Rio Jacuípe

IPTU em Feira de Santana

IPTU 2019 e Lixeira Improvisada no Tomba – Feira (A)notada

Nota Pública do PT de Feira “Milhares de mulheres, crianças, idosos, homens, necessitam todo mês de exames específicos e não conseguem, nos postos de saúde faltam equipamentos e até materiais de curativos”, diz parte da nota emitida pela Executiva Municipal do Partido dos Trabalhadores de Feira de Santana, sobre a denúncia do Ministério Público Estadual contra o ex-prefeito José Ronaldo, a Secretária Municipal de Saúde e o Procurador Municipal. Banco lixeira na Praça do Tomba Um cidadão encontrou uma lixeira improvisada por populares em um banco (quebrado) na Praça do Tomba. Segundo Rogério Leandro, autor da denúncia nas redes sociais,

José Ronaldo e Denise Mascarenhas

Justiça aceita denúncia contra Ex-Prefeito e Secretária de Saúde – Feira (A)notada

Governador Rui Costa em Feira O governador Rui Costa esteve na manhã desta sexta-feira, 11, em Feira de Santana para a assinatura da ordem de serviço para Construção do novo Hospital Geral Clériston Andrade – HGCA 2. Logo cedo concedeu entrevista coletiva à imprensa respondendo sobre diversos assuntos relacionados ao município. Embasa O governador garantiu um investimento em torno de 500 milhões de reais da Embasa no município para construção de uma nova estação de tratamento, uma nova adutora da barragem através de PPP (Parceria Público-Privada). Lagoa Grande O governador disse que a única coisa que falta para concluir a

Quixabeira da Matinha em Portugal

O novo CD ao vivo da Quixabeira da Matinha [2019]

Está no Youtube o novo CD da Quixabeira da Matinha, um trabalho promocional gravado na Associação cultural Coleirinho da Bahia no dia 25 de novembro, dia municipal do samba de roda: O disco da Quixabeira também está disponível para download no site “Sua Música”.

MP-BA denuncia superfaturamento na saúde de Feira

MP-BA denuncia superfaturamento na Saúde de Feira – Feira (A)notada

Operação Pityocampa: MP denuncia 11 pessoas por organização criminosa e lavagem de dinheiro O Ministério Público estadual denunciou onze pessoas por crimes de organização criminosa, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro cometida em um esquema fraudulento de licitações e superfaturamento de contratos celebrados pela Coofsaúde Cooperativa de Trabalho, com a Prefeitura de Feira de Santana. O esquema foi desarticulado pela “Operação Pityocampa”, realizada no último dia 18 de dezembro. A denúncia foi oferecida à Justiça no último dia 27. O MP também pediu a decretação de prisão preventiva dos denunciados, pedido acatado pela Justiça na mesma data. Superfaturamento Ainda conforme a

Um estranho no ninho

Um estranho no ninho…

Políticos na expectativa A demora para o anúncio do novo secretariado do Governador Rui Costa (PT) tem deixado muita gente apreensiva. Em Feira de Santana, a expectativa é sobre que espaço o deputado estadual – não reeleito – Carlos Geilson vai ocupar no Governo, já que o petista prometeu um “espaço do tamanho de Feira de Santana” ao seu mais novo aliado. Quem também aguarda uma definição é o deputado Angelo Almeida (PSB). Apesar da excelente votação, o socialista ficou na 2ª suplência e vive a expectativa do anúncio dos secretários para saber se continua ocupando uma cadeira na Assembleia

Onde beber uma boa Margarita em Feira

Acho uma pena o que vou dizer, mas Feira, uma cidade conhecida por ter tantos bares e restaurantes, possui poucos (bem poucos) que servem drinks saborosos e bem executados. Um dos que estão no topo da minha lista é uma pizzaria, a OXENTE MENINA PIZZA NA PEDRA. Se você não a conhece, está perdendo muita coisa. Sou frequentador do lugar há alguns anos e certa feita resolvi pedir o drink MARGARITA (aqui faço uma pausa para uma consideração importante: marguerita é pizza! O nome do drink é Margarita!). Um dos funcionários da época preparou a margarita mais deliciosa que eu já tomei. Não parei na primeira e foi ótimo! \o/ Recentemente, retornei à Oxente Menina e o atendente não estava mais lá. Veio o desespero: será que ele ensinou pra alguém? Se ensinou eu não sei. Mas resolvi arriscar. O drink não veio como o dele, que era a Margarita tradicional. Mas me apresentaram uma Margarita Blue muito saborosa. Para quem não sabe a diferença, explico:

Versões do Drink

Margarita

O drink Margarita, além da sua receita tradicional (tequila prata + triple sec* + limão + sal na borda), possui algumas versões. Entre as mais conhecidas e encontradas estão três:

  1. Margarita On the Rocks (com gelo);
  2. Margarita Blue (com curaçau blue, que é também um triple sec, mas de coloração azul);
  3. Margarita Frozen (o drink é batido no liquidificador com gelo e vem como um sorvete na taça)

A Margarita Blue da Oxente Menina me foi servida com gelo. Ou seja, foram duas versões juntas: a Blue e a On the Rocks. O gelo da versão On the Rocks é para quem gosta da bebida mais levinha, porque o gelo vai aguando o drink aos poucos. Eu prefiro sem gelo. Mas o drink estava tão gostoso que nem deu tempo aguar. Se não quiser com gelo, basta alertar ao garçom.

História do Drink

Margarita

Como ocorre com tantos outros drinks, a história da Margarita é um mistério. Mas a mais contada é que o drink foi criado no fim da década de 1940, em Acapulco (México), por uma socialite americana chamada Margareth Sanders, que gostava de brincar de mixologista e, para surpreender seus convidados em uma de suas festas, serviu uma bebida com rum, licor de laranja e suco de limão. Com o tempo, o rum foi substituído pela tequila, que combinava mais com os outros ingredientes, e foi inserido o sal, mais um ingrediente pra equilibrar o álcool. Inicialmente chamado de “o drink”, recebeu o nome Margarita, que é Margareth, em espanhol.

Em qual taça servir

A taça tradicional na qual a margarita é servida é a que leva o seu nome e possui o formato dos chapéus mexicanos dos mariachis. No entanto, em muitos lugares, ela é servida na taça martini, como é o caso da Oxente Menina.

 

* Triple Sec é um licor cítrico incolor com sabor de laranja. Marcas mais encontradas em Feira: Cointreau, Curaçau Blue, Bols.

 


A pizzaria OXENTE MENINA PIZZA NA PEDRA fica na Rua Sabino Silva, 810, Kalilândia.

Contato: 3223-6719 (Ah! Também entregam em casa!)


Sobre o (a) autor (a):