao todo, 169 espetáculos, de 15 estados brasileiros mais o Distrito Federal, manifestaram interesse em participar do festival, que tem a programação dividida em quatro mostras: Nacional, Interior do Nordeste, Jovens Talentos e Talentos Mirins. O número representa o dobro das inscrições realizadas em 2015.

Em suas últimas edições, o Fenatifs atingiu um público de mais de 15 mil pessoas, sendo assistido de 2008 a 2015 por mais de 100 mil pessoas. “A procura pelo Festival tem sido cada vez maior. As escolas das redes pública e particular de Feira de Santana e Região já incluíram no seu calendário escolar a participação dos seus alunos no Fenatifs. Além disso, cresce cada vez mais o número de solicitações e pré-reservas das escolas de cidades vizinhas que almejam levar os seus alunos ao Festival”, ressalta Elizete Destéffani, Coordenadora Geral do Fenatifs.

Programação completa

FENATIFS 2016

 

FENATIFS 2016

 

FENATIFS 2016

 

FENATIFS 2016

 

FENATIFS 2016

 

FENATIFS 2016

 

FENATIFS 2016

 

FENATIFS 2016

 

FENATIFS 2016

 

FENATIFS 2016

 

FENATIFS 2016

 

Veja mais sobre a programação do 9º Fenatifs aqui!

 

 


Sobre o (a) autor (a):