Diagnóstico Cultural

Resultado de diagnóstico cultural será apresentado a Feira de Santana

Nesta terça, 27 de junho, às 19h, será realizada, no Teatro Margarida Ribeiro, a apresentação dos resultados do Diagnóstico Cultural de Feira de Santana, realizado em 2016 pelo Galpão Cine Horto, em parceria com a Habitus Pesquisa. O Galpão Cine Horto é uma organização cultural de Minas Gerais, que realiza projetos culturais (cursos, pesquisas, oficinas e eventos) em diversos segmentos, envolvendo ativistas e artistas do Brasil e do exterior. O Diagnóstico buscou identificar o perfil da cultura local, seus agentes e manifestações, bem como as principais potencialidades e vulnerabilidades da cultura no município. Para isso, foram realizadas entrevistas, questionários e

A chuva em Feira de Santana

Chuvas garantiram fartura nos festejos juninos

Quem se aventurou pelo Centro de Abastecimento nos dias que antecederam os festejos juninos pôde notar uma significativa diferença em relação ao ano passado: a oferta de produtos se ampliou, inclusive com expressiva redução de preços em relação a 2016. Tudo por conta das chuvas que começaram a cair nos primeiros dias de abril e que se estenderam até aqui, meados do mês de junho. Embora o semiárido siga carecendo de mais chuva, sobretudo para reforçar os reservatórios, o inverno sertanejo representou uma trégua feliz na rotina de secas dos últimos anos. Foi visível a fartura do amendoim, do milho

A música regional do nordeste em 5 discos dos anos 1970

Que os anos de 1970 foram, de modo geral, bastante conturbados, isso não é novidade para ninguém, todavia, poucas épocas nos deixaram um legado de diversidade musical tão grande. Seja com o fim do classic rock ou com o nascimento da discoteca, da incorporação de instrumentos eruditos ao rock’n’roll, à revitalização do samba carioca, ambos iniciados no final dos anos 60, a década de 70 também se responsabilizou por muitos outros “resgates”, entre eles, o da música nordestina. Na segunda metade da década de 70, muitos artistas surgiram com a proposta de trazer de volta o que havia de mais

Quando Luiz Gonzaga vinha a Feira de Santana

De acordo com relatos de fontes diversas, sabe-se que Luiz Gonzaga, o Gonzagão, ícone maior da música nordestina, esteve algumas vezes da sua extensa carreira em Feira de Santana. O jornalista e colecionador de reminiscências feirenses Adilson Simas é uma das fontes mais confiáveis nesse sentido, lembrando uma das ocasiões em que o Rei do Baião pisou em terras feirenses: “Em 1973, ano do seu centenário de emancipação política, a Feira de Santana, de janeiro a dezembro, recebeu grandes personalidades. Luiz Gonzaga, mais tarde laureado com o título de Cidadão Feirense e que aqui fez várias apresentações, desde a marquise

Estacionamento de motos em Feira de Santana

A nova regra para motos em estacionamentos privados de Feira

Os proprietários de motocicletas em Feira de Santana não precisarão pagar o mesmo valor dos carros quando forem utilizar  estacionamentos privados no município. Foi publicada uma Lei Municipal regulamentando a situação no Diário Oficial do Município. Veja a Lei na íntegra: Dispõe sobre os critérios de diferentes taxas cobradas em estacionamentos privativos para motocicletas e automóveis. O PREFEITO MUNICIPAL DE FEIRA DE SANTANA, ESTADO DA BAHIA, FAÇO saber que a Câmara Municipal, através do Projeto de Lei nº 16/2017, de autoria do Edil Ewerton Carneiro da Costa, decretou e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1º – Fica posto em

Como escolher amendoim – Guia da Feira

As festas juninas se aproximam, e muito feirense não dispensa, nessa época, um bom amendoim cozido, geralmente degustado à beira da fogueira acompanhado de um licor de jenipapo (e aquele forró pé de serra tocando no rádio). Para que esse cenário dê certo, antes de tudo, é importante saber escolher bem o amendoim ofertado nas feiras e supermercados da cidade. Por isso voltamos com mais uma edição do “Guia da Feira”, desta vez esclarecendo como escolher amendoim para cozinhar.

Aqui vão algumas dicas para saber se o seu amendoim está com a qualidade necessária para o cozimento:

  • Verifique o acondicionamento do amendoim. Caso ele esteja em um local húmido, não vale a pena levar.
  • Outro ponto fundamental é observar a qualidade das cascas. Às vezes os amendoins estão com as cascas furadas ou danificadas por insetos e pragas. É bom estar atento(a) a isso.
  • O cheiro do amendoim é outro indicativo definidor da qualidade. Se o cheiro é de mofado ou se ele possui qualquer odor desagradável, melhor procurar outro vendedor.
  • Caso você balance o amendoim próximo ao ouvido e ouça os grãos chacoalhando, é sinal de que o amendoim está seco, não sendo ideais para o cozimento com qualidade.

Os benefícios do amendoim

 

Como escolher amendoim para cozinhar

“O amendoim, com moderação, tem muitos benefícios para a saúde”, diz a nutricionista Karin Honorato, que listou as propriedades do alimento ao portal G1. Ele tem ação anti-inflamatória, é rico em gorduras boas e em ômega-3 e, por isso, ajuda a diminuir o risco de doenças cardiovasculares.

As sementes guardam uma variedade de nutrientes. De acordo com a nutricionista, o magnésio ajuda no relaxamento muscular, o potássio evita cãibras e o ferro previne a anemia. Há também vitaminas do Complexo B, que atuam no controle do humor, ajudam na circulação e no emagrecimento.

“O amendoim, por ser vegetal, também não possui colesterol. E ao contrário do que muitas pessoas acham, inclusive, ajuda a reduzir o colesterol ruim”

O alimento também é um aliado no controle do colesterol. “O amendoim, por ser vegetal, também não possui colesterol. E ao contrário do que muitas pessoas acham, inclusive, ajuda a reduzir o colesterol ruim”, afirma Karin.

Para quem não resiste ao sabor, seja cru ou torrado, outra boa notícia é que o alimento tem muitas fibras e causa saciedade. Para evitar a contaminação por fungos, a melhor forma de comprar o amendoim é em casca, segundo a nutricionista. Mas ela alerta para o risco de alergia, sendo importante observar se o consumo vai causar algum tipo de reação.


Sobre o (a) autor (a):