Rio Jacuípe

O Feirenses vai voltar!

O Feirenses vai voltar!

Desde quando iniciamos, em maio de 2015, sabíamos que fazer o Feirenses seria desafiador. Uma iniciativa completamente independente, sem vínculos com quaisquer organizações (públicas ou privadas) e ambiciosa: criatividade, inovação, profundidade, originalidade, democracia e coletividade foram algumas palavras-chave que os/as fundadores/as entusiasticamente pronunciavam em cada conversa pré e pós-produção dos conteúdos. Três anos após a primeira publicação, podemos dizer com orgulho que contribuímos para o ambiente de publicações em Feira de Santana, e que tudo estaria bem se continuássemos hibernando – como ocorre há quase um ano. Importante dizer que essa suspensão das atividades do Feirenses deu-se pela própria natureza

Festival de Samba de Feira de Santana

Feira de Santana terá seu primeiro Festival de Samba

O Coletivo Unidos Pelo Samba promove entre os dias 2 e 9 de dezembro o I Festival de Samba de Feira de Santana. O evento visa promover diálogos e experiências de valorização e reconhecimento do samba na cidade, além de comemorar o Dia do Samba (2 de dezembro). Pela primeira vez receberá esse tipo de evento, reunindo experiências e vivências de compositores, sambistas e admiradores do samba com o público em geral. Na programação, rodas de samba e rodas de conversa que acontecerão no Mercado de Arte Popular (MAP) e em outros pontos da cidade. De acordo com o cantor

Feira Noise Festival

Feira Noise começa nesta quinta

Começa nesta quinta-feira (24) e prossegue até o próximo domingo (26), a sétima edição do Festival Feira Noise. O evento é promovido pelo Feira Coletivo Cultural e contará com apresentações musicais de artistas de todo o Brasil,  além de espetáculos de dança, rodas de conversa, intervenções de artes visuais e outras atividades. Maior festival independente da Bahia, o Feira Noise será aberto na quinta, às 19 horas, no teatro do Centro de Cultura Amélio Amorim, com a palestra Delírios Utópicos, proferida pelo teórico da contracultura e pensador contemporâneo Cláudio Prado, colunista da Mídia Ninja. Também teremos no primeiro dia do

Roberto Kuelho

Roberto Kuelho ganha Prêmio Palco MP3 com CD Sense Bulir

Um ano após o lançamento do CD Sense Bulir, o cantor Roberto Kuelho colhe frutos de seu trabalho. O artista baiano, e feirense, é um dos ganhadores do Prêmio Palco MP3 na categoria “Word Music”. O prêmio é uma realização do Palco MP3, o maior portal de música independente do Brasil. Entre as músicas em destaque no site estão “Nem precisa ser amor” e “Bem no Auge”, que foi ouvida mais de 115 mil vezes. “Esse prêmio nos deixa feliz por ser os primeiros resultado de um trabalho feito com carinho. Mostra que nosso som está encontrando as pessoas certas”,

Ciro Gomes

A palestra completa de Ciro Gomes em Feira de Santana

O presidenciável, ex-ministro dos governos Itamar Franco, Lula e Dilma, um dos criadores do Plano Real e ex-Governador do Ceará, Ciro Gomes, esteve em Feira de Santana no dia 1 de novembro, palestrando na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Na oportunidade, respondeu a perguntas de alunos e professores da Universidade. Veja o evento na íntegra:  

Como escolher amendoim – Guia da Feira

As festas juninas se aproximam, e muito feirense não dispensa, nessa época, um bom amendoim cozido, geralmente degustado à beira da fogueira acompanhado de um licor de jenipapo (e aquele forró pé de serra tocando no rádio). Para que esse cenário dê certo, antes de tudo, é importante saber escolher bem o amendoim ofertado nas feiras e supermercados da cidade. Por isso voltamos com mais uma edição do “Guia da Feira”, desta vez esclarecendo como escolher amendoim para cozinhar.

Aqui vão algumas dicas para saber se o seu amendoim está com a qualidade necessária para o cozimento:

  • Verifique o acondicionamento do amendoim. Caso ele esteja em um local húmido, não vale a pena levar.
  • Outro ponto fundamental é observar a qualidade das cascas. Às vezes os amendoins estão com as cascas furadas ou danificadas por insetos e pragas. É bom estar atento(a) a isso.
  • O cheiro do amendoim é outro indicativo definidor da qualidade. Se o cheiro é de mofado ou se ele possui qualquer odor desagradável, melhor procurar outro vendedor.
  • Caso você balance o amendoim próximo ao ouvido e ouça os grãos chacoalhando, é sinal de que o amendoim está seco, não sendo ideais para o cozimento com qualidade.

Os benefícios do amendoim

 

Como escolher amendoim para cozinhar

“O amendoim, com moderação, tem muitos benefícios para a saúde”, diz a nutricionista Karin Honorato, que listou as propriedades do alimento ao portal G1. Ele tem ação anti-inflamatória, é rico em gorduras boas e em ômega-3 e, por isso, ajuda a diminuir o risco de doenças cardiovasculares.

As sementes guardam uma variedade de nutrientes. De acordo com a nutricionista, o magnésio ajuda no relaxamento muscular, o potássio evita cãibras e o ferro previne a anemia. Há também vitaminas do Complexo B, que atuam no controle do humor, ajudam na circulação e no emagrecimento.

“O amendoim, por ser vegetal, também não possui colesterol. E ao contrário do que muitas pessoas acham, inclusive, ajuda a reduzir o colesterol ruim”

O alimento também é um aliado no controle do colesterol. “O amendoim, por ser vegetal, também não possui colesterol. E ao contrário do que muitas pessoas acham, inclusive, ajuda a reduzir o colesterol ruim”, afirma Karin.

Para quem não resiste ao sabor, seja cru ou torrado, outra boa notícia é que o alimento tem muitas fibras e causa saciedade. Para evitar a contaminação por fungos, a melhor forma de comprar o amendoim é em casca, segundo a nutricionista. Mas ela alerta para o risco de alergia, sendo importante observar se o consumo vai causar algum tipo de reação.


Sobre o (a) autor (a):