As Feiras de Feira de Santana

Centro de Abastecimento de Feira de Santana

O Centro de Abastecimento vai ser privatizado?

De acordo com o líder do governo na Câmara Municipal, vereador Marcos Lima (Patriota), vários empresários querem administrar o Centro de Abastecimento de Feira de Santana. A informação foi repassada durante a sessão desta terça-feira (13), na Casa da Cidadania, ao responder acusações do vereador Roberto Tourinho.   Abandonado Tourinho disse que a situação do Centro de Abastecimento é de abandono, e elencou os seguintes problemas: lixo, mau cheiro, escuridão, tráfico de drogas, prostituição, lama e até homicídios ocorrem no local. Cheiro de Privatização De acordo com Tourinho, o poder público municipal não faz absolutamente nada, diante de tantos problemas:

Cantoras negras feirenses

Cantoras negras são destaque na música de Feira de Santana

Um olhar cuidadoso sobre as expressões musicais em Feira de Santana torna obrigatório reconhecer o fundamental protagonismo das mulheres em nossa música. Para começar, Feira de Santana é uma das poucas cidades do Brasil que tem seu hino composto por uma mulher: Georgina Erismann, no início do século XX, fez o “Hino a Feira”, numa época em que a mulher sequer tinha direito a voto. Uma das mais tradicionais expressões culturais de Feira de Santana, reconhecida internacionalmente, é capitaneada por uma mulher: Dona Chica do Pandeiro é a matriarca da Quixabeira da Matinha, exercendo um papel de liderança que remonta

OzÉbrios

Grupo feirense OzÉbrios estreia no projeto “Samba da Tarde”

Feira de Santana ganha, a partir deste sábado (10) mais um espaço de apreciação do samba: o Container Mall, com o projeto “Samba da Tarde”. Promovido pela Cervejaria Sertões, a iniciativa apresentará o grupo de samba OzÉbrios, comandado pelo cantor e compositor Rafael Damasceno. O projeto visar ocupar as tardes de sábado do Container Mall com o mais puro ritmo do samba raiz. O grupo OzÉbrios receberá convidados celebrando a junção do melhor do samba, dos sabores (dos petiscos) e das cervejas (artesanais), como elementos de entretenimento e opção de lazer na cidade. Além da Cervejaria Sertões, e o Container

Amanda Magalhães - The Voice - Feira

Amanda Magalhães, a feirense que está no The Voice Brasil 2019

Feira de Santana está mais uma vez no The Voice Brasil. Após o sucesso da feirense Paula Sanffer, que participou do programa global em 2015, e hoje é vocalista da Timbalada, é a vez da cantora Amanda Magalhães, que foi selecionada para o time da cantora IZA. Além de cantora, Amanda Magalhães é atriz (atuou no filme feirense “Porque eu te amei“), e desde cedo se dedicou ao serviço na Igreja por meio das artes. Participante do elenco de uma companhia de teatro musical cristã, a jovem de 25 anos se descobriu como cantora através dos personagens que interpretou ao

A Nova Lei feirense sobre apreensão de veículos

A Câmara Municipal de Feira de Santana promulgou nesta terça-feira, 06, a Lei Nº 346/2019, de autoria do vereador  Marcos Antonio dos Santos Lima, que dispõe sobre a apreensão de veículos automotores de duas e quatro rodas nas sextas-feiras, sábados, domingos, feriados e no último dia útil que anteceder a feriados em Feira de Santana. Nestes dias, a diária do pátio terá início no primeiro dia útil subsequente. Retirada de itens pessoais A lei ainda dispõe que ao proprietário(a) do veículo automotor comprovado com documento de identificação oficial com foto será permitido retirar os itens pessoais a qualquer momento após

Artista feirense cria imagens de santos com roupas diferentes

As imagens de santos são representações simbólicas, utilizadas principalmente pela Igreja Católica, que fazem referência a personagens reverenciados historicamente pela mais tradicional religião praticada no Brasil. Tradicionalmente essas imagens exibem os santos com expressões castas e piedosas, e vestimentas simples, típicas de um estilo de vida moderado.

Projetando uma reflexão sobre esse padrão, a artista feirense Nilarah Albuquerque resolveu desconstruir a estética dessas imagens: “Que tal um mundo onde não precisássemos nos levar tão à sério? Onde até mesmo os santos pudessem tirar férias de sua simplicidade e desapego mundano e vestirem-se como adoraríamos vê-los – com todo glamour e requinte que procuramos para nós mesmos?”.

Santo Antônio e Nossa Senhora Aparecida

Santo Antônio e Nossa Senhora Aparecida, por Nilarah Albuquerque.

Um precedente na Itália

Em 2012 algo parecido foi feito pelo artista plástico italiano, mas com intenções e resultado estético bem diferente. Igor Scalisi Palminteri construiu uma série artística de santos católicos usando roupas de super heróis, gerando um grande debate, à época, sobre alguma “falta de respeito” existente na obra:

Os santos vestidos de super-herói

Os santos vestidos de super-herói, do italiano Igor Scalisi

Mais sobre Nilarah

Nilarah Albuquerque é filha do músico Timbaúba, um dos mais tradicionais artistas de Feira de Santana. Ela sempre teve em casa o convívio muito próximo com a arte, já que seu pai além de cantor também é artista plástico, tendo algumas telas pintadas na década de 80. “Design de interiores é minha paixão. Formei-me em arquitetura, mas logo fui seduzida pelos detalhes. Sabe aquele pequeno objeto que faz a diferença entre o óbvio e o magnífico? É esse objeto que procuro. Quando não estou contemplando as obras de arte que herdei da natureza – meus filhos, estou tentando fazer a arte imitar a vida em minhas peças, juntando o que tenho aprendido com meu hobby de infância – brincar de fazer arte”.

Diferentemente do trabalho polêmico do italiano Scalisi, Nilarah diz que sua arte tem sido bastante receptiva. “Com alguma frequência vejo as pessoas se emocionarem ao receber as peças que me encomendaram. É nesse momento que percebo o quanto é importante esse meu trabalho de permitir aos devotos homenagearem suas entidades queridas”.

Exposição

Dois Santo Antônio produzidos por Niralah

Dois Santo Antônio produzidos por Niralah

Com o nome Santos, Encantos e Axé, a artista realiza exposição no próximo dia 7 de janeiro, a partir das 19 horas, na Bahia Marina, em Salvador. A amostra acontecerá na LB Home da Villa CR, como parte do projeto pop-up, e traz várias peças da artista, desde imagens religiosas de santos e orixás, até figuras do nosso cotidiano cultural, como baianas e charmosas gordinhas, todas em uma roupagem moderna e com adornos sofisticados, nas tendências da moda atual.

Vale a pena comparecer!


Sobre o (a) autor (a):