Rio Jacuípe

O Feirenses vai voltar!

O Feirenses vai voltar!

Desde quando iniciamos, em maio de 2015, sabíamos que fazer o Feirenses seria desafiador. Uma iniciativa completamente independente, sem vínculos com quaisquer organizações (públicas ou privadas) e ambiciosa: criatividade, inovação, profundidade, originalidade, democracia e coletividade foram algumas palavras-chave que os/as fundadores/as entusiasticamente pronunciavam em cada conversa pré e pós-produção dos conteúdos. Três anos após a primeira publicação, podemos dizer com orgulho que contribuímos para o ambiente de publicações em Feira de Santana, e que tudo estaria bem se continuássemos hibernando – como ocorre há quase um ano. Importante dizer que essa suspensão das atividades do Feirenses deu-se pela própria natureza

Festival de Samba de Feira de Santana

Feira de Santana terá seu primeiro Festival de Samba

O Coletivo Unidos Pelo Samba promove entre os dias 2 e 9 de dezembro o I Festival de Samba de Feira de Santana. O evento visa promover diálogos e experiências de valorização e reconhecimento do samba na cidade, além de comemorar o Dia do Samba (2 de dezembro). Pela primeira vez receberá esse tipo de evento, reunindo experiências e vivências de compositores, sambistas e admiradores do samba com o público em geral. Na programação, rodas de samba e rodas de conversa que acontecerão no Mercado de Arte Popular (MAP) e em outros pontos da cidade. De acordo com o cantor

Feira Noise Festival

Feira Noise começa nesta quinta

Começa nesta quinta-feira (24) e prossegue até o próximo domingo (26), a sétima edição do Festival Feira Noise. O evento é promovido pelo Feira Coletivo Cultural e contará com apresentações musicais de artistas de todo o Brasil,  além de espetáculos de dança, rodas de conversa, intervenções de artes visuais e outras atividades. Maior festival independente da Bahia, o Feira Noise será aberto na quinta, às 19 horas, no teatro do Centro de Cultura Amélio Amorim, com a palestra Delírios Utópicos, proferida pelo teórico da contracultura e pensador contemporâneo Cláudio Prado, colunista da Mídia Ninja. Também teremos no primeiro dia do

Roberto Kuelho

Roberto Kuelho ganha Prêmio Palco MP3 com CD Sense Bulir

Um ano após o lançamento do CD Sense Bulir, o cantor Roberto Kuelho colhe frutos de seu trabalho. O artista baiano, e feirense, é um dos ganhadores do Prêmio Palco MP3 na categoria “Word Music”. O prêmio é uma realização do Palco MP3, o maior portal de música independente do Brasil. Entre as músicas em destaque no site estão “Nem precisa ser amor” e “Bem no Auge”, que foi ouvida mais de 115 mil vezes. “Esse prêmio nos deixa feliz por ser os primeiros resultado de um trabalho feito com carinho. Mostra que nosso som está encontrando as pessoas certas”,

Ciro Gomes

A palestra completa de Ciro Gomes em Feira de Santana

O presidenciável, ex-ministro dos governos Itamar Franco, Lula e Dilma, um dos criadores do Plano Real e ex-Governador do Ceará, Ciro Gomes, esteve em Feira de Santana no dia 1 de novembro, palestrando na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Na oportunidade, respondeu a perguntas de alunos e professores da Universidade. Veja o evento na íntegra:  

Sticker Art em Feira de Santana: atenção para este movimento!

Tradicionalmente os artistas plásticos buscam a aceitação de suas obras por galerias de arte e museus para terem seu trabalho reconhecido e exposto. Com o surgimento da arte urbana essa lógica foi modificada, e muitos artistas contemporâneos dispensam a função do curador para suas artes, expondo no próprio espaço urbano, para os milhões de pessoas que utilizam as vias públicas – é o caso dos grafiteiros, por exemplo.

Entre as modalidades de arte urbana, está ganhando força o Sticker Art, que utiliza adesivos como material para a aplicação de desenhos e pinturas. A “brincadeira” começou em 1990, quando o norte americano Shepard Fairey começou a colar nos espaços públicos da Carolina do Sul a imagem estilizada do lutador André Roussinof, mais conhecido como Andre the Giant, a mensagem OBEY, que traduzido do inglês, significa “obedeça”.

O objetivo de Roussinof era fazer com que as pessoas refletissem acerca da sociedade vigente. A mensagem clara e direta, OBEY, utilizava um recurso próprio da publicidade e ao mesmo tempo ironizava uma sociedade marcada pelo consumo e obediência das leis. Nos dias que se seguiram, OBEY tornou-se o marco inicial da Sticker Art:

Obey - Stick Art

Se você nunca tinha visto “OBEY”, talvez reconheça a obra abaixo, chamada de Obama Hope (Obama Esperança) do mesmo autor, “fundador” da Sticker Art, que foi espalhada por várias cidades norte-americanas durante a campanha presidencial de Barack Obama:

"Hope"

No vídeo a seguir você pode compreender bem didaticamente o que é o Sticker Art:

 

Sticker Art em Feira de Santana

Em Feira essa expressão da arte urbana já tem representantes organizados, através do grupo “Cola Neles“, que se denominam como “um grupo de intervenção urbana que busca mudar a imagem da cidade com muita arte!”.

Cola Neles

À frente do grupo está o design e tatuador Lucas Got, de 18 anos, que começou a fazer Sticker Art porque não encontrava um jeito de seus desenhos serem vistos na cidade. Ele se relaciona com outros artistas de várias partes do mundo, trocando stickers e técnicas de trabalho. Aliás, essa é uma característica marcante dos Stickers: a utilização das mídias sociais para interagir e fazer com que sua obra seja exposta em outras cidades e países mesmo nunca tendo visitado o lugar.

Sticker Art em Feira de Santana.

Sticker Art em Feira de Santana. Foto: Grupo Cola Neles

Para conseguir adesivos, Lucas e seus colegas procuram a rebarba de gráficas locais, e aproveitam adesivos que seriam jogados no lixo para fazer arte.

Em uma das oportunidades em que o “Cola Neles” fazia colagens em Feira de Santana, um vendedor de pastel passou e, ao observar o trabalho dos artistas, pediu que fizessem algumas colagens em sua bicicleta (foto no topo deste artigo). Como se vê, além de tantas inovações, o Sticker tem também o potencial para ser itinerante.

Exposição Sticker Art em Feira

Sticker Art em Feira de Santana

Sticker Art em Feira de Santana. Foto: Grupo Cola Neles

Em novembro ocorrerá a primeira exposição Sticker em Feira de Santana, organizada pelo Cola Neles. Os interessados devem enviar seus stickers até o dia 01 de outubro para o seguinte endereço (veja o evento no Facebook):

Cola Neles

Rua Santa Cruz , 426
Bairro Jardim Cruzeiro
Feira de Santana-Ba
CEP 44024-422
Brasil

Para participar do grupo Cola Neles e obter mais informação sobre a prática de Sticker em Feira de Santana, basta acessar a página deles no Facebook, ou entrar em contato direto por telefone com Lucas Got, que administra um grupo no WhatsApp com interessados em Sticker Art na cidade. O número é o 75 – 8276-8982.

 


 

Para saber mais sobre Sticker veja outros vídeos do canal NAKDEZ, e este artigo publicado pela Escola de Belas Artes do Paraná.


Sobre o (a) autor (a):