As Feiras de Feira de Santana

Feirense no São João

Feirense improvisou para lucrar com festejos juninos

Foi grande a luta do feirense desempregado para garantir uns trocados no aguardado recesso junino. O movimento nos dias que antecederam os festejos foi vertiginoso. Quem prestou atenção viu de tudo: enxames de homens, mulheres, idosos, adolescentes, até crianças – quase todos, invariavelmente, negros ou pardos – se esforçando para vender qualquer coisa em qualquer lugar. As opções foram vastas: o milho assado, vermelho e fumegante nos fogareiros; licores multicoloridos sobre bancas engenhosas; montes imensos de amendoim caprichosamente equilibrados sobre carrinhos de mão; os fogos que fazem a alegria de crianças e adultos e que tornam belas as noites juninas;

Marcas de Feira

Marcas de Feira

Um dia desses, meu colega de faculdade apareceu com uma tatuagem nova lá na sala e a gente começou a viajar no desenho. Os traços eram estranhamente familiares. Mas nada de absurdo uma tattoo ser repetida por aí. A questão é que a tatuagem trazia uma sensação de pertencimento. Como se a visse diariamente em lugares muito próximos. Então percebi de onde vinha a sensação. Do Viaduto da João Durval. Mais especificamente de um grafite feito por um artista da terra: Kbça. O grafiteiro e tatuador reproduziu seus traços expostos nas ruas de Feira na pele do meu colega, e

Santini & Trio

Grupo feirense Santini & Trio se apresentará em Portugal

Os artistas de Feira de Santana continuam viajando pelo mundo para levar nossa música para outros continentes, depois do grupo Quixabeira da Matinha, Africania, Dionorina e da dupla Don Guto e Ícaro Oliveira, agora é a vez do grupo Santini & Trio embarcar para apresentações no exterior. O guitarrista e compositor Rony Santini, o contrabaixista Anderson Silva, o multi-instrumentista Rogério Ferrer e o baterista Flaviano Gallo estarão em Portugal de 30 de junho a 10 de julho mostrando o melhor da nossa música instrumental, juntamente com a produtora cultural Micheline Castro. Vencedores em 2017 do Prêmio Caymmi, um dos mais

Porque eu te amei

O que ‘Porque eu te amei’ tem a falar sobre Feira?

Já passado alguns meses do lançamento do filme feirense de Tiago Rocha, que gerou assunto durante um bom tempo e lotou praticamente todas as sessões enquanto esteve em exibição, o longa, embora já fora dos cinemas, ainda tem muito que falar. E não me refiro exclusivamente aos temas abordados no enredo. Como violência doméstica, abuso, estupro etc. Mas, também, sobre o nosso olhar sobre Feira. Porque eu te amei é uma espécie de grito da classe artística feirense. Uma produção independente, envolvendo profissionais e entusiastas da cidade, lançada por aqui de maneira honrada e reconhecida – principalmente por quem duvidou.

Irving São Paulo

O ator feirense Irving São Paulo

Provavelmente você conhece o rosto do ator Irving São Paulo, filho de um histórico cineasta brasileiro, Olney São Paulo. Irving, nascido em Feira de Santana, estrelou grandes novelas brasileiras, a exemplo de “Bebê a bordo”, “Mulheres de Areia”, “A Viagem” e “Torre de Babel”. Irving nasceu em 26 de outubro de 1964, em Feira, onde iniciou a atuar em peças de teatro. Faleceu precocemente, aos 41 anos de idade, vítima de pancreatite necro-hemorrágica. Recentemente o Vídeo Show dedicou uma edição do quadro “Memória Nacional” ao ator feirense, mostrando sua trajetória e múltiplos talentos (em especial a música):   A seguir,

5 bandas do cenário nacional que estarão em Feira neste mês #FeiraMundo

Feira de Santana está sendo palco do maior festival de artes integradas da Bahia, o Feira Noise Festival 2015, com várias atrações feirenses e de outras partes do Brasil. Além de shows musicais, o Festival traz oficinas, mesas de debate e exposições contemplando diversas vertentes artístico-culturais.

Neste artigo destacamos 5 bandas que tocarão entre os dias 27 e 29 de novembro no Teatro de Arena do Centro de Cultura Amélio Amorim, todas elas já consagradas no cenário nacional. Se você não conhece, é hora de conhecer e se convencer de participar do Feira Noise 2015. Se você já conhece, vá se empolgando para os shows que estão por vir:

(Garanta agora seu ingresso para os shows! Compre pela internet ou nos balcões de ingresso do Shopping Boulevard e Arnold Silva Plaza!)

Maglore

Maglore é uma banda de música popular brasileira e rock, formada em meados de 2009 e é composta hoje por Teago Oliveira (voz e guitarras) Rodrigo Damati (voz e baixo) e Felipe Dieder (bateria e voz).

O primeiro álbum do Maglore, “Veroz”, foi considerado uma das revelações da música brasileira no ano de 2011, pelo jornal O GLOBO e entrou para listas de diversos Blogs no mesmo ano, na categoria “Melhores do Ano”. Em 2012 foi indicada ao Prêmio da Música Brasileira.

O Maglore já dividiu o palco com nomes como Frejat, Marcelo Jeneci, Móveis Coloniais de Acaju, Wilson das Neves, Do Amor, BNegão, Teatro Mágico, Deadfish, Eddie, Mombojó, Vanguart, Cascadura e entre outros. Veja o clipe da música “Mantra”, que faz parte do mais recente disco da Maglore:

 

Você confere o som da Maglore em Feira de Santana no dia 27 de novembro.

