As Feiras de Feira de Santana

Centro de Abastecimento de Feira de Santana

O Centro de Abastecimento vai ser privatizado?

De acordo com o líder do governo na Câmara Municipal, vereador Marcos Lima (Patriota), vários empresários querem administrar o Centro de Abastecimento de Feira de Santana. A informação foi repassada durante a sessão desta terça-feira (13), na Casa da Cidadania, ao responder acusações do vereador Roberto Tourinho.   Abandonado Tourinho disse que a situação do Centro de Abastecimento é de abandono, e elencou os seguintes problemas: lixo, mau cheiro, escuridão, tráfico de drogas, prostituição, lama e até homicídios ocorrem no local. Cheiro de Privatização De acordo com Tourinho, o poder público municipal não faz absolutamente nada, diante de tantos problemas:

Cantoras negras feirenses

Cantoras negras são destaque na música de Feira de Santana

Um olhar cuidadoso sobre as expressões musicais em Feira de Santana torna obrigatório reconhecer o fundamental protagonismo das mulheres em nossa música. Para começar, Feira de Santana é uma das poucas cidades do Brasil que tem seu hino composto por uma mulher: Georgina Erismann, no início do século XX, fez o “Hino a Feira”, numa época em que a mulher sequer tinha direito a voto. Uma das mais tradicionais expressões culturais de Feira de Santana, reconhecida internacionalmente, é capitaneada por uma mulher: Dona Chica do Pandeiro é a matriarca da Quixabeira da Matinha, exercendo um papel de liderança que remonta

OzÉbrios

Grupo feirense OzÉbrios estreia no projeto “Samba da Tarde”

Feira de Santana ganha, a partir deste sábado (10) mais um espaço de apreciação do samba: o Container Mall, com o projeto “Samba da Tarde”. Promovido pela Cervejaria Sertões, a iniciativa apresentará o grupo de samba OzÉbrios, comandado pelo cantor e compositor Rafael Damasceno. O projeto visar ocupar as tardes de sábado do Container Mall com o mais puro ritmo do samba raiz. O grupo OzÉbrios receberá convidados celebrando a junção do melhor do samba, dos sabores (dos petiscos) e das cervejas (artesanais), como elementos de entretenimento e opção de lazer na cidade. Além da Cervejaria Sertões, e o Container

Amanda Magalhães - The Voice - Feira

Amanda Magalhães, a feirense que está no The Voice Brasil 2019

Feira de Santana está mais uma vez no The Voice Brasil. Após o sucesso da feirense Paula Sanffer, que participou do programa global em 2015, e hoje é vocalista da Timbalada, é a vez da cantora Amanda Magalhães, que foi selecionada para o time da cantora IZA. Além de cantora, Amanda Magalhães é atriz (atuou no filme feirense “Porque eu te amei“), e desde cedo se dedicou ao serviço na Igreja por meio das artes. Participante do elenco de uma companhia de teatro musical cristã, a jovem de 25 anos se descobriu como cantora através dos personagens que interpretou ao

A Nova Lei feirense sobre apreensão de veículos

A Câmara Municipal de Feira de Santana promulgou nesta terça-feira, 06, a Lei Nº 346/2019, de autoria do vereador  Marcos Antonio dos Santos Lima, que dispõe sobre a apreensão de veículos automotores de duas e quatro rodas nas sextas-feiras, sábados, domingos, feriados e no último dia útil que anteceder a feriados em Feira de Santana. Nestes dias, a diária do pátio terá início no primeiro dia útil subsequente. Retirada de itens pessoais A lei ainda dispõe que ao proprietário(a) do veículo automotor comprovado com documento de identificação oficial com foto será permitido retirar os itens pessoais a qualquer momento após

Cantora feirense Maryzélia é destaque no Jornal O Globo

Maryzélia é uma das referências do samba em Feira de Santana, e vem se destacando pelo trabalho que vem desenvolvendo, junto com o cavaquinista, violonista e bandolinista Rodrigo Pirikito no Rio de Janeiro. Juntos, eles participam do projeto Criolice, que tem como premissa a valorização da cultura de matriz africana, e consiste na implementação de várias atividades sócio-culturais através de uma viagem ao mundo do samba.

A novidade é que a feirense, e o Criolice, foram destacados no caderno “Zona Norte” do Jornal O Globo, que falou sobre as rodas de samba que estão sendo realizadas no Parque Madureira, com a participação de Maryzélia:

Maryzélia no Jornal O Globo

Maryzélia no Trem do Samba

Maryzélia no Trem do Samba

A feirense Maryzélia no “Trem do Samba”. Foto: Divulgação/Criolice

Maryzélia teve participação especial no Trem do Samba, evento criado há 21 anos pelo compositor portelense Marquinhos de Oswaldo Cruz (compositor de “Geografia Popular“, cantada por Beth Carvalho). O Globo fez uma matéria extensa sobre o evento, que contou com o apoio de figuras como Nelson Sargento e Dona Ivone Lara:

Grande sucesso do paulista Adoniran Barbosa, o samba “Trem das onze”, composto em 1964, é considerado um dos maiores clássicos da música brasileira. Duas décadas depois, por trilhos semelhantes, o rock polifônico do baiano Raul Seixas consagrou o “Trem das sete”. Faltava uma versão musical carioca. O problema foi resolvido em 1995 pelo cantor e compositor portelense Marquinhos de Oswaldo Cruz. Ao melhor estilo da cidade, ele não criou uma canção, mas uma festa: o Trem do Samba. A edição deste ano, sexta-feira e sábado da semana que vem, vai celebrar o centenário deste gênero musical, que tem como marco a canção “Pelo telefone”, de Donga.

 O evento chega à 21ª edição consagrado: já está no calendário da cidade e é esperado com ansiedade pelo carioca. Em 2015, atraiu mais de cem mil pessoas. Este ano, a expectativa é ainda maior por causa da data simbólica. Apesar dos indicadores positivos, o idealizador não se permite relaxar: está preocupado com a preservação do samba e a renovação dos artistas. Para isso, quer resgatar uma vertente que considera esquecida, e na qual enxerga maior poder de sedução perante a juventude: o partido alto.
Vida longa à carreira dos feirenses Maryzélia e Rodrigo Pirikito!

Sobre o (a) autor (a):