Festival de Samba de Feira de Santana

Feira de Santana terá seu primeiro Festival de Samba

O Coletivo Unidos Pelo Samba promove entre os dias 2 e 9 de dezembro o I Festival de Samba de Feira de Santana. O evento visa promover diálogos e experiências de valorização e reconhecimento do samba na cidade, além de comemorar o Dia do Samba (2 de dezembro). Pela primeira vez receberá esse tipo de evento, reunindo experiências e vivências de compositores, sambistas e admiradores do samba com o público em geral. Na programação, rodas de samba e rodas de conversa que acontecerão no Mercado de Arte Popular (MAP) e em outros pontos da cidade. De acordo com o cantor

Feira Noise Festival

Feira Noise começa nesta quinta

Começa nesta quinta-feira (24) e prossegue até o próximo domingo (26), a sétima edição do Festival Feira Noise. O evento é promovido pelo Feira Coletivo Cultural e contará com apresentações musicais de artistas de todo o Brasil,  além de espetáculos de dança, rodas de conversa, intervenções de artes visuais e outras atividades. Maior festival independente da Bahia, o Feira Noise será aberto na quinta, às 19 horas, no teatro do Centro de Cultura Amélio Amorim, com a palestra Delírios Utópicos, proferida pelo teórico da contracultura e pensador contemporâneo Cláudio Prado, colunista da Mídia Ninja. Também teremos no primeiro dia do

Roberto Kuelho

Roberto Kuelho ganha Prêmio Palco MP3 com CD Sense Bulir

Um ano após o lançamento do CD Sense Bulir, o cantor Roberto Kuelho colhe frutos de seu trabalho. O artista baiano, e feirense, é um dos ganhadores do Prêmio Palco MP3 na categoria “Word Music”. O prêmio é uma realização do Palco MP3, o maior portal de música independente do Brasil. Entre as músicas em destaque no site estão “Nem precisa ser amor” e “Bem no Auge”, que foi ouvida mais de 115 mil vezes. “Esse prêmio nos deixa feliz por ser os primeiros resultado de um trabalho feito com carinho. Mostra que nosso som está encontrando as pessoas certas”,

Ciro Gomes

A palestra completa de Ciro Gomes em Feira de Santana

O presidenciável, ex-ministro dos governos Itamar Franco, Lula e Dilma, um dos criadores do Plano Real e ex-Governador do Ceará, Ciro Gomes, esteve em Feira de Santana no dia 1 de novembro, palestrando na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Na oportunidade, respondeu a perguntas de alunos e professores da Universidade. Veja o evento na íntegra:  

Homicídios em Feira de Santana

Homicídios mais que dobraram em 20 anos em Feira

No dia 05 de julho de 1997 o extinto jornal Feira Hoje, diário que circulava aqui na Feira de Santana, divulgou um balanço da violência no primeiro semestre daquele ano. Comparando com o ano anterior, houve elevação: foram 77 homicídios e três latrocínios na primeira metade do ano; em 1996, os números foram mais favoráveis: 67 homicídios e quatro latrocínios. Na soma, 80 mortes violentas no primeiro semestre de 1997 e 71 no mesmo período do ano anterior. O levantamento também informava sobre as mortes em supostos confrontos com a polícia: foram 29 em 1996 e, no ano seguinte, o

3 boas iniciativas voltadas para as crianças feirenses

A educação básica é considerada “direito universal e alicerce indispensável para a capacidade de exercer em plenitude o direto à cidadania. É o tempo, o espaço e o contexto em que o sujeito aprende a constituir e reconstituir a sua identidade, em meio a transformações corporais, afetivoemocionais, socioemocionais, cognitivas e socioculturais, respeitando e valorizando as diferenças”.

De acordo com as Diretrizes Nacionais da Educação Básica, essa fase da formação do indivíduo deve ser privilegiada “pela liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber”. Chegando ao início do mês em que se comemora o Dia das Crianças, Feira de Santana tem 3 bons motivos para acreditar em evoluções na educação básica (pública) em nossa cidade. Veja os detalhes de cada uma das iniciativas:

Projeto Música na Escola

Música na Escola

Aluno do programa Música na Escola. Foto: PMFS

O ensino de música nas escolas é obrigatório desde a sanção da Lei Federal 11.769/2008, mas nem todos os municípios e estados implementaram a medida até agora. Em Feira de Santana, a Prefeitura Municipal anunciou a participação de 7 mil alunos em 79 escolas municipais.

O programa é dividido em quatro atividades diferentes:

  1. Instrumenta, onde os alunos terão a oportunidade de aprender a tocar teclado, violão, flauta-doce e acordeom;
  2. Cantando na Escola, que oferece aulas de técnica vocal e resulta na formação de corais;
  3. Orquestra sinfônica infantojuvenil, com aulas de violinos e outros instrumentos menos conhecidos como o fagote, oboé e tímpano;
  4. Promoção de fanfarras, visando fortalecer esse traço cultural tradicional da região de Feira de Santana.

Ao todo foram adquiridos cerca de 400 instrumentos musicais para o Programa.

Aulas de empreendedorismo na escola

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) começou a implantação do Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) nas escolas municipais de Feira de Santana, através de convênio assinado com a Prefeitura Municipal. A ideia é incentivar o espírito empreendedor e a orientação para os negócios nas novas gerações.

As aulas para os alunos começarão no início do ano letivo de 2016, quando todos os professores já estiverem capacitados pelo SEBRAE. Essa capacitação tem duração de 28 horas, onde os docentes aprendem a ministrar, em oficinas lúdicas, noções sobre plano de negócios. Gradativamente, os conteúdos são aprofundados e novos temas são inseridos, como cultura da cooperação e da inovação, eco sustentabilidade, ética e cidadania.

A proposta é que o conteúdo seja transmitido a aproximadamente 1 mil estudantes do Ensino Fundamental em Feira de Santana no ano que vem.

FENATIFS

Entre os dias 1 e 12 de outubro Feira de Santana se tornará um pólo nacional do Teatro Infantil, com a participação de artistas de 13 estados no 8º Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana, o FENATIFS.

O evento conta com vasta programação, com o compromisso de movimentar, valorizar, debater e desenvolver o teatro para a infância e a juventude. Veja o que ocorrerá na abertura:

Programação FENATIFS

 

O FENATIFS é realizado pela Universidade Estadual de Feira de Santana, através da Cia CUCA de Teatro (Centro Universitário de Cultura e Arte). Saiba mais sobre o evento no site do CUCA!


Sobre o (a) autor (a):