Festival de Samba de Feira de Santana

Feira de Santana terá seu primeiro Festival de Samba

O Coletivo Unidos Pelo Samba promove entre os dias 2 e 9 de dezembro o I Festival de Samba de Feira de Santana. O evento visa promover diálogos e experiências de valorização e reconhecimento do samba na cidade, além de comemorar o Dia do Samba (2 de dezembro). Pela primeira vez receberá esse tipo de evento, reunindo experiências e vivências de compositores, sambistas e admiradores do samba com o público em geral. Na programação, rodas de samba e rodas de conversa que acontecerão no Mercado de Arte Popular (MAP) e em outros pontos da cidade. De acordo com o cantor

Feira Noise Festival

Feira Noise começa nesta quinta

Começa nesta quinta-feira (24) e prossegue até o próximo domingo (26), a sétima edição do Festival Feira Noise. O evento é promovido pelo Feira Coletivo Cultural e contará com apresentações musicais de artistas de todo o Brasil,  além de espetáculos de dança, rodas de conversa, intervenções de artes visuais e outras atividades. Maior festival independente da Bahia, o Feira Noise será aberto na quinta, às 19 horas, no teatro do Centro de Cultura Amélio Amorim, com a palestra Delírios Utópicos, proferida pelo teórico da contracultura e pensador contemporâneo Cláudio Prado, colunista da Mídia Ninja. Também teremos no primeiro dia do

Roberto Kuelho

Roberto Kuelho ganha Prêmio Palco MP3 com CD Sense Bulir

Um ano após o lançamento do CD Sense Bulir, o cantor Roberto Kuelho colhe frutos de seu trabalho. O artista baiano, e feirense, é um dos ganhadores do Prêmio Palco MP3 na categoria “Word Music”. O prêmio é uma realização do Palco MP3, o maior portal de música independente do Brasil. Entre as músicas em destaque no site estão “Nem precisa ser amor” e “Bem no Auge”, que foi ouvida mais de 115 mil vezes. “Esse prêmio nos deixa feliz por ser os primeiros resultado de um trabalho feito com carinho. Mostra que nosso som está encontrando as pessoas certas”,

Ciro Gomes

A palestra completa de Ciro Gomes em Feira de Santana

O presidenciável, ex-ministro dos governos Itamar Franco, Lula e Dilma, um dos criadores do Plano Real e ex-Governador do Ceará, Ciro Gomes, esteve em Feira de Santana no dia 1 de novembro, palestrando na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Na oportunidade, respondeu a perguntas de alunos e professores da Universidade. Veja o evento na íntegra:  

Homicídios em Feira de Santana

Homicídios mais que dobraram em 20 anos em Feira

No dia 05 de julho de 1997 o extinto jornal Feira Hoje, diário que circulava aqui na Feira de Santana, divulgou um balanço da violência no primeiro semestre daquele ano. Comparando com o ano anterior, houve elevação: foram 77 homicídios e três latrocínios na primeira metade do ano; em 1996, os números foram mais favoráveis: 67 homicídios e quatro latrocínios. Na soma, 80 mortes violentas no primeiro semestre de 1997 e 71 no mesmo período do ano anterior. O levantamento também informava sobre as mortes em supostos confrontos com a polícia: foram 29 em 1996 e, no ano seguinte, o

Entrevista com Edilson Veloso [Feirenses TV]

Edilson Veloso é uma das grandes referências do jornalismo cultural de Feira de Santana. Radialista de longas datas, é sempre consultado quando o assunto é história da Música Popular Brasileira: ele conta em detalhes como nasceram as boas músicas e artistas da MPB. De Djavan a Luiz Caldas, da história do Trio Elétrico a All Jarreu – o professor Veloso é um verdadeiro arquivo humano de conhecimentos musicais.

O adjetivo “professor” aqui não é um exagero. Veloso é professor de Educação Física, considerado por seus alunos e colegas como exemplo de profissional. Um pouco de sua personalidade profissional pode ser observada em um episódio marcante para os alunos do Colégio Padre Ovídio, onde leciona.

Certa feita, na disputa de um campeonato colegial de futebol, o time de uma escola adversária, por falta de jogadores, estava com um jogador a menos para iniciar a partida, garantindo ao time do professor Veloso já iniciar com uma vantagem importante. Dando exemplo aos seus alunos, o professor retirou um jogador do seu time, possibilitando que o jogo ocorresse de igual para igual. No final, o time de Edilson Veloso perdeu o jogo, mas seus alunos ganharam um ensinamento muito grande de dignidade, honestidade e nobreza de caráter.

É com essa força que Veloso defende a unhas e dentes a Micareta de Feira de Santana, festa que viveu desde o início da sua vida, alcançando os tempos áureos do maior evento popular de Feira de Santana. Só como radialista, fazendo a cobertura ao vivo da folia momesca, entrevistando artistas, empreendedores e foliões, foram mais de vinte oportunidades.

Embora faça críticas sérias à condução do evento nos últimos anos, ele não tolera que falem mal da Micareta: “se quiserem acabar com a Micareta, me dê um tiro no peito e passe por cima do meu cadáver”, diz ele emocionado, com toda a carga de quem viu o brilho de uma festa que mobilizava positivamente a cidade inteira.

Edilson Veloso deu uma entrevista para a Feirenses TV, falando principalmente da Micareta de Feira de Santana, seu passado, presente e futuro. Confira:

Link Youtube

Acesse a Feirenses TV e inscreva-se para receber todas as atualizações!


Sobre o (a) autor (a):