Rio Jacuípe

Rua Marechal em mão única

Feira (A)notada: Marechal em mão única e novidade na Câmara

Lulinha entrega o cargo de Líder do Governo Após alguns colegas vereadores manifestarem a insatisfação com o líder do governo na Câmara Municipal de Feira de Santana, o vereador Luís Augusto (Lulinha), do DEM, entregou o cargo durante discurso na Sessão desta terça-feira (11). 10 anos do Museu Parque do Saber No próximo dia 15 de dezembro, o Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo estará completando uma década de existência. E, para comemorar, foi realizada na terça-feira (11) uma homenagem especial a todos os envolvidos com o projeto inicial. O evento contou com as presenças do prefeito Colbert

Tourinho Candidato

Tourinho candidato, cubanização de assessores e toma lá da cá

Tourinho Candidato Surgiu mais um nome interessado no Paço Municipal em 2020. O vereador Roberto Tourinho, atualmente filiado ao PV, confirmou ao site Acorda Cidade que tem discutido o assunto.  Com sete mandatos, Tourinho é um dos políticos mais respeitados de Feira de Santana e filho de um ex-prefeito, o advogado José Falcão da Silva, que morreu durante o exercício do mandato. Ele se junta a nomes como Fernando Torres, Zé Neto, Zé Chico, Colbert Filho, Angelo Almeida, Carlos Geilson e Targino Machado que também se movimentam para disputar a prefeitura feirense. Toma lá dá cá Ao colocar o cargo

O Rural Feirense

O rural feirense, segundo o último Censo Agropecuário (parte 1)

Foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) os números referentes ao Censo Agropecuário realizado em 2017. Os dados são essenciais para que os governos das três esferas – Federal, Estadual e Municipal – elaborem suas políticas, mas são também muito importantes para acadêmicos, estudiosos do tema, para a imprensa especializada e até mesmo para o cidadão que deseja se manter informado sobre o seu município. Uma leva de informações sobre a Feira de Santana já está disponível e pode ser consultada. Os pesquisadores, em suas andanças pelo rural feirense apuraram, por exemplo, que existem exatos 9.191 estabelecimentos

O sonho de Lucas

Escritor feirense publica romance “O sonho de Lucas”

O escritor feirense Marcelo Vinicius acaba de publicar o romance “O sonho de Lucas”, pela editora carioca Multifoco. Marcelo é pesquisador, cursa Psicologia e estuda Filosofia da Arte e Filosofia Contemporânea na UEFS. Além de escritor, é fotógrafo. A história do romance divide-se em duas partes. A primeira é uma narrativa em terceira pessoa; e a segunda é em primeira pessoa, na qual esta se passa por meio do olhar de um jovem chamado Lucas, estudante que sonha em cursar a faculdade de Medicina e cuja vida familiar está em decadência. Lucas fica arrasado quando sua mãe, Kátia Fernandes, separa-se de

Antiga Intendência de Feira de Santana

Antiga Intendência é impregnada de História

Poucas edificações em Feira de Santana são tão impregnadas de História quanto o prédio da Antiga Intendência. Ele se localiza na esquina da Avenida Senhor dos Passos com a Praça Joaquim Pedreira, a antiga Praça da Bandeira. O imóvel também fica nas cercanias de três construções emblemáticas do município: a Igreja Senhor dos Passos, que se localiza defronte e os tombados prédios da Prefeitura Municipal – que fica na esquina transversal – e do Mercado de Arte Popular, situado no quarteirão contíguo, na própria antiga Praça da Bandeira. Originalmente, o imóvel funcionou como fórum, abrigando a sede do Poder Judiciário

Eleições 2018: quem ganhou em Feira de Santana [infográfico]

Na noite do último domingo (7) o Brasil deu um passo histórico em sua trajetória política: os candidatos Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) se credenciaram ao segundo turno das eleições presidenciais, no mesmo pleito em que se elegeram governadores, senadores, deputados estaduais e federais de todo o Brasil.

De maneira geral, chama a atenção o surgimento de uma nova força política ligada ao capitão do Exército: o PSL, partido de Bolsonaro, elegeu apenas um deputado federal em 2014, mas saltou para 51 cadeiras nas eleições 2018. Partidos tradicionais, como o MDB e o PSDB, tiveram reduções drásticas. O MDB passou de 51 para 33 deputados federais e o PSDB passou de 49 para 29.

Já o Partido dos Trabalhadores (PT) também viu sua bancada reduzir, mas continua com a maior estrutura na Câmara Federal, com 56 deputados federais (contra 61 da legislatura atual).

José Ronaldo e Zé Neto

Na tentativa de surfar na “onda” bolsonarista, o ex-prefeito de Feira e candidato a Governador, José Ronaldo (DEM), declarou apoio a Bolsonaro durante a campanha, surpreendendo até mesmo os integrantes do seu grupo político, formalmente comprometidos com a candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB).

A iniciativa, porém, não foi bem-sucedida nesse sentido. Ronaldo acabou perdendo a eleição no primeiro turno, como indicavam todas as pesquisas.

Pode-se dizer, sem exagero, que a situação estadual, comandada pelo PT do Governador Rui Costa, saiu vencedora na Bahia, a despeito da popularidade de Bolsonaro. O deputado estadual Zé Neto, por exemplo, emplacou sua candidatura a Deputado Federal, e foi o sétimo mais votado da Bahia.

As eleições em Feira

Para que possamos analisar os movimentos que ocorreram especificamente em Feira de Santana nestas eleições, construímos o infográfico a seguir, que mostra em detalhes as forças políticas que prevaleceram como preferidas pelos 384.012 mil eleitores do município.

Na primeira parte, a eleição para Presidente, com a distribuição geográfica dos votos. Por aqui, Jair Bolsonaro só ganhou em uma zona eleitoral (que abrange os bairros SIM, Santa Mônica, Parque Getúlio Vargas e adjacências).

No caso da eleição para Governador, o ex-prefeito José Ronaldo obteve pouco mais de 147 mil votos – menos que os mais de 200.000 das eleições para prefeito em 2016 – mas o suficiente para torná-lo vitorioso no município.

Carlos Geilson (PSDB) e Angelo Almeida (PSB) não se elegeram, mas ambos ficam na primeira suplência. O vereador Ewerton Carneiro (Tom) elegeu-se deputado estadual – e deixa a Câmara de Vereadores para sua suplente, Neinha.

Veja em detalhes estas e outras informações sobre as eleições 2018 em Feira de Santana:

Eleições 2018 em Feira de Santana

 

Todas as informações são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


Sobre o (a) autor (a):