Roberto Kuelho

Roberto Kuelho ganha Prêmio Palco MP3 com CD Sense Bulir

Um ano após o lançamento do CD Sense Bulir, o cantor Roberto Kuelho colhe frutos de seu trabalho. O artista baiano, e feirense, é um dos ganhadores do Prêmio Palco MP3 na categoria “Word Music”. O prêmio é uma realização do Palco MP3, o maior portal de música independente do Brasil. Entre as músicas em destaque no site estão “Nem precisa ser amor” e “Bem no Auge”, que foi ouvida mais de 115 mil vezes. “Esse prêmio nos deixa feliz por ser os primeiros resultado de um trabalho feito com carinho. Mostra que nosso som está encontrando as pessoas certas”,

Ciro Gomes

A palestra completa de Ciro Gomes em Feira de Santana

O presidenciável, ex-ministro dos governos Itamar Franco, Lula e Dilma, um dos criadores do Plano Real e ex-Governador do Ceará, Ciro Gomes, esteve em Feira de Santana no dia 1 de novembro, palestrando na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Na oportunidade, respondeu a perguntas de alunos e professores da Universidade. Veja o evento na íntegra:  

Homicídios em Feira de Santana

Homicídios mais que dobraram em 20 anos em Feira

No dia 05 de julho de 1997 o extinto jornal Feira Hoje, diário que circulava aqui na Feira de Santana, divulgou um balanço da violência no primeiro semestre daquele ano. Comparando com o ano anterior, houve elevação: foram 77 homicídios e três latrocínios na primeira metade do ano; em 1996, os números foram mais favoráveis: 67 homicídios e quatro latrocínios. Na soma, 80 mortes violentas no primeiro semestre de 1997 e 71 no mesmo período do ano anterior. O levantamento também informava sobre as mortes em supostos confrontos com a polícia: foram 29 em 1996 e, no ano seguinte, o

Feira Noise Festival

A programação do 7º Feira Noise Festival (2017)

Já está definida a programação do maior festival independente baiano, o Feira Noise Festival. Ao todo são mais de 30 atrações no palco da arena do Centro de Cultura Amélio Amorim, de 24 a 26 de novembro de 2017. Veja a seguir a programação completa: ARENA AMÉLIO AMORIM – SEXTA-FEIRA – 24/11 ABERTURA DOS PORTÕES – 18H – TENDA BLACK 19:00H – TRIPULAÇÃO 14 (BA) 19:45H – SANTINI E TRIO (BA) 20:30H – SINTA A LIGA CREW (PB) 21:15H – SELVAGENS A PROCURA DE LEI (CE) 22:10H – THE BAGGIOS (SE) 23:05H – AFRICANIA (BA) 00:00H – LARISSA LUZ (BA)

União Médica

Crianças feirenses com Câncer recebem presente único

É muito comum que pessoas diagnosticadas com câncer tenham uma mudança grave em seu estilo de vida. O tratamento envolve desgastes físicos e emocionais significativos, exigindo um esforço pessoal e familiar fora do comum. No caso das crianças com câncer, a dificuldade se aprofunda, já que a infância é um período fundamental para o desenvolvimento da personalidade e do caráter de todo indivíduo. Nesse sentido, o ambiente familiar e social saudável torna-se imprescindível para compensar as dificuldades trazidas pela doença. A criança com câncer não pode ser menos criança: deve ter acesso a diversões, brincadeiras, atenção e inventividade próprios da

5 motivos para você não perder o show de Emicida em Feira

Para quem não sabe, no próximo dia 3 de setembro, um sábado, os feirenses terão a oportunidade de assistir o show do rapper Emicida, uma das principais referências contemporâneas da música popular brasileira. Trata-se de uma oportunidade única para quem está antenado com os movimentos recentes da MPB, já que Emicida tem sido reconhecido nacional e internacionalmente belo trabalho que vem desenvolvendo (como poucos de sua geração).

Emicida é uma inspiração para jovens músicos em todo o Brasil. Por ter o rap como principal bandeira musical, um estilo muito discriminado, sem simpatia dos grandes veículos de comunicação, ele teria tudo para não ter uma carreira muito promissora, mas ocorreu justamente o contrário, haja vista os prêmios, turnês e colaborações (como a de Caetano Veloso) que conquistou.

Abaixo, listo 5 motivos para você não perder a oportunidade de curtir Emicida aqui em Feira, no teatro de arena do Amélio Amorim:

1. Uma novidade

É a primeira vez que Emicida estará em Feira de Santana. É muito comum ouvirmos reclamações sobre a falta de opções e novidades na cidade, mas costumamos ser muito acomodados quando temos a oportunidade de ter contato com algo de relevância cultural diferenciada por aqui.

Se você já conhece e curte a música de Emicida, certamente comparecerá. Se não conhece, que tal fazer um experimento? Para começar de leve, assita ao clipe de “Passarinhos”, com participação de Vanessa Da Mata:

 

2. Os temas

Emicida é um militante crítico, ácido e direto em relação aos graves problemas sociais brasileiros. Racismo e desigualdade estão no topo das suas prioridades discursivas. Lembra da participação dele no Programa Altas Horas? Olha isso:

 

E não é só conversa. Em sua música esse tom é demonstrado de maneira ainda mais aprofundada. Veja o clipe de “Boa Esperança”, um soco no estômago:

 

3. A música

Em entrevista para a Revista Brasileiros, em 2015, Emicida falou algo importante: “Eu dou minha opinião, mas deixar isso aí ser maior que a minha música é foda. Acho que é com isso que tem que ter cuidado”. Embora ostente o título de rapper (até para marcar posição de suas origens e referências), Emicida é muito mais que isso.

Para quem gosta de samba, vale a pena ver a versatilidade desse artista em seu show completo cantando o compositor Cartola:

 

4. Conheça o Rap Feirense

Junto com Emicida, você terá a oportunidade de (re)conhecer o grupo feirense Roça Sound, o rapper Magayver MC e o DJ Afonso The Dozze. Três grandes iniciativas da música alternativa feirense.

5. A necessidade de apoio

Trazer uma atração do porte de Emicida para Feira de Santana poderia ser tarefa de qualquer grande produtora, mas quem topou a missão foi o Feira Coletivo Cultural, o mesmo que organiza o Feira Noise Festival na cidade. Por se tratar de uma organização sem estrutura empresarial, esse é um passo realmente corajoso, e deve ser valorizado.

O sucesso dessa iniciativa do Feira Coletivo pode gerar muitos bons frutos para a dinâmica cultural na cidade. É preciso prestigiar!

Recapitulando…

O quê: Feira Coletivo apresenta Emicida
Quem: Emicida, Roça Sound, Magayver MC e Afonso The Dozze
Onde: Centro de Cultura Amélio Amorim – Avenida Presidente Dutra nº 2222, Capuchinhos – Feira de Santana – Bahia
Quando: Sábado, 3 de setembro de 2016, a partir das 21 horas
Ingressos – Venda presencial: Balcão Prime – Shopping Boulevard / Loja All Tribes – Rua Barão de Cotegipe 939 Centro, próximo ao Limão Drinks
Ingressos – Venda Online: SYMPLA (clique aqui!) 


Sobre o (a) autor (a):