A música regional do nordeste em 5 discos dos anos 1970

Que os anos de 1970 foram, de modo geral, bastante conturbados, isso não é novidade para ninguém, todavia, poucas épocas nos deixaram um legado de diversidade musical tão grande. Seja com o fim do classic rock ou com o nascimento da discoteca, da incorporação de instrumentos eruditos ao rock’n’roll, à revitalização do samba carioca, ambos iniciados no final dos anos 60, a década de 70 também se responsabilizou por muitos outros “resgates”, entre eles, o da música nordestina. Na segunda metade da década de 70, muitos artistas surgiram com a proposta de trazer de volta o que havia de mais

Quando Luiz Gonzaga vinha a Feira de Santana

De acordo com relatos de fontes diversas, sabe-se que Luiz Gonzaga, o Gonzagão, ícone maior da música nordestina, esteve algumas vezes da sua extensa carreira em Feira de Santana. O jornalista e colecionador de reminiscências feirenses Adilson Simas é uma das fontes mais confiáveis nesse sentido, lembrando uma das ocasiões em que o Rei do Baião pisou em terras feirenses: “Em 1973, ano do seu centenário de emancipação política, a Feira de Santana, de janeiro a dezembro, recebeu grandes personalidades. Luiz Gonzaga, mais tarde laureado com o título de Cidadão Feirense e que aqui fez várias apresentações, desde a marquise

Estacionamento de motos em Feira de Santana

A nova regra para motos em estacionamentos privados de Feira

Os proprietários de motocicletas em Feira de Santana não precisarão pagar o mesmo valor dos carros quando forem utilizar  estacionamentos privados no município. Foi publicada uma Lei Municipal regulamentando a situação no Diário Oficial do Município. Veja a Lei na íntegra: Dispõe sobre os critérios de diferentes taxas cobradas em estacionamentos privativos para motocicletas e automóveis. O PREFEITO MUNICIPAL DE FEIRA DE SANTANA, ESTADO DA BAHIA, FAÇO saber que a Câmara Municipal, através do Projeto de Lei nº 16/2017, de autoria do Edil Ewerton Carneiro da Costa, decretou e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1º – Fica posto em

Neném do Acordeon

Neném do Acordeon: em defesa da sanfona [Feirenses TV]

Os festejos juninos são o principal marco de celebração da cultura nordestina, momento em que todos os elementos típicos do espírito e da geografia do Nordeste se manifestam na culinária, no entretenimento, nas vestimentas e na música. Nesse sentido, é impossível falar desse momento cultural sem considerar a importância e o protagonismo do forró, em suas mais diversas expressões. E falar em forró exige lembrar de Luiz Gonzaga, que popularizou o xote, o xaxado e o baião pelo Brasil e pelo mundo. Por isso trazemos à Feirenses TV um dos principais defensores da tradição da genuína música nordestina, inspirada no

Tripa frita - Seu Dino

Seu Dino do Módulo 8, no Feira VI – Locais para comer tripa em Feira

Apesar de já ter feito, em outra oportunidade, um artigo indicando alguns lugares para comer tripa na cidade, pude perceber ao longo do tempo que, apesar de não parecer, ela está entre um dos tira-gostos mais pedidos nos bares da região. Somando isso com toda a representatividade regional e peculiaridade do prato, vamos dar continuidade à indicação de lugares pra comer tripa em Feira de Santana. Seu Dino do Módulo 8 – Feira VI O Módulo 8, é um conjunto de bares pequenos que ficam próximo ao portão lateral da UEFS, dando a ideia de continuidade, já que a universidade tem

5 lugares para fazer corrida e caminhada em Feira de Santana

Fazer caminhada e corrida trazem inúmeros benefícios para a saúde: melhora a circulação, deixa o pulmão mais eficiente, traz benefícios ósseos, aumenta a sensação de bem-estar, mantém o peso em equilíbrio e emagrace, além de prevenir doenças como a diabetes e a hipertensão. Trata-se de uma das mais importantes práticas saudáveis que temos à disposição.

O legal é que caminhar e correr trazem todos esses benefícios sem você gastar um centavo com academia: existem vários lugares públicos onde essas práticas podem ser realizadas de maneira saudável. Hoje trazemos 5 lugares em Feira de Santana para você fazer cooper e caminhada. Que tal escolher alguns dias para experimentar cada um deles? Vamos lá!

