As Feiras de Feira de Santana

Fluminense de Feira - 1969

Touro era campeão baiano há 50 anos

Está passando meio despercebido, mas outubro marca os 50 anos do último título de campeão baiano do Fluminense de Feira. Poucos que acompanharam – como testemunhas – aquelas memoráveis jornadas ainda estão vivos. Notícias da época apontam o Touro do Sertão como protagonista de uma campanha brilhante, sob a inspirada condução do atacante Freitas, que marcou o gol do título do tricolor feirense. Vice-campeão no ano anterior, o Fluminense atropelou Bahia e Vitória e se sagrou vencedor por antecipação. No dia 5 de outubro de 1969 houve rodada dupla na Fonte Nova: o Touro encarou o Vitória e o Bahia,

Desemprego em Feira de Santana

Desemprego permanece assombrando Feira

Nos oito primeiros meses de 2019 a Feira de Santana continuou perdendo postos formais de trabalho. Isso quando se considera o saldo entre contratações e dispensas. No intervalo entre janeiro e agosto houve 23.221 admissões e 23.573 demissões. No saldo, esfumaçaram-se mais 352 postos. Os dados são oficiais, do Ministério da Economia. Não dá, portanto, para contestarem a veracidade das informações, conforme virou moda nos últimos meses. A construção civil segue reduzindo seu estoque de mão-de-obra. No período, foram dispensados, no saldo, 134 serventes, o popular ajudante de pedreiro. Os pedreiros propriamente ditos foram um pouco menos afetados: perderam, também

Shopping da Cidade, em Teresina

O fulgurante Shopping da Cidade em Teresina

Em Teresina existe um imponente Shopping da Cidade. É um centro de comércio popular no qual se mercadeja, sobretudo, produtos importados da China. Dispõe de três pisos, praças, dezenas de corredores e quase dois mil boxes que abrigam uma variedade ampla de produtos. Fica muito bem localizado, na Praça da Bandeira, que abriga um terminal de ônibus e uma estação de trem. Basta atravessar a avenida Maranhão para se alcançar a orla do rio Parnaíba, encoberto por uma vegetação densa. Caso pretenda visitar o entreposto, o turista desatento não vai enfrentar dificuldade: qualquer cidadão indica – com a amabilidade habitual

4 rodas de samba em Feira

O final de semana do Samba em Feira de Santana

Feira de Santana tem vocação histórica para o samba, seja através das várias quixabeiras na Zona Rural da cidade, seja através das rodas de samba organizadas no espaço urbano do município. O final de semana que vai desta sexta (04 de outubro) até o domingo (06 de outubro) está recheado de eventos onde o samba é protagonista. Selecionamos pelo menos 4 sambas que ocorrerão na cidade neste período, para você se programar e curtir esse gênero musical genuinamente baiano, diretamente ligado às nossas ancestralidades. Confira: Sexta (04) – Samba Anchos O grupo feirense Audácia Pura vai se apresentar no Anchos

PDT - Feira de Santana

PDT feirense recebe três vereadores e um secretário municipal

Os vereadores Ron do Povo, Isaías de Diogo e Neinha Bastos, além do Secretário de Desenvolvimento Social e vereador licenciado, Pablo Roberto, filiaram-se ao PDT (Partido Democrático Trabalhista), na noite do dia 30. Pois é… O perfil do Instagram do PDT/Feira de Santana disponibiliza o link para o abaixo-assinado pela redução do subsídio do prefeito, vice e vereadores de Feira de Santana. A petição conta com 1.242 assinaturas. Será que os novos filiados assinaram ou são contra? Tem que ter serviços prestados! O ex-vereador Marialvo Barreto vai acionar o Ministério Público do Estado (MP-BA) para tentar invalidar a entrega dos

O que tem neste sábado no Feira Noise Festival #FeiraMundo

O primeiro dia de shows do Feira Noise Festival no Teatro de Arena do Centro de Cultura Amélio Amorim já aconteceu, e os feirenses tiveram a oportunidade de curtir atrações como as bandas Maglore, Clube de Patifes e Retrofoguetes, entre outros. Se você perdeu os espetáculos desta sexta, ou quer repetir a dose, veja alguns bons motivos para comparecer ao Amélio Amorim neste sábado, a partir das 14 horas (pegue logo seu ingresso!):

