Santini & Trio

Santini & Trio vence o Prêmio Caymmi de Música

Feira de Santana foi destacada no Prêmio Caymmi de música, que pode ser considerada a principal premiação da música baiana na atualidade. Concorrendo com iniciativas musicais de todo o estado, o grupo feirense Santini & Trio foi vencedor na categoria “Melhor Banda”. O prêmio de melhor instrumentista também veio para Feira de Santana, entregue ao baterista Flaviano Gallo (integrante do Santini & Trio).   Integram o grupo o guitarrista Rony Santini, o baterista Flaviano Gallo, o pianista e acordeonista Rogério Ferrer e o baixista Anderson Silva.   Um orgulho para quem é feirense e (re)conhece a qualidade da nossa música

Justiniano entra com Mandado de Segurança contra José Ronaldo

Está no portal do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) um pedido de Mandado de Segurança impetrado pelo vereador eleito e atual secretário de Serviços Públicos da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, Justiniano França. Justiniano, através da advogada Lady Daiane da Silva, alega ter pedido exoneração do cargo, tendo sido a solicitação indeferida pela Prefeito Municipal José Ronaldo. O pedido de liminar já foi julgado pelo Juiz Gustavo Rubens Hungria, que deu o prazo de 5 dias para que o Prefeito exonere o Secretário, sob pena de multa de R$1.000,00 mil reais: Veja aqui a decisão na íntegra! Fontes

Estrada Feira-Serrinha

Viagem entre Feira e Serrinha segue como calvário

Apenas 65 quilômetros separam Feira de Santana de Serrinha através da BR 116 Norte. O intercâmbio entre as duas cidades é intenso: muita gente sai daquela cidade para fazer compras e acessar serviços por aqui, em função dos preços mais em conta; outros buscam atendimento especializado na área de saúde; há aqueles que residem numa cidade e trabalham na outra, robustecendo o fluxo entre as duas localidades; estudantes de Serrinha são alunos da Uefs e de outras instituições de ensino superior feirenses; e não falta quem resida na Feira de Santana, mas frequente o campus da Uneb lá em Serrinha,

Meia Noite em Feira

Meia noite em Paris Feira

Meia-Noite em Paris é uma das obras primas do mestre Woody Allen. Como de costume, ele narra sobre a vida. Logo após a projeção ficamos com aquele ar de reflexão sobre onde nos encontramos no momento, se gostamos do jeito que estamos vivendo, como nos relacionamos e como devemos encarar algumas realidades. Em certo momento do longa, o personagem Gil (Owen Wilson) faz a seguinte pergunta: “Como esta cidade pode ser tão mágica?”. Gil se encanta por Paris. Enxerga o que aquela cidade pode oferecer. Se sente bem ali, absorve inspiração para seus projetos e o faz refletir, repetidamente, se

Neblina em Feira de Santana

Densos nevoeiros nas manhãs feirenses de inverno

Os dias começam a ficar mais quentes na Feira de Santana. As baixas temperaturas registradas entre junho e julho – coisa rara nesses tempos de tanta discussão sobre aquecimento global – parece que não vão se repetir até o final do inverno. E ontem a serra de São José, envolta em frequentes chuviscos prateados e em névoa constante desde o início do inverno, amanheceu muito nítida, com o verde da vegetação renovada se insinuando e a palidez da rocha refletindo a luz límpida do sol. Quem saiu agasalhado precisou se despir, ajustar-se à temperatura elevada pelo calor vigoroso. Os nevoeiros

Os potenciais candidatos a Prefeito de Feira em 2016

Ainda falta mais de um ano para as próximas eleições municipais em Feira de Santana, mas os rumores sobre os possíveis candidatos já fazem parte das rodas de cafezinho no shopping, dos jogos de dominó na praça da Matriz, dos bastidores da Câmara Municipal, dos bate-papos no Centro de Abastecimento e também dos estúdios das emissoras de rádio.

Para que o leitor do Feirenses tenha uma noção do vai-e-vem político em torno do executivo municipal, fizemos um breve apontamento dos possíveis candidatos à Prefeitura Municipal em 2016, tomando como referência todos esses rumores:

José Ronaldo (DEM)

José Ronaldo

Foto: Facebook/José Ronaldo

O atual prefeito José Ronaldo de Carvalho, do partido Democratas, é nome certo para concorrer à reeleição, dependendo, contudo, da tramitação no Congresso Federal da Reforma Política – com quase nenhuma chance de negar-lhe o direito à reeleição. A grande aposta do candidato é a implementação do Bus Rapid Transit, Transporte Rápido por Ônibus, ou, se preferirem, o famoso BRT. Trata-se de um sistema de transporte coletivo que propõe a mobilidade coletiva e urbana de forma rápida. Mas o projeto tem gerado controvérsias, principalmente por causa da derrubada de cerca 165 árvores da Avenida Getúlio Vargas.

Além do BRT, o prefeito aposta também na pavimentação de ruas de muitos bairros da cidade e na construção de praças e creches, além do projeto Zona Azul, para alavancar sua reeleição.

