As Feiras de Feira de Santana

Marcas de Feira

Marcas de Feira

Um dia desses, meu colega de faculdade apareceu com uma tatuagem nova lá na sala e a gente começou a viajar no desenho. Os traços eram estranhamente familiares. Mas nada de absurdo uma tattoo ser repetida por aí. A questão é que a tatuagem trazia uma sensação de pertencimento. Como se a visse diariamente em lugares muito próximos. Então percebi de onde vinha a sensação. Do Viaduto da João Durval. Mais especificamente de um grafite feito por um artista da terra: Kbça. O grafiteiro e tatuador reproduziu seus traços expostos nas ruas de Feira na pele do meu colega, e

Santini & Trio

Grupo feirense Santini & Trio se apresentará em Portugal

Os artistas de Feira de Santana continuam viajando pelo mundo para levar nossa música para outros continentes, depois do grupo Quixabeira da Matinha, Africania, Dionorina e da dupla Don Guto e Ícaro Oliveira, agora é a vez do grupo Santini & Trio embarcar para apresentações no exterior. O guitarrista e compositor Rony Santini, o contrabaixista Anderson Silva, o multi-instrumentista Rogério Ferrer e o baterista Flaviano Gallo estarão em Portugal de 30 de junho a 10 de julho mostrando o melhor da nossa música instrumental, juntamente com a produtora cultural Micheline Castro. Vencedores em 2017 do Prêmio Caymmi, um dos mais

Porque eu te amei

O que ‘Porque eu te amei’ tem a falar sobre Feira?

Já passado alguns meses do lançamento do filme feirense de Tiago Rocha, que gerou assunto durante um bom tempo e lotou praticamente todas as sessões enquanto esteve em exibição, o longa, embora já fora dos cinemas, ainda tem muito que falar. E não me refiro exclusivamente aos temas abordados no enredo. Como violência doméstica, abuso, estupro etc. Mas, também, sobre o nosso olhar sobre Feira. Porque eu te amei é uma espécie de grito da classe artística feirense. Uma produção independente, envolvendo profissionais e entusiastas da cidade, lançada por aqui de maneira honrada e reconhecida – principalmente por quem duvidou.

Irving São Paulo

O ator feirense Irving São Paulo

Provavelmente você conhece o rosto do ator Irving São Paulo, filho de um histórico cineasta brasileiro, Olney São Paulo. Irving, nascido em Feira de Santana, estrelou grandes novelas brasileiras, a exemplo de “Bebê a bordo”, “Mulheres de Areia”, “A Viagem” e “Torre de Babel”. Irving nasceu em 26 de outubro de 1964, em Feira, onde iniciou a atuar em peças de teatro. Faleceu precocemente, aos 41 anos de idade, vítima de pancreatite necro-hemorrágica. Recentemente o Vídeo Show dedicou uma edição do quadro “Memória Nacional” ao ator feirense, mostrando sua trajetória e múltiplos talentos (em especial a música):   A seguir,

Jogo de Nonô

O jogo de Nonô

“Tira a mão do ovo, Nonô!”, protesta Toinho Cabeção quando o coroa de 86 anos chega para almoçar. É assim todo início de mês: Nonô chega na lanchonete do Centro Mandacaru apoiando uma mão na bengala e a outra oscilando entre o bolso e algumas coçadinhas no meio da calça. Ele não terceiriza o saque da aposentadoria, tanto por vigilância orçamentária quanto por deleite ritualístico: após ir ao banco, compra os remédios do mês, apara o cabelo que lhe resta e arrisca tornar-se milionário nos seis números da mega. “Jogar na mega pra onde, Nonô? Vai gastar esse milhão com

Onde beber uma boa Margarita em Feira

Acho uma pena o que vou dizer, mas Feira, uma cidade conhecida por ter tantos bares e restaurantes, possui poucos (bem poucos) que servem drinks saborosos e bem executados. Um dos que estão no topo da minha lista é uma pizzaria, a OXENTE MENINA PIZZA NA PEDRA. Se você não a conhece, está perdendo muita coisa. Sou frequentador do lugar há alguns anos e certa feita resolvi pedir o drink MARGARITA (aqui faço uma pausa para uma consideração importante: marguerita é pizza! O nome do drink é Margarita!). Um dos funcionários da época preparou a margarita mais deliciosa que eu já tomei. Não parei na primeira e foi ótimo! \o/ Recentemente, retornei à Oxente Menina e o atendente não estava mais lá. Veio o desespero: será que ele ensinou pra alguém? Se ensinou eu não sei. Mas resolvi arriscar. O drink não veio como o dele, que era a Margarita tradicional. Mas me apresentaram uma Margarita Blue muito saborosa. Para quem não sabe a diferença, explico:

Versões do Drink

Margarita

O drink Margarita, além da sua receita tradicional (tequila prata + triple sec* + limão + sal na borda), possui algumas versões. Entre as mais conhecidas e encontradas estão três:

  1. Margarita On the Rocks (com gelo);
  2. Margarita Blue (com curaçau blue, que é também um triple sec, mas de coloração azul);
  3. Margarita Frozen (o drink é batido no liquidificador com gelo e vem como um sorvete na taça)

A Margarita Blue da Oxente Menina me foi servida com gelo. Ou seja, foram duas versões juntas: a Blue e a On the Rocks. O gelo da versão On the Rocks é para quem gosta da bebida mais levinha, porque o gelo vai aguando o drink aos poucos. Eu prefiro sem gelo. Mas o drink estava tão gostoso que nem deu tempo aguar. Se não quiser com gelo, basta alertar ao garçom.

História do Drink

Margarita

Como ocorre com tantos outros drinks, a história da Margarita é um mistério. Mas a mais contada é que o drink foi criado no fim da década de 1940, em Acapulco (México), por uma socialite americana chamada Margareth Sanders, que gostava de brincar de mixologista e, para surpreender seus convidados em uma de suas festas, serviu uma bebida com rum, licor de laranja e suco de limão. Com o tempo, o rum foi substituído pela tequila, que combinava mais com os outros ingredientes, e foi inserido o sal, mais um ingrediente pra equilibrar o álcool. Inicialmente chamado de “o drink”, recebeu o nome Margarita, que é Margareth, em espanhol.

Em qual taça servir

A taça tradicional na qual a margarita é servida é a que leva o seu nome e possui o formato dos chapéus mexicanos dos mariachis. No entanto, em muitos lugares, ela é servida na taça martini, como é o caso da Oxente Menina.

 

* Triple Sec é um licor cítrico incolor com sabor de laranja. Marcas mais encontradas em Feira: Cointreau, Curaçau Blue, Bols.

 


A pizzaria OXENTE MENINA PIZZA NA PEDRA fica na Rua Sabino Silva, 810, Kalilândia.

Contato: 3223-6719 (Ah! Também entregam em casa!)


Sobre o (a) autor (a):