Festival de Samba de Feira de Santana

Feira de Santana terá seu primeiro Festival de Samba

O Coletivo Unidos Pelo Samba promove entre os dias 2 e 9 de dezembro o I Festival de Samba de Feira de Santana. O evento visa promover diálogos e experiências de valorização e reconhecimento do samba na cidade, além de comemorar o Dia do Samba (2 de dezembro). Pela primeira vez receberá esse tipo de evento, reunindo experiências e vivências de compositores, sambistas e admiradores do samba com o público em geral. Na programação, rodas de samba e rodas de conversa que acontecerão no Mercado de Arte Popular (MAP) e em outros pontos da cidade. De acordo com o cantor

Feira Noise Festival

Feira Noise começa nesta quinta

Começa nesta quinta-feira (24) e prossegue até o próximo domingo (26), a sétima edição do Festival Feira Noise. O evento é promovido pelo Feira Coletivo Cultural e contará com apresentações musicais de artistas de todo o Brasil,  além de espetáculos de dança, rodas de conversa, intervenções de artes visuais e outras atividades. Maior festival independente da Bahia, o Feira Noise será aberto na quinta, às 19 horas, no teatro do Centro de Cultura Amélio Amorim, com a palestra Delírios Utópicos, proferida pelo teórico da contracultura e pensador contemporâneo Cláudio Prado, colunista da Mídia Ninja. Também teremos no primeiro dia do

Roberto Kuelho

Roberto Kuelho ganha Prêmio Palco MP3 com CD Sense Bulir

Um ano após o lançamento do CD Sense Bulir, o cantor Roberto Kuelho colhe frutos de seu trabalho. O artista baiano, e feirense, é um dos ganhadores do Prêmio Palco MP3 na categoria “Word Music”. O prêmio é uma realização do Palco MP3, o maior portal de música independente do Brasil. Entre as músicas em destaque no site estão “Nem precisa ser amor” e “Bem no Auge”, que foi ouvida mais de 115 mil vezes. “Esse prêmio nos deixa feliz por ser os primeiros resultado de um trabalho feito com carinho. Mostra que nosso som está encontrando as pessoas certas”,

Ciro Gomes

A palestra completa de Ciro Gomes em Feira de Santana

O presidenciável, ex-ministro dos governos Itamar Franco, Lula e Dilma, um dos criadores do Plano Real e ex-Governador do Ceará, Ciro Gomes, esteve em Feira de Santana no dia 1 de novembro, palestrando na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Na oportunidade, respondeu a perguntas de alunos e professores da Universidade. Veja o evento na íntegra:  

Homicídios em Feira de Santana

Homicídios mais que dobraram em 20 anos em Feira

No dia 05 de julho de 1997 o extinto jornal Feira Hoje, diário que circulava aqui na Feira de Santana, divulgou um balanço da violência no primeiro semestre daquele ano. Comparando com o ano anterior, houve elevação: foram 77 homicídios e três latrocínios na primeira metade do ano; em 1996, os números foram mais favoráveis: 67 homicídios e quatro latrocínios. Na soma, 80 mortes violentas no primeiro semestre de 1997 e 71 no mesmo período do ano anterior. O levantamento também informava sobre as mortes em supostos confrontos com a polícia: foram 29 em 1996 e, no ano seguinte, o

Feira sedia Mostra de Cinema Contemporâneo do Nordeste

Os apaixonados por cinema em Feira de Santana estão tendo uma oportunidade ímpar de prestigiar produções de destaque no cinema nordestino, já que está ocorrendo no Centro de Cultura Amélio Amorim a I Mostra de Cinema Contemporâneo do Nordeste. Com entrada gratuita, a Mostra tem o intuito de proporcionar à população de Feira de Santana a oportunidade de assistir filmes que vêm obtendo destaque em festivais nacionais e internacionais, mas que infelizmente nem sempre conseguem espaço nas salas de cinema comerciais.

Haverá exibições, em todas as quintas-feiras de janeiro, tanto pela manhã, quando serão apresentados documentários, quanto no turno vespertino, com os filmes ficcionais. Cada sessão é composta por um curta e um longa-metragem. Além das exibições, a I Mostra de Cinema Contemporâneo do Nordeste oferecerá paralelamente três oficinas em três vertentes variadas da sétima arte: “Cinema e Educação nas Escolas”, “Práticas de roteiro para curta-metragem” e “Webdocumentário”.

Um dos filmes exibidos nesta quinta (14), o documentário curta-metragem “Procurando Rita”, dirigido pelo baiano Evandro Freitas, mostra a experiência de cinema vivida por Seu Adilson, um projetista do antigo Cine-Teatro Glória, em Cachoeira-BA. Clique na imagem a seguir para assistir:

Procurando Rita

Outro filme exibido nesta quinta foi a animação “Ritos de Passagem”, do diretor baiano Chico Liberato. Assista ao trailer:

 

Veja a programação da próxima quinta, 21 de janeiro:

Manhã – Sessão Documentário – 10:00h

CURTA – ANA

Direção – Camila Camila

(Bahia, 2015, 20 min)

Sinopse: Dos depoimentos de cinco irmãs criadas no interior da Bahia entre as décadas de 1960 a 1980 e da educação dada por sua mãe; professora e psicótica maníaca depressiva. Ana busca uma poética que toque as inquietações do corpo, das relações de gênero e da família. Indícios, fragmentos de vida que me compõem. Histórias familiares, especialmente as que identifico-me enquanto mulher. A memória é um instrumento de ficção.

LONGA – FAZ-SE FILMES

Direção – Violeta Martinez

(Bahia, 2015, 99min)

Sinopse: “Faz-se Filmes” é um projeto itinerante que propôs percorrer onze cidades do interior da Bahia, oferecendo o serviço de produção de filmes em curta-metragem à população de pouco acesso a produção de cinema e cultura digital. O projeto buscou incentivar e possibilitar todo e qualquer cidadão a criar e ampliar a sua produção econômica e/ou artística, a partir das propostas de filmes que foram apresentados em cada localidade pelas pessoas que solicitaram o “Faz-se Filmes”, mobilizando comunidade e equipe em prol do incentivo à cultura e preservação da identidade local.

Tarde – Sessão Ficção – 14:00h

CURTA – MURIEL

Direção – Vanessa Cavalcante

(Ceará, 2015, 18 min)

Sinopse: Muriel nunca teve uma namorada. Depois de ver uma chamada de um programa de TV, ele decide que está na hora de sua vida mudar, de arrumar uma namorada, e de não mais ser um fracasso.

LONGA – AMOR DOS OUTROS

Direção – Deo

(Bahia, 2015, 111 min)

Sinopse: Júnior é um cara normal, com um emprego normal, numa cidade normal, que anda por aí com uma espada de samurai tentando resolver suas questões de amor.


Para mais informações acesse o Facebook e o site da Mostra.


Sobre o (a) autor (a):