Festival de Samba de Feira de Santana

Feira de Santana terá seu primeiro Festival de Samba

O Coletivo Unidos Pelo Samba promove entre os dias 2 e 9 de dezembro o I Festival de Samba de Feira de Santana. O evento visa promover diálogos e experiências de valorização e reconhecimento do samba na cidade, além de comemorar o Dia do Samba (2 de dezembro). Pela primeira vez receberá esse tipo de evento, reunindo experiências e vivências de compositores, sambistas e admiradores do samba com o público em geral. Na programação, rodas de samba e rodas de conversa que acontecerão no Mercado de Arte Popular (MAP) e em outros pontos da cidade. De acordo com o cantor

Feira Noise Festival

Feira Noise começa nesta quinta

Começa nesta quinta-feira (24) e prossegue até o próximo domingo (26), a sétima edição do Festival Feira Noise. O evento é promovido pelo Feira Coletivo Cultural e contará com apresentações musicais de artistas de todo o Brasil,  além de espetáculos de dança, rodas de conversa, intervenções de artes visuais e outras atividades. Maior festival independente da Bahia, o Feira Noise será aberto na quinta, às 19 horas, no teatro do Centro de Cultura Amélio Amorim, com a palestra Delírios Utópicos, proferida pelo teórico da contracultura e pensador contemporâneo Cláudio Prado, colunista da Mídia Ninja. Também teremos no primeiro dia do

Roberto Kuelho

Roberto Kuelho ganha Prêmio Palco MP3 com CD Sense Bulir

Um ano após o lançamento do CD Sense Bulir, o cantor Roberto Kuelho colhe frutos de seu trabalho. O artista baiano, e feirense, é um dos ganhadores do Prêmio Palco MP3 na categoria “Word Music”. O prêmio é uma realização do Palco MP3, o maior portal de música independente do Brasil. Entre as músicas em destaque no site estão “Nem precisa ser amor” e “Bem no Auge”, que foi ouvida mais de 115 mil vezes. “Esse prêmio nos deixa feliz por ser os primeiros resultado de um trabalho feito com carinho. Mostra que nosso som está encontrando as pessoas certas”,

Ciro Gomes

A palestra completa de Ciro Gomes em Feira de Santana

O presidenciável, ex-ministro dos governos Itamar Franco, Lula e Dilma, um dos criadores do Plano Real e ex-Governador do Ceará, Ciro Gomes, esteve em Feira de Santana no dia 1 de novembro, palestrando na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Na oportunidade, respondeu a perguntas de alunos e professores da Universidade. Veja o evento na íntegra:  

Homicídios em Feira de Santana

Homicídios mais que dobraram em 20 anos em Feira

No dia 05 de julho de 1997 o extinto jornal Feira Hoje, diário que circulava aqui na Feira de Santana, divulgou um balanço da violência no primeiro semestre daquele ano. Comparando com o ano anterior, houve elevação: foram 77 homicídios e três latrocínios na primeira metade do ano; em 1996, os números foram mais favoráveis: 67 homicídios e quatro latrocínios. Na soma, 80 mortes violentas no primeiro semestre de 1997 e 71 no mesmo período do ano anterior. O levantamento também informava sobre as mortes em supostos confrontos com a polícia: foram 29 em 1996 e, no ano seguinte, o

O que os feirenses assistiram, leram e ouviram em 2016 (parte 2)

De maneira geral, tem-se visto retrospectivas e análises bastante pessimistas sobre o ano de 2016, dadas as crises políticas, econômicas, valorativas e sociais por que o Brasil e o Mundo passam. Esse foi um ano de Impeachment presidencial, prisão de altos figurões da política, eleições inusitadas nos Estados Unidos, ataques terroristas e de uma das maiores tragédias esportivas da história, com a queda do avião da Chapecoense.

Segundo o poeta Ferreira Gullar, que também nos deixou neste 2016 caótico, “a arte existe porque a vida não basta”. Por isso, resolvemos fazer uma memória de 2016 a partir das obras que alguns feirenses influentes apreciaram neste ano, indicando aos leitores criações que tragam mais significado para o ciclo que se finda. Faça bom uso das dicas:

(Leia aqui a primeira parte dessa série de postagens!)

Sianny Xisto (blogueira)

Sianny Xisto

A blogueira Sianny Xisto apontou duas obras marcantes em 2016: uma série e um disco. A série é “Stranger Things” (Netflix): “Ela me fez lembrar muito os filmes de Sessão da Tarde da minha infância. A história envolve 4 amigos, crianças (acho que por isso rola essa lembrança) em busca de um deles que desaparece misteriosamente. Enquanto as crianças, a família e o delegado buscam o menino desaparecido, começam a surgir fatos estranhos e até mesmo ‘de outro mundo’.”

No campo musical, Sianny lembra o álbum “Lemonade“, da cantora Beyoncé: “é uma grande artista, na minha opinião. O álbum ‘Lemonade’, lançado esse ano, trouxe à tona muitos assuntos que ela ainda não havia abordado, como racismo e feminismo. A música ‘Formation‘ causou o maior burburinho e ‘incomodou’ muita gente!”.

Rubem Mendonça (DJ)

Manual de Persuasão do FBI

O DJ Rubass, ou Rubem Mendonça, começa indicando uma playlist inteira do Spotify (aplicativo de música digital). A playlist “Free Surf” tem canções de bandas como Red Hot Chili Peppers, Pearl Jam e Blur, entre outras, compondo uma hora e meia de música.

Rubass também indicou uma série, a surpreendente “Black Mirror” (Netflix), que lançou nova temporada em 2016.  A série é de ficção científica, e explora um futuro próximo onde a natureza humana e a tecnologia de ponta entram em um perigoso conflito.

Por fim, a sugestão de leitura: “O Manual de Persuasão do FBI“. O livro conta como um agente especial para o Programa de Análise Comportamental da Divisão de Segurança Nacional do FBI, Dr. Jack Schafer, desenvolveu estratégias dinâmicas e inovadoras para entrevistar terroristas e detectar mentiras.

Raisa Cruz (Youtuber)

Raisa Cruz

Já a youtuber Raisa Cruz indica o filme “O Lar das Crianças Peculiares”, do celebrado diretor Tim Burton. Quando seu querido avô deixa para Jake pistas sobre um mistério que se estende por diferentes mundos e tempos, ele encontra um lugar mágico conhecido como O Lar das Crianças Peculiares. Mas o mistério e o perigo se aprofundam quando ele começa a conhecer os moradores e aprende sobre seus poderes especiais… e seus poderosos inimigos. Veja o trailer!

O álbum “Rogério”, da banda Supercombo foi a escolha de Raisa. A banda descreve sua musicalidade como “letras e melodias diferenciadas que transmitem uma nova proposta no conceito da linguagem de uma geração de jovens que tem personalidade e sabem o que querem!”.

 


Fique atento(a)! Nos próximos dias traremos mais dicas do que os feirenses ouviram/leram/assistiram em 2016!


Sobre o (a) autor (a):