Zé Neto (PT)

Foto: Facebook/Zé Neto

Foto: Facebook/Zé Neto

Outro que deve entrar na disputa mais uma vez é o deputado estadual mais votado do Partido dos Trabalhadores no estado, Zé Neto. Famoso pelo temperamento forte, ele atua junto a várias categorias de trabalhadores, e tem sido a voz que anuncia os investimentos dos governos Federal e Estadual na cidade. Nos últimos anos, porém, sofreu alguns desgastes com relação às greves de servidores estaduais e dos embates entre “companheiros” de partido e desfiliados.

Jhonatas Monteiro (PSOL)

Jhonatas Monteiro

Foto: Facebook/Jhonatas Monteiro

De conversa firme, o rastaman e professor Jhonatas Monteiro foi a grande revelação da última eleição, em 2012, conquistando a simpatia de muitos eleitores na sua campanha corpo-a-corpo. Teve uma expressiva votação, passando à frente do ex-prefeito Tarcízio Pimenta, que se colocava à reeleição. Do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Jhonatas afirma a necessidade de mudar Feira pela raiz, tendo grande acesso entre membros do movimento social, acadêmicos, estudantes e muitos moradores do bairro Queimadinha, onde mora e é muito bem quisto. Contra o socialista os opositores alegam a falta de experiência em cargo político.

Irmão Lázaro (PSC)

Irmão Lázaro

Foto: Facebook/Irmão Lázaro

Nessa gama de possíveis candidatos ao Paço Municipal há também o Deputado Federal Irmão Lázaro. Cantor gospel e empresário no ramo de livrarias evangélicas em Feira de Santana, Lázaro é do Partido Social Cristão (PSC) e foi o terceiro deputado federal mais votado na Bahia na última eleição. Uma votação que surpreendeu muitos. Apesar de já ter declarado publicamente a possibilidade de ser candidato a prefeito, seu maior embaraço é alinhar essa vontade com os interesses de aliados, como o próprio prefeito José Ronaldo.

Fernando Torres (PSD)

Fernando Torres

Foto: Facebook/Fernando Torres

Outro que está na fila é Fernando Torres, Deputado Federal do Partido Social Democrático (PSD). Com uma postura combativa, durante o mandato anterior Torres viabilizou verbas federais para Feira de Santana. Ex-aliado de José Ronaldo, Torres é integrante de um partido que apoia o Governo Estadual, do PT, que provavelmente fará palanque para Zé Neto. O problema é que Zé Neto e Torres já demonstraram divergências publicamente em veículos de comunicação da cidade.

Dilton Coutinho

Dilton Coutinho

Foto: Acorda Cidade

Por falar em Fernando Torres, vale destacar que ele declarou recentemente que retira a pré-candidatura caso o radialista Dilton Coutinho se disponha a concorrer. O surgimento do nome de Dilton é uma surpresa, gerando muita simpatia, e também incômodo, em algumas figuras da política feirense. Um dos líderes de audiência do rádio, todas as manhãs ele apresenta o programa Acorda Cidade, que arrebata uma série de ouvintes e também se estende para um portal de notícias, um dos principais sites de informação e um dos mais acessados em Feira de Santana. Radialista há muitos anos, Dilton tem boa reputação junto ao público. Mas ele próprio disse (sem negar definitivamente a candidatura) que, no momento, essa não é a sua pretensão e que segue com o foco nas atividades de comunicação.

Carlos Geilson (PTN)

Carlos Geilson

Foto: Facebook/Carlos Geilson

Carlos Geilson é Deputado Estadual pelo Partido Trabalhista Nacional (PTN) e outro líder de audiência do rádio feirense. Ele também engrossa esse caldo da pré-candidatura a prefeito de Feira de Santana. Aliado da base de José Ronaldo de Carvalho, o partido de Geilson apoia, estadualmente, o governador Rui Costa (PT). Dizem que anda insatisfeito estadual e municipalmente.

***

Entre tantos nomes, há os favoritos, as surpresas, e, depois dessa largada, quem chegar por último, segundo o dito popular, “é mulher do padre”. A competição promete e o pódio do Paço Maria Quitéria vai se enfeitando e se ajustando até 2016.

Tem algum político ou personalidade que deveria entrar nessa lista? Deixe um comentário!


Sobre o (a) autor (a):

  • Cezar Romero

    Parabéns Kachel. Trocaria todos estes para votar em você. Educada, direta e de bom coração seria uma excelente prefeita. Sucesso sempre

  • Pérola Cavalcante Dourado

    Que grata surpresa, kel! Sucesso na página, vou prestigiar sempre! Beijos

  • aroldo

    Parabéns Kel!muito bom!!!sucesso

  • Enderson Araujo Pedreira

    Parabéns Rachel pelo texto! Como sempre, muito didática e direta! Abraços!

  • Daiane Almeida

    Excelente panorama do cenário atual para as próximas eleições da cidade! Vamos continuar acompanhando, que muita coisa ainda vai mudar…
    a política de Feira de Santana tem mais coisas ocultas do que imaginamos…

  • Rachel Pinto

    Obrigada meus queridos! Quanto carinho! Continuem me acompanhando por aqui, deixando suas opiniões, críticas e sugestões! 🙂

  • otonashi

    to com rasta!

  • Edson Silva Bigodinho de Ouro

    Parabéns pela matéria saiu muito boa e fácil de entender o que e mais importante, parabéns