Rio Jacuípe

Baile Surrealista

Baile Surrealista tem sétima edição em Feira

O Teatro Arena do Centro de Cultura Amélio Amorim recebe neste sábado, 23, a sétima edição do Baile Surrealista. O Roça Sound e a banda Iorigun estão entre as atrações confirmadas na programação, que começa às 15h. O Baile Surrealista é uma releitura de uma festa francesa que reunia artistas e membros de sociedades secretas na década de 70 e pretende discutir as relações entre arte e esoterismo através da música, dança, artes visuais, tatuagem e oficinas. Nessa edição haverá o lançamento da primeira edição da Revista Subterrânea, um mapa musical da cena alternativa de feira de Santana entre os

Pablo Roberto

Pablo na Oposição?

Pablo na Oposição? O Secretário Municipal de Prevenção à Violência, Pablo Roberto, criticou a Prefeitura Municipal através de suas redes sociais – pela não contratação de algumas bandas locais para a Micareta. “Entendo as questões burocráticas, mas defendo sempre o diálogo. O corte de artistas da terra, que sempre divulgam a nossa festa e a nossa cidade por onde passam, deixa a nossa Micareta com menos identidade e menos brilho”, declarou o secretário. Saudades da Câmara No dia 14 de março, Pablo Roberto publicou em suas redes sociais uma foto dele na Tribuna da Câmara Municipal com a seguinte legenda:

São José

Apesar da expectativa, não choveu no dia de São José

O dia amanheceu com o céu muito limpo na Feira de Santana. Sem nuvens, a luminosidade estava esplendorosa. É que a luz já vai perdendo aquele tom metálico característico do verão e assumindo as cores suavemente alaranjadas do outono. Mais tarde, lá pela metade da manhã, começaram a surgir fiapos de nuvens, muito alvos, na orla que céu. Depois foram avançando aos poucos, encorpando-se, até, às vezes, encobrir o sol por alguns instantes. O cenário passaria despercebido se não fosse pela data: 19 de março é dia de São José, padroeiro da agricultura familiar e das boas colheitas no semiárido

Roça Sound

“Bota o Teu”, o novo Single do Roça Sound

O grupo feirense Roça Sound lançou na última sexta-feira (15) seu novo single, “Bota o teu”. A música traz a sonoridade do funk, com letra de NickAmaro (DJ/ MC), Paulo Bala (MC), Dom Maths (MC) e produção do DJ Lerry. Este é mais um single do novo álbum “Tabaréu Moderno”, com previsão de lançamento ainda este ano. Em 2018, o grupo já havia divulgado a faixa “Envolve e não se envolve”, gravada com a Orquestra Reggae de Cachoeira. O lançamento conta ainda com a identidade desenvolvida pelo premiado artista visual Gilmar Machado, conhecido como o “Cartunista das Cavernas”. Até o lançamento do álbum, o Roça

Duquesa

O Clipe “Futurista”, da Rapper Feirense Duquesa

A Rapper Feirense Duquesa acaba de lançar seu novo videoclipe, “Futurista”, produzido pela também feirense Live Filmes. A letra do Rap é da própria Duquesa, que toca de maneira incisiva em questões como machismo e racismo, mostrando os desafios enfrentados por mulheres jovens e negras para se afirmarem na sociedade contemporânea. Antes de assistir ao clipe, vale ler a poesia: Futurista Letra: Duquesa Catastrófica aparição Vejo tudo na minha mão Lutando contra minha ambição Vaidade que cega canção Muito bendita quando incomodo racista, sempre irritando machista Maldita por ser tão bem vista Gero ódio mas comemoro a conquista. Brigo comigo

Feira recebe um dos maiores festivais de teatro infantil do Brasil

A Cooperativa de Teatro para a Infância e Juventude da Bahia – Cia. Cuca de Teatro promove a 9ª edição do Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana (Fenatifs), no período de 1º a 12 de outubro de 2016. Na semana da criança, grupos de todo o país realizarão mais de cinquenta apresentações de espetáculos teatrais, mostras e diversas expressões de linguagens voltadas para a infância e juventude, nos principais teatros da cidade de Feira de Santana, incluindo distritos, bairros e região metropolitana.

Os ingressos são vendidos no valor de R$ 30,00 (inteira) e R$15,00 (meia promocional para todos). Gratuito, mediante agendamento, para a rede pública de ensino e instituições. Os contatos para agendamentos de grupos podem ser feitos pelo: fenatifs.agendamento@gmail.com e as inscrições para as atividades paralelas (palestra, oficinas, workshops) podem ser realizadas através do e-mail fenatifs.atividadesparalelas@gmail.com. Outras informações pelo site: www.ciacucadeteatro.com.br ou pelo telefone (75) 3491-8992.

