A música regional do nordeste em 5 discos dos anos 1970

Que os anos de 1970 foram, de modo geral, bastante conturbados, isso não é novidade para ninguém, todavia, poucas épocas nos deixaram um legado de diversidade musical tão grande. Seja com o fim do classic rock ou com o nascimento da discoteca, da incorporação de instrumentos eruditos ao rock’n’roll, à revitalização do samba carioca, ambos iniciados no final dos anos 60, a década de 70 também se responsabilizou por muitos outros “resgates”, entre eles, o da música nordestina. Na segunda metade da década de 70, muitos artistas surgiram com a proposta de trazer de volta o que havia de mais

Quando Luiz Gonzaga vinha a Feira de Santana

De acordo com relatos de fontes diversas, sabe-se que Luiz Gonzaga, o Gonzagão, ícone maior da música nordestina, esteve algumas vezes da sua extensa carreira em Feira de Santana. O jornalista e colecionador de reminiscências feirenses Adilson Simas é uma das fontes mais confiáveis nesse sentido, lembrando uma das ocasiões em que o Rei do Baião pisou em terras feirenses: “Em 1973, ano do seu centenário de emancipação política, a Feira de Santana, de janeiro a dezembro, recebeu grandes personalidades. Luiz Gonzaga, mais tarde laureado com o título de Cidadão Feirense e que aqui fez várias apresentações, desde a marquise

Estacionamento de motos em Feira de Santana

A nova regra para motos em estacionamentos privados de Feira

Os proprietários de motocicletas em Feira de Santana não precisarão pagar o mesmo valor dos carros quando forem utilizar  estacionamentos privados no município. Foi publicada uma Lei Municipal regulamentando a situação no Diário Oficial do Município. Veja a Lei na íntegra: Dispõe sobre os critérios de diferentes taxas cobradas em estacionamentos privativos para motocicletas e automóveis. O PREFEITO MUNICIPAL DE FEIRA DE SANTANA, ESTADO DA BAHIA, FAÇO saber que a Câmara Municipal, através do Projeto de Lei nº 16/2017, de autoria do Edil Ewerton Carneiro da Costa, decretou e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1º – Fica posto em

Neném do Acordeon

Neném do Acordeon: em defesa da sanfona [Feirenses TV]

Os festejos juninos são o principal marco de celebração da cultura nordestina, momento em que todos os elementos típicos do espírito e da geografia do Nordeste se manifestam na culinária, no entretenimento, nas vestimentas e na música. Nesse sentido, é impossível falar desse momento cultural sem considerar a importância e o protagonismo do forró, em suas mais diversas expressões. E falar em forró exige lembrar de Luiz Gonzaga, que popularizou o xote, o xaxado e o baião pelo Brasil e pelo mundo. Por isso trazemos à Feirenses TV um dos principais defensores da tradição da genuína música nordestina, inspirada no

Tripa frita - Seu Dino

Seu Dino do Módulo 8, no Feira VI – Locais para comer tripa em Feira

Apesar de já ter feito, em outra oportunidade, um artigo indicando alguns lugares para comer tripa na cidade, pude perceber ao longo do tempo que, apesar de não parecer, ela está entre um dos tira-gostos mais pedidos nos bares da região. Somando isso com toda a representatividade regional e peculiaridade do prato, vamos dar continuidade à indicação de lugares pra comer tripa em Feira de Santana. Seu Dino do Módulo 8 – Feira VI O Módulo 8, é um conjunto de bares pequenos que ficam próximo ao portão lateral da UEFS, dando a ideia de continuidade, já que a universidade tem

Uma trilha de bicicleta para iniciantes no Mountain Bike em Feira de Santana

O povoado de São Roque, pertencente ao Distrito de Jaíba, é um dos locais da zona rural feirense com povoação muito antiga – por lá há construções que remontam ao século XIX. Além do valor histórico, o lugarejo é bastante conhecido como uma das principais rotas para trilhas entre os ciclistas da cidade. Na chamada Trilha da Mata de São Roque você vai se divertir muito, e ter contato com paisagens belíssimas.