Avenida Fraga Maia

Avenida Fraga Maia - Feira de Santana

Avenida Fraga Maia. Foto: PMFS

Além de já ser um local bem conhecido pelos corredores e ciclistas de Feira, oferece um suporte interessante no que diz respeito a clubes de corrida e estabelecimentos para alimentação saudável, seja no shopping Millennium ou em outros estabelecimentos individuais. O ponto negativo é o grande volume de veículos nos horários que a maioria das pessoas costuma fazer a corrida e pedalar.

Avenida Nóide Cerqueira

Avenida Nóide Cerqueira

Avenida Nóide Cerqueira. Foto: GOV/BA

É o local ideal para os ciclistas feirenses treinarem no meio da semana. A avenida, recém-construída, conta com uma ciclovia de 8 km além de pista de cooper com 2 km. Também oferece parque para as crianças e uma pequena academia ao ar livre. Vem sendo a principal escolha para os ciclistas de estrada e triatletas da cidade. Também se destaca por conta da presença de estabelecimentos que vendem a tradicional água de coco a refeições saudáveis.

Avenida Getúlio Vargas

Avenida Getúlio Vargas

Uma das mais tradicionais e belas avenidas da cidade, também é um local para quem curte correr e caminhar. Atualmente encontra-se em obras, onde está sendo instalada uma pista de cooper, que vai permitir ao feirense correr sob a sombra das árvores. Promete ser mais um excelente local para a prática de atividade física. Também conta com uma academia ao ar livre.

Parque Municipal Erivaldo Cerqueira

Parque da Lagoa

O Parque Erivaldo Cerqueira, ou Parque da Lagoa, como é conhecido, é provavelmente o melhor ambiente feirense para a prática de atividade física ao ar livre. Com uma área verde muito bonita e bem cuidada ao redor da lagoa, é possível realizar a prática do cooper numa pista de de cerca de 450 metros de extensão. O parque ainda conta com com uma academia ao livre, parque infantil, bancos, quiosques e a presença ilustre de animais como patos, marrecos e pássaros. Todo o local é cercado e possui segurança em tempo integral, através de prepostos da guarda municipal.

Parque da Lagoa Grande

Lagoa Grande

Lagoa Grande – Foto: GOV/BA

O Parque da Lagoa Grande é a grande promessa para o ano de 2017 para os feirenses que curtem atividade física ao ar livre. Já em fase final, a Lagoa conta com cerca de 2,3 quilômetros de pistas de ciclismo e de cooper. Após a sua conclusão o público poderá contar com campos de futebol, quadra poliesportiva, parque infantil, quiosques, paisagismo e posto policial. Antes mesmo de ser entregue o parque já vem fazendo sucesso entre os corredores e ciclistas da cidade.

Oferecimento: Sports Truck

Sports Truck

A Sports Truck é uma loja móvel de artigos esportivos especializada em equipamentos para esportes de aventura, corrida e Montain Bike. Mobilidade e qualidade são o nosso diferencial.

A inauguração da Sports Truck irá ocorrer no dia 15 de Dezembro às 19h30 na lanchonete Batata Palha, BAMBUÍ, situado na Avenida Nóide Cerqueira. O evento vai contar com DJ, muro de escalada e a tradicional mesa de frutas para os ciclistas e corredores da noite feirense.

A Sports Truck funcionará todas as terças e quintas das 06h às 08h30 na Avenida Nóide Cerqueira (em frente ao Bambuí) e das 18h às 20h30 na Avenida Fraga Maia (em frente à Motopel ). Nos domingos pela manhã funcionaremos das 06h às 10h30 na Avenida Nóide Cerqueira. Além desses horários, a Sports Truck estará à disposição através do (75) 99117-8963 (Whatsapp) ou pelo instagram @sports.truck.

Nossos clientes, além de contar com toda linha de acessórios para bike e corrida, também contarão com o serviço delivery de manutenção e lavagem de bikes. Basta mandar sua localização pelo Whatsapp que vamos até você e buscamos sua bike.

Siga a Sports Truck no Instagram!


Sobre o (a) autor (a):