Festival de Samba de Feira de Santana

Feira de Santana terá seu primeiro Festival de Samba

O Coletivo Unidos Pelo Samba promove entre os dias 2 e 9 de dezembro o I Festival de Samba de Feira de Santana. O evento visa promover diálogos e experiências de valorização e reconhecimento do samba na cidade, além de comemorar o Dia do Samba (2 de dezembro). Pela primeira vez receberá esse tipo de evento, reunindo experiências e vivências de compositores, sambistas e admiradores do samba com o público em geral. Na programação, rodas de samba e rodas de conversa que acontecerão no Mercado de Arte Popular (MAP) e em outros pontos da cidade. De acordo com o cantor

Feira Noise Festival

Feira Noise começa nesta quinta

Começa nesta quinta-feira (24) e prossegue até o próximo domingo (26), a sétima edição do Festival Feira Noise. O evento é promovido pelo Feira Coletivo Cultural e contará com apresentações musicais de artistas de todo o Brasil,  além de espetáculos de dança, rodas de conversa, intervenções de artes visuais e outras atividades. Maior festival independente da Bahia, o Feira Noise será aberto na quinta, às 19 horas, no teatro do Centro de Cultura Amélio Amorim, com a palestra Delírios Utópicos, proferida pelo teórico da contracultura e pensador contemporâneo Cláudio Prado, colunista da Mídia Ninja. Também teremos no primeiro dia do

Roberto Kuelho

Roberto Kuelho ganha Prêmio Palco MP3 com CD Sense Bulir

Um ano após o lançamento do CD Sense Bulir, o cantor Roberto Kuelho colhe frutos de seu trabalho. O artista baiano, e feirense, é um dos ganhadores do Prêmio Palco MP3 na categoria “Word Music”. O prêmio é uma realização do Palco MP3, o maior portal de música independente do Brasil. Entre as músicas em destaque no site estão “Nem precisa ser amor” e “Bem no Auge”, que foi ouvida mais de 115 mil vezes. “Esse prêmio nos deixa feliz por ser os primeiros resultado de um trabalho feito com carinho. Mostra que nosso som está encontrando as pessoas certas”,

Ciro Gomes

A palestra completa de Ciro Gomes em Feira de Santana

O presidenciável, ex-ministro dos governos Itamar Franco, Lula e Dilma, um dos criadores do Plano Real e ex-Governador do Ceará, Ciro Gomes, esteve em Feira de Santana no dia 1 de novembro, palestrando na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Na oportunidade, respondeu a perguntas de alunos e professores da Universidade. Veja o evento na íntegra:  

Homicídios em Feira de Santana

Homicídios mais que dobraram em 20 anos em Feira

No dia 05 de julho de 1997 o extinto jornal Feira Hoje, diário que circulava aqui na Feira de Santana, divulgou um balanço da violência no primeiro semestre daquele ano. Comparando com o ano anterior, houve elevação: foram 77 homicídios e três latrocínios na primeira metade do ano; em 1996, os números foram mais favoráveis: 67 homicídios e quatro latrocínios. Na soma, 80 mortes violentas no primeiro semestre de 1997 e 71 no mesmo período do ano anterior. O levantamento também informava sobre as mortes em supostos confrontos com a polícia: foram 29 em 1996 e, no ano seguinte, o

Festival de Cosplay em Feira de Santana

Fui ao espaço de eventos Spazio, na tarde do último domingo, para conferir o I-ML Cosplay Convention, um festival de Cosplay que teve a participação de cosplayers internacionais, além de participantes de outros estados e muitos de Salvador.

Antes de falar um pouco mais do evento, aqui vai uma explicação do que é Cosplay:

Existem muitas maneiras pelas quais os fãs têm demonstrado seu apoio e apreço às obras da cultura pop. Talvez uma das mais explicitas e populares nos dias atuais seja o cosplay. Contração das palavras em inglêscostume (traje/fantasia) e play/roleplay (brincadeira, interpretação), o cosplay é um hobby que consiste em fantasiar-se de personagens oriundos, em geral, de quadrinhos, games e desenhos animados japoneses. A prática do cosplay também engloba personagens pertencentes ao vasto universo do entretenimento, como filmes, séries de TV, livros e animações de outros países. Em menor escala há aqueles que caracterizam-se como figuras históricas ou de criações originais.

Uma das principais características do cosplay é que o praticante além de criar os trajes, também interpreta o personagem caracterizado, reproduzindo os traços de personalidade como postura, falas e poses típicas. O hobby costuma ser praticado em eventos que reúnem fãs desse universo, como convenções de anime e games.

Surpreendeu o tamanho do evento, que além de vários cosplayers desfilando e posando para fotos, tinha stands de artigos de cultura pop, principalmente ligados a animes japoneses (deu pra relembrar muita coisa de Cavaleiros do Zodíaco). Uma dupla de desenhistas rabiscavam ao vivo figuras orientais:

Desenhos orientais

O observador externo talvez entenda a prática do Cosplay como apenas um capricho infantil, mas não é isso que se percebe ao ter o mínimo de contato com esse universo. Há uma dedicação seríssima dos participantes em se tornar o personagem das suas fantasias. Ao pedir para fotografar uma cosplayer, ela negou porque estava sem a “tatuagem” da personagem. Só depois de fazer a pintura no braço (com pincel atômico), ela permitiu a fotografia.

As poses para as fotos simulam a perfomance do personagem. Caso se trate de um desenho animado onde dois ou mais personagens costumam estar juntos, os cosplayers fazem questão de serem fotografados em grupo.

Cosplay em Feira de Santana

Embora seja um hobbie praticado por pessoas de todas as idades, o público predominante é adolescente, o que garante que a prática do cosplay seja quase uma fuga da timidez e da retração característicos dessa idade.

Cosplay

Cosplay em Feira de Santana

Outro elemento levado muito a sério pelos colsplayers é a confecção das fantasias e da maquiagem. Eles buscam com afinco os melhores materiais e os métodos mais adequados para se aproximarem ao máximo da “realidade” do personagem.

Festival de Cosplay em Feira

Cosplay Convention

A I-ML Cosplay Convention, que ocorreu pela primeira vez na cidade, é só uma das muitas expressões que a cultura nerd possui em Feira de Santana. Vida longa ao evento!


Sobre o (a) autor (a):

  • Monalisa

    MUITO LEGAL!

  • Dentinho

    Bom…

  • Ludmilla Moreira Bezerra

    shoow <3 Esse ano haverá outra edição