O evento se diferencia por oferecer uma programação direcionada ao público infantil, além de viabilizar espaço e oportunidades para grupos de artistas que trabalham com espetáculos voltados ao público infanto-juvenil. “O Fenatifs é um espaço de oportunidades, que tem como objetivo movimentar, valorizar, debater e desenvolver o teatro para a infância e juventude.  No Brasil, são raros os festivais direcionados ao público infanto-juvenil. A iniciativa consolida a Bahia como polo de difusão e referência do teatro infantil brasileiro”, comenta Henrique Motté, diretor de produção do festival.

O 9º Fenatifs tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, através do Edital Eventos Calendarizados 2013 – 2015 (prorrogado para 2016 através da Portaria 220 de 24 de novembro de 2015 da Secult – BA) e apoio institucional da Universidade Estadual de Feira de Santana, através do Centro Universitário de Cultura e Arte – Cuca.

Início da programação – Palestra com Lydia Hortélio

Fenatifs 2016

Um convite ao resgate da criança interior, o Fenatifs inicia sua programação na semana da criança, no dia 1º de outubro, às 8 horas no Teatro do Cuca em Feira de Santana, com uma palestra da etnomusicóloga e educadora Lydia Hortélio – A Criança Nova… Criança Eterna… O evento vai apresentar imagens da cultura infantil através dos tempos, traçando paralelos com o Brasil contemporâneo.

Durante a palestra, Lydia Hortélio aborda a representação da criança na arte dos povos: pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, poemas, aforismas, cantigas, brinquedos e fotos de crianças brincando. “Percorremos os tempos através de um grande acervo, levantados em museus, de várias partes do mundo. Temos imagens de dois mil anos antes de Cristo, brinquedos de crianças na Pérsia. Não se sabe o que é criança. Hoje estamos acostumados a ver imagens de crianças na escola, como se elas fossem seres que precisam ser preenchidos, como uma tábua rasa. Estamos esquecidos da criança, a beleza, o encanto, a graça. O momento é uma reflexão sobre o que é infância, através da exposição de imagens da criança ainda nova”, comenta Lydia Hortélio.

Abertura Oficial

Um Cortejo de Artistas, com muito teatro, circo e samba de roda, marca a abertura oficial da 9ª edição do Fenatifs, no dia 03 de outubro, às 14 horas, com saída do Centro de Cultura Amélio Amorim. Artistas representando grupos de vários estados percorrerão, em trenzinhos, Mini Trio e veículos, a avenida Presidente Dutra com destino a Avenida Getúlio Vargas. Além da anfitriã do Fenatifs, a Cia. Cuca de Teatro (FSA), a Turma do Biribinha (AL), Cia Arte e Riso (Umarizal-RN), Cia Boto Vermelho (RJ), Grupo Estação de Teatro (RN), Palhaço Tziu (BA) e Grupo Quixabeira da Matinha (BA) são alguns dos grupos que participarão do evento.

A primeira parada no centro da cidade será na Praça J. Pedreira. No local, acontecerão apresentações da Cia Arte e Riso (RN) e do palhaço Tziu (BA). Na sequência, o cortejo seguirá para o Mercado de Arte Popular, onde será finalizado com as apresentações da Turma do Biribinha (AL), do Grupo Estação de Teatro (RN) e do samba de roda do Grupo Quixabeira da Matinha (BA), um momento de festa com a participação de toda a comunidade. Para fechar as atividades do dia 03, será realizado o 1º COFFEENATIFS. O encontro irá reunir grupos para uma troca de experiências e saberes sobre a produção cultural para crianças e adolescentes.

Recorde de Inscrições e Formato do Fenatifs

Esta edição do evento teve recorde de inscrições. Ao todo, 169 espetáculos, de 15 estados brasileiros mais o Distrito Federal, manifestaram interesse em participar do festival, que tem a programação dividida em quatro mostras: Nacional, Interior do Nordeste, Jovens Talentos e Talentos Mirins. O número representa o dobro das inscrições realizadas em 2015.

Em suas últimas edições, o Fenatifs atingiu um público de mais de 15 mil pessoas, sendo assistido de 2008 a 2015 por mais de 100 mil pessoas. “A procura pelo Festival tem sido cada vez maior. As escolas das redes pública e particular de Feira de Santana e Região já incluíram no seu calendário escolar a participação dos seus alunos no Fenatifs. Além disso, cresce cada vez mais o número de solicitações e pré-reservas das escolas de cidades vizinhas que almejam levar os seus alunos ao Festival”, ressalta Elizete Destéffani, Coordenadora Geral do Fenatifs.

Programação completa

FENATIFS 2016

 

FENATIFS 2016

 

FENATIFS 2016

 

FENATIFS 2016

 

FENATIFS 2016

 

FENATIFS 2016

 

FENATIFS 2016

 

FENATIFS 2016

 

FENATIFS 2016

 

FENATIFS 2016

 

FENATIFS 2016

 

Veja mais sobre a programação do 9º Fenatifs aqui!

 

 


Sobre o (a) autor (a):