As Feiras de Feira de Santana

Fartura & Ossos

“Fartura & Ossos” – O novo livro do poeta Silvério Duque

O músico, professor, crítico literário e poeta feirense Silvério Duque acaba de lançar seu novo livro: “Fartura & Ossos”, obra que o autor descreve como sua “lira dos quarent’anos”. O livro, que traz 25 sonetos compostos entre 31 de março de 2018 e 31 de março de 2019, é uma auto-homenagem aos 40 anos de vida do autor. Com desenho de capa do artista plástico Gabriel Ferreira, posfácio de Elpídio Dantas Fonseca e prefácio do próprio autor, com efeito, “Fartura e Ossos”, segundo Elpídio Fonseca, “remete a várias situações descritas em seus sonetos: a superabundância da vida vivida, da qual só

BRT de Feira cada vez mais longe

BRT cada vez mais longe

Com queda no número de passageiros, BRT fica mais longe de ser implantado em Feira Cerca de 10% da frota do transporte público de Feira de Santana deixou de circular, devido à queda no número de passageiros. Trabalhadores do setor também foram demitidos. Associação alertou a pouca demanda de passageiros para a implantação do BRT Em agosto de 2015, a Associação Feirense de Engenheiros (AFENG), apresentou parecer técnico sobre o resultado da análise do “Sistema BRT Feira de Santana” e alertou sobre o volume de passageiros no momento mais crítico do dia, cerca de 5 mil passageiros por hora/sentido. Mas

Banda Calafrio

“Hiato”, o novo single da banda feirense Calafrio

“Um estado de ceticismo quase que total, ausência de sentidos e porquês, um momento de niilismo. O pensamento vagueia pela morte mas em busca de vida”, descreve o guitarrista Pedro Patrocínio, se referindo à letra de “Hiato”, o segundo single de seu novo EP. “A existência dessa canção se dá num momento de reclusão, numa jornada solitária com um pouco de autodestruição e muito de autoconhecimento”, explica o músico. “Hiato” é uma das cinco faixas do EP homônimo que a banda irá lançar até o final deste ano. Em setembro, eles apresentaram ao público o single “Primitivos”, que também ganhou um videoclipe, disponível no

Ícaro Irvin

O novo Procurador do Município

Colbert indica o novo Procurador do Município Ícaro Ivvin, atual superintendente do Procon, foi indicado pelo prefeito Colbert Martins, para ocupar a Procuradoria Geral do Município, no lugar de Cleudson Almeida. O nome de Ícaro foi aprovado na última quarta-feira (23), em votação unânime, pela Câmara Municipal de Feira de Santana. E quem vai assumir o Procon? O prefeito informou que vai convidar Cleudson Almeida para assumir o Procon, quando retornar de Brasília. Vereadores criticam o presidente Jair Bolsonaro Em pronunciamento, na sessão ordinária da última quarta-feira (23), na Câmara Municipal de Feira de Santana, o edil Carlito do Peixe

A “meia década” perdida da Saúde em Feira

A “meia década” perdida da Saúde em Feira

Os repasses para a Saúde em Feira de Santana tiveram leve elevação em relação aos anos anteriores, nos primeiros nove meses de 2019. O problema é que a base anterior é modesta, decorrente da prolongada crise econômica que abalroou o País – e as contas públicas – a partir de meados de 2014. Desde janeiro, foram aportados R$ 144,5 milhões em transferências obrigatórias e voluntárias. Os dados são do Portal da Transparência e referem-se, em toda a análise, aos nove primeiros meses de cada ano. A correção ocorreu com base no Índice de Preço ao Consumidor Amplo, o IPCA. Ano

10 bares para curtir música ao vivo em Feira de Santana

Em Feira de Santana circula o mito de que “não há nada para fazer” na cidade. Por isso costumamos trazer dicas e sugestões de atividades artístico-culturais que demonstram justamente o contrário: Feira é uma cidade intensa, com variada agenda cultural, principalmente nos finais de semana.

Neste post trazemos a sugestão de 10 bares com música ao vivo em Feira de Santana, uma lista introdutória, que está muito longe de demarcar todas as possibilidades e opções musicais da cidade. Num levantamento modesto, podemos afirmar que Feira de Santana tem mais de 50 shows musicais por semana.

Selecionamos apenas os bares que possuem a tradição de oferecer música ao vivo com frequência, em uma agenda previsível, geralmente mais de uma vez na semana. Também tentamos contemplar espaços com diferentes perfis de público e estilos musicais. Alguns desses bares recebem dois ou mais shows por semana, garantindo não só entretenimento ao público, mas também espaço para os artistas locais.

Caso sinta falta de algum bar, deixe um comentário para que possamos complementar a lista ao longo do tempo. A ideia é agregar opções para nossos leitores, e valorizar o trabalho dos empreendedores que dão lugar aos artistas de Feira de Santana.

Cidade da Cultura

Cidade da Cultura

Cidade da Cultura – Foto: Divulgação

O Cidade da Cultura é o mais antigo bar da nossa lista, e está entre aqueles que mais movimenta a cena musical na cidade.  Funcionando de quinta a sábado, o bar é uma celebração ao sertão – nos elementos decorativos, no cardápio e nas atrações musicais.

