Rio Jacuípe

O Feirenses vai voltar!

O Feirenses vai voltar!

Desde quando iniciamos, em maio de 2015, sabíamos que fazer o Feirenses seria desafiador. Uma iniciativa completamente independente, sem vínculos com quaisquer organizações (públicas ou privadas) e ambiciosa: criatividade, inovação, profundidade, originalidade, democracia e coletividade foram algumas palavras-chave que os/as fundadores/as entusiasticamente pronunciavam em cada conversa pré e pós-produção dos conteúdos. Três anos após a primeira publicação, podemos dizer com orgulho que contribuímos para o ambiente de publicações em Feira de Santana, e que tudo estaria bem se continuássemos hibernando – como ocorre há quase um ano. Importante dizer que essa suspensão das atividades do Feirenses deu-se pela própria natureza

Festival de Samba de Feira de Santana

Feira de Santana terá seu primeiro Festival de Samba

O Coletivo Unidos Pelo Samba promove entre os dias 2 e 9 de dezembro o I Festival de Samba de Feira de Santana. O evento visa promover diálogos e experiências de valorização e reconhecimento do samba na cidade, além de comemorar o Dia do Samba (2 de dezembro). Pela primeira vez receberá esse tipo de evento, reunindo experiências e vivências de compositores, sambistas e admiradores do samba com o público em geral. Na programação, rodas de samba e rodas de conversa que acontecerão no Mercado de Arte Popular (MAP) e em outros pontos da cidade. De acordo com o cantor

Feira Noise Festival

Feira Noise começa nesta quinta

Começa nesta quinta-feira (24) e prossegue até o próximo domingo (26), a sétima edição do Festival Feira Noise. O evento é promovido pelo Feira Coletivo Cultural e contará com apresentações musicais de artistas de todo o Brasil,  além de espetáculos de dança, rodas de conversa, intervenções de artes visuais e outras atividades. Maior festival independente da Bahia, o Feira Noise será aberto na quinta, às 19 horas, no teatro do Centro de Cultura Amélio Amorim, com a palestra Delírios Utópicos, proferida pelo teórico da contracultura e pensador contemporâneo Cláudio Prado, colunista da Mídia Ninja. Também teremos no primeiro dia do

Roberto Kuelho

Roberto Kuelho ganha Prêmio Palco MP3 com CD Sense Bulir

Um ano após o lançamento do CD Sense Bulir, o cantor Roberto Kuelho colhe frutos de seu trabalho. O artista baiano, e feirense, é um dos ganhadores do Prêmio Palco MP3 na categoria “Word Music”. O prêmio é uma realização do Palco MP3, o maior portal de música independente do Brasil. Entre as músicas em destaque no site estão “Nem precisa ser amor” e “Bem no Auge”, que foi ouvida mais de 115 mil vezes. “Esse prêmio nos deixa feliz por ser os primeiros resultado de um trabalho feito com carinho. Mostra que nosso som está encontrando as pessoas certas”,

Ciro Gomes

A palestra completa de Ciro Gomes em Feira de Santana

O presidenciável, ex-ministro dos governos Itamar Franco, Lula e Dilma, um dos criadores do Plano Real e ex-Governador do Ceará, Ciro Gomes, esteve em Feira de Santana no dia 1 de novembro, palestrando na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Na oportunidade, respondeu a perguntas de alunos e professores da Universidade. Veja o evento na íntegra:  

O imperdível Feira Noise Festival 2015

O Feira Coletivo Cultural, um grupo de ativistas que reuniram-se para movimentar o cenário cultural feirense através do incentivo e valorização do trabalho de artistas independentes e alternativos, está desenvolvendo mais um Feira Noise Festival, a sexta edição do principal evento de artes integradas da cidade, que agora já merece o título de maior da Bahia.

O Feira Noise ocorre durante todo o mês de novembro, em espaços distintos e propostas culturais diversas: shows, exposições, oficinas e debates. Além dos esperados shows com bandas de todo o Brasil no Teatro de Arena do do Centro de Cultura Amélio Amorim, o Festival irá explorar espaços diversos, como o Beco da Energia, recentemente revitalizado, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) e o Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA).

O Conceito do Feira Noise 2015

“FEIRAMUNDO” é a ideia-chave do Feira Noise Festival neste ano. Esse conceito revela uma imagem ainda mais grandiloquente que aquela de Feira de Santana como sertão-cidade. Tem-se a cidade-mundo, um espaço onde se encontram culturas menos ou mais longínquas. Tem-se um palco para a reunião de ativistas culturais e de outras frentes, onde eles possam identificar sua conexão primordial enquanto tratam de suas particularidades, pois seus objetivos, em meio a tantas bandeiras, terminam por ser um só: vencer lutas legítimas.

A proposta lança o foco sobre a diversidade de bandeiras que se nota no dia-a-dia em Feira, a mesma que se vê entre os que pensam, fazem e prestigiam as políticas culturais. Na ilustração do cartaz do evento, tal correspondência é representada em extremos, do tradicional vaqueiro ao disco voador, do campo de futebol ao monstro do Lago Ness. A mensagem transmitida é a de que festival convida essas bandeiras ao diálogo, com a intenção de visibilizar suas pautas sem hierarquizá-las.

Oficinas

Oficinas Feira Noise 2015

Uma das novidades neste ano é a realização de oficinas durante o Festival. Veja algumas delas:

  • Fotografia e Empoderamento de Mulheres
  • Graffiti
  • Economia Criativa
  • Literatura
  • Dança: Tribal Híbrido I, com a Trupe Mandala
  • Fotografia: Cobertura de Shows e Espetáculos
  • Oficina de Turbantes
  • Teatro: Corpo, Sentidos e Coisas
  • Comunicação para Músicos Independentes
  • Cinema – Linguagem, análise fílmica e crítica cinematográfica
  • Dança: Tribal Híbrido II
  • Formação: Comunicação Colaborativa

Veja aqui mais detalhes com horário e dia das oficinas do Feira Noise Festival 2015!

Mesas de debate

Outra iniciativa muito interessante é a realização de mesas de debate durante o mês de festival. Três temas estão no centro dos debates:

  • Mesa Mundo Negro
  • Mesa Mundo LGBTT
  • Mesa Feira Mundo

Veja aqui mais detalhes com horário e dia das mesas de debate do Feira Noise Festival 2015!

Shows musicais

As apresentações musicais do Festival começam no dia 15 de novembro (domingo), no Beco da Energia (entrada franca). Nos dias 27 a 29 de novembro, os shows ocorrem no Teatro de Arena do Amélio Amorim, com ingressos vendidos desde já tanto pela internet (clique aqui e garanta o seu!) quanto no balcão de ingressos do Shopping Boulevard e Arnold Silva Plaza. Veja a extensa e qualificada programação musical:

Feira Noise Festival 2015

 

Imperdível, não é mesmo? Sugiro que você adquira o quanto antes seu ingresso para os shows, pois a procura está sendo grande. Para mais informações acesse www.feiranoisefestival.com.br e fique atento ao Feirenses. Em breve traremos mais novidades sobre o Festival.


Sobre o (a) autor (a):