Com um percurso médio de cerca de 30 km partindo e chegando na Avenida Nóide Cerqueira, o ciclista que está começando irá se deparar com um pouco de cada tipo de emoção que a prática de Moutain Bike pode apresentar: ladeiras bem cascudas de subir, como a ladeira da Diretoria, são um grande desafio para quem está começando, por isso não se sinta triste se você sentir necessidade de descer da bike e empurrar (até os mais experientes sofrem nela). Mas após subir as ladeiras dessa trilha vem a recompensa. Basta olhar para trás e se encantar com o visual fantástico que se tem da Princesa do Sertão.

Uma das rotas possíveis na trilha da Mata de São Roque

Uma das rotas possíveis na trilha da Mata de São Roque

A Mata de São Roque é uma reserva legal de uma fazenda, e embora desconhecida pela maioria dos feirenses, é um dos lugares mais lindos da cidade. Lá é possível ouvir o canto dos pássaros, entrar em locais de mata fechada e sentir a brisa bater no rosto, tudo isso num single track (modalidade de mountain bike praticada em terrenos de terra, acidentados com montanhas e trilhas) super empolgante.

No retorno para casa, temos uma descida alucinante e técnica, com muita pedra solta e buracos. Por isso os novatos no mundo das duas rodas devem descer com cautela. No fim, a chegada no povoado do São Roque, onde muitos ciclistas param em uma das mercearias da região para se hidratar e descansar um pouco, até pegar o resto do percurso de volta à Nóide Cerqueira ou à Avenida Artêmia Pires.

Trilha da Mata de São Roque

Trilha da Mata de São Roque

Mountain Bike na Mata de São Roque

Existem muitos grupos de ciclistas que fazem trilhas em grupo na Mata de São Roque. Vale a pena buscar acompanhantes que já conheçam as idas e vindas dessa maravilhosa opção de lazer e bem estar.

Algumas dicas para trilheiros iniciantes

É bastante comum os iniciantes no ciclismo, que querem praticar Mountain Bike, terem dúvidas sobre as reais necessidades para fazer trilhas. Aqui vai uma lista de equipamentos e dicas que sugerimos para você pedalar sem transtornos (a segurança é indispensável num esporte radical):

  • Kit de reparo para pneu
  • Bomba de encher pneu
  • Jogo de chaves canivete
  • Capacete
  • Luvas
  • Bermuda ou calça para bike
  • Camisa para bike
  • Tênis ou sapatilha
  • Caramanhola ou mochila de hidratação

Não esqueça de levar bastante água, lanches leves, usar protetor solar e buscar camisas que já possuem proteção UV.  É fundamental manter sua bike revisada para não ter surpresas.

Quanto à bike…. É importante adquirir uma adequada a sua estatura e medidas. O ideal é realizar um bike fit (teste onde vai se avaliar qual é o tamanho da bike adequado e o ajuste das regulagens). As lojas especializadas irão lhe ajudar nesse sentido.

Boa pedalada!

Oferecimento: Sports Truck

Sports Truck

A Sports Truck é uma loja móvel de artigos esportivos especializada em equipamentos para esportes de aventura, corrida e Montain Bike. Mobilidade e qualidade são o nosso diferencial.

A inauguração da Sports Truck irá ocorrer no dia 15 de Dezembro às 19h30 na lanchonete Batata Palha, BAMBUÍ, situado na Avenida Nóide Cerqueira. O evento vai contar com DJ, muro de escalada e a tradicional mesa de frutas para os ciclistas e corredores da noite feirense.

A Sports Truck funcionará todas as terças e quintas das 06h às 08h30 na Avenida Nóide Cerqueira (em frente ao Bambuí) e das 18h às 20h30 na Avenida Fraga Maia (em frente à Motopel ). Nos domingos pela manhã funcionaremos das 06h às 10h30 na Avenida Nóide Cerqueira. Além desses horários, a Sports Truck estará à disposição através do (75) 99117-8963 (Whatsapp) ou pelo instagram @sports.truck.

Nossos clientes, além de contar com toda linha de acessórios para bike e corrida, também contarão com o serviço delivery de manutenção e lavagem de bikes. Basta mandar sua localização pelo Whatsapp que vamos até você e buscamos sua bike.

Siga a Sports Truck no Instagram!


Sobre o (a) autor (a):