Sábado, 14h: Rock Navelha

Surgidos em 2011, esses jovens desajustados tiveram a ideia de reunir seus gostos musicais e produzir sonoridades baseadas em estilos clássicos do rock. A banda foi batizada de Navelha e seu trabalho autoral passou a ser inspirado no blues, no country e paralelo a isso utilizam do regionalismo para dar o ar e o gingado que era necessário para tornar a suas canções mais originais. Confira um aperitivo:

 

Sábado, 15h: Dionorina e Jorge de Angélica

Dionorina é nascido em Jussarí – Bahia, mas logo se mudou para Feira de Santana, onde criou suas raízes. Embora seja um admirador e divulgador do reggae tradicional, ele se mantém atento às novas influências e não deixa de fazer experimentações, por isso sua música é uma fusão de estilos sem deixar de prevalecer a qualidade em suas composições. Ele estará fazendo um dueto com Jorge de Angélica, outro tradicional nome do reggae baiano e feirense (junto com Gilsam, ambos compõem a “trilogia do reggae”). Entenda melhor ouvindo:

 

Sábado, 15h40: Declinium

Com influência do pós-punk que definiu boa parte do rock alternativo do fim dos anos 90, a Declinium já completou sua primeira década de história no underground baiano. O rock melancólico e de pouca distorção tem um tom levemente sombrio nas canções do quarteto de Camaçari. Veja:

 

Sábado, 16h30: Plático Lunar

Eles se definem como uma “banda de rock que impressiona por fabricar uma música rica, que já beijou o blues e abraçou o progressivo, oscila entre a psicodelia e a Black music e vem se destacando em Aracaju por produzir um som sem afetação dos ritmos regionalistas, mas sim, antes de qualquer rótulo, é autenticamente uma banda de Rock’n Roll”. Confira:

 

Sábado, 17h20: Marcionílio Prado

O cantor, compositor, multi-instrumentista e arranjador Marcionílio Prado é um dos pioneiros do Axé Music. Ex-integrante da Banda Eva (quando Daniela Mercury era backing vocal), Marcionílio tem vasta carreira internacional, e traz sua experiência e talento musical para o Feira Noise. Confira um pouco do trabalho desse grande artista:

 

Sábado, 18h20: Cascadura

Uma das principais bandas de rock da Bahia realizará seu último show no próximo dia 06 de dezembro. Antes disso, eles tocarão no Feira Noise, e você pode assistir. Veja o clipe “O Delator” e se convença da importância de ver o Cascadura hoje:

 

Sábado, 19h10: I.F.Á. Afrobeat e Okwei V Odili

Atração internacional no Feira Noise! A orquestra I.F.Á. Afrobeat traz ao Amélio Amorim a cantora nigeriana Okwei Veronny Odilli, levando o público a uma viagem ao Atlântico Negro com Ijexá, Funk, Afrobeat e ingredientes da música Black. Um dos pontos altos do Festival. Veja o I.F.Á. em atuação:

 

Sábado, 20h10: Tássia Reis

Natural de Jacareí-SP, Tássia Reis transita entre o Hip Hop, Blues, Pop e Jazz. Com uma doce e inconfundível voz, vem mostrando seu talento desde 2011 com participações em diversos trabalhos ao lado de cantores conhecidos principalmente no rap nacional, como: Marcelo D2, Rashid, AXL, o grupo Mental Abstrato, além de ter sido foi backing vocal da cantora Clawdia Ejara. Ouça:

 

Sábado, 21h10: Novelta

A proposta musical da banda feirense Novelta é basicamente influenciada pelo Stoner Rock. São músicas carregadas de FUZZ, que fazem cama para as letras que versam a região nordeste. Com tais elementos, a banda encontra uma maneira própria de fazer Stoner.
 Ouça uma prévia abaixo:

 

Sábado, 22h10: Vivendo do Ócio

Vivendo do Ócio é uma banda baiana atualmente instalada em São Paulo. Com muita atitude e apostando nas raízes do rock brasileiro a Vivendo do Ócio já possui espaço entre as grandes bandas do país. Imperdível:

 

Sábado, 23h50: Project 46

Fechando com chave de ouro os shows do sábado de Feira Noise Festival, vem a banda Project46, uma das principais de Metal/Hardcore do país, já com significativa visibilidade no exterior. Sinta o som:

 

Feira Noise Festival


Sobre o (a) autor (a):