Cidade da Cultura

Além de música nordestina, o bar do cantor, compositor e produtor cultural Asa Filho, abre também espaço para artistas feirenses que tocam MPB.

Contato: o Cidade da Cultura está no Instagram e Facebook.

Localização: Rua H, nº 170 – Mangabeira. Veja no Google Maps!

A Vendinha

A Vendinha

A Vendinha – Foto: Divulgação

“A Vendinha” é um bar que pode ser definido como um ambiente praiano no Portal do Sertão. O espaço possui vários quiosques e mesas com guarda-sóis, além de redes para sentar/deitar.

A Vendinha

A programação musical costuma iniciar já durante a tarde, indo até o final da noite. O cardápio traz desde petiscos em geral até pratos regionais.

Contato: A Vendinha está no Instagram e no WhatsApp (75-99946 0066).

Localização: Rua Nacional, nº 199A – Parque Ipê. Veja no Google Maps!

Cervejaria Sertões

Cervejaria Sertões

Se você curte cerveja artesanal, a Cervejaria Sertões é o lugar ideal para aproveitar a noite. Com a mais completa carta de cervejas da cidade (muitas de fabricação própria), a Sertões tem se dedicado a valorizar a musicalidade da cena alternativa de Feira.

Cervejaria Sertões

Mas não só isso: recentemente o forró e o samba também ganharam lugar na grade musical da cervejaria. Para acompanhar a cerveja, petiscos variados.

Contato: a Cervejaria Sertões está no Instagram e no Facebook.

Localização: Container Mall, Av. Maria Quitéria, nº 2011. Veja no Google Maps!

Seriguela

Seriguela Petiscaria

O Seriguela Petiscaria se identifica como um bar “ao ar livre”. Com uma decoração afetiva, o Seriguela tem sido um espaço privilegiado para curtir o chorinho, a bossa e o jazz criado e tocado em Feira de Santana.

Seriguela

O cardápio traz pratos e drinques especiais, além de petiscos variados para acompanhar a boa música. Ah… Caso você goste, lá também rola mesa de sinuca.

Contato: o Seriguela está no Instagram e no Facebook.

Localização: Rua Professor Fernando São Paulo, 499, Ponto Central. Veja no Google Maps!

Dom Vicente

Bar Dom Vicente

O Dom Vicente é um lugar pra curtir boa música a meia luz. Por lá costumam passar músicos que vão da voz e violão até o pop rock.

Bar Dom Vicente

O cardápio traz petiscos e drinques, além da tradicional cerveja gelada.

Contato: o Dom Vicente está no Instagram e no Facebook.

Localização: Rua Professor Fernando São Paulo, 392, Ponto Central. Veja no Google Maps!

Cúpula do Som

Cúpula do Som

A Cúpula do Som é um bar que tem a música como principal elemento dos seus atrativos. A grade musical é bastante eclética, mas tem especial ênfase na cena alternativa da cidade.

Cúpula do Som

Do rock metal a nomes tradicionais na música feirense, como o cantor e compositor Cescé Amorim. O bar tem petiscos variados, além de pizza no cardápio.

Contato: a Cúpula do Som está no Instagram e no Facebook.

Localização: Rua Domingos Barbosa de Araújo, Número 750, Centro. Veja no Google Maps!

Seu Zé

Seu Zé Lounge Bar

O Seu Zé Lounge Bar é um bar a meia luz especializado em música pop contemporânea: sertanejo universitário, forró, pop rock, axé music etc.

Seu Zé - Feira de Santana

Com decoração rústica regional, o “Seu Zé”, como é conhecido, tem um cardápio com petiscos tradicionais e alguns drinques.

Contato: o Seu Zé Lounge Bar está no Instagram.

Localização: Rua Domingos Barbosa de Araújo, 900 – Ponto Central. Veja no Google Maps!

Saideira Beer

Saideira Beer

Sertanejo Universitário, Pagode, Forró e Arrocha: o Saideira Beer é uma casa para quem busca agitação e azaração.

Além da cerveja gelada, serve drinques e petiscos. Um bar para quem gosta de dançar.

Contato: o Saideira Beer está no Instagram.

Localização: Avenida Fraga Maia, Cidade Nova. Veja no Google Maps!

Carango

Carango Petiscaria

Um dos bares mais badalados da cidade, com muita gente jovem, azaração e música “pra cima”. Além de DJs, o Carango costuma colocar em sua grade muito forró universitário.

O cardápio é recheado de drinques especiais e petiscos.

Contato: o Carango está no Instagram e no Facebook.

Localização: Rua José Pereira Mascarenhas – Santa Mônica. Veja no Google Maps!

The House

The House

Se você quer dançar, a The House Discolounge é um dos locais mais indicados da noite feirense. Embora não seja propriamente um bar, a The House oferece ampla grade musical para quem curte música pop contemporânea – DJs, pagode, sertanejo universitário e forró.

The House

Uma boa dica antes de encarar a balada é passar antes no The House Restaurante, localizado ao lado da The House Discolounge.

Contato: a The House está no Instagram e no Facebook.

Localização: Avenida João Durval Carneiro, 3655 – Bairro São João. Veja no Google Maps!


Sobre o (a) autor (a):