As Feiras de Feira de Santana

Fotógrafas feirenses

3 mulheres fotógrafas feirenses que você precisa conhecer

O Brasil é o país onde uma mulher é vítima de estupro a cada 9 minutos. A cada 2 minutos uma mulher registra um caso de agressão tipificado na Lei Maria da Penha. Na política, a representatividade das mulheres brasileiras é ínfima: apenas 11,2% dos cargos parlamentares são ocupados por mulheres. No Afeganistão, a taxa é de 27,4%. Apenas esses dados são suficientes para afirmar que vivemos em uma sociedade machista, que reserva às mulheres um lugar marginal em seus diversos setores. Se considerarmos os estereótipos e as construções simbólicas em torno da mulher, e de seu corpo, teremos uma

O melodrama do BRT de Feira

O melodrama do BRT de Feira

Em discurso na Câmara Municipal de Feira de Santana, na manhã da última terça-feira (20), o vereador Roberto Tourinho (PV), disse que o BRT ganhou mais um novo capítulo. “O capítulo do melodrama BRT, que mais se parece com novelas mexicanas que se começa mais não sabe-se como termina”. Recuperação Judicial A Via Engenharia, responsável pelas obras do BRT, entrou com pedido de recuperação judicial em agosto de 2019. Mas não é apenas a Via que entrou com esse pedido. A empresa de ônibus São João, uma das empresas que vai operar o Sistema, já havia entrado com o pedido

10 bares com música ao vivo em Feira de Santana

10 bares para curtir música ao vivo em Feira de Santana

Em Feira de Santana circula o mito de que “não há nada para fazer” na cidade. Por isso costumamos trazer dicas e sugestões de atividades artístico-culturais que demonstram justamente o contrário: Feira é uma cidade intensa, com variada agenda cultural, principalmente nos finais de semana. Neste post trazemos a sugestão de 10 bares com música ao vivo em Feira de Santana, uma lista introdutória, que está muito longe de demarcar todas as possibilidades e opções musicais da cidade. Num levantamento modesto, podemos afirmar que Feira de Santana tem mais de 50 shows musicais por semana. Selecionamos apenas os bares que

Centro de Abastecimento de Feira de Santana

O Centro de Abastecimento vai ser privatizado?

De acordo com o líder do governo na Câmara Municipal, vereador Marcos Lima (Patriota), vários empresários querem administrar o Centro de Abastecimento de Feira de Santana. A informação foi repassada durante a sessão desta terça-feira (13), na Casa da Cidadania, ao responder acusações do vereador Roberto Tourinho.   Abandonado Tourinho disse que a situação do Centro de Abastecimento é de abandono, e elencou os seguintes problemas: lixo, mau cheiro, escuridão, tráfico de drogas, prostituição, lama e até homicídios ocorrem no local. Cheiro de Privatização De acordo com Tourinho, o poder público municipal não faz absolutamente nada, diante de tantos problemas:

Cantoras negras feirenses

Cantoras negras são destaque na música de Feira de Santana

Um olhar cuidadoso sobre as expressões musicais em Feira de Santana torna obrigatório reconhecer o fundamental protagonismo das mulheres em nossa música. Para começar, Feira de Santana é uma das poucas cidades do Brasil que tem seu hino composto por uma mulher: Georgina Erismann, no início do século XX, fez o “Hino a Feira”, numa época em que a mulher sequer tinha direito a voto. Uma das mais tradicionais expressões culturais de Feira de Santana, reconhecida internacionalmente, é capitaneada por uma mulher: Dona Chica do Pandeiro é a matriarca da Quixabeira da Matinha, exercendo um papel de liderança que remonta

UEFS receberá a II Feira Hippie dos Olhos D’Água

Criada em 2016, a Feira Hippie dos Olhos D’Água aconteceu pela primeira vez durante a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, realizada anualmente no mês outubro, na Biblioteca Central Julieta Carteado, no Campus da UEFS.

Na ocasião, o evento principal tinha como tema Sustentabilidade e Meio Ambiente, e a Feira Hippie, idealizada por Paulo Fabrício Reis e Raquel Kuwer, surgiu como um adendo, estabelecendo uma relação direta com a temática, uma vez que foram priorizados expositores com trabalhos artesanais, ou que trabalhavam com esse enfoque.

O nome da Feira Hippie é uma homenagem à cidade de Feira de Santana, a Santana dos Olhos D’Água, e, com a sua criação, buscou-se viabilizar um espaço alternativo para encontro dxs feirenses (nativxs ou não) interessadxs pela proposta, dentro da universidade. Nos anos subsequentes foi cogitada a possibilidade de realizarem-se novas edições, mas, por conta de alguns impedimentos do percurso, não foi possível acontecer.

Em 2019, finalmente acontecerá a segunda edição da Feira Hippie, outra vez com o apoio e realização do Sistema de Bibliotecas da UEFS (SISBI-UEFS), com a disponibilização de estrutura básica para a exposição em seu hall principal e área externa, e com a coordenação e organização do Sebo da Princesa.

Foram recebidas dezenas de inscrições para expositores, e, após encerramento, foi realizada uma seleção simples, com base na proposta original, ou seja, primordialmente reunir pessoas que trabalham com artigos artesanais e outros itens alternativos. A seleção transcorreu sendo respeitadas a ordem de inscrição e o número de vagas, ampliado de 18, em 2016, para cerca de 25, este ano.

Veja quais foram os expositores selecionados:

Feira Hippie

Feira Hippie

A variedade de artigos e marcas também aumentou, e, com previsão de acontecer por 5 dias em agosto, de 05 a 09, a Feira promete movimentar a Biblioteca Central, na semana que antecede o Dia dos Pais. Terão espaço para exposição stands com roupas e artigos em tecido, bordados, artigos de papelaria, plantas, mandalas, perfumaria e cosméticos feitos à mão, bijuterias e artesanatos em geral, além de ilustradorxs, brechós e sebos de livros e discos de vinil.

Há previsão de apresentações artísticas em alguns dias da Feira, com cerca de 30 minutos cada dia, a ocorrerem no meio da tarde. Essas apresentações ainda estão com inscrições abertas para interessados. Os stands estarão abertos durante o horário de funcionamento da biblioteca, porém, essencialmente, entre 08:00 e 18:00. Maiores informações através do Instagram: @sebodaprincesa, ou do número: 75 99194-9793.

Recapitulando…

O quê: II Feira Hippie dos Olhos D’Água

Quando: 5 a 9 de agosto de 2019, das 08h às 18h

Onde: Biblioteca Central Julieta Carteado (UEFS)

Tags:

Sobre o (a) autor (a):