Novas regras para utilizar som

As novas regras para utilização de som em Feira de Santana

Foi publicada no Diário Oficial de Feira de Santana uma nova Lei tratando sobre a emissão de sons urbanos, fixando níveis e horários em que será permitida a emissão, além de possibilitar doação, leilão e destruição de equipamentos sonoros apreendidos. De acordo com a Lei 3.736, os níveis máximos de sons e ruídos, de qualquer fonte emissora e natureza, em empreendimentos ou atividades residenciais, comerciais de serviços, institucionais, industriais ou especiais, públicas ou privadas, sons e ruídos causados por máquinas, motores, compressores ou geradores estacionários, assim como em veículos automotores são de: 60 db (sessenta decibéis), no período compreendido entre

Cadastramento Biométrico

A interminável espera para o recadastramento biométrico

Tenho visto, com frequência, reclamações de eleitores sobre a dificuldade de fazer o cadastramento biométrico no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) aqui na Feira de Santana. O serviço, pelo que percebo, é péssimo nas duas modalidades: seja tentando agendar horário pela Internet, seja comparecendo ao posto para enfrentar filas monumentais e ficar, horas intermináveis, aguardando atendimento, exposto ao sol, à chuva e a uma humilhação injustificável. Adepto moderado das novas tecnologias – e de um mínimo de comodidade – tento, há semanas, agendar o bendito atendimento, sem sucesso. Invariavelmente, as vagas são todas preenchidas em alguns poucos minutos: nunca consegui, sequer,

Superlotado, Conjunto Penal segue esquecido no noticiário

O Conjunto Penal de Feira de Santana abriga, no total, quase dois mil internos. São, precisamente, 1.912 pessoas encarceradas na unidade prisional. Há muito mais gente do que vaga: oficialmente, existe capacidade para abrigar 1.356 internos. A quantidade de presos excedentes, portanto, está em exatos 556. É gente suficiente para lotar um desses presídios modernos, nos quais se alojam menos internos. Note-se que, recentemente, a unidade penal feirense passou por uma ampliação. Os números acima são oficiais e integram um balanço recente, referente ao mês de julho, divulgado pela Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização, a SEAP. No interior,

Por que as motos de baixa cilindrada inundam o trânsito de Feira

Em São Paulo-SP, existe uma motocicleta para cada 15 habitantes. Em Salvador, são 22 habitantes para cada motocicleta. Em Aracaju, para cada motocicleta, há 10 habitantes. Em Feira de Santana, são apenas 6 habitantes por motocicletas. A quantidade de motonetas, motos dirigidas pelo condutor em posição sentada, em Feira de Santana chama ainda mais a atenção. No ranking nacional, de acordo com dados do DENATRAN (2016), Feira fica atrás apenas de seis capitais na quantidade de motonetas. Estamos à frente de metrópoles como Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Fortaleza. São mais de 18 mil motonetas contabilizadas no município. Para

Maryzélia no Encontro

Cantora feirense Maryzélia participa do Encontro com Fátima [vídeos]

A sambista feirense Maryzélia conquistou mais um degrau de visibilidade nacional nesta terça, com a participação no programa Encontro com Fátima Bernardes, da Rede Globo. Maryzélia cantou com Pretinho da Serrinha, cantor, compositor, instrumentista que tem parcerias em sua carreira com grandes nomes da MPB, a exemplo de Beth Carvalho, Arlindo Cruz, Seu Jorge, Marisa Monte, Lulu Santos, Dona Ivone Lara, Caetano Veloso e Teresa Cristina. Veja alguns momentos da participação de Maryzélia:  

Feira recebe um dos maiores festivais de teatro infantil do Brasil

A Cooperativa de Teatro para a Infância e Juventude da Bahia – Cia. Cuca de Teatro promove a 9ª edição do Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana (Fenatifs), no período de 1º a 12 de outubro de 2016. Na semana da criança, grupos de todo o país realizarão mais de cinquenta apresentações de espetáculos teatrais, mostras e diversas expressões de linguagens voltadas para a infância e juventude, nos principais teatros da cidade de Feira de Santana, incluindo distritos, bairros e região metropolitana.

Os ingressos são vendidos no valor de R$ 30,00 (inteira) e R$15,00 (meia promocional para todos). Gratuito, mediante agendamento, para a rede pública de ensino e instituições. Os contatos para agendamentos de grupos podem ser feitos pelo: fenatifs.agendamento@gmail.com e as inscrições para as atividades paralelas (palestra, oficinas, workshops) podem ser realizadas através do e-mail fenatifs.atividadesparalelas@gmail.com. Outras informações pelo site: www.ciacucadeteatro.com.br ou pelo telefone (75) 3491-8992.

