As Feiras de Feira de Santana

10 bares com música ao vivo em Feira de Santana

10 bares para curtir música ao vivo em Feira de Santana

Em Feira de Santana circula o mito de que “não há nada para fazer” na cidade. Por isso costumamos trazer dicas e sugestões de atividades artístico-culturais que demonstram justamente o contrário: Feira é uma cidade intensa, com variada agenda cultural, principalmente nos finais de semana. Neste post trazemos a sugestão de 10 bares com música ao vivo em Feira de Santana, uma lista introdutória, que está muito longe de demarcar todas as possibilidades e opções musicais da cidade. Num levantamento modesto, podemos afirmar que Feira de Santana tem mais de 50 shows musicais por semana. Selecionamos apenas os bares que

Centro de Abastecimento de Feira de Santana

O Centro de Abastecimento vai ser privatizado?

De acordo com o líder do governo na Câmara Municipal, vereador Marcos Lima (Patriota), vários empresários querem administrar o Centro de Abastecimento de Feira de Santana. A informação foi repassada durante a sessão desta terça-feira (13), na Casa da Cidadania, ao responder acusações do vereador Roberto Tourinho.   Abandonado Tourinho disse que a situação do Centro de Abastecimento é de abandono, e elencou os seguintes problemas: lixo, mau cheiro, escuridão, tráfico de drogas, prostituição, lama e até homicídios ocorrem no local. Cheiro de Privatização De acordo com Tourinho, o poder público municipal não faz absolutamente nada, diante de tantos problemas:

Cantoras negras feirenses

Cantoras negras são destaque na música de Feira de Santana

Um olhar cuidadoso sobre as expressões musicais em Feira de Santana torna obrigatório reconhecer o fundamental protagonismo das mulheres em nossa música. Para começar, Feira de Santana é uma das poucas cidades do Brasil que tem seu hino composto por uma mulher: Georgina Erismann, no início do século XX, fez o “Hino a Feira”, numa época em que a mulher sequer tinha direito a voto. Uma das mais tradicionais expressões culturais de Feira de Santana, reconhecida internacionalmente, é capitaneada por uma mulher: Dona Chica do Pandeiro é a matriarca da Quixabeira da Matinha, exercendo um papel de liderança que remonta

OzÉbrios

Grupo feirense OzÉbrios estreia no projeto “Samba da Tarde”

Feira de Santana ganha, a partir deste sábado (10) mais um espaço de apreciação do samba: o Container Mall, com o projeto “Samba da Tarde”. Promovido pela Cervejaria Sertões, a iniciativa apresentará o grupo de samba OzÉbrios, comandado pelo cantor e compositor Rafael Damasceno. O projeto visar ocupar as tardes de sábado do Container Mall com o mais puro ritmo do samba raiz. O grupo OzÉbrios receberá convidados celebrando a junção do melhor do samba, dos sabores (dos petiscos) e das cervejas (artesanais), como elementos de entretenimento e opção de lazer na cidade. Além da Cervejaria Sertões, e o Container

Amanda Magalhães - The Voice - Feira

Amanda Magalhães, a feirense que está no The Voice Brasil 2019

Feira de Santana está mais uma vez no The Voice Brasil. Após o sucesso da feirense Paula Sanffer, que participou do programa global em 2015, e hoje é vocalista da Timbalada, é a vez da cantora Amanda Magalhães, que foi selecionada para o time da cantora IZA. Além de cantora, Amanda Magalhães é atriz (atuou no filme feirense “Porque eu te amei“), e desde cedo se dedicou ao serviço na Igreja por meio das artes. Participante do elenco de uma companhia de teatro musical cristã, a jovem de 25 anos se descobriu como cantora através dos personagens que interpretou ao

De arrepiar! O novo clipe da banda feirense Calafrio

A banda feirense Calafrio acaba de lançar seu novo clipe, “A mão Pesada do Destino”, uma produção cinematográfica de primeiríssima qualidade, que pode ser comparada a clipes produzidos para o mercado nacional – mesmo sendo uma produção independente.

A Calafrio é uma banda com 11 anos de estrada e três discos lançados (“Ácido Céu”, “Para Ambos os Lábios” e “Bater de Frente”). Após algumas mudanças em sua composição hoje conta com Pedro Patrocínio (Guitarra e Vocal), Siddhartha Gautama (Vocal e Guitarra), Robson Sousa (Bateria) e Bruno Mendes (Baixo).

O clipe foi gravado em um dos mais tradicionais redutos da boemia feirense, o Bar Jeca Total. De acordo com Siddhartha Gautama, um dos autores do roteiro do videoclipe, a escolha do Jeca como cenário não era a ideia inicial, que tinha um conceito mais clássico, mas o Jeca acabou surgindo como possibilidade para um cenário mais informal.

Além disso, a presença de personagens relevantes para a cultura feirense (como Joilson Santos, Jorge e Aloma Galeano, Rogério Ferrer, entre outros), faz parte de uma tentativa de valorizar a cena local.

Segundo Eduardo Quintela, diretor do clipe e sócio da produtora Live Filmes, responsável pelo projeto, a escolha pela gravação em plano contínuo (sem interrupção na gravação, em uma única câmera) ocorreu principalmente para valorizar a expressão corporal dos dançarinos. “Além disso, as pessoas que participaram da gravação eram convidadas, e não atores. Foi uma forma de filmar sem precisar que ninguém fizesse expressões mais elaboradas nem ficasse algo caricato. É um tipo de produção que tem um charme muito maior em relação ao tradicional”.

Um dos desafios na filmagem do clipe, revela Eduardo, foi a montagem do palco para a banda tocar no final do clipe, já que os músicos aparecem como atores e o espaço do palco é mostrado inicialmente vazio.

Siddhartha, autor da música, fala um pouco sobre a composição: “A música é baseada em fatos reais, pra falar a verdade. Tem trechos que aconteceram de fato. A composição ocorreu num momento em que a banda estava com um movimento consistente depois de muito tempo. Compus muito rápido, foi a primeira do EP ‘Bater de Frente‘”.

Um destaque à parte é o cartaz de divulgação do clipe, ilustrado pelo próprio Siddharta:

"Bater de Frente", banda Calafrio

 

Assista o brilhante clipe de “A mão Pesada do Destino”:

 

Link do Youtube

A banda Calafrio está no Facebook!


Sobre o (a) autor (a):