Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/feirenses/www/wp-content/themes/magazine/options/php-po/php-po.php on line 187
Africania lança disco novo - Feirenses - Feira de Santana aprofundada
As Feiras de Feira de Santana

Africania lança disco novo

Formado em 2006, o grupo feirense Africania é fruto do nomadismo artístico capitaneado pelo percussionista Bel da Bonita em várias regiões do Brasil. Nesse processo de intinerância musical, a Africania se especializou no estudo das percussões em suas múltiplas linguagens – especialmente nas manifestações da música sacra afro-brasileira e nordestina -, estendendo seu diálogo rítmico com o jazz, a música caribenha e o psytrance.

No próximo dia 04 de abril (segunda-feira) a Africania lançará seu novo disco, “Orí”, que seus criadores definem do seguinte modo: “Orí é referência e reverência ao Candomblé! Ecoa qual uma cerimônia em respeito às divindades do panteão Africano.
Sua sofisticação rítmica nos fixa à terra, as harmonia e melodias nos imergem em ambientes etéreos. As fortes influências de afrojazz são ressaltadas pelos timbres de pianos Rhodes – empregados com destreza em quase todas as músicas. Como se não bastasse, a utilização dos recursos eletrônicos é essencial para a criação de um clima surrealista.

Gravado em 2008, só agora o grupo Africania reuniu recursos financeiros suficientes para o lançamento com as honrarias que a obra impõe. É bem vinda a hora de sair do resguardo!”.

Africania

Já o show de lançamento do disco Orí faz parte do projeto “ORÍ -Africania em Circulação”, que tem o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

O evento reunirá multi-linguagens artísticas, as quais foram/estão sendo desenvolvidas nas oficinas de Expressão Corporal, Experimentações Audiovisuais e Ritmia Sagrada nas cidades de Feira de Santana, Cachoeira e Santo Amaro entre o mês de fevereiro e abril. O show contará com a performance de Flávia Pedroso, projeções de Augusto Bortolini, cenário de Tina Melo, figurino de Flávia Sacramento além da musicalidade do grupo Africania.

Africania

As apresentações ocorrerão dia 8 de abril no Cine Theatro Cachoeirano (Cachoeira) às 20h, dia 22 de abril no Teatro Dona Canô (Santo Amaro) às 19h e 23 de abril no Centro de Cultura Amélio Amorim (Feira de Santana) às 20h. A entrada é gratuita.

Para ter acesso ao disco, basta acessar o site www.africania.com.br a partir do dia 04/04, ou buscar a Africania nas principais plataforma musicais digitais (Youtube, Soundcloud, Deezer, Spotify).


Sobre o (a) autor (a):