O evento se diferencia por oferecer uma programação direcionada ao público infantil, além de viabilizar espaço e oportunidades para grupos de artistas que trabalham com espetáculos voltados ao público infanto-juvenil. “O Fenatifs é um espaço de oportunidades, que tem como objetivo movimentar, valorizar, debater e desenvolver o teatro para a infância e juventude.  No Brasil, são raros os festivais direcionados ao público infanto-juvenil. A iniciativa consolida a Bahia como polo de difusão e referência do teatro infantil brasileiro”, comenta Henrique Motté, diretor de produção do festival.

O 9º Fenatifs tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, através do Edital Eventos Calendarizados 2013 – 2015 (prorrogado para 2016 através da Portaria 220 de 24 de novembro de 2015 da Secult – BA) e apoio institucional da Universidade Estadual de Feira de Santana, através do Centro Universitário de Cultura e Arte – Cuca.

Início da programação – Palestra com Lydia Hortélio

Fenatifs 2016

Um convite ao resgate da criança interior, o Fenatifs inicia sua programação na semana da criança, no dia 1º de outubro, às 8 horas no Teatro do Cuca em Feira de Santana, com uma palestra da etnomusicóloga e educadora Lydia Hortélio – A Criança Nova… Criança Eterna… O evento vai apresentar imagens da cultura infantil através dos tempos, traçando paralelos com o Brasil contemporâneo.

Durante a palestra, Lydia Hortélio aborda a representação da criança na arte dos povos: pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, poemas, aforismas, cantigas, brinquedos e fotos de crianças brincando. “Percorremos os tempos através de um grande acervo, levantados em museus, de várias partes do mundo. Temos imagens de dois mil anos antes de Cristo, brinquedos de crianças na Pérsia. Não se sabe o que é criança. Hoje estamos acostumados a ver imagens de crianças na escola, como se elas fossem seres que precisam ser preenchidos, como uma tábua rasa. Estamos esquecidos da criança, a beleza, o encanto, a graça. O momento é uma reflexão sobre o que é infância, através da exposição de imagens da criança ainda nova”, comenta Lydia Hortélio.

Abertura Oficial

Um Cortejo de Artistas, com muito teatro, circo e samba de roda, marca a abertura oficial da 9ª edição do Fenatifs, no dia 03 de outubro, às 14 horas, com saída do Centro de Cultura Amélio Amorim. Artistas representando grupos de vários estados percorrerão, em trenzinhos, Mini Trio e veículos, a avenida Presidente Dutra com destino a Avenida Getúlio Vargas. Além da anfitriã do Fenatifs, a Cia. Cuca de Teatro (FSA), a Turma do Biribinha (AL), Cia Arte e Riso (Umarizal-RN), Cia Boto Vermelho (RJ), Grupo Estação de Teatro (RN), Palhaço Tziu (BA) e Grupo Quixabeira da Matinha (BA) são alguns dos grupos que participarão do evento.

A primeira parada no centro da cidade será na Praça J. Pedreira. No local, acontecerão apresentações da Cia Arte e Riso (RN) e do palhaço Tziu (BA). Na sequência, o cortejo seguirá para o Mercado de Arte Popular, onde será finalizado com as apresentações da Turma do Biribinha (AL), do Grupo Estação de Teatro (RN) e do samba de roda do Grupo Quixabeira da Matinha (BA), um momento de festa com a participação de toda a comunidade. Para fechar as atividades do dia 03, será realizado o 1º COFFEENATIFS. O encontro irá reunir grupos para uma troca de experiências e saberes sobre a produção cultural para crianças e adolescentes.

Recorde de Inscrições e Formato do Fenatifs

Esta edição do evento teve recorde de inscrições. Ao todo, 169 espetáculos, de 15 estados brasileiros mais o Distrito Federal, manifestaram interesse em participar do festival, que tem a programação dividida em quatro mostras: Nacional, Interior do Nordeste, Jovens Talentos e Talentos Mirins. O número representa o dobro das inscrições realizadas em 2015.

Em suas últimas edições, o Fenatifs atingiu um público de mais de 15 mil pessoas, sendo assistido de 2008 a 2015 por mais de 100 mil pessoas. “A procura pelo Festival tem sido cada vez maior. As escolas das redes pública e particular de Feira de Santana e Região já incluíram no seu calendário escolar a participação dos seus alunos no Fenatifs. Além disso, cresce cada vez mais o número de solicitações e pré-reservas das escolas de cidades vizinhas que almejam levar os seus alunos ao Festival”, ressalta Elizete Destéffani, Coordenadora Geral do Fenatifs.

Programação completa

FENATIFS 2016

 

FENATIFS 2016

 

FENATIFS 2016

 

FENATIFS 2016

 

FENATIFS 2016

 

FENATIFS 2016

 

FENATIFS 2016

 

FENATIFS 2016

 

FENATIFS 2016

 

FENATIFS 2016

 

FENATIFS 2016

 

Veja mais sobre a programação do 9º Fenatifs aqui!

 

 


Sobre o (a) autor (a):