Project46

Projetc46 é uma banda de Metal/Hardcore formada por amigos de infância em 2008, que tinham uma banda cover de Slipknot (Kroach) e posteriormente partiram para um novo projeto de músicas autorais. Em 2012 a banda chegou a participar do mega-festival MAQUINARIA FEST, no Chile.

Em 2013 a banda foi a única representante nacional do line-up do MONSTERS OF ROCK Brasil 2013, na Arena Anhembi em São Paulo. Até o final de 2013, a banda promoveu a turnê DOA A QUEM DOER Tour e contabilizou mais de 80 shows, 3 vídeo-clipes e 25 mil downloads oficiais do álbum e 3 mil cópias vendidas.

Recentemente o Project46 lançou seu segundo álbum de estúdio intitulado Que Seja Feita a Nossa Vontade, lançado em Abril de 2014 em todo o território nacional pelo selo Wikimetal Music. O álbum assinado novamente pelo produtor Adair Daufembach, tem como temática principal a atual situação sócio-economica do nosso país que passa por um momento difícil onde passea pela corrupção, violência, desigualdade e injustiça.

Atualmente a banda está em turnê pelo novo álbum, e já participou de grandes festivais pelo Brasil e Chile, além de participar de 3 shows da última tour do Cavalera Conspiracy pela América do Sul. Veja a seguir o clipe da música “Caos Renomado”:

 

Você confere o som da Project46 em Feira de Santana no dia 28 de novembro.

Vivendo do Ócio

Os integrantes da Vivendo do Ócio, Jajá Cardoso, Dieguito Reis, Luca e Davide Bori formam mais que uma banda, são uma família roqueira. Eles vivem juntos em São Paulo desde que saíram da Bahia e assinaram um contrato com a gravadora independente DeckDisk, fato que sucedeu a vitória no concurso GAS Sound, de 2008.

Desde então, a banda lançou três álbuns de estúdio e levou o prêmio do VMB 2009 na categoria Aposta MTV, concorrendo com Black Drawing Chalks, Emicida, Holger e Mickey Gang.

No momento, a Vivendo do Ócio está na turnê do novo disco da banda, “Selva Mundo”, um álbum totalmente independente e gravado com ajuda dos fans, através de crowdfunding.

Abaixo, o clipe da música “Nostalgia”:

 

Você confere o som da Vivendo do Ócio em Feira de Santana no dia 28 de novembro.

Supercombo

Supercombo é hoje uma das principais bandas da nova geração do rock brasileiro, com três álbuns lançados e alguns anos de história e conquistas.

Criada em 2007, a banda Supercombo, como o nome sugere, é uma combinação de músicos e seus mais diversos estilos, histórias, lugares e influências musicais. Embora surgida em Vitória (ES), Supercombo consolidou sua formação atual em São Paulo, cidade plural, que tradicionalmente projeta as bandas de Rock para o cenário nacional.

Formada por Léo Ramos (Voz e guitarra), Pedro Ramos (Guitarra e voz), Carol Navarro (Baixo e voz), Paulo Vaz (Teclado e efeitos) e Raul de Paula (Bateria), o grupo lançou, em 2014, o álbum Amianto, terceiro álbum da banda, com doze faixas inéditas que reúnem o melhor do Supercombo: rock aliado a melodias letras imprevisíveis.

Com composições bem elaboradas e empolgantes, seja nas letras e harmonias quanto nos detalhes técnicos, “Amianto” é prova do amadurecimento musical do grupo, que consolidou sua atual formação com músicos experientes e criativos, que deram ao Supercombo a força necessária para se tornar uma das principais bandas da nova geração do rock brasileiro, cujo cenário carecia de composições e arranjos originais que retratassem uma nova fase para rock nacional. Assim como foi dito pela Rolling Stone, “Dizem que o rock brasileiro não anda muito bem das pernas, mas o Supercombo está aí para contradizer o senso comum dos eternos saudosistas de plantão”.

(A banda irá se apresentar no festival internacional Loolapalooza 2016)

Veja o clipe de “Piloto Automático”, uma das faixas do disco Amianto:

 

Você confere o som da Supercombo em Feira de Santana no dia 29 de novembro.

Vespas Mandarinas

Vespas Mandarinas é uma banda de rock criada na cidade de São Paulo. O nome do grupo é oriundo do inseto homônimo, nativo da Ásia, igualmente conhecido como “Zangão Japonês” ou “Vespa Assassina” e que figura no topo da lista dos insetos mais perigosos do planeta.

Integrada por Chuck Hipolitho (guitarra e voz), Thadeu Meneghini (baixo e voz) e André Dea (bateria) a banda lançou em 2013 o primeiro CD, com produção de Rafael Ramos, pela Deckdisco, intitulado “Animal nacional” (com uma das letras assinadas por Arnaldo Antunes).

Neste mesmo ano de 2013 a banda fez shows de lançamento do disco em vários estados e cidades, destacando-se Curitiba Ainda em 2013 a banda tornou-se endorsees dos amplificadores Marshall para guitarras e Éden para baixos elétricos, duas marcas conceituadas no mercado de áudio profissional. “Animal nacional” foi indicado ao 14º Grammy Latino na categoria “Melhor Álbum de Rock Brasileiro”.

Veja o clipe da música “Não sei o que fazer comigo”:

 

Você confere o som da Supercombo em Feira de Santana no dia 29 de novembro.


Adquira o quanto antes o ingresso para assistir aos shows dessas bandas no Feira Noise Festival 2015!

 


Sobre o (a) autor (a):