Rio Jacuípe

Improbidade Administrativa

Ex-Prefeito, Secretária e Procurador são acionados por Improbidade Administrativa

Ex-prefeito José Ronaldo é acionado pelo MP por improbidade administrativa O ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho; a secretária de Saúde, Denise Lima Mascarenhas; o ex-subprocurador do Município, Cleudson Santos Almeida; e o então presidente da comissão de licitação no Município, Antônio Rosa de Assis, foram acionados pelo Ministério Público estadual por dispensa indevida de licitação realizada no ano de 2013, quando José Ronaldo era prefeito. Suspensão dos direitos políticos De acordo com o MP, o ato de improbidade causou ao erário um dano de R$ 6.379.495,62. Na ação, o promotor de Justiça Tiago de Almeida Quadros

Roberto Tourinho

Roberto Tourinho na Oposição

Tourinho na Oposição Em entrevista ao programa Acorda Cidade, nesta terça-feira (05), o prefeito Colbert Martins, comentou que Roberto Tourinho se tornou um vereador de oposição, após cobrança para afastar envolvidos no caso da Coofsaúde e propor uma CPI. A quem responder? Em pronunciamento, na sessão ordinária da última quarta-feira (06), na Câmara Municipal de Feira de Santana, o vereador comentou sobre a entrevista do prefeito e disparou que estava em dúvida a quem deveria responder, se “ao prefeito que governa ou o do Pilão, que despacha na Pousada Acalanto e no Hotel Atmosfera”. “Se ao prefeito ou ao chefe”.

Fila no CADH de Feira

Fila longa para marcar consulta no CADH, em Feira – Feira (A)notada

Fila longa, demora no atendimento e lotação no CADH Uma longa fila foi observada na manhã da última terça-feira, 05, na Rua Boticário Moncorvo, Centro da cidade. Tratava-se de pacientes do Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso (CADH), esperando a vez para marcar uma consulta com médicos especialistas. O interior da unidade estava completamente lotado e o sistema de marcação toda hora saía do ar, enquanto as pessoas com diabetes e hipertensão permaneciam na fila. Somente quatro vereadores assinaram pedido de CPI O pedido para a formação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que pretende averiguar denúncias de irregularidades na

PSOL pede CPI na Câmara

PSOL protocola pedido de CPI na Câmara – Feira (A)notada

PSOL protocola pedido de CPI na Câmara Na manhã da última sexta-feira, 1º de fevereiro, no retorno das atividades na Câmara Municipal, o PSOL de Feira de Santana protocolou na Casa o pedido de CPI das fraudes na saúde do município, envolvendo contratos com as falsas cooperativas. O pedido foi entregue por Jhonatas Monteiro, ex-candidato a prefeito pelo partido, em mãos ao presidente da Câmara, vereador José Carneiro, que se comprometeu em apreciar o pedido no Plenário já na próxima segunda-feira, dia 4. Aprovados em concurso também querem CPI das cooperativas Trabalhadores da área de saúde, aprovados no concurso de

Novidades na Câmara Municipal

Novidades na Câmara Municipal de Feira de Santana – Feira (A)notada

Câmara reabre trabalhos legislativos A Câmara Municipal de Feira de Santana retomou as atividades na manhã desta sexta-feira (01). Em rito ordinário, foi realizada a leitura da ata da sessão anterior devidamente aprovada pelos edis presentes. O prefeito de Feira de Santana Colbert Martins da Silva Filho fez o pronunciamento e desejou bom retorno aos trabalhos. Estiveram presentes ainda o Procurador Geral do Município, Cleudson Almeida, secretários municipais, autoridades, representantes da sociedade civil e imprensa. Neinha deixa de ser suplente e assume a vaga deixada por Tom A vereadora Neinha (PTB), que estava no mandato como suplente, assume a vaga deixada

Como escolher amendoim – Guia da Feira

As festas juninas se aproximam, e muito feirense não dispensa, nessa época, um bom amendoim cozido, geralmente degustado à beira da fogueira acompanhado de um licor de jenipapo (e aquele forró pé de serra tocando no rádio). Para que esse cenário dê certo, antes de tudo, é importante saber escolher bem o amendoim ofertado nas feiras e supermercados da cidade. Por isso voltamos com mais uma edição do “Guia da Feira”, desta vez esclarecendo como escolher amendoim para cozinhar.

Aqui vão algumas dicas para saber se o seu amendoim está com a qualidade necessária para o cozimento:

  • Verifique o acondicionamento do amendoim. Caso ele esteja em um local húmido, não vale a pena levar.
  • Outro ponto fundamental é observar a qualidade das cascas. Às vezes os amendoins estão com as cascas furadas ou danificadas por insetos e pragas. É bom estar atento(a) a isso.
  • O cheiro do amendoim é outro indicativo definidor da qualidade. Se o cheiro é de mofado ou se ele possui qualquer odor desagradável, melhor procurar outro vendedor.
  • Caso você balance o amendoim próximo ao ouvido e ouça os grãos chacoalhando, é sinal de que o amendoim está seco, não sendo ideais para o cozimento com qualidade.

Os benefícios do amendoim

 

Como escolher amendoim para cozinhar

“O amendoim, com moderação, tem muitos benefícios para a saúde”, diz a nutricionista Karin Honorato, que listou as propriedades do alimento ao portal G1. Ele tem ação anti-inflamatória, é rico em gorduras boas e em ômega-3 e, por isso, ajuda a diminuir o risco de doenças cardiovasculares.

As sementes guardam uma variedade de nutrientes. De acordo com a nutricionista, o magnésio ajuda no relaxamento muscular, o potássio evita cãibras e o ferro previne a anemia. Há também vitaminas do Complexo B, que atuam no controle do humor, ajudam na circulação e no emagrecimento.

“O amendoim, por ser vegetal, também não possui colesterol. E ao contrário do que muitas pessoas acham, inclusive, ajuda a reduzir o colesterol ruim”

O alimento também é um aliado no controle do colesterol. “O amendoim, por ser vegetal, também não possui colesterol. E ao contrário do que muitas pessoas acham, inclusive, ajuda a reduzir o colesterol ruim”, afirma Karin.

Para quem não resiste ao sabor, seja cru ou torrado, outra boa notícia é que o alimento tem muitas fibras e causa saciedade. Para evitar a contaminação por fungos, a melhor forma de comprar o amendoim é em casca, segundo a nutricionista. Mas ela alerta para o risco de alergia, sendo importante observar se o consumo vai causar algum tipo de reação.


Sobre o (a) autor (a):