Rio Jacuípe

Roberto Mendes

Roberto Mendes faz show na Cidade da Cultura

Um dos maiores artistas que a Bahia produziu estará em Feira de Santana na próxima quinta-feira: o cantor, compositor e ativista santamarense Roberto Mendes faz show na Cidade da Cultura, um dos principais espaços culturais de Feira de Santana. Mendes apresentará um show com tema caro a Feira de Santana: “A chula do Recôncavo com o Canto do Sertão”. Situada entre o Recôncavo e o Sertão, Feira tem a oportunidade de se reconhecer na apresentação de um notável defensor do Samba da Bahia, e do Samba antes do Samba, como ele diz, se referindo à Chula. Ele caracteriza a Chula

Os protestos em Feira de Santana

Os protestos em Feira de Santana

Os protestos em Feira de Santana Milhares de manifestantes foram às ruas do centro de Feira de Santana, protestar contra os cortes de verbas da educação, anunciados pelo MEC. Bolsonaro, Rui Costa e Colbert também foram alvos das críticas. Os três chefes do executivo estavam em viagem oficial Bolsonaro nos Estados Unidos, Rui, na China e Colbert, novamente, em Brasília, para tratar de diversos assuntos, dentre os quais o Hospital da Mulher, onde em menos de uma semana 03 bebês morreram devido à grande demanda e a falta de leitos nas maternidades do município. Professores da UEFS contra os cortes

Desemprego em Feira

Emprego formal se reduz no primeiro trimestre em Feira

No primeiro trimestre de 2019 o desemprego voltou a mostrar as suas garras aqui na Feira de Santana. Foram, no saldo, 480 empregos a menos, no saldo entre admissões (8,7 mil) e demissões (9,1 mil). Os mais penalizados foram os comerciários: no saldo, enxugaram-se 162 oportunidades para esses profissionais. Alguém mais otimista pode enxergar, aí, aquele movimento natural de dispensa do excedente que foi contratado para as festas de final de ano. O preocupante, porém, é que a redução de empregos alcançou atividades que não se relacionam diretamente ao vaivém natural do comércio. É o caso da construção civil, que

Crise na Saúde de Feira de Santana

Crise na Saúde em Feira

Mães encontram dificuldades para dar à luz nos hospitais públicos de Feira de Santana No último domingo, foi comemorado o dia das mães. Porém, nem todas tiveram a razão de comemorar esse dia tão especial em Feira de Santana. Em menos de uma semana 03 bebês morreram no Hospital da Mulher, devido à grande demanda e a falta de leitos nas maternidades do município. Hospital da Mulher atende 20% acima da sua capacidade A presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas, informou que “é inadmissível uma Maternidade Municipal que está atendendo com mais de 20% de sua

O imperdível Festival Beba a Cidade

Feira de Santana vai receber uma importante iniciativa para os apreciadores de cervejas artesanais: o Festival Beba a Cidade, organizado pela feirense Cervejaria Sertões em parceria com o Hotel Ibis/Feira. O evento contará com a presença de 7 cervejarias artesanais, a maioria delas, locais (Brassaria de Vidro, Zartchmann Bier, Dragórnia, Cervejaria Aguste, Bressy Beer, Cervejaria Sméra e Cervejaria Sertões). Além disso, haverá uma palestra sobre mercado cervejeiro (promovida por um colaborador do SEBRAE-BA), atrações musicais, lançamento de cerveja, cardápio gourmet exclusivo do Hotel Ibis, brassagem coletiva (produção de cerveja) e um #TapWall com 8 estilos de cervejas a serem comercializadas

Baile Surrealista em Feira homenageia o “Avô da Magia do Caos”

Austin Osman Spare nasceu em 1886, na Inglaterra, e é considerado uma das grandes referências das artes plásticas e do ocultismo inglês, tendo se notabilizado por criar próprio sistema mágico-religioso, influenciando diversos artistas e grupos esotéricos, reconhecido entre alguns deles como o “avô da Magia do Caos”.

De acordo com alguns estudiosos da vida de Spare, sua arte, academicamente falando, guarda muita semelhança com a do movimento surrealista, tanto conceitualmente, quanto estilisticamente. Sendo, principalmente, resultado da exploração do seu inconsciente, a relação com o surrealismo (que prezava também a exploração do inconsciente, só que de forma onírica, com base nos estudos de Freud e posteriormente de Jung) era estreita por esse motivo.

Obras de Austin Osman Spare

Obras de Austin Osman Spare

O interessante é que ocorrerá, em Feira, mais uma edição do Baile Surrealista, que no ano passado teve o Tarô como temática, e agora homenageará Austin Osman Spare.

O Baile Surrealista 2016 em Feira de Santana

O baile será uma releitura de uma festa homônima que aconteceu na Europa na década de 1970, envolvendo artistas e membros de sociedades secretas, e pretende discutir as relações entre Arte e Esoterismo através da Música, Artes Plásticas, Dança, Oficina, Live Tattoo e Poesia.

Nessa edição vai rolar o lançamento da antologia poética Jardim do Kaos, um opúsculo de bruxaria e lirismo celebrando o legado de Spare, onde foram reunidos jovens poetas de várias cidades da Bahia em suas buscas dionisíacas.

Haverá também Live Tattoo com Bruna Moreno e Caio Azevedo, apresentação de Dança com Mitsuyana Matsuno, oficina sobre Ocultismo e Espiritualidade com Thiago El-Chami, vídeo-poemas com Karina Rabinovitz, Silvana Rezende e Alex Simões, Live Paint com Don Guto, Ivan Coelho e Júlio Firmo e show com as bandas Diamantes Loucos, ACE -Expedição Gatos Atômicos e Fuzzskazul.

Veja uma pequena demonstração da performance de dança que ocorreu no ano passado:

 

A ideia é reunir numa única noite diversas linguagens artísticas em obras que dialogam com disciplinas esotéricas, oferecendo ao público a oportunidade de conhecer segredos dos bastidores da existência nunca antes revelados em nossa cidade.

O evento é gratuito e acontecerá no dia 19 de Novembro (sábado) no Museu de Arte Contemporânea (MAC) a partir das 19h (não precisa de fantasia!). Veja mais detalhes no cartaz abaixo:

Baile Surrealista em Feira

 

Confirme sua presença no evento do Facebook!


Sobre o (a) autor (a):