Rio Jacuípe

Improbidade Administrativa

Ex-Prefeito, Secretária e Procurador são acionados por Improbidade Administrativa

Ex-prefeito José Ronaldo é acionado pelo MP por improbidade administrativa O ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho; a secretária de Saúde, Denise Lima Mascarenhas; o ex-subprocurador do Município, Cleudson Santos Almeida; e o então presidente da comissão de licitação no Município, Antônio Rosa de Assis, foram acionados pelo Ministério Público estadual por dispensa indevida de licitação realizada no ano de 2013, quando José Ronaldo era prefeito. Suspensão dos direitos políticos De acordo com o MP, o ato de improbidade causou ao erário um dano de R$ 6.379.495,62. Na ação, o promotor de Justiça Tiago de Almeida Quadros

Roberto Tourinho

Roberto Tourinho na Oposição

Tourinho na Oposição Em entrevista ao programa Acorda Cidade, nesta terça-feira (05), o prefeito Colbert Martins, comentou que Roberto Tourinho se tornou um vereador de oposição, após cobrança para afastar envolvidos no caso da Coofsaúde e propor uma CPI. A quem responder? Em pronunciamento, na sessão ordinária da última quarta-feira (06), na Câmara Municipal de Feira de Santana, o vereador comentou sobre a entrevista do prefeito e disparou que estava em dúvida a quem deveria responder, se “ao prefeito que governa ou o do Pilão, que despacha na Pousada Acalanto e no Hotel Atmosfera”. “Se ao prefeito ou ao chefe”.

Fila no CADH de Feira

Fila longa para marcar consulta no CADH, em Feira – Feira (A)notada

Fila longa, demora no atendimento e lotação no CADH Uma longa fila foi observada na manhã da última terça-feira, 05, na Rua Boticário Moncorvo, Centro da cidade. Tratava-se de pacientes do Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso (CADH), esperando a vez para marcar uma consulta com médicos especialistas. O interior da unidade estava completamente lotado e o sistema de marcação toda hora saía do ar, enquanto as pessoas com diabetes e hipertensão permaneciam na fila. Somente quatro vereadores assinaram pedido de CPI O pedido para a formação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que pretende averiguar denúncias de irregularidades na

PSOL pede CPI na Câmara

PSOL protocola pedido de CPI na Câmara – Feira (A)notada

PSOL protocola pedido de CPI na Câmara Na manhã da última sexta-feira, 1º de fevereiro, no retorno das atividades na Câmara Municipal, o PSOL de Feira de Santana protocolou na Casa o pedido de CPI das fraudes na saúde do município, envolvendo contratos com as falsas cooperativas. O pedido foi entregue por Jhonatas Monteiro, ex-candidato a prefeito pelo partido, em mãos ao presidente da Câmara, vereador José Carneiro, que se comprometeu em apreciar o pedido no Plenário já na próxima segunda-feira, dia 4. Aprovados em concurso também querem CPI das cooperativas Trabalhadores da área de saúde, aprovados no concurso de

Novidades na Câmara Municipal

Novidades na Câmara Municipal de Feira de Santana – Feira (A)notada

Câmara reabre trabalhos legislativos A Câmara Municipal de Feira de Santana retomou as atividades na manhã desta sexta-feira (01). Em rito ordinário, foi realizada a leitura da ata da sessão anterior devidamente aprovada pelos edis presentes. O prefeito de Feira de Santana Colbert Martins da Silva Filho fez o pronunciamento e desejou bom retorno aos trabalhos. Estiveram presentes ainda o Procurador Geral do Município, Cleudson Almeida, secretários municipais, autoridades, representantes da sociedade civil e imprensa. Neinha deixa de ser suplente e assume a vaga deixada por Tom A vereadora Neinha (PTB), que estava no mandato como suplente, assume a vaga deixada

Eleições 2018: quem ganhou em Feira de Santana [infográfico]

Na noite do último domingo (7) o Brasil deu um passo histórico em sua trajetória política: os candidatos Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) se credenciaram ao segundo turno das eleições presidenciais, no mesmo pleito em que se elegeram governadores, senadores, deputados estaduais e federais de todo o Brasil.

De maneira geral, chama a atenção o surgimento de uma nova força política ligada ao capitão do Exército: o PSL, partido de Bolsonaro, elegeu apenas um deputado federal em 2014, mas saltou para 51 cadeiras nas eleições 2018. Partidos tradicionais, como o MDB e o PSDB, tiveram reduções drásticas. O MDB passou de 51 para 33 deputados federais e o PSDB passou de 49 para 29.

Já o Partido dos Trabalhadores (PT) também viu sua bancada reduzir, mas continua com a maior estrutura na Câmara Federal, com 56 deputados federais (contra 61 da legislatura atual).

José Ronaldo e Zé Neto

Na tentativa de surfar na “onda” bolsonarista, o ex-prefeito de Feira e candidato a Governador, José Ronaldo (DEM), declarou apoio a Bolsonaro durante a campanha, surpreendendo até mesmo os integrantes do seu grupo político, formalmente comprometidos com a candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB).

A iniciativa, porém, não foi bem-sucedida nesse sentido. Ronaldo acabou perdendo a eleição no primeiro turno, como indicavam todas as pesquisas.

Pode-se dizer, sem exagero, que a situação estadual, comandada pelo PT do Governador Rui Costa, saiu vencedora na Bahia, a despeito da popularidade de Bolsonaro. O deputado estadual Zé Neto, por exemplo, emplacou sua candidatura a Deputado Federal, e foi o sétimo mais votado da Bahia.

As eleições em Feira

Para que possamos analisar os movimentos que ocorreram especificamente em Feira de Santana nestas eleições, construímos o infográfico a seguir, que mostra em detalhes as forças políticas que prevaleceram como preferidas pelos 384.012 mil eleitores do município.

Na primeira parte, a eleição para Presidente, com a distribuição geográfica dos votos. Por aqui, Jair Bolsonaro só ganhou em uma zona eleitoral (que abrange os bairros SIM, Santa Mônica, Parque Getúlio Vargas e adjacências).

No caso da eleição para Governador, o ex-prefeito José Ronaldo obteve pouco mais de 147 mil votos – menos que os mais de 200.000 das eleições para prefeito em 2016 – mas o suficiente para torná-lo vitorioso no município.

Carlos Geilson (PSDB) e Angelo Almeida (PSB) não se elegeram, mas ambos ficam na primeira suplência. O vereador Ewerton Carneiro (Tom) elegeu-se deputado estadual – e deixa a Câmara de Vereadores para sua suplente, Neinha.

Veja em detalhes estas e outras informações sobre as eleições 2018 em Feira de Santana:

Eleições 2018 em Feira de Santana

 

Todas as informações são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


Sobre o (a) autor (a):