Festival de Samba de Feira de Santana

Feira de Santana terá seu primeiro Festival de Samba

O Coletivo Unidos Pelo Samba promove entre os dias 2 e 9 de dezembro o I Festival de Samba de Feira de Santana. O evento visa promover diálogos e experiências de valorização e reconhecimento do samba na cidade, além de comemorar o Dia do Samba (2 de dezembro). Pela primeira vez receberá esse tipo de evento, reunindo experiências e vivências de compositores, sambistas e admiradores do samba com o público em geral. Na programação, rodas de samba e rodas de conversa que acontecerão no Mercado de Arte Popular (MAP) e em outros pontos da cidade. De acordo com o cantor

Feira Noise Festival

Feira Noise começa nesta quinta

Começa nesta quinta-feira (24) e prossegue até o próximo domingo (26), a sétima edição do Festival Feira Noise. O evento é promovido pelo Feira Coletivo Cultural e contará com apresentações musicais de artistas de todo o Brasil,  além de espetáculos de dança, rodas de conversa, intervenções de artes visuais e outras atividades. Maior festival independente da Bahia, o Feira Noise será aberto na quinta, às 19 horas, no teatro do Centro de Cultura Amélio Amorim, com a palestra Delírios Utópicos, proferida pelo teórico da contracultura e pensador contemporâneo Cláudio Prado, colunista da Mídia Ninja. Também teremos no primeiro dia do

Roberto Kuelho

Roberto Kuelho ganha Prêmio Palco MP3 com CD Sense Bulir

Um ano após o lançamento do CD Sense Bulir, o cantor Roberto Kuelho colhe frutos de seu trabalho. O artista baiano, e feirense, é um dos ganhadores do Prêmio Palco MP3 na categoria “Word Music”. O prêmio é uma realização do Palco MP3, o maior portal de música independente do Brasil. Entre as músicas em destaque no site estão “Nem precisa ser amor” e “Bem no Auge”, que foi ouvida mais de 115 mil vezes. “Esse prêmio nos deixa feliz por ser os primeiros resultado de um trabalho feito com carinho. Mostra que nosso som está encontrando as pessoas certas”,

Ciro Gomes

A palestra completa de Ciro Gomes em Feira de Santana

O presidenciável, ex-ministro dos governos Itamar Franco, Lula e Dilma, um dos criadores do Plano Real e ex-Governador do Ceará, Ciro Gomes, esteve em Feira de Santana no dia 1 de novembro, palestrando na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Na oportunidade, respondeu a perguntas de alunos e professores da Universidade. Veja o evento na íntegra:  

Homicídios em Feira de Santana

Homicídios mais que dobraram em 20 anos em Feira

No dia 05 de julho de 1997 o extinto jornal Feira Hoje, diário que circulava aqui na Feira de Santana, divulgou um balanço da violência no primeiro semestre daquele ano. Comparando com o ano anterior, houve elevação: foram 77 homicídios e três latrocínios na primeira metade do ano; em 1996, os números foram mais favoráveis: 67 homicídios e quatro latrocínios. Na soma, 80 mortes violentas no primeiro semestre de 1997 e 71 no mesmo período do ano anterior. O levantamento também informava sobre as mortes em supostos confrontos com a polícia: foram 29 em 1996 e, no ano seguinte, o

Uma pegadinha criativa num elevador de Feira de Santana

Quem nunca ouviu falar que “só aprendemos a dar valor a algo depois que perdemos”? Isso não só com bens materiais e pessoas, mas também com as faculdades do nosso próprio corpo. Você já imaginou como seria, por exemplo, ficar sem enxergar?

Uma boa experiência é assistir ao filme “Ensaio sobre a Cegueira”, dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles, baseado no livro de mesmo nome, do escritor José Saramago. Na trama, todas as pessoas de uma cidade perdem a visão, exceto uma personagem, que vivencia os desafios daquilo que está no famoso ditado: “em terra de cego, quem tem um olho é rei”.

Deixando de lado a ficção, é importante compreender o quanto a visão é um recurso fabuloso para a qualidade de vida de qualquer ser humano, embora nem sempre nos demos conta disso – faltando com a devida atenção aos nossos olhos.

Segundo o IBGE, existem no Brasil 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual. No mundo, de acordo a OMS, cerca de 40 a 45 milhões de pessoas são cegas e outros 135 milhões sofrem limitações severas de visão. Desse total, entretanto, de acordo ainda com a OMS, 80% seriam evitáveis caso houvesse um número maior de ações efetivas de prevenção e/ou tratamento.

É bom repetir esse dado: 80% das limitações de visão seriam evitáveis caso houvesse ações efetivas de prevenção e/ou tratamento. Por isso, o acesso ao atendimento médico oftalmológico é decisivo para alterar as condições de saúde ocular.

Uma “pegadinha” didática

Em Feira de Santana, uma ação muito criativa foi feita para mostrar a importância do cuidado com a visão. O HCOE – Hospital dos Olhos, especializado em tratamentos oftalmológicos em Feira de Santana, colocou adesivos que embaçaram os botões e o espelho do elevador do Shopping Boulevard.

A ideia era levar às pessoas a experiência de ter limitações na visão. O resultado foi muito interessante:

Cuidar da saúde é essencial em qualquer fase da vida. Tratando-se da visão, que nos permite desde a capacidade da leitura  até a contemplação de belas paisagens, essa preocupação é ainda mais importante.

Curta a página do HCOE no Facebook! Siga o HCOE no Instagram!

 


Sobre o (a) autor (a):