As Feiras de Feira de Santana

Fotógrafas feirenses

3 mulheres fotógrafas feirenses que você precisa conhecer

O Brasil é o país onde uma mulher é vítima de estupro a cada 9 minutos. A cada 2 minutos uma mulher registra um caso de agressão tipificado na Lei Maria da Penha. Na política, a representatividade das mulheres brasileiras é ínfima: apenas 11,2% dos cargos parlamentares são ocupados por mulheres. No Afeganistão, a taxa é de 27,4%. Apenas esses dados são suficientes para afirmar que vivemos em uma sociedade machista, que reserva às mulheres um lugar marginal em seus diversos setores. Se considerarmos os estereótipos e as construções simbólicas em torno da mulher, e de seu corpo, teremos uma

O melodrama do BRT de Feira

O melodrama do BRT de Feira

Em discurso na Câmara Municipal de Feira de Santana, na manhã da última terça-feira (20), o vereador Roberto Tourinho (PV), disse que o BRT ganhou mais um novo capítulo. “O capítulo do melodrama BRT, que mais se parece com novelas mexicanas que se começa mais não sabe-se como termina”. Recuperação Judicial A Via Engenharia, responsável pelas obras do BRT, entrou com pedido de recuperação judicial em agosto de 2019. Mas não é apenas a Via que entrou com esse pedido. A empresa de ônibus São João, uma das empresas que vai operar o Sistema, já havia entrado com o pedido

10 bares com música ao vivo em Feira de Santana

10 bares para curtir música ao vivo em Feira de Santana

Em Feira de Santana circula o mito de que “não há nada para fazer” na cidade. Por isso costumamos trazer dicas e sugestões de atividades artístico-culturais que demonstram justamente o contrário: Feira é uma cidade intensa, com variada agenda cultural, principalmente nos finais de semana. Neste post trazemos a sugestão de 10 bares com música ao vivo em Feira de Santana, uma lista introdutória, que está muito longe de demarcar todas as possibilidades e opções musicais da cidade. Num levantamento modesto, podemos afirmar que Feira de Santana tem mais de 50 shows musicais por semana. Selecionamos apenas os bares que

Centro de Abastecimento de Feira de Santana

O Centro de Abastecimento vai ser privatizado?

De acordo com o líder do governo na Câmara Municipal, vereador Marcos Lima (Patriota), vários empresários querem administrar o Centro de Abastecimento de Feira de Santana. A informação foi repassada durante a sessão desta terça-feira (13), na Casa da Cidadania, ao responder acusações do vereador Roberto Tourinho.   Abandonado Tourinho disse que a situação do Centro de Abastecimento é de abandono, e elencou os seguintes problemas: lixo, mau cheiro, escuridão, tráfico de drogas, prostituição, lama e até homicídios ocorrem no local. Cheiro de Privatização De acordo com Tourinho, o poder público municipal não faz absolutamente nada, diante de tantos problemas:

Cantoras negras feirenses

Cantoras negras são destaque na música de Feira de Santana

Um olhar cuidadoso sobre as expressões musicais em Feira de Santana torna obrigatório reconhecer o fundamental protagonismo das mulheres em nossa música. Para começar, Feira de Santana é uma das poucas cidades do Brasil que tem seu hino composto por uma mulher: Georgina Erismann, no início do século XX, fez o “Hino a Feira”, numa época em que a mulher sequer tinha direito a voto. Uma das mais tradicionais expressões culturais de Feira de Santana, reconhecida internacionalmente, é capitaneada por uma mulher: Dona Chica do Pandeiro é a matriarca da Quixabeira da Matinha, exercendo um papel de liderança que remonta

5 motivos para você não perder o show de Emicida em Feira

Para quem não sabe, no próximo dia 3 de setembro, um sábado, os feirenses terão a oportunidade de assistir o show do rapper Emicida, uma das principais referências contemporâneas da música popular brasileira. Trata-se de uma oportunidade única para quem está antenado com os movimentos recentes da MPB, já que Emicida tem sido reconhecido nacional e internacionalmente belo trabalho que vem desenvolvendo (como poucos de sua geração).

Emicida é uma inspiração para jovens músicos em todo o Brasil. Por ter o rap como principal bandeira musical, um estilo muito discriminado, sem simpatia dos grandes veículos de comunicação, ele teria tudo para não ter uma carreira muito promissora, mas ocorreu justamente o contrário, haja vista os prêmios, turnês e colaborações (como a de Caetano Veloso) que conquistou.

Abaixo, listo 5 motivos para você não perder a oportunidade de curtir Emicida aqui em Feira, no teatro de arena do Amélio Amorim:

1. Uma novidade

É a primeira vez que Emicida estará em Feira de Santana. É muito comum ouvirmos reclamações sobre a falta de opções e novidades na cidade, mas costumamos ser muito acomodados quando temos a oportunidade de ter contato com algo de relevância cultural diferenciada por aqui.

Se você já conhece e curte a música de Emicida, certamente comparecerá. Se não conhece, que tal fazer um experimento? Para começar de leve, assita ao clipe de “Passarinhos”, com participação de Vanessa Da Mata:

 

2. Os temas

Emicida é um militante crítico, ácido e direto em relação aos graves problemas sociais brasileiros. Racismo e desigualdade estão no topo das suas prioridades discursivas. Lembra da participação dele no Programa Altas Horas? Olha isso:

 

E não é só conversa. Em sua música esse tom é demonstrado de maneira ainda mais aprofundada. Veja o clipe de “Boa Esperança”, um soco no estômago:

 

3. A música

Em entrevista para a Revista Brasileiros, em 2015, Emicida falou algo importante: “Eu dou minha opinião, mas deixar isso aí ser maior que a minha música é foda. Acho que é com isso que tem que ter cuidado”. Embora ostente o título de rapper (até para marcar posição de suas origens e referências), Emicida é muito mais que isso.

Para quem gosta de samba, vale a pena ver a versatilidade desse artista em seu show completo cantando o compositor Cartola:

 

4. Conheça o Rap Feirense

Junto com Emicida, você terá a oportunidade de (re)conhecer o grupo feirense Roça Sound, o rapper Magayver MC e o DJ Afonso The Dozze. Três grandes iniciativas da música alternativa feirense.

5. A necessidade de apoio

Trazer uma atração do porte de Emicida para Feira de Santana poderia ser tarefa de qualquer grande produtora, mas quem topou a missão foi o Feira Coletivo Cultural, o mesmo que organiza o Feira Noise Festival na cidade. Por se tratar de uma organização sem estrutura empresarial, esse é um passo realmente corajoso, e deve ser valorizado.

O sucesso dessa iniciativa do Feira Coletivo pode gerar muitos bons frutos para a dinâmica cultural na cidade. É preciso prestigiar!

Recapitulando…

O quê: Feira Coletivo apresenta Emicida
Quem: Emicida, Roça Sound, Magayver MC e Afonso The Dozze
Onde: Centro de Cultura Amélio Amorim – Avenida Presidente Dutra nº 2222, Capuchinhos – Feira de Santana – Bahia
Quando: Sábado, 3 de setembro de 2016, a partir das 21 horas
Ingressos – Venda presencial: Balcão Prime – Shopping Boulevard / Loja All Tribes – Rua Barão de Cotegipe 939 Centro, próximo ao Limão Drinks
Ingressos – Venda Online: SYMPLA (clique aqui!) 


Sobre o (